Programador iniciante: dúvidas em relação ao emprego

Olá pessoal do fórum,eu sou novo em programação e atualmente estou em um técnico de informática.Mas isso não vem ao caso,eu venho percebendo a minha falta de desempenho quando em certa situação uma pressão psicológica se exerce sobre mim,principalmente prazos.Eu normalmente não consigo fazer provas completas exatamente por isso e temo que no mercado de trabalho seja pior, tanto por motivos banais como chefe chato,horários e prazos e temo que não tenha nacido pra essa área,mesmo gostando muito de programar e resolver problemas,eu me sinto desconfortável e penso até em desistir do curso quando me deparo com tais situações.
Algum progamador experiente já passou pelo que estou passando ?,se algúem puder me ajudar ficarei grato,mas muito grato mesmo.
Valeu pela atenção.

Olá !

Chefe chato, ambiente com alta carga de estresse e outros fatores que podem prejudicar seu desempenho eu diria que é, basicamente, uma escolha sua. Atualmente, as empresas estão cientes da importância de oferecer um ambiente de trabalho adequado, pois é dessa forma que se extrai um melhor rendimento de seus participantes.

Obviamente, esse melhor ambiente de trabalho não afasta o fato de você ter que cumprir com prazos, o que é extremamente normal, afinal, a empresa não pode dizer que “um dia entregaremos essa feature”.

O fato de gostar de programação já é um excelente caminho, pois é o mínimo que se espera (no meu ponto de vista) de alguém da área. Analise com calma como tu anda organizando e gerenciando seu tempo, será que os prazos são surreais ou há uma desorganização de sua parte ? Responder a essa questão é importante.

No mais, não consigo enxergar uma área que não tenha que cumprir com prazos de entrega e cobranças e isso é normal e completamente compreensível. Se isso persistir e afetar teu desempenho, talvez seja o caso de procurar um auxílio psicológico, seria bem interessante.

Por fim, entenda que nem todos entregam no prazo estipulado e que essas “pressões” fazem parte do dia a dia e você deve buscar encarar isso da forma mais natural possível.

Forte abraço.

Cumprir prazos a atender um cronograma é o mínimo necessário em qualquer profissão. Se sua incapacidade é assim tão grave, a ponto de ser um transtorno para sua vida pessoal e profissional, procure um psicólogo.

Vamos por etapas, primeiro cuide do seu desempenho nas provas.
Faça uma avaliação do seu comportamento numa prova. Verifique como está antes da prova, se está preparado (se estudou), como está a ansiedade, etc.
Usa alguma técnica de resolução de problemas para fazer a prova? Dividir o tempo da prova pelo número de questões, resolver primeiro as questões mais fáceis, etc.
Como se preparar para fazer a prova, você tem o hábito de cronometrar quanto tempo leva para resolver cada exercício de uma lista? Faz simulados cronometrados? Como é o seu desempenho?

Não me parece ser nada tão sério, talvez você esteja se cobrando (ou seja cobrado) demais ou exageradamente. Mas, faça uma autoavaliação, converse com algum professor, se necessário procure alguma ajuda profissional.

Bons estudos!

Claro cara,isso é o mínimo porém eu não consigo lidar com pressão,infelizmente na maioria das vezes a pressão vem do meu próprio psicológico mas isso não nega o fato de que no âmbito profissional eu vou ter que enfrentar muita pressão pelos superiores.Com relação a prazos e horários eu sou muito organizado,eu gosto de adiantar tudo que tenho pra fazer pra não ficar nada “amontoado”.Valeu pela ajuda.

Claro cara,isso é o mínimo porém eu não consigo lidar com pressão,infelizmente na maioria das vezes a pressão vem do meu próprio psicológico mas isso não nega o fato de que no âmbito profissional eu vou ter que enfrentar muita pressão pelos superiores.Com relação a prazos e horários eu sou muito organizado,eu gosto de adiantar tudo que tenho pra fazer pra não ficar nada “amontoado”.Valeu pela ajuda.[/quote]

Por isso eu digo, busque ajuda. Tanto problema assim para lidar com pressão pode te trazer sérias dificuldades em sua vida.