Programação para Kinect

Eu quero fazer algo similar aos radares de transito, porém em movimento… e pensei em usar o kinect para isso.

Olá!

Vini, sou novo aqui no fórum. Encontrei esse fórum pois estava na busca de mais informações para programação no Kinect pois estou participando de um projeto de pesquisa na minha faculdade que tem a pretensão de criar uma ferramenta para pessoas com deficiência auditiva e usuários de libras. Acredito que será muito similar ao seu projeto de mestrado. Gostaria de algumas informações a respeito da programação do Kinect que melhor se adapta para esse projeto.

[quote=silvestersn]Olá!

Vini, sou novo aqui no fórum. Encontrei esse fórum pois estava na busca de mais informações para programação no Kinect pois estou participando de um projeto de pesquisa na minha faculdade que tem a pretensão de criar uma ferramenta para pessoas com deficiência auditiva e usuários de libras. Acredito que será muito similar ao seu projeto de mestrado. Gostaria de algumas informações a respeito da programação do Kinect que melhor se adapta para esse projeto.[/quote]

Oi. Que informações?

[quote=charleston10]Alguem por aqui programa para Kinect ? (Linguagem C++, VB.Net ou C#)
Da pra programar no Netbeans com C++;

Usa o SDK - Kinect for Windows, mas é necessário ter o kinect pra windows sai por R$ 250;

Pra dar um exemplo: http://caixabranca.net/2011/09/21/programando-para-kinect/

[/quote]

Alguém pode me ajudar, com a programação do kinect alguém tem algum tutorial ?

Amigo tenho interesse de programar com kinect para reconhecimento facial, será que pode ser ?

Com certeza. Nesse caso, use os bones para encontrar a localização da cabeça e rastrea-la, e você pode usar a imagem da câmera RGB para o reconhecimento facial em si (provavelmente com OpenCV).

Caso seu objetivo seja só comercial, e não entender como isso funciona, provavelmente há APIs comerciais para isso.

Não é pra fins comerciais, quero usar no meu TCC e encaminhar para o mestrado, vc poderia me dá umas dicas por onde posso comerçar?

Sim. Comece estudando o SDK do Kinect. Pode ser tanto o da Microsoft (exclusivo para Windows) ou o SDK da OpenNI (aberto). Há um livro bom sobre o segundo chamado OpenNI Cookbook, eu li o livro inteiro, pois fui revisor. Ele é publicado pela Packt Publishing. Eu usei a OpenNI no meu mestrado.

Depois disso, com certeza vale a pena consultar a OpenCV. Há muito material sobre ela na internet, mas livros como o OpenCV Cookbook também ajudam. Outro livro legal é o OpenCV by Example, que será lançado pela Packt nos próximos meses, e que possuirá um capítulo inteiro sobre isso explicar o uso de Haar cascades. Esse livro também explica bem vários algoritmos para filtrar e simplificar imagens. Eu conheço bem o livro pois escrevi 2 capítulos dele, sobre OCR (não ajudariam no seu caso).

Finalmente, não tenha medo de estudar a fundo alguns dos algoritmos - especialmente se pretende entrar na área acadêmica. Para isso, um bom livro é o Algorithms for Image Processing and Computer Vision, da Wiley.

Oi ViniGodoy,
Cara estou começando a estudar sobre o kinect com arduino fazer umas brincadeiras mesmo.
Acessei a openkinect.org e la tem varios tutorias, consegui reconhecer o kinect de boa, mas só existe coisas antigas a respeito da OpenNI acredito ate que foi descontinuada, não consigo instalar aqui no meu ubuntu 14.04.

Tem alguma dica?

Vlw.

ViniGodoy estou para começar a mexer com openni e opencv teria como fazer uma parceria pois irei tentar fazer alguns programas nele e uns com grandes bibliotecas.
Simples seria fazer um programa igual ipi soft e que exporte em FBX , BOV e etc
Complexo preciso apenas do opencv para fazer mapeamente em um objeto 3d e criar outros objetos aparti de verteces.exemplo: corel / ilustration que voce desenha em vetor,mas quero desenha em vetor e fazer o vetor criar um objeto 3d partir dos pontos e dps usar fisica.