Programadno em Servlets

8 respostas
P
Ola Pessoal,

por favor preciso de ajuda sou novo nesta area mas estou metendo as caras nos estudos, minha duvida é o seguinte: estou desenvolvendo um sistema que possui varios servltes mas um menbro da minha equipe teve a seguinte ideia ao invés de termos varios servlets vamos fazer uns para o tratamento dos pricipais objetos do sistema e dentro dele vamos usar um switch para direcionar as tarefas de acordo com um parametro enviado pela pagina.Ex:

switch (controle){case 1: xxxxxxx(request,reponse);

break:

}

private void xxxx(Httprequest,Httpresponse){}

No exemplo acima antes eu tinha um servlet especifico para a função xxxx.  o que vc acham disso ? é uma boa ideia ou não?

8 Respostas

jgbt

depende…
quantas possibilidades vão existir, seu servlet pode ficar gigante…se for p/ estudo, blz.
senão use um framework como struts ou webwork, que ja implementam um controller para vc, vai te poupar bastante trabalho.

[]'s

P

Opa blz?

PO ainda não conheço essas tecnologias que vc mencionou mas a dimensao do sistema não é tão grande por exemplo um servelet teria em media de 5 a 8 metodos!!!

Jair_Rillo_Junior

Polemico:
Opa blz?

PO ainda não conheço essas tecnologias que vc mencionou mas a dimensao do sistema não é tão grande por exemplo um servelet teria em media de 5 a 8 metodos!!!

Eu acho que devemos criar servlets separados para cada “componente” do sistema. Dentro de um componente pode haver mais que 1 função, assim você pode fazer um switch ou o que for…
O melhor a fazer é usar MVC e para isso, nada como uma framework MVC, como o Struts ou WEBWORK pode te ajudar

jesusjc

Boa Tarde polemico.

Estudando sobre Orientação à Objetos, você irá conhecer algumas propriedades que facilitam a programação. Como:

[list]Reutilização de Códigos;[/list]
[list]Polimorfismo;[/list]
[list]Herança;[/list]
[list]Encapsulamento;[/list]

Entre outros.

Quando você estiver pensando em servlets, pense na sua funcionalidade,
e agrupe todos os seus métodos conforme a necessidade.
Tudo o que vc precisar especializar mais, use a herança,
por ex:

Interface IVeículo:
Métodos: ligar(), desligar(); acelerar() e desacelerar();

a partir desta interface todas às suas Classes poderão implementá-la.
Passando então a ter obrigação da implementação destes métodos
por parte do desenvolvedor. Mas garantem uma reutilização e elimina
a herança múltipla que não tem em java.

E cada vez que vc precisar especializar mais sua classe você poderá usar
a Herança destas classes.
Por Ex:

public class CarroEsportivo extends Carro{ }

Ao usar o método da implementado através da interface acelerar();
você irá utilizar o polimorfismo.

ele será um objeto CarroEsportivo com característica de Carro que implementa a interface *IVeículo.

*O prefixo I vem da UML.

Então seus códigos independentes de ser servlet ou um bean, poderão ser bem utilizados e você terá uma boa utilização dos seus métodos.

valeu… :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: [list][/list]

E

quando falam em Struts, WebWork etc você deve achar que é um leão a matar. Mas no final você verá que além de ter aprendido MVC seu código ficou melhor e mais profissional. No mercado vai ser pouco provável que você usará apenas servlets ou que vai usar. Portanto aprender um framework MVC é de grande valia.

P

Po blz Pessoal

eu já tinha desenvolvido um sistema parecido com interface utilizando RMI mas não sabia que podia fazer a mesma com coisa com servlets então eu iria declarar os metodos em uma interface e codifica-los na classe que eu usuaria eles mas seria obrigado a implementar todos mesmo que não utilizasse todos?

De qualquer forma tb estou pesquisando framework preciso aprender isso rapido

jesusjc

Bom dia Polemico.

Bom se você procurar material para estudar, vai encontrar mais artigos,
e sistemas feitos em Struts, eu desde o ano passado quando ouvi falar sobre frameworks MVC para web, pensei é uma boa, encontrei uma matéria na Mundo Java sobre WebWork muito bom, mas não tem muito material para estudo e ainda não tem nenhum livro no mercado. Por isso optei por Struts e comprei o Struts em Ação.

E já vi muita discussão sobre que o struts irá se findar com as novas característcas do JSF, mas está longe disso acontecer, pois existe muta empresa no mundo inteiro que seus sistemas utilizam o Struts, além do grupo Apache Software Foundation está investindo neste framework.
Vem dai a certeza.

AT++

Thiago_Senna

É… na verdade nem precisa do JSF para acabar com o Struts… acho q o struts se findaria naturalmente!!! Assim como JSF vai se findar em breve!!

HAHAHAHA!!!

Polemico… falando mau de JSF e de Struts, mas essas tecnologias são um bom ponto de partida para o mercado de trabalho!

Como disseram, JSF é a bola da vez, Struts já foi. Mas o problema do JSF é que o foco principal dele não é ser um framework MVC, e sim fornecer alguns componentes como botão, textbox e etc para usar no brownser… enquanto struts e webwork realmente são destinados para ser um framework mvc!

Se vocÊ for estudar algum dos três citados acima, fique entre Struts ou WebWork. Struts tem mais mercado, webwork nem tanto! Mas, struts é bém piorzinho que webwork…

Um diferencial a favor do struts é documentação e livros, enquanto no caso do webwork você não encontrará documentação fácilmente… pois há poucas… mas o webwork é simples, e você quando começar a mexer vai ver que enchendo o saco do pessoal do GUJ e caçando no google será material suficiente para você fazer o webwork falar sozinho!!

Abraços!

Criado 5 de abril de 2005
Ultima resposta 7 de abr. de 2005
Respostas 8
Participantes 6