Programador C# migrando para Java

12 respostas
K

Olá pessoal!

Sou programador C# já tem alguns anos. Domino completamente e não tenho nenhum problema com C#. Sempre conheci o Java mas nunca me interessei em aprender até porque C# sempre supriu todas as minhas necessidades. De um tempo pra cá resolvi de vez que vou aprender também Java e para isso contava com a ajuda de vocês!
Bem, vamos lá:
No C# para fazer uma classe para conectar com o banco o procedimento mais simples é:

• Criar uma classe de conexão(geralmente as faço singleton)
  • Referenciar o Oracle.DataAccess
  • Pelos padrões OOP, crio as classes que vão representar as tabelas(entidades)
  • Crio classes DAO para interação das entidades com o banco
    … e por aí vai

Baixei o Eclipse e gostaria de saber passo a passo, o que preciso saber para conectar no banco e fazer uma consulta; No C#, seria algo como:

using (OracleConnection cn = new OracleConnection("minha connectionstring"))
{
    using (OracleCommand cmd = new OracleCommand("Select xx from tabela", cn))
    {
          using (OracleDataReader dr = cmd.ExecuteReader())
          {
                MinhaEntidade item = new MinhaEntidade();
                item.Propriedade1 = dr.GetValue(dr.GetOrdinal("Campo1");
          }
    }
}

Como faria isso com o Java? O que é o equivalente de “referência” do C# no Java?

Desde já, obrigado

12 Respostas

x111

Cara, nesse caso você teria que usar o JDBC para popular uma classe.

Em java estamos anos luz a frente disso usando o mapeamento objeto relacional. Sugiro que você de uma olhada em JPA (Java persistence API). Se é para começar, faça do jeito certo.

K

Em C# também tem equivalentes à isso. Queria mesmo era saber por pura didática mesmo. Mas vou dar uma olhada nisso sim. Obrigado!

drsmachado

x@ndy:

Em java estamos anos luz a frente disso usando o mapeamento objeto relacional. Sugiro que você de uma olhada em JPA (Java persistence API). Se é para começar, faça do jeito certo.