Programação orientadas a objetos

ta um pouco difícil programação orientadas a objetos, UML ajuda ou o da pra aprender com o próprio java?

1 curtida

está difícil de fazer o que? você está estudando e nao está entendendo?

tanto UML quanto Java você pode aplicar conceitos de OO, para fazer diagramas ou estruturar seu código, mas nao acho que nenhum dos dois seja uma boa ferramenta para aprender.

para quem está começando eu costumava recomendar os livros Head First, mas nao sei se hoje em dia ainda vale a pena.

Programacao orientada a objetos é complicado mesmo. Vai se acostumando pois o mercado de TI gosta de complicacao.

Pra começar tem que ter a direcao de um curso, ou um bom livro se voce for autodidata. Se na prática quer trabalhar com Java, compre um livro de Java focado em orientacao a objetos. Isso para entendimento inicial, aprender mesmo só depois que estiver trabalhando junto com pessoas experientes dentro de uma empresa.

De imediato tem as apostilas da Caelum e K19:

http://online.k19.com.br/libraries/handouts/k11

Bom, eu discordo que orientação a objetos seja complexo. Toda a nossa percepção é orientada a objetos, sempre vemos tudo como instâncias de objetos, desde que nascemos.
A maios dificuldade é a abstração, é conseguir extrair um elemento do mundo real e definí-lo de maneira computacional.
Embora nem todos percebam, a dificuldade é semelhante a que encontra-se quando tentamos redigir uma redação concisa, com título, começo, meio e fim. Isso, por que, as duas atividades requerem pensamento lógico. Escrever um texto não é, apenas, soltar palavras e colocar pontuação. É organizar as ideias e seguir uma linha de raciocínio, caso contrário, o texto de perde e fica ruim.
É o mesmo com orientação a objetos.
O @javaflex deu uma boa dica.
E, a UML utiliza de outros conceitos, o que pode acabar confundindo e tornando o aprendizado mais complexo.

Também tive uma certa dificuldade no inicio para aprender POO, porém encontrei vários conteúdos na internet, totalmente gratuitos, que me ajudaram MUITO. Vou deixar abaixo alguns links:

Curso em Vídeo: POO em JAVA

Leandro Guarino

Java Progressivo

Universidade XTI

Espero que algo ai em cima te ajude :smile: