Programador é peão?

Bom dia galera.

Estou chateado pelo q ouvi ontem em sala de aula do professor e de alunos. Naquela aula tipica que falam um pouco dos cargos em uma empresa de T.I, se referiram ao programador como um peão, simplesmente com um desprezo terrível. Disseram que praticamente não tem a capacidade de pensar no negócio, que recebe apenas todo o trabalho mastigado e apenas digita. Cara isso é revoltante! Já não basta a quantidade de assuntos que um desenvolvedor tem que aprender, o estudo e o aprendizado não para. Será que não entendem que a quantidade de assuntos que devemos aprender já é tão imenso que entender todo o negócio é tanta informação que não há como absorver tudo? Mas ser tratado como peão é uma tremenda falta de respeito! Grandes idéias, ótimas startups nascem da criatividade e conhecimento dos ‘peões’, então é um absurdo nós recebemos esse tratamento e essa visão de uma mera peça que pode ser substituída por qualquer um!
Pode ser que eu esteja viajando, afinal de contas eu sou iniciante e trabalho como desenvolvedor há um ano. mas fiquei indignado com a visão tão rancorosa do professor e alunos!
O que vc’s acham? Somos apenas um profissional que anda com uma viseira na cara? Ou nossa criatividade em criar algo que nunca é igual a outro trabalho nos diferencia de outros profissionais?

Acho que vc entendeu da forma errada, foi entendendo como insulto, ou na sua sala aumentaram isso seila pq, se todos estão no mesmo barco…

Nós programadores, somos sim comparados como os peão da obra, que faz o trabalho mais pesado… mas isso não quer dizer que não temos capacidade de criar startup, ter idéias inovadoras, etc, assim tb como não pode afirma que um pedreiro (o peão da obra) não vai conseguir construir uma casa para sua família sozinho (tirando o fato da regulamentação que tem na área de eng. civil)
Programador, apesar de ter um salário relativamente bom, é considerado um dos níveis mais abaixo… só ganha dos estagiários :slight_smile:
Testadores, analista de requisitos, analista de sistemas estão todos no mesmo nível, para ai depois ser líder técnico, arquiteto, gerente de desenvolvimento etc…

Eu entendo sua revolta, também trabalho como desenvolvedor já tem alguns anos, a questão é que por mais que estudemos, e tenhamos criatividade, infelizmente no ramo de TI o programador é visto sim como um “peão”. Somos diferentes de outros profissionais de outras áreas, mas na área de TI, somos os peões, até crescermos e nos tornarmos líderes técnicos, arquitetos e gerentes de projeto.

programado n é peão, tem periodos de peão… ou seja ele tem bastante conhecimento porém as tarefas executadas com frequencia não requerem toda essa habilidade. não é td dia q vc pega algo interessante para trabalhar.

Disseram que praticamente não tem a capacidade de pensar no negócio, que recebe apenas todo o trabalho mastigado e apenas digita.

Quem cabe nessa definição é peão mesmo,o lance é que nem todos os programadores cabem.

acho que quando o pessoal da sala do worlock257 disse que programador é peão, foi se referindo ao fato de sermos a classe mais baixa na área de TI, ganhando apenas de estagiários como disse nosso nobre colega igor_ks, ganhamos bem? é relativo, mas podemos dizer que comparado a outras áreas sim, ganhamos. Porém na área de TI ainda somos os salários mais baixos, por isso somos “peão”.

Outra coisa, quando eu era estagiário, pessoas perguntavam o cargo do programador e eles sempre diziam sou “Analista de Sistemas” , não pelo fato das pessoas que não estão no ramo não conhecerem a função mas eu percebia que era vergonha msm! Triste!

Essa visão está completamente ultrapassada. Por favor, dê de presente qualquer livro de desenvolvimento ágil para seu professor.

[quote=igor_ks]Acho que vc entendeu da forma errada, foi entendendo como insulto, ou na sua sala aumentaram isso seila pq, se todos estão no mesmo barco…

Nós programadores, somos sim comparados como os peão da obra, que faz o trabalho mais pesado… mas isso não quer dizer que não temos capacidade de criar startup, ter idéias inovadoras, etc, assim tb como não pode afirma que um pedreiro (o peão da obra) não vai conseguir construir uma casa para sua família sozinho (tirando o fato da regulamentação que tem na área de eng. civil)
Programador, apesar de ter um salário relativamente bom, é considerado um dos níveis mais abaixo… só ganha dos estagiários :slight_smile:
Testadores, analista de requisitos, analista de sistemas estão todos no mesmo nível, para ai depois ser líder técnico, arquiteto, gerente de desenvolvimento etc…[/quote]

Bom, se nós mesmos, ou pelo menos muitos de nós, acha isso correto, como podemos nos indignar quando se referem a nós como simples burros de cargas das ideias maravilhosas do superiores?

