Programação Web x Desktop

Pessoal, atualmente estudo bastante a linguagem JAVA, porém estou confuso para onde seguir, se devo estudar mais Programação Web ou Desktop e qual o mercado tem necessitado mais de profissionais. Alguém poderia me dar opiniões de qual ramo devo seguir ou se caso acharem que é necessário os dois, qual devo me aprofundar primeiro, sendo que o Básico do Java, SQL & HTML eu já sei.

Boa tarde Rafael_Mori.

No curso superior que eu faço, primeiramente aprendemos desktop, depois web e mobile.

Então, o que eu estou fazendo no momento é desenvolver um projeto pessoal em desktop, e no futuro passar ele para a web e após para mobile.

Acredito que a modelagem do negócio não mude de plataforma para plataforma.

Mas também estou curioso pelas respostas dos demais aqui neste tópico.

Abraços!

1 curtida

existe mais coisa do que simplesmente web ou desktop. mas vc vai ver muita vaga de emprego para desenvolver aplicações web internas.

não esqueça, por exemplo, do mundo mobile, que envolve outras tecnologias. invista um pouco em hibernate e tecnologias web ( javascript, css, html, ajax, etc ) que isso vai te abrir algumas portas.

1 curtida

Muito obrigado. Então, em minha faculdade primeiramente aprendemos desktop e agora, estou aprendendo Web, não gosto muito de Mobile, então estou em dúvida em qual irei me focar mais, Web ou Desktop… Mas muito obrigado a todos pelas opiniões desde já…

pense da seguinte forma: se tem mais gente fazendo web, vai ter mais concorrencia também :wink:

1 curtida

Eu estou desenvolvendo de acordo com a demanda. Mas vejo o mercado de desenvolvimento para dispositivos móveis bem promissor, porém ainda na dúvida se faço minha pós em tecnologia web ou
desenvolvimento p/Android.

1 curtida

Na minha opinião há um declínio dos aplicativos móveis e uma tendência para os web apps. A fase de apps para tudo, desde ticket de estacionamento de shopping até bíblia on-line está perdendo força. Não é mais interessante baixar um app no celular apenas para uma interação. Os web apps hoje contam com design responsivo, capacidade de adição de ícone ao desktop e notificações via browser.

Enfim, há alguns anos decidi por Java ao invés de .Net, começando por Struts, depois Spring e atualmente Java EE. Só me arrependo de não ter prosseguido no Spring.

Aconselho a iniciar os estudos Java pelo desenvolvimento web assim: orientação a objetos, java, http, servlets, spring e JPA.

Tem um podcast que fala dos web apps, em Hispsters.tech, neste link.

Abraço.

3 curtidas