[i]Gente li alguns topicos do Guj sobre programação orientada a aspectos. Não entendi muito bem sobre o assunto. Estou estudando o assunto na faculdade, mas mesmo assim tá dificil para entender. Quer tiver algum artigo, algum tutorial ou algum material sobre o tipo ficaria muito agradecida, pois tenho que fazer um trabalho de uma calculadora utilizando programação orientada a aspectos…
Obrigada gente
Assim…
Um aspecto é uma união de um pointcut e um advice. Um pointcut, para ser bem curto, é a definição sobre onde um determinado código irá. Um advice é o código. Não sei muito bem se os nomes estão certos, mas é mais ou menos isso. No mais, um trecho de código no AspectJ ficaria assim:
[code]
public aspect Trace {
public pointcut teste() : call(* * Classe.*(..));
after() : teste() {
System.out.println("Olá, mundo!");
}
}[/code]
Ou seja… o trecho acima será executado antes da chamada a qualquer método, com qualquer tipo de retorno, visibilidade e parâmetros da classe “Classe”.
Para saber mais, tenta instalar o AJDT no Eclipse. Tem uma seção de exemplos.
Avise se conseguir descobrir mais.
A primeira coisa é você definir o que considera requisitos funcionais e o que considera requisitos não funcionais do seu sistema.
É um trabalho de faculdade, não há que se pensar em requisitos funcionais ou não funcionais. É necessário apenas separar os interesses (concerns), para depois projetar os aspectos.
[i] Estou pegando alguns artigos referente a programação orientada a aspectos. Na verdade estou um pouco confusa, pois li algumas coisas sobre POA e sobre framework AspectJ. O trabalho é simples, pois é uma calculadora padrão, tipo do Windows, mas vou ter que dominar o assunto sobre orientação a aspectos, antes de fazer o trabalho.
Alguem recomenda alguma ferramenta para implementar esta calculadora?
AspectJ talvez… Porém se seus beans são gerenciados pelo spring ( o q é fácil, porém robusto demais para uma calculadora) vc pode usar AOP do próprio Spring, que é mais fácil…
AJDT (plugin do Eclipse para AspectJ)
[i] Existe algum plugin ou biblioteca para o NetBeans referente a programação orientada a aspectos?
Bjoss
Ola manulinda como disseram vc precisa primeiramente entender o crosscutting concern
Senao me engano o NetbBeans atual ha um plugin para AOP.