Galera vou começar a estudar montagem de circuitos integrados com microcontroladores PIC, e gostaria de saber o seguinte, tem como desenvolver em java pequenos programas que pode ser integrado a estes controladores PIC, pelo que sei a linguagem C tem como, mais o java ainda não sei, pois ja tem um tempo que programa em java e pelo que sei o java é uma liguagem pra desenvolver aplicativos pra todo tipo de especie eletronica com o menor codigo.
Achei interessante sua pergunta e vou acompanhar, na realidade gostaria de saber se existe compiladores de JAVA para outros microcontroladores.
É pq pelo que sei tem um compilador C que é CCS pra microcontroladores. Agora o java eu não tenho conhecimento!
Para isso a placa deve suportar uma VM.
Quando fazemos em C, existem compiladores que converter para assembly depois gravam o codigo de maquina direto na placa, mas como java é interpretado por uma vm o processador deve suportar tal tecnologia.
Já existem processadores com este poder, mas tem que ver…
Qual microcontrolador PIC estás usando? Tens que ver se tem alguma VM ou interpretador para tal microcontrolador.
Procurando, achei pelo menos 3 sites interessantes:
JPICTOOLS
OOPIC
Produto do Ebay
Até!
Obrigado
Pessoal boa tarde, aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguem conhece um livro ou tutorial de programação em JAVA para os microcontroladores PIC, pelo que ví no Google.com, o ‘OOPic’ ainda não é muito difundido no Brasil. Apesar de suportar bem diversas linguagens.
Sou formado em como Técnico Eletrônico pela ETE Guaracy Silveira - (São Paulo SP) e lá trabalhamos (aprendemos) a utilizar o Intel 8051 com Assemby, HEXADECIMAL (simmm instruções Hexadecimal e decimal direto na memória, véio código de máquina) e C (muito básico mesmo).
Não que o 8051 seja ruim mas creio que o mercado tem uma aceitação melhor do PIC. E outra, pois até o momento pelo que ví a familia PIC é a unica que aceita JAVA de forma decente.
Sendo assim, se algum souber de algo por favor dêm um helpe please.
Grato.