.
Programação é uma profissão egoísta
33 Respostas
…
Quando penso nisso sinto vontade de desistir, sinto-me mal quando vejo que é mais fácil eu ser mercenário. Sinto-me triste por ter que conversar na internet e não com os meus colegas.
Cara, não esquenta.
Darth Vader também era legal no início, mas com o tempo ele foi se acostumando com o lado negro da força.
Se teus colegas não querem ver que você completou sua página do álbum de figurinhas do Frajola que te dá direito a uma batedeira, dane-se eles !
Aproveita quando for na banca comprar mais saquinho de figurinha e compra uma Playboy e não mostre para eles ! Deixe-os na vontade.
Sucesso !
Na verdade não acho que seja um egoísmo do pessoal de programação. Isso é característica comum das pessoas. Nem todo mundo estará afim de te ajudar no teus projetos e nem todos desejam que você faça parte dos deles.
Alguns que negaram ajuda no teu, pode se interessar quando o teu fizer sucesso de alguma forma.
É a ssim, meu caro. Ou você ainda não percebeu como é a humanidade?
Acho que todo programador é um pouco egocêntrico. Ter conciência disso é o primeiro passo para tentar evoluir.
A minha experiência diz o seguinte: “Sozinho não se chega a lugar nenhum!” Muitas vezes, quem te conhece (e vice-versa) é mais importante do que o que vc sabe.
Logo, não caia no mesmo erro do seu amigo, pois ele vai pagar o preço lá na frente desse isolacionismo.
É por isso que muitas empresas de tecnologia, são lideradas por pessoas que não sabem tecnologia, mas possuem um skill muito mais importante para o sucesso que é o skill do relacionamento interpessoal !!!
E infelizmente, para nós programadores, não há um livro da O’Reilly sobre isso. 
Ostracismo é mais bonito… heehehehehe…
E, da mesma forma, os teus colegas devem pensar o mesmo de vc! 
Voce ja tentou participar de algo deles, por exemplo? Todo mundo tem interesses pessoais, e nao eh sempre que vc encontra alguem com intersse em comum. E fica mais dificil ainda qdo vc ja tem algo feito ( ou seja, eh um projeto “teu” ), ja que os “ajudantes” tendem a pensar que irao levar menos creditos…
No mais, nem esquente com isso. Ficar na frente de um computador nao eh exatamente uma atividade altamente social 
Rafael
Eu acho que vc precisa de uma namorada…
O fato de que o pessoal da computação, informática e afins seja isolado isso é bem verdade.
Na minha sala em quatro anos de faculdade nunca se conseguiu reunir a sala toda. Nem na hora da formatura foram capaz de se reunir pra ter um convite. Acontece.
E tem também uma frase sobre religião (não quero entrar neste tema) que define bem o que vc falou sobre os projetos
“Quem quer dividir sua religião com vc quase nunca quer que vc divida a sua com ele”
Já pensou nisso??? Vc quer que os outros se interessem pelos seus assuntos mas vc já tentou acompanhar algo que alguem produziu?
Think about it!!!
Tá carente 
Programadores (não todos, mas uma boa maioria) normalmente que podem mover mundos e fundos sozinhos, sempre querem ser os super-homens da empresa ou da comunidade.
Por isso hoje temos uma geração de péssimos programadores não por falta de capacidade técnica mas por falta de real interação em time. Não estou falando em ir pro bar e beber umas juntos, digo ser humilde e perguntar pro cara do lado o que ocorre que teu sistema não funciona e vc tem certeza que é algo ridiculo de facil mas vc não enxerga. Bom, tem uns que fazem isso após 3 dias encima do mesmo problema, isso também não serve.
Anyway, ainda acho que vc precisa de uma namorada…
.
.
Engraçado, o que tem a ver? :lol:
.
Interessante como no forum do delphi as respostas foram diferentes daqui. O que muda a cabeça das pessoas???
Lá tem muita opinião pro lado do egoísmo, dizendo que “não passo idéias para concorrentes” e tals…
to mudando um pouco de assunto só pra mostrar o quanto é legal ver que há pessoas de mente aberta programando em java.
Sei lá a diferença mas parece que aqui o pessoal gosta mais de interagir e também de trocar experiências. Não que lá não hajam. Sim tem, mas aqui foi maioria e lá minoria chutada…
To sentindo que este tópico vai ficar igual aquele da faculdade onde muita gente ficou dizendo a mesma coisa…
Só voltando ao assunto, concordo com o que li no forum lá: “Egoísta não são profissões e sim pessoas…”
Meu caro, há lugar hoje para egoístas e para não egoístas.
Windows e Linux tem cada um sua fatia no mercado. Põe na balança e ve o que é melhor pra vc.
Um abraço.
Reveillon tá chegando…
É por isso que hoje em dia grande parte dos projetos Open Source são em Java e não em Delphi.
