Pessoal, gostaria da opinião de vocês.
Em muitas empresas, existem papéis muito bem definidos de cargos, por exemplo, o analista de sistema não codifica nada, e o programador só recebe as instruções do analista e codifica… pois bem, a realidade de muitas empresas de software é que o programador acaba se envolvendo com análise, de modo que se torna um analista de sistema, pois entra em contato com o usuário, faz documentação, etc.
A minha pergunta é, e no mundo JAVA? O desenvolvedor capacitado de certificações é menos valorizado que um analista de sistema que nao sabe nem escrever o nome em java?
Como é muito dificil um Programador não fazer análise, o cargo vem sendo substituido pelo de Analista Programador. Quanto ao Analista que não programa, eu ainda não conheço nenhum e não contrataria caso precisasse de uma pessoa com maior experiência. Preferiria alguém que já tivesse uma experiência com programação.
sim Sr. eu sou Analista Programador…faço analise e ajudo no desenvolvimento…na verdade nossa equipe é todas assim…:d
[quote=wagnerlegiao]Pessoal, gostaria da opinião de vocês.
Em muitas empresas, existem papéis muito bem definidos de cargos, por exemplo, o analista de sistema não codifica nada, e o programador só recebe as instruções do analista e codifica… pois bem, a realidade de muitas empresas de software é que o programador acaba se envolvendo com análise, de modo que se torna um analista de sistema, pois entra em contato com o usuário, faz documentação, etc.
A minha pergunta é, e no mundo JAVA? O desenvolvedor capacitado de certificações é menos valorizado que um analista de sistema que nao sabe nem escrever o nome em java?[/quote]
Isso nao tem a ver com o mundo Java ou .NET mas com a cultura da empresa com a qual vc esta trabalhando.
Minha opiniao é que analise de sistemas é uma atividade exercida pelos programadores/desenvolvedores. Quando isso nao é reconhecido pela empresa que insiste em atribuir pessoas com o perfil inadequado para o cargo nao é incomum o projeto enfrentar inumeras dificuldades, como a desmotivacao da equipe de desenvolvimento.
Na verdade meu caro Wagner, o Analista de Sistemas não é que ele não codifica, ele sim codifica mas não tão aparente como o desenvolvedor(programador) ou da mesma forma como um desenvolvedor, isso vai de empresa para empresa. Mas no conceitual, onde temos uma empresa de grande porte, onde exista ISO 9000, CMMi e outros tipos de normas e padrões. Pois bem, o cara que desenpenha a função de analista em uma empresas desse tipo, sempre tem um espaço reservado para desempenhar seu papel e mais nada, ele até pode participar de outras funções, mas isso depende de cada profissional querer “fuçar” para saber como age outros setores.
Muito se houve falar que o analista projeta e o desenvolvedor faz, mas isso hoje em dia tá muito a risca. Você como prodissonal deverá se perguntar se o que faço, é só eu que domino aquilo, mas pense antes disso, o mundo hoje é muito competitivo, sempre terá gente e mais gente onde vai saber mais naquilo que faz ou saber mais que você e você deve respeitar isso, é a lei do mais forte, mas nada impede de você querer saber mais sobre outros setores ou fases de um projeto, será até louvavel de sua parte, saber mais do que deve, isso é um estímulo que você deverá buscar para sempre melhorar naquilo que você faz.
Mas voltando ao tópico, o analista é um cara que deve ter conhecimentos profundos de programação e nunca ter conhecimentos básicos, pois se para projetar e arquiteturar um software é preciso saber a parte, vamos dizer, um nível inferior ao projeto que é o desenvolvimento (código). Porque se eu como analista não tiver a maturidade e a experiência de passar na parte de desenvolvimento, ficará dificil a comunicação de analista e programador. Hoje escutamos falar um bocado de “troca de farpas” entre o analista e o desenvolvedor nas empresas, pois estão se formando pessoas com conhecimento apenas de negócio e nada da parte ténica, isso pode até ser bom por um lado, mas do outro é muito ruim.
