Programação Orientada a Aspectos

14 respostas
G

E aí pessoal, tudo bem? Alguém pode por favor dar uma luz com relação a essa PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A ASPECTOS, pode ser uma apostila uma dica simples. Estou pedindo isso pq resolvi perguntar ao meu professor de faculdade se ele tinha algum material sobre esse assunto, bem ele respondeu que desconhecia e disse que achava que se tratava de um novo termo para designar a programação utilizando frameworks.

Quem puder ajudar agradeço.

14 Respostas

cv1

Putz, relata isso ao teu coordenador de curso, teu professor te deu uma dica bem errada :smiley:

AOP, ou orientacao a aspectos, já foi comentada aqui no GUJ:

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2251&highlight=aop

Se vc tiver dúvidas ou qqer coisa do gênero, me dê um toque; eu estou trabalhando com AOP atualmente :smiley:

G

E aí kara blz? O pior é q eu estou pensando em ir falar com o coordenador do curso para reclamar com esse professor picareta, o problema é que o semestre tá acabando e ele é o único professor que dá java na facul, vê se pode a gente paga os olhos da cara para não aprender porra nenhuma, ou aprender errado eu fico muito puto.

Mas aí, valeu pela dica vou dar uma olhada lá sim.

duardor

ae cv nao tem como fazer um artigo pra galera nao?

Seguinte…
Se a galera animar poderiamos montar um grupo para estudo desse paradigma…
Eu sempre acreditei que quem inova está na frente no mercado, por isso desejo saber o que é AOP…
Poderiamos comecar reunindo material e depois implementando exemplos… Que que vcs acham?

Abraços

cv1

Logo mais, logo mais :smiley:

Muito “academico” pra mim…sempre que eu tentei entrar em algum grupo de estudos, ou a galera soh bebia e fumava maconha, ou discutia outras coisas nada-a-ver e nao saía do lugar… De qqer forma, tem o pessoal da ASOC-BR, vc pode entrar lá e ver o que rola :slight_smile:

Ou então simplesmente pare de achar que é difícil, vá lá baixar o AspectWerkz e comece a usar :smiley:

G

CV achei uma ótima idéia a criação de um artigo, vê se não tem como mesmo não kara.

Valeu um abraço.

cv1

Eu tou realmente MUITO ocupado por enquanto (trabalhando em 2 projetos, fazendo as malas e as palestras pro JavaOne, escrevendo outros 3 artigos…), então vai ficar pra daqui a pouco :smiley:

Mas, pelo menos, antes tarde do que nunca :slight_smile:

G

Esquenta não kara, se vc conseguir fazer alguma coisa já vai estar no lucro. Enquanto isso vou estudando java.

Falou um Abraço.

Akila

Caros amigos que estão querendo saber sobre AOP.

É o seguinte, eu estou estudando AOP aqui na faculdade, é uma parte da minha iniciação científica, e a coisa é bem simples, eu estou usando lógico o AspectJ, claro tb que é em java… mas tudo bem, o negócio é bem simples mesmo, agora agente pode alem de usar classes, usar aspect, que é bem parecidoc om uma classes.

Mas para vcs terem uma ideia melhor eu vou passar para vcs uns artigos eu que li, para vcs inmtenderem melhor, mas depois eu posto aqui, agora eu não os tenho e estou com pressa tb, mas fiquem sabendo que é bem simples de ser usado é muito, mas muito massa mesmo, da para modularizar ainda mais os nossos programas.

Eu vou colocar aqui um artigo para iniciantes, ele é dividido em 3 partes e é bem facil de aprender… é bom tb vcs lerem o artigo de uns dos caras que inventou essa parada de AOp, o nome se nao me engano é Kissales, alguma coisa assim… o artigo dele é muito, alem de ter outras esplicações importantes na hora de desenvolver seus aspectos… qualquer dúvida so postar aqui…

rapidão eu coloco os links aqui:

:arrow: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-01-2002/jw-0118-aspect.html

G

Akila, eu ainda sou iniciante em java, mas vou esperar ansioso pelo artigo. Valeu heim

duardor

ae dale akila
bem vindo ao forum do guj
chama o resto do povo da nossa turma para aparecer aki tb!!!

T+

Abraços

Marcio_Nogueira

A Editora NOVATEC tem um livro que aborda este assunto: Programação Orientada a Aspectos em Java. Acesse http://www.novatec.com.br para mais informações.

Um abraço.

ramilani12

Bom ressuscitaram este topico mas um livro que aborda bem a AOP e AspectJ é este:

AspectJ in Action: Practical Aspect-Oriented Programming (Paperback)

julioseiji

oi galera sou novo aqui e queria ver se pegava algumas explicações simplificadas pra leigos no assunto como eu , irei começar a faculdade so dia 2 de fervereiro mais queria tentar entender um pouco de programação
tenho livro de java 3ª edição mais o cd q o acompanha mais nao tenho compreendido muito se alguem puder me explica os topicos basicos para se iniciar uma programação de jogos por exemplos pode falar que eu to ouvidos

Giulliano

Recentemente eu terminei o livro de AspectJ da novatec…é interessante e abranje boa parte do assunto.

Agora sobre a AOP. Pra começar, ela não é nenhuma novidade de mercado.

O autor apoia os seus comentários em algumas fraquezas da OOP para vangloriar a AOP que nada mais seria do que uma extenção para fortalecer os pontos onde a OOP falha. Não vi grande utilidade e nem considerei um material indispensável (lembrando que de qq forma, todo aprendizado é válido).

Apliquei em alguns projetos apenas como forma de estudo e em algumas partes o resultado foi interessante.

acho que é isso…

Criado 22 de maio de 2003
Ultima resposta 16 de jan. de 2009
Respostas 14
Participantes 8