.
Daniel
Seu avatar combina com esse tópico, não acha?
Daniel
Seu avatar combina com esse tópico, não acha?
UAhauHAuHAuhuHAUhAuhUHAAua :twisted:
.
Renato,
eu só quis dizer que essa discussão talvez não vá levar a conclusões sólidas, pois iremos todos discutirmos sobre o que cada um pensa e no fim estaremos confusos e vc mais ainda, tendo em vista que este assunto é muito abstrato e subjetivo.
Bem, não quis caçoar de vc, se assim vc interpretou desculpa. :roll:
:arrow: As vezes eu falo demais… 
A gente so deleta discussoes que falem mal da gente ou que caiam pra baixaria e/ou quebra-pau desnecessario. Quando o quebra-pau eh justificado por alguma curiosidade valida e que ajuda na profissao, a gente fornece ateh uma piscininha com lama :mrgreen:
DanielSeu avatar combina com esse tópico, não acha?
Eu não sei como esse site funciona, mas deve ter algum moderador que pode deletar este tópico se ele for meio imbecil
Dificilmente topicos sao deletados. Qdo o nivel desce demais ou o assunto foi esgotado, o topico eh travado “apenas”. Ah, a piscina com lama sempre esta disponivel para aqueles que… hhmm… gostam :mrgreen:
Rafael
Briga? Lama? Ring???
Cade cade cade???
hehehehehe
Ps.: Como que colocar esse ismaile verde? Toooodo sorridente…
.
.
Só não entendi [color=blue]o que tem a ver[/color] o lance da namorada…
:lol: :lol: :lol:
Vc tá estressado… calma…
Voltando ao assunto sobre egoismo, uma vez pediram pra meu grupo fazer um projeto (trabalho de faculdade), eu fiquei para fazer o projeto inteiro em Delphi e meu colega (do mesmo grupo) em vez de me ajudar, ele queria fazer outro trabalho para competir com o meu. Olha só
Eu não sei… acho que tive sorte mesmo antes de trabalhar com Java sempre fiz parte de equipes “colaborativas” entre si…
Talvez porque eu sempre me coloquei a disposição e sempre fiquei perguntando sobre as coisas que eu estava fazendo… melhor dizendo antes de codar algo desconhecido pra mim discutia sobre a melhor abordagem do problema… ou porque sempre tive a sorte de fazer parte de equipes onde os membros tornaram-se amigos meus ;o)
hum, o problema que eu passo é diferente
70% do pessoal não é interessado em programação
mas desses 30%, não tenho do que reclamar… ja passaram até trabalho em flash completo pra mim (ODEIO FLASH), enquanto eu sempre dou uma força pro pessoal na parte de programação de verdade
engraçado que os que mais sabem aki são os que mais são dispostos a ajudar…
é engraçado tb ver neguinho que faz uma coisa meio difirente, catando exemplos prontos da internet, muda os valores, e diz que inventou ou Look’n’Feel novo, qndo na verdade só mudou os valores do RGB… aí vc pergunta, como se faz isso?, e o cara, que não faz a minima idéia de como se faz, diz: “é complicado, vc não iria entender”… uhauahuahua
vi esse topico soh agora a pouco e acho q vc esta no caminho do Open Source… vc ja tentou se integrar em algum projeto open source?
acho q todos esses questionamentos sobre colaboracao e nao egoismo tem tudo a ver com os ideais do software livre. a humanidade eh egoista naturalmente mas algumas iniciativas tentam criar comunidades q vejam a solidariedade como foco principal;e uma dessas iniciativas eh justamente o software livre e está acessivel para nos, programadores.
quer um bom comeco? apague seu windows e instale um bom linux hehehehe
brincadeiras a parte, eu acho q vc devia buscar algo no Open Source. claro q isso nao resolve os problemas de relacionamento pois a maioria dos projetos sao feitos por pessoas isoladas q nem se conhecem; mas eh a solucao mais evidente para a questao do egoismo no desenvolvimento de software.
e, claro, deve haver um bom motivo pelo qual o Delphi eh ridiculamente insignificante no universo de Software Livre, entao nao espere mta coisa desse pessoal. pra mim, o java eh hoje a linguagem mais importante para o software livre (claro q C e C++ estão na frente, mas acho q mais por razoes historicas…se contar a trajetoria recente do Java, pra mim, ela eh a principal linguagem hj para o OpenSource).
isso pra dizer q,se vc esta aqui numa comunidade java e esta cansado do egoismo das pessoas, faça Software Livre!!
Isso me lembra de uma lista de discussao em que o primeiro item da lista de regras era: nao xingar ou ofender o moderador de qualquer maneira. :mrgreen:
Marcio Kuchma
Você odeia programação?
Com essa assinatura fica dificil de colaborar com você!
O GUJ é uma prova que programador não é egoista.
.