Pessoal, estava querendo aprender a fazer alguns joguinhos basicos para PlayStation 3…
Estava lendo sobre o PS3 SDK, e vi varios posts dizendo que a programacao eh bem mais complicada do que antes…
A sony diz que o nivel de dificuldade de programacao foi proposital, para lapidar os programadores ( -.- )
Os requisitos para poder programar:
Conhecimento profundo em programação, modelagem 3d. Alem de conhecimento em Motores graficos pra desenvolvimento de jogos alem de conhecimento matematico e fisico, e um otimo computador.
Mas ateh agora nao achei nenhum forum e/ou apostila em relacao ao assunto…
Alguem aqui eh experiente nesse assunto? Ou ao menos ja fez um PacMan para PlayStation 3? rs
Abracos
Esse sdk é baseado em que linguagem?
O SDK, assim como todos os SDKs dos demais consoles, é para C++.
Entretanto, o SDK do Playstation, assim como o do X-Box e do Wii, não é distribuído, e sim, vendido. E não é barato.
Além disso não vendem para qualquer um. Para que você possa comprar, é necessário apresentar um portifólio, contendo alguns jogos famosos de sua autoria.
Você também não pode simplesmente produzir jogos para ele, pois a Sony não permitirá nem comercializa-los, nem distribuí-los sem autorização.
Se quer fazer desenvolvimento Indie para algum console, use o XNA e desenvolva para X-Box. Até mesmo a distribuição é permitida, por uma taxa módica de U$99,00 por ano. Sem falar que a linguagem de programação é bem mais amigável: C#.
Você pode baixar o XNA de graça, juntamente com o Visual e ferramentas para desenvolvimento em Windows Phone 7, do próprio site da MS:
http://create.msdn.com/en-US/resources/downloads
Quanto a dificuldade do SDK. Isso se deve ao processador Cell, que exige que os programadores do game controlem eles mesmos o paralelismo. Acho essa desculpa da Sony conversa para boi dormir. Não foi à toa que eles perderam bons contratos com sua programação “elitizada”. Não há justificativa para entregar um SDK muito complexo, exceto o fato de que não quiseram pagar pelo desenvolvimento de uma API decente. O problema é que o custo daí sobra para os estúdios e muitos também não quiseram pagar a conta. Não é à toa que o X-Box e o Wii conseguiram obter bons contratos que eram exclusivos da Sony.
bom dia viniGodoy, pesquisei sobre o XNA e me interessei muito sobre esse framework. Eu já programei durante uns meses em C# e acho que não terei grandes dificuldades em aprender xna. Mas, desculpa o off topic, além dos tutoriais do pontov (que diga-se de passagem são ótimos) e os do site da microsoft, quais outras fonte você recomenda para estudar sobre xna? Abraço.
Tirar dúvidas na comunidade de XNA do DevBrasil:
E possível adquirir algum livro de XNA, como esses aqui:
Só pra constar, voces podem ver a palestra que o ViniGodoy deu sobre XNA no aquecimento pra GlobalGameJam pelo Youtube.
Quanto ao SDK da Sony, ja vi diversos sites para fazer download… Mas mesmo assim, parece ser realmente complicado…
Agora fiquei triste… Eu ia comprar o Xbox 360, mas meu amigo foi pro EUA, e me ligou falando que o PlayStation3 tava em promocao por (em reais mesmo) 410,00
Ae ele ja comprou, e vai me trazer semana que vem… Mas pelo jeito nao vou conseguir produzir nada pra ele…
Mesmo assim, vlws