Programador é considerado um dos niveis mais baixos?? Sim, mas por idiotas. Pessoas que pensam um pouco logo reparam que contratar programador que não pensa, programador que só executa especificação é burrice enorme.

Não existe diferença entre analista e programador na prática e todas as empresas que tentam aplicar essa “hierarquização” não se dão bem. E depois ficam procurando culpados pra todo lado sem conseguir reconhecer que estão no proprio telefone sem fio de sua hierarquia e na inacreditável incompetência de seus programadores baratos as causas da maior parte do seus problemas.

+1

+1[/quote]

Eu concordo, mas a maioria das empresas não, infelizmente no mercado de trabalho hoje nos vê assim, vejam bem, o fato de eu falar que é assim não significa que eu concorde, também acho um pensamento ultrapassado e também vi mtas empresas com a hierarquização indo a falência, inclusive uma em que trabalhei e sai antes do barco afundar. Mas é assim que é, pelo menos em muitas empresas aqui do Rio, praticamente todas do Paraná e uma grande maioria de Santa Catarina, que são os estados pelos quais passei. Resta a nós procurar uma empresa melhor, ou fazer de tudo para a diretoria da empresa atual entender que não é bem assim que funciona. No meu caso, eu troco de empresa até achar uma que pense mais próximo possível do ideal, que é onde estou hoje.

Bom, como esse é um fórum de programadores, com certeza haverá uma revolta de todos. rsrsrsrs.

Mas eu vejo de outra maneira.

Como em qualquer outra área, um operador de uma máquina, um pedreiro, um encanador, um programador… São as pessoas que “botam a mão na massa”. Vai sempre existir uma parcela que simplesmente faz a coisa que o pediram, sem contra-argumentar ou analisar o problema, já outra parcela sempre ira discutir o que foi pedido, já que ele sabe a realidade da coisa na pratica.

Sim, programador é peão. É você quem vai botar a mão na massa. Mas quem disse que isso é ruim? Você recebe as coisas que tem que fazer, mas não é por isso que você não vai analisar as coisas, ver se está certo ou não, discutir.

Pra falar a verdade hoje em dia essa separação só existe mesmo na cabeça de alguns professores.
Mesmo nas consultorias mais antiquadas, nos clientes mais burocráticos, o programador está sempre envolvido nas soluções tanto técnicas quanto de negócio. Só trabalha mecanicamente quem quer, ou porque é muito inexperiente (não se sente ainda seguro para dar pitaco) ou porque é acomodado mesmo (aquela velho perfil do cara que não evolui nunca, só se preocupa em reclamar do salário).

Existem empresas onde existe a figura do “analista de sistemas” superior, mas na prática ele passa o dia escrevendo documentos que não descrevem a realidade do projeto. O que é implementado e entregue ao cliente é a solução que partiu da equipe.

[quote=giovanni_dalfre]Bom, como esse é um fórum de programadores, com certeza haverá uma revolta de todos. rsrsrsrs.

Como em qualquer outra área, um operador de uma máquina, um pedreiro, um encanador, um programador… São as pessoas que “botam a mão na massa”. Vai sempre existir uma parcela que simplesmente faz a coisa que o pediram, sem contra-argumentar ou analisar o problema, já outra parcela sempre ira discutir o que foi pedido, já que ele sabe a realidade da coisa na pratica.

Sim, programador é peão. É você quem vai botar a mão na massa. Mas quem disse que isso é ruim? Você recebe as coisas que tem que fazer, mas não é por isso que você não vai analisar as coisas, ver se está certo ou não, discutir.
[/quote]

encontrou as palavras que eu não consegui hehehe

[quote=worlock257]Bom dia galera.

Estou chateado pelo q ouvi ontem em sala de aula do professor e de alunos. Naquela aula tipica que falam um pouco dos cargos em uma empresa de T.I, se referiram ao programador como um peão, simplesmente com um desprezo terrível. Disseram que praticamente não tem a capacidade de pensar no negócio, que recebe apenas todo o trabalho mastigado e apenas digita. Cara isso é revoltante! Já não basta a quantidade de assuntos que um desenvolvedor tem que aprender, o estudo e o aprendizado não para. Será que não entendem que a quantidade de assuntos que devemos aprender já é tão imenso que entender todo o negócio é tanta informação que não há como absorver tudo? Mas ser tratado como peão é uma tremenda falta de respeito! Grandes idéias, ótimas startups nascem da criatividade e conhecimento dos ‘peões’, então é um absurdo nós recebemos esse tratamento e essa visão de uma mera peça que pode ser substituída por qualquer um!
Pode ser que eu esteja viajando, afinal de contas eu sou iniciante e trabalho como desenvolvedor há um ano. mas fiquei indignado com a visão tão rancorosa do professor e alunos!
O que vc’s acham? Somos apenas um profissional que anda com uma viseira na cara? Ou nossa criatividade em criar algo que nunca é igual a outro trabalho nos diferencia de outros profissionais?[/quote]

Exatamente!
Por isso você esta estudando para se analista.

