Galera, li alguns artigos sobre programacao em porta serial com Java e percebi que existem poucas alternativas, na minha pesquisa vi que a Sun descontinuou o suporte ao Windows e tem tb o tal de RXDX… Eh isto mesmo? Alguem tem mais informacoes a respeito? Pois nao dispor de uma API atualizada da propria criadora da linguagem me parece um tanto ruim. Quem puder contribuir, agradeco.
Vlw e []'s.
Programacao em porta serial
8 Respostas
Eu escrevo e leio na serial usando a API RXTX, no começo é meio chato mesmo mas depois fica tranqüilo, porém se atente ao seguinte:
-
instale corretamente a API conforme o seu manual;
-
o GUJ tem um tutorial excelente, pode se basear nele. Obs.: o algoritmo na parte do evento serialEvent desse tutorial apresenta certa incompatibilidade com alguns equipamentos, então eu alterei algumas coisas que resolverem a situação.
-
Qual dúvida é so gritar. :lol:
Cara eu sempre usei o pacote javax.comm para fazer coisas com a porta serial…
já controlei uma série de hardwares com programinhas bobos sempre usando javax.comm 
Galera vlw pelas respostas… Mas estas API’s funcionariam sem grandes problemas com Windows Vista? Por exemplo, o nome da dll eh win32com.dll e se for um sistema com processamento de 64 bits? Funcionaria? Desculpem se estiver falando bobagens pois conheco pouco do processo. Obrigado mais uma vez.
[]'s
Sobre o Windows Vista no site da API o desenvolvedor deve relatar alguma coisa, só procurando ou fazendo um teste mesmo.
Sobre 64bits pode funcionar, pois o Windows tem um camada de abstração de 32 bits.
Parece que não funciona…
http://www.guj.com.br/posts/list/104788.java#565478
E até agora não encontrei enhuma dll compatível para a plataforma 64 bits, algo como win64com.dll…
Eu já andei na luta em encontrar uma boa biblioteca e simples de usar para Java
Tudo o que vi era velho, enorme, deprecated, etc…
Eu tenho uma loja onde tenho uma impressora ligada na porta COM2 e uma gaveta para por dinheiro que está ligada na impressora.
O computador manda uma sequência para a gaveta abrir.
Eu queria desenvolver um pequeno software em que eu pudesse ter uma hotkey que abrisse a gaveta. Na altura queria que fosse algo leve e andava a trabalhar em FreeBasic, descobri que eles tinham suporte a COM apesar de parecer foleiro, funcionou e consegui criar um programa abrir a gaveta.
Mas também estava interessado numa calculadora que imprimisse na impressora, o calculo efectuado, e queria desenvolver isso em Java Swing. Resolvi brincar com JNI e criei uma pequena dll para usar no meu programa.
Deveria ter perdido mais tempo e ter melhorado, mas como já estava com o meu problema resolvido, encostei num canto.
Não deve servir para o que queres, mas pronto aqui fica…
Bacana porfirio!
Vou dar uma olhada! Aqui estamos procurando uma que seja compatível com plataforma de 64 bits.
Infelizmente, não tenho um computador com um OS 64 bits
O meu laptop apesar de ter um dual core de 64 bits tem XP 32 bits