Então, é bom o cara que detém o título de analista ter conhecimentos multidisciplinar.
Mas nada impede do cara que é desenvolvedor(programador) seja tão bom quanto o analista, aliás conheço pessoas que são muito bom no que fazem (programador) e que dão show de bola como analista, pois isso depende da experiência de cada pessoa. afinal, as pessoas em uma empresa tem que se entender muito bem, afinal é a nossa cabeça em jogo. E disso falo e repito, o desenvolvedor é um nível que não necessita saber regras de negócio como o Analista, mas sempre é bom ter, aliás, sempre cada projeto vai lhe render experiência de negócios, administração.
Mas palavras ao vento, seria uma discursão que levaria décadas, séculos ou até a eternidade, mas convenhamos uma coisa, você deve saber; nunca fique na vida pensando pequeno, meu caro PADAWAN. sempre busque em seus objetivos e faça com que sempre você cresca e cresca com soberania e dignidade. Que seus caminhos percorridos nunca faça de você uma pessoa na qual você não é, sempre seja humilde, compartilhe com outras pessoas todo o seu conhecimento, seja, não mais uma pessoa nesse mundo, e sim mas um que teve sua história traçada em poucas ou em muitas linhas, e que sempre seja lembrado por pessoas que buscaram saber de que você foi o CARA.
Espero que o que falei (até demais), foi explicativo pra você. Mas qualquer coisa, é só responder novamente ao tópico.
Falow []´s.
Desenvolvedor = Programador + Analista (Essas 2 funcoes separadas estao se extinguindo)
E quem faz apenas “ponte” entre programador/desenvolvedor e cliente não é analista de sistemas. É apenas uma espécie de ECO.
[quote=fabim]Desenvolvedor = Programador + Analista (Essas 2 funcoes separadas estao se extinguindo)
E quem faz apenas “ponte” entre programador/desenvolvedor e cliente não é analista de sistemas. É apenas uma espécie de ECO.[/quote]
O desenvolvedor hora veste o chapeu de programador (implementando) outra veste o chapeu de analista (conversando com o cliente). Ou seja analista de sistemas nao e um cargo, neste caso é um papel exercido pela equipe de desenvolvimento.
Fico feliz pelas respostas, creio que nós compartilhamos uma mesma linha de raciocínio. O que me intriga é que as empresas pagam mais os “Analistas de Sistemas”, do que os analistas programadores…
Nao e regra
Em geral pagam mais para quem “resolve” os problemas (bombas, cagadas, burradas, pogs etc…), implementa soluções tidas como complicadas e “assume compromissos” portanto estude bastante, fique atento as ciladas do mercado e pense no título depois.
flws
Coloque tudo como Engenheiro de Software e seja feliz
"
E isto é uma piada?
Aqui onde trabalho os analistas auxiliam na busca de resposta para os desenvolvedores que são os responsáveis pelo projeto.
[quote=luistiagos][quote]
Tem uma piada interna (e preconceituosa) que é facil de reconhecer os dois: o programador é o cara que senta na frente da máquina, põe um fone de ouvido pra ninguém interromper e programa maravilhosamente bem, utilizando o melhor de padrões e da linguagem. O analista é o cara que chega e acompanha o cliente pra ver se o software está atendendo da melhor forma possível e se pode melhorá-lo pra atender algum processo.
[/quote]
E isto é uma piada? [/quote]
E isto é uma piada?
sugestão: troque “piada” por “dizem lá na empresa…”
Esta é facil.
Analista de Sistema são aqueles que programam POW (Programação Orientada a Word)
haha, isso pq todo mundo aloprou o cara lá atraz por ter tentado fazer uma piada…
"
haumhaumhaum
analista -> projeta o Sistema
programador humhum … PROGRAMA! :lol:
(não é necessário entrar tanto no assunto, nao achas?!?)
flws!