Programação Java, será que vou aprender?

Olá, estou desesperado já, a minha situação é a seguinte:
Estou me formando em CC este ano e o percebi que o curso ensina tudo muito superficialmente pela qtidade de conteúdo. Desde o ano passado me interessei e comecei a me empenhar um pouco em Java, só que na faculdade não temos nada web, só teve uma base de swingão e nada de padrões de projeto.
Eu até desenvolvo uns projetos pequenos cliente/servidor com swing só que sem saber o que é e se as divisões dos meus pacotes estão corretas… Atualmente entrei num estágio em desenvolvimento java web que quase me jogaram pra depressão profunda!
Me deram uns 100 arquivos (slides, docs) falando sobre um monte de coisa que nunca vi na vida e que pouco estou entendendo… Bea Weblogic, SOA, EJB, JSP, RUP, e por aí vai…
Quero saber se é normal eu estar quase me formando e não entender nada dessas coisas, to entrando em desespero pq leio leio e muita coisa não entra na cabeça… peguei um projeto deles aqui e não entendi bulufas… =S

foi mal o desabafo mas é que to a ponto de jogar tudo pro ar e ser vendedor

é mais normal do que parece se você não procurar o caminho das pedras. faculdade não ensina nada mano! quer aprender Java, vá a um curso especializado.

Haha, ser vendedor é?

Então, faculdade realmente te dá uma base muito superficial sobre tudo, não apenas programação, mas, dá uma olhada na net sobre MVC (Model View Controller) que tu vai entender melhor sobre a arquitetura e a divisão de pacotes da maioria das aplicações web em java.

No youtube também tem muita vídeo aula, tipo passo a passo mesmo, sobre jsp, servlets e etc…

Realmente e muito difícil entender todos estas ferramentas que te passaram sem entender o básico, se quer uma dica, vai com calma, entenda primeiro o ciclo de vida das aplicações web, jsp, servlets e o MVC, isso vai te dar uma base sólida pra entender o restante.

ah, apesar de ser membro do guj desde 2008… agora que comecei meu estágio também rs. estou no terceiro período da faculdade.
Estou com um projeto spring e primefaces.

Olá fabiuh123!

Completamente normal a sua dúvida! CC não é para Java e isso o pessoal normalmente não entende. Você deve aprender a pensar na faculdade, simples assim.
Material, projetos abertos, forums, grupos de discussão…enfim…são centenas de milhares de formas de opções pra você aprender.
Passei 4 anos na USP sem sequer 1 professor fazer um código Java ou falar sobre Java para Web.

Fique tranquilo que esse processo é mais normal do que parece ser.

Abraços!

[quote=fabiuh123]Olá, estou desesperado já, a minha situação é a seguinte:
Estou me formando em CC este ano e o percebi que o curso ensina tudo muito superficialmente pela qtidade de conteúdo. Desde o ano passado me interessei e comecei a me empenhar um pouco em Java, só que na faculdade não temos nada web, só teve uma base de swingão e nada de padrões de projeto.
Eu até desenvolvo uns projetos pequenos cliente/servidor com swing só que sem saber o que é e se as divisões dos meus pacotes estão corretas… Atualmente entrei num estágio em desenvolvimento java web que quase me jogaram pra depressão profunda!
Me deram uns 100 arquivos (slides, docs) falando sobre um monte de coisa que nunca vi na vida e que pouco estou entendendo… Bea Weblogic, SOA, EJB, JSP, RUP, e por aí vai…
Quero saber se é normal eu estar quase me formando e não entender nada dessas coisas, to entrando em desespero pq leio leio e muita coisa não entra na cabeça… peguei um projeto deles aqui e não entendi bulufas… =S

foi mal o desabafo mas é que to a ponto de jogar tudo pro ar e ser vendedor[/quote]

Calma meu caro… :slight_smile:

Dá uma olhada nas apostilas de Java Básico da Caelum.

cara calmae…

tem que mastigar essas coisas, vamos por partes:

Bea Weblogic - é apenas o servidor de aplicação, entenda como se fosse o apache do php…(“entenda apenas o básico por enquanto”)

SOA - Arquitera orientada a serviços, bem avançado esse assunto, aprender um pouco de WebServices, de daria uma noção de como essa arquitetura funciona

EJB: (a palavra da a impressão que é um monstro de 15 cabeças…mais num é não)

Session Beans
Executa uma tarefa para o cliente. Pode manter o estado durante uma sessão com o cliente (Subtipo “Stateful”) ou não (Subtipo “Stateless”).

Message Driven Beans
Processa mensagens de modo assíncrono entre os ejb’s e cuja API de mensagens é Java Message Service (JMS).

