Programação pareada

Boa noite,

Aqui na empresa para integrar os novos programadores(sem experiência) e estagiários programamos em par nas primeiras duas semana, ou seja, alguém com mais experiência fica responsável para passar os procedimentos para o pessoal que acabou de entrar. Tenho notado um certo desconforto(o pessoal trava) das pessoas para trabalhar dessa forma, por não entender simplesmente o objetivo ou por achar que estão livres para programar do jeito que achar melhor, ou por achar que vai ter sempre alguém ao lado falando como programar.

Vocês recomendam alguma maneira mais produtiva de trabalhar com programação pareada? Ou acham que programação pareada não funciona como treinamento?

Rapaz, aqui onde trabalho a programação em par sempre ajuda. E eu vejo que ela é últil em dois casos. O primeiro é o que você citou, em que alguém mais experiente passa o funcionamento das coisas para um novato. O outro caso é quando você tem que programar uma coisa um pouco mais complexa ou abstrata e às vezes parear com alguém que tenha uma visão diferente da sua pode ser bem proveitoso.

O segredo do sucesso para a programação pareada funcionar é que os dois de fato programem. Se ficar só um codificando e dizendo as coisas para a outra pessoa, aí o negócio não rende mesmo. Os dois precisam estar envolvidos. Não importa se o cara é novato, a participação é importante para a técnica funcionar. Uma coisa que ajuda é usar o pomodoro, em que a programação é feita em turnos de 25 minutos com 5 minutos de pausa. Os participantes podem então programar em turnos alternados.

Tudo que você falou concordo, mas isso ai não, acontece isso muito e rende também quando outra pessoa não programa nenhuma linha, acontece direto, as vezes 1 ideia falada que a pessoa dá no meio do que você está tendo dificuldade mata o problema imediatamente que você levaria horas pensando sozinho e juntos vão terminar algo de mais valor.

Vou sugerir isso, dividir mais o teclado e maior participação com sugestões durante o desenvolvimento.

Obrigado!

Tive bons resultados também em situações assim. A pessoa não conhecia muito bem Java, mas tinha bom raciocínio para resolver problemas.

Tive bons resultados também em situações assim. A pessoa não conhecia muito bem Java, mas tinha bom raciocínio para resolver problemas.
[/quote]

Pois é, acho que me expressei errado. O importante é que as duas pessoas participem ativamente. Isso que faz a programação em par render.

[/quote]
Exatamente, e todos crescem assim.

[/quote]

Pois é, acho que me expressei errado. O importante é que as duas pessoas participem ativamente. Isso que faz a programação em par render. [/quote]
Blz, entendido!