Programador Iniciando em JAVA

Olá galera. Este é meu primeiro POST.
Tenho umas dúvidas com relação ao mundo da sopa de letrinhas JAVA.
Sou Programador WEB há muio tempo e Programo em PHP e C#.
Nessas linguagens nunca tive tanta dificuldade pra montar coisas que considero simples como Interfaces para cadastro em banco de dados.

Mas em JAVA eu estou apanhando muito.

A empresa onde trabalho está migrando um sistema em Delphi Client/Server para JAVA e eu estou dando uma estudada para aprender.

A parte do código é tranqüilo pois é muito similar a C# e PHP mas todo o resto está muito complicado.

Gostaria que uma alma generosa me guiasse para a luz.

Eis as minhas perguntas.
O que preciso para iniciar o desenvolvimento?
JDK, um servidor para testes e uma IDE?
Baixei o JDK e já estou acostumado ao Eclipse que uso como IDE para PHP.
O que é melhor? Eclipse ou NetBeans?
Eu já instalei o Tomcat em um servidor Linux que tenho mas um outro Analista disse que iremos usar JBOSS e JSF.
Gugando a internet percebi que JBOSS eh um Apache Tomcat diferente (me corrijam por favor) e JSF é o que estou acostumado em PHP, um framework para MVC (novamente me corrijam).
Li um monte de artigos, peguei um livro e comecei a codificar mas não consegui rodar meu aplicativo no servidor JBOSS que baixei para Windows.
Como compilo o que fiz?
Como uso o Hibernate?
Dá pra instalar o JBOSS no Tomcat comum?
eu peguei o myfaces. Alguém recomenda?
Confesso que estou achando o mundo JAVA extremamente complicado não para criar códigos e sim para transformar o código em algo usável.
Espero receber ajuda.

Você quer instalar o JBoss no Tomcat? :?: :?

Acho que, inicialmente, seria melhor fazer algo mais simples com Tomcat, JSP e Servlets (dê uma estudada no modelo MVC). Aliás, primeiramente seria melhor aprender os fundamentos da linguagem, senão você vai se embananar todo.

Querer usar de cara tudo junto, com Hibernate, JSF, MyFaces, acredito eu que vai ficar muito complexo, e também porque dependendo do projeto talvez você nem precise disso tudo neste momento.

Entaum. Os fundamentos da linguagem eu conheço mais ou menos.
Conheço patterns e programo em OO há bastante tempo em Delphi, C#, C++ e PHP.
Eu já fiz algumas coisas em JAVA mas faz tempo (Servlets) e eu lembro de usar apenas editor de texto simples e o javac.
Mas tentei fazer uma aplicação simples de cadastro usando hibernate e jsp e nao consegui faze-la rodar.
O problema eh que nao sei o proximo passo.
Li aquele tutorial da Sun http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/index.html
mas não consegui fazer funcionar.
O que quero não deve ser complicado.
Quero apenas saber os passos para “iniciar” uma aplicacao no JBOSS e como instalar o Hibernate.

[quote=mregis]…

Eis as minhas perguntas.

O que é melhor? Eclipse ou NetBeans?[/quote]
Use os 2 e diga vc mesmo

Baixe os Hibernate e coloque os .jars necessários no seu projeto somente isso.