Entity Beans
Representa um objeto que vai persistir numa base de dados ou outra unidade de armazenamento.

by wikipedia…

JSP - Parece com php, simplificando ao extremo, ele mostra o resultado das operações na tela…JSP(mostra informação) Servlet(Processa informação)

RUP - é um processo de Eng. de Soft, tem o Scrum também…deixe fluir…o jeito que você trabalha com seus companheiros ja lhe ensinará boa parte “prática”

procure alguns tutoriais na internet e estude em casa…vá devagar…calma você tem 1 ano para aprender boa parte desses assuntos e começar a ser produtivo
…só precisa de interesse…

e vou lhe dizer uma coisa…começar a aprender é realmente chato, sua mente não aceita o que é novo…é estressante, só depois de um tempo, que sua mente começa a assimilar as coisas e você começa a gostar…

Aconselho a baixar as apostilas da caelum , embora te deram um monte de letrinhas talvez , usem algumas destas somente …que é bem normal … outro conselho é se sobrar tempo e claro $$$ fazer algum curso pode ser na caelum ou em qualquer outra que ensine a linguagem com propriedade e naturalmente você vai se interessando por estas letrinhas …outro conselho aprenda OO …é fundamental … nem se desespere porque isto é mais normal que você imagina tanto nas faculdades de CC e SI … eu me formei um SI e a aula de java era ruim com força …fazer o que …rs…boa sorte !!!

Carinha, pegar um projeto dos caras e não entender o que está acontecendo é [i][u][size=18]absolutamente normal [/size][/i][/u]. Em todo o projeto que você entra sempre vai ter alguma coisa que você não conhece. É verdade, ciência da computação tem como foco “escovar bits” de algoritmos. Uma vez eu, com 8 anos de java nas costas, entrei num projeto e passei 3 semanas tentando entender o projeto: os caras fizeram um sistema web usando uma API proprietária que fazia persistência no banco usando um Hibernate feito em casa. Tenso…

Java é um grande supermercado, cheio de formas diferentes de fazer a mesma coisa. Você sempre ficará frustrado de achar que existe alguma forma melhor de fazer aquilo que você está fazendo.

E se você tem os ossos do investigador, tem muito material gratuito na web para aprender coisas.

Uma das coisas que você está fazendo, por exemplo: sem saber, você está programando em J2EE. Então, recomendo que você veja os tutoriais do J2EE, em especial da versão que o pessoal aí no seu serviço está usando.

Específico sobre o Java EE, veja o tutorial: http://docs.oracle.com/javaee/

Olha esse fórumhttp://www.guj.com.br/java/264606-quero-ser-desenvolvedor#1384718

Relaxa que todos passam por isso

E aí fabiuh123, primeiramente fique calmo, eu passei por isso também, o seu caso é aquele de muitos " poxa, fiz faculdade, estudei, fiz trabalhos, gastei muita grana e ainda por cima não estou preparado ? ", geralmente saímos despreparados em relação às exigências do mercado e o que o colega douglaskd disse é a pura verdade, separe as coisas, aprenda-as por partes, monte um esquema de estudos gradativo, comece a pensar em tirar uma certificação, pois aprenderá bastante coisa e terá um currículo melhor visto. Outra coisa que vejo é pessoas saírem da faculdade com essa sensação e acabam indo desesperadamente atrás de pós graduações, até mesmo fazer outras faculdades acreditando que vão recuperar o que faltou do curso anterior. Concentre-se nos seus estudos e se puder faça um curso na Globalcode, Caelum ou invista no autodidatismo, pois há muito material disponível.

[quote=fabiuh123]Olá, estou desesperado já, a minha situação é a seguinte:

foi mal o desabafo mas é que to a ponto de jogar tudo pro ar e ser vendedor[/quote]

Fato: Faculdade te ensina o básico pra vc começar a caminhar. A área de TI é muito ampla pra ser ensinada somente numa faculdade.
Você pode fazer duas coisas pra se especializar: Ou vc faz uma pós ou vc compra livros (vc pode fazer os dois juntos, rs).
Sobre padrões de projetos: eu investi 130 reais no livro “Use a cabeça: Padrões de Projetos” e não me arrependi.

Os livros da série ‘Use a cabeça’ são muito bons e vão te ajudar bastante.

Espero ter ajudado

É normal sim.

Eu não aprendí Java na faculdade.

Aprendí no estágio (depois de formado), através de muitos cursos extras e dedicação pessoal.

É, depois de 10 anos de área, estou pensando em fazer o mesmo…

É, depois de 10 anos de área, estou pensando em fazer o mesmo…[/quote]

kkkkkkkkkkkkkk
que isso mano. quanto desanimo…