Tá galera, sabia que ia gerar uma revolta em muitos desenvolvedores. Mas a grande questão é a descriminação quanto a nós, não há necessidade nenhuma de tratar nós dessa maneira. Como em outros cargos existem os acomodados e os que buscam crescer. Essa é a grande diferença! Mas em sala de aula o professor falar daquela maneira é revoltante! Falta imparcialidade!

Acho mais engraçado (ou triste) ver que ainda existem pessoas que se preocupam com o que os demais pensam. É muito mimimi para meu gosto. “Sou discriminado”, “sou minoria”, blá blá blá…
Há alguns anos (vejam bem, anos e não séculos ou décadas), as empregadas domésticas eram mão de obra farta. A maioria delas era formada por pessoas sem estudo e cujas únicas opções eram, ou ser doméstica, ou vender o corpo. Elas eram mal remuneradas e tratadas de maneira quase análoga à escravidão.
Pois bem, esses anos passaram. Atualmente você vê domésticas que ganham mais que alguns advogados e analistas de sistemas.
O que aconteceu para que esse cenário mudasse? Oganização e escassez de mão de obra (ou aumento pela demanda).
Como essa escassez aconteceu? As domésticas começaram a abandonar o barco, cansadas de maus tratos, desmandos e de baixos salários, foram atrás de outras profissões, de qualificação, etc.

Então e portanto, parem de reclamar, de sentir-se discriminados e comecem a buscar qualificação, a organizar-se e a buscar essa mudança de visão. Chega desse mimimi, parem de implorar atenção e passem a olhar as possibilidades.

[quote=drsmachado]Acho mais engraçado (ou triste) ver que ainda existem pessoas que se preocupam com o que os demais pensam. É muito mimimi para meu gosto. “Sou discriminado”, “sou minoria”, blá blá blá…
Há alguns anos (vejam bem, anos e não séculos ou décadas), as empregadas domésticas eram mão de obra farta. A maioria delas era formada por pessoas sem estudo e cujas únicas opções eram, ou ser doméstica, ou vender o corpo. Elas eram mal remuneradas e tratadas de maneira quase análoga à escravidão.
Pois bem, esses anos passaram. Atualmente você vê domésticas que ganham mais que alguns advogados e analistas de sistemas.
O que aconteceu para que esse cenário mudasse? Oganização e escassez de mão de obra (ou aumento pela demanda).
Como essa escassez aconteceu? As domésticas começaram a abandonar o barco, cansadas de maus tratos, desmandos e de baixos salários, foram atrás de outras profissões, de qualificação, etc.

Então e portanto, parem de reclamar, de sentir-se discriminados e comecem a buscar qualificação, a organizar-se e a buscar essa mudança de visão. Chega desse mimimi, parem de implorar atenção e passem a olhar as possibilidades.[/quote]

Concordo com vc! Existe muita faculdade a cada esquina, o que vai nos diferenciar é a qualificação! Ficar chorando realmente não adianta, mas um professor ter uma visão daquelas é terrível.

[quote=drsmachado]Acho mais engraçado (ou triste) ver que ainda existem pessoas que se preocupam com o que os demais pensam. É muito mimimi para meu gosto. “Sou discriminado”, “sou minoria”, blá blá blá…

Então e portanto, parem de reclamar, de sentir-se discriminados e comecem a buscar qualificação, a organizar-se e a buscar essa mudança de visão. Chega desse mimimi, parem de implorar atenção e passem a olhar as possibilidades.[/quote]

Onde eu assino?

[quote=giovanni_dalfre]Bom, como esse é um fórum de programadores, com certeza haverá uma revolta de todos. rsrsrsrs.

[/quote]

Sim, esse papo de programador-peão realmente me revolta. Mas não por ideologia barata não, nem por orgulho ferido.

Mas sim porque normalmente somos nós, aqueles que não pensamos assim, que temos que arrumar toda a M… feita por programadores inexperientes porque havia na empresa alguém que achava que programador é quem põe a mão na massa de soluções pensadas por superiores.

Somos os otários aqui que arrumamos a bagunça deixadas quando se tenta por linha de produção em software.