Pessoal eu trabalho como progrador C# pleno e tenho um salario razoavel.
Mas eu não quero ficar amarrado a plataforma, somente windows e quero expandir, trabalhar com linux, aplicacoes mobile, aplicacoes de grande escala etc.
Vc o que eu preciso fazer para migrar para Java sem muitos transtornos, vejam eu não quero ficar so na programação basica, e quero ter uma emprego pelo menos no mesmo nivel do que tenho hoje, eu tenho apenas 2 anos de esperiencia mas quero apronfundar em Java agora.
Como posso trilhar um caminho profissional partindo desse principio ?
eu também trabalho com .NET atualmente. Estou aprendendo Java.
Existem muitas particularidades que distinguem uma linguagem da outra. Existem livros para aprender java
de quem tem experiência com C#… Porém eu recomendaria um livro da série Head First Java.
Já que você programava C#, um livro que também seria bom é o Core Java que é específico para quem está migrando do C# para Java.Além do Java Use a cabeça que sempre vejo boas indicações.
Eu to fazendo o caminho contrario, indo pro C#. Comeco a trabalhar com C# daqui 2 meses mas ja estou estudando.
A experiencia que eu estou tendo eh que basicamente eh a mesma coisa, Estou lendo um livro de C# “programming c#” da oreilly e ja estou desenvolvendo coisas legais em c#, Nao estou tendo nenhuma dificuldade
Provavelmente vai ser o mesmo pra vc. Se vc eh um bom programador C# nao vai ter problema nenhum com Java.
Tive que ralar para aprender C# virar programador Pleno e agora que fazer essa loucura, porque vc esta fazendo essa maluquisse também ?
[quote=windsofhell]
Eu to fazendo o caminho contrario, indo pro C#. Comeco a trabalhar com C# daqui 2 meses mas ja estou estudando.
A experiencia que eu estou tendo eh que basicamente eh a mesma coisa, Estou lendo um livro de C# “programming c#” da oreilly e ja estou desenvolvendo coisas legais em c#, Nao estou tendo nenhuma dificuldade
Provavelmente vai ser o mesmo pra vc. Se vc eh um bom programador C# nao vai ter problema nenhum com Java.
[quote=tarcisiocorte]Po meu porque vc esta migrando de Java para C# ?
Tive que ralar para aprender C# virar programador Pleno e agora que fazer essa loucura, porque vc esta fazendo essa maluquisse também ?
[quote=windsofhell]
//Daniel[/quote][/quote]
Consegui um emprego super legal, salario mais do que o esperado. A empresa trabalha com clientes em outros paises na Europa (o que pra mim eh uma diferencial, mto legal a experiencia de trabalhar com desenvolvedores do outros paises). Eu sou o tipo de desenvolvedor que se o salario eh legal e a tecnologia que eles usam nao eh pre-historica (tipo, cobol, clipper ou coisa do tipo) eu to dentro. Nao visto a camisa de nenhuma linguagem ou tecnologia.
Mas acredite, c# para Java nao tem muita diferenca nao, quando vc comecar a estudar vc vai achar que muita coisa em Java eh melhor e o contrario tb, que coisas em C# sao melhores. Mas o “grosso” eh a mesma coisa.
Acho que o mais chato na minha opiniao, eh aprender as API’s.
Uma coisa que eu acho TERRIVELMENTE chata no C# eh a convencao de indentacao do codigo:
namespace blabla
{
}
Se eu fosse fazer no C# igual no java, eu faria:
namespace blabla {
}
Alguns nomes de metodos tem letra maiuscula, isso me complica um pouco tb.
[quote=tarcisiocorte]Pessoal eu trabalho como progrador C# pleno e tenho um salario razoavel.
Mas eu não quero ficar amarrado a plataforma, somente windows e quero expandir, trabalhar com linux, aplicacoes mobile, aplicacoes de grande escala etc.
Vc o que eu preciso fazer para migrar para Java sem muitos transtornos, vejam eu não quero ficar so na programação basica, e quero ter uma emprego pelo menos no mesmo nivel do que tenho hoje, eu tenho apenas 2 anos de esperiencia mas quero apronfundar em Java agora.
Como posso trilhar um caminho profissional partindo desse principio ?[/quote]
Olá Tarcisio. Um ano atrás eu estava numa situação muito parecida com a sua.
O problema: mudar de C# para java e manter o mesmo salario. E isso era realmente um problema, pois tinha um historico totalmente Microsoft, tipo 4 anos com VB, 2 anos com .Net … ASP. ASP .Net, Sql Server … e tal.
O que eu fiz ? Estudei durante 3 meses (umas 4 horas p/ dia + ou -) e tirei a certificação SCJP,
a idéia com a certificação é passar mais confiança que conheço Java. Como sempre acompanhei os rumos do Java,
através de revistas, ou seja, conheço as muitas siglas e o que faz (pelo menos superficialmente), isso conta bastante em entrevistas.
E pra finalizar, implementei alguns mini projetos com frameworks distintos pra me sentir seguro.
Com estes passos acima, consegui marcar várias entrevistas e cheguei a escolher onde queria trabalhar.
Hoje trabalho com Java, no linux … muito diferente do que fazia no ramo .net, onde era obrigado a usar windows e somente os produtos Microsoft.
[quote=tarcisiocorte]Po meu porque vc esta migrando de Java para C# ?
[/quote]
Qual o problema de fazer isso? Migrar de tecnologia é saudável e todos deveriam fazer a cada 3-4 anos. Trabalhei 4 anos com Java (2003-2007), já estava como líder técnico e troquei por outro para trabalhar com C e C#. Uma empresa provavelmente te contrataria com zero experiência em Java se ver muito potencial em você. Esse foi meu caso, por sinal, a primeira vez que usei C# foi para responder a parte técnica da entrevista.
Uma pessoa que trabalhou 2 anos com .NET, 2 com Java e mais 2 com Ruby é provavelmente muito mais safa e qualificada que uma que trabalhou 6 anos direto com Java.
Eu estou passando por uma situação muita parecida com a que você relatou. Tenho experiencia de 4 anos apenas na platarforma Microsoft em VB, ASP, SQL e um pouco de NET…
Mas estou estudando Java quase todos os dias e pretendo fazer um curso na global code e mais pra frente tirar uma certificação.
Mas estou com um pouco de medo de demorar para conseguir arrumar outro emprego com java… você consegui manter o mesmo salario?? você disse nas entrevista que nunca tinha trabalhado com java??
Eu estou passando por uma situação muita parecida com a que você relatou. Tenho experiencia de 4 anos apenas na platarforma Microsoft em VB, ASP, SQL e um pouco de NET…
Mas estou estudando Java quase todos os dias e pretendo fazer um curso na global code e mais pra frente tirar uma certificação.
Mas estou com um pouco de medo de demorar para conseguir arrumar outro emprego com java… você consegui manter o mesmo salario?? você disse nas entrevista que nunca tinha trabalhado com java??
Meu caso é ao contrario trabalho com java mas a empresa que estou também desenvolve em .Net e estou tendo a necessidade de aprender c# para ajudar em alguns projetos…
Não estou achando dificuldades até o momento…o chato mesmo são as APIs que dai é muito novo…
Só quero dizer que quem sabe para você não seja também tão dificil essa mudança