Programação para Kinect

No futuro, espero que um surdo possa fazer uma busca de um sinal que desconhece no Google. Isso abriria portas para surdos que não falam o português usarem a internet. E, melhor que isso, mesmo os que falam, já pensaram em quanto é difícil buscar um sinal? Você escreve o que??

Eu imaginei um uso para comunicação entre surdo-mudo e cegos. Porque o cego não enxerga mas escuta, enquanto o surdo enxerga mas não escuta.

Tipo se conseguíssemos no futuro colocar isso em um celular, juntando essa ideia com reconhecimento de voz isso seria possível, e quebraria uma barreira. Foi uma das primeiras coisas que pensei, quando imaginei o TCC, mas lógico para um futuro. No caso ai dá para fazer dois projetos complementares.

Oi vini,
esse seu mestrado vai ser uma grande colaboração para comunidade. Estive pesquisando e achei um protótipo desenvolvido por um dos MIC. Não mostra muita palavra mas já dá uma ideia da coisa.

Estava pesquisando e achei esse vídeo, muito legal.

Esse sábado acrescentei o recurso de gerar o esqueleto de forma simples, e desenha-lo numa imagem da OpenCV.
Incluí também o exemplo skeleton.cpp para quem quiser ver funcionando.

Obrigado Vini. Só me restar arrumar o sensor agora.

Acrescentei na biblioteca a possibilidade de gravar arquivos .oni.
Inclusive, escolhendo a taxa de compressão. Atualizei o exemplo do player para fazer também gravação.

Basta iniciá-lo sem nome de arquivo nenhum e apertar “R” para a gravação começar/parar:
https://github.com/ViniGodoy/xncv/blob/master/samples/simpleplayer.cpp

Um arquivo de nome recordSample.oni será gerado no mesmo diretório da aplicação.

O Kinect sem fonte não funciona pra windows?

Ligado, sim. Desligado não. E para ligar vc teria que ligar o xbox junto.

Ligado, sim. Desligado não. E para ligar vc teria que ligar o xbox junto.[/quote]

E tem como eu ligar ele junto com o xbox e o sensor ser reconhecido no windows? como faço pra ligar os 3 juntos?

Boa pergunta. Meu sensor tem o cabo de alimentação.

ViniGodoy blz?

Estou comessando a programar para kinect e gostaria de uma sugestão por onde devo comessar meus estudos?

Outra coisa consigo capturar o movimento de abrir e fechar as mão?

minha itenção final é integrar o kinect com o arduino, meu maior problema é o kinect tem pouco material disponivél.

vc poderia passar como fasso para fazer o rastreamento das mão por exemplo.

grato

[quote=wog.nascimento]ViniGodoy blz?

Estou comessando a programar para kinect e gostaria de uma sugestão por onde devo comessar meus estudos?

Outra coisa consigo capturar o movimento de abrir e fechar as mão?

minha itenção final é integrar o kinect com o arduino, meu maior problema é o kinect tem pouco material disponivél.

vc poderia passar como fasso para fazer o rastreamento das mão por exemplo.

grato[/quote]

Oi. Seu teclado está sem a tecla do ç?

O Kinect não pega o movimento dos dedos, isso está prometido para a próxima versão.

Se você quiser estudar, tem dois caminhos. O SDK da Microsoft ou as classes da OpenNI.

Ok, mas qual vc sugeria o estudo?

Depende… o que vc quer fazer? Sua app precisa ser portável?
Você tem quanto tempo? Sabe programar em c++?

eu quero integrar o arduino com o kinect, trabalho com mecatronica e tenho um bom conhecimento em c++, tenho cerca de 3 meses para apresentar algo para um cliente.

Nesta parte inicial do projeto, preciso só entender como capturar um movimento tipo mover a cabeça, braço e um bulo.

grato

Nesse caso, use a OpenNI. A biblioteca que fiz pode te ajudar bastante, pois ela permite facilmente a captura do esqueleto.

Nem sei se ainda existe alguém nesse tópico, mas se puderem responder agradeço. Eu estou precisando fazer meu TCC e estava pensando em usar o Kinect, mas não sei se o Kinect ajudaria. Passado dois anos que vocês utilizam-o, acredito que devem ter muito mais conhecimento a respeito do assunto que eu. O centro da minha vida basicamente é se seria possível com o Kinect capturar uma ou mais imagens em tempo real e converter em String para minha base de dados. Alguém sabe responder?

Vou dar um exemplo que é o melhor que eu consigo imaginar e é bem próximo da ideia que eu tenho em mente. Um radar (pardal), quando um carro passa em alta velocidade ele captura a placa e acredito que salva automaticamente essa foto, converte a placa em String e envia para base de dados, onde a multa é aplicada. Não tenho certeza se são todas essas etapas, mas o que eu tenho pensado é isso, pegar um conjunto de caracter e converter para string.

Agradeço a atenção.

O kinect captura a uma taxa de 30 frames por segundo. Isso é baixo para a maioria das aplicações onde você tem um veículo se movendo rapidamente na frente da câmera.

É possível sim fazer OCR em tempo real, mas de imagens relativamente paradas (pessoas na frente da câmera).

Agora, combinar o Kinect e uma ferramenta de OCR é um tema muito simples, mesmo para um TCC de faculdade. O Kinect já vai te gerar imagens coloridas e basta encaminha-las para uma das inúmeras APIs de OCR do mercado.

Obrigado pela resposta. Realmente 30FPS é baixo, mas para o que eu preciso talvez dê já que pretendo colocar a câmera em movimento junto com o objeto que estará se movendo.

abraços.

[quote=alexspmiranda@gmail.com]Obrigado pela resposta. Realmente 30FPS é baixo, mas para o que eu preciso talvez dê já que pretendo colocar a câmera em movimento junto com o objeto que estará se movendo.

abraços.[/quote]

O que você pensa em fazer?

Dê uma olhada no livro OpenNi cookbook. Ele é uma boa introdução ao Kinect.