Programador Iniciando em JAVA

Olá galera. Este é meu primeiro POST.
Tenho umas dúvidas com relação ao mundo da sopa de letrinhas JAVA.
Sou Programador WEB há muio tempo e Programo em PHP e C#.
Nessas linguagens nunca tive tanta dificuldade pra montar coisas que considero simples como Interfaces para cadastro em banco de dados.

Mas em JAVA eu estou apanhando muito.

A empresa onde trabalho está migrando um sistema em Delphi Client/Server para JAVA e eu estou dando uma estudada para aprender.

A parte do código é tranqüilo pois é muito similar a C# e PHP mas todo o resto está muito complicado.

Gostaria que uma alma generosa me guiasse para a luz.

Eis as minhas perguntas.
O que preciso para iniciar o desenvolvimento?
JDK, um servidor para testes e uma IDE?
Baixei o JDK e já estou acostumado ao Eclipse que uso como IDE para PHP.
O que é melhor? Eclipse ou NetBeans?
Eu já instalei o Tomcat em um servidor Linux que tenho mas um outro Analista disse que iremos usar JBOSS e JSF.
Gugando a internet percebi que JBOSS eh um Apache Tomcat diferente (me corrijam por favor) e JSF é o que estou acostumado em PHP, um framework para MVC (novamente me corrijam).
Li um monte de artigos, peguei um livro e comecei a codificar mas não consegui rodar meu aplicativo no servidor JBOSS que baixei para Windows.
Como compilo o que fiz?
Como uso o Hibernate?
Dá pra instalar o JBOSS no Tomcat comum?
eu peguei o myfaces. Alguém recomenda?
Confesso que estou achando o mundo JAVA extremamente complicado não para criar códigos e sim para transformar o código em algo usável.
Espero receber ajuda.

Você quer instalar o JBoss no Tomcat? :?: :?

Acho que, inicialmente, seria melhor fazer algo mais simples com Tomcat, JSP e Servlets (dê uma estudada no modelo MVC). Aliás, primeiramente seria melhor aprender os fundamentos da linguagem, senão você vai se embananar todo.