Programador iniciante: dúvidas em relação ao emprego

Olá pessoal do fórum,eu sou novo em programação e atualmente estou em um técnico de informática.Mas isso não vem ao caso,eu venho percebendo a minha falta de desempenho quando em certa situação uma pressão psicológica se exerce sobre mim,principalmente prazos.Eu normalmente não consigo fazer provas completas exatamente por isso e temo que no mercado de trabalho seja pior, tanto por motivos banais como chefe chato,horários e prazos e temo que não tenha nacido pra essa área,mesmo gostando muito de programar e resolver problemas,eu me sinto desconfortável e penso até em desistir do curso quando me deparo com tais situações.
Algum progamador experiente já passou pelo que estou passando ?,se algúem puder me ajudar ficarei grato,mas muito grato mesmo.
Valeu pela atenção.

Olá !

Chefe chato, ambiente com alta carga de estresse e outros fatores que podem prejudicar seu desempenho eu diria que é, basicamente, uma escolha sua. Atualmente, as empresas estão cientes da importância de oferecer um ambiente de trabalho adequado, pois é dessa forma que se extrai um melhor rendimento de seus participantes.

Obviamente, esse melhor ambiente de trabalho não afasta o fato de você ter que cumprir com prazos, o que é extremamente normal, afinal, a empresa não pode dizer que “um dia entregaremos essa feature”.

O fato de gostar de programação já é um excelente caminho, pois é o mínimo que se espera (no meu ponto de vista) de alguém da área. Analise com calma como tu anda organizando e gerenciando seu tempo, será que os prazos são surreais ou há uma desorganização de sua parte ? Responder a essa questão é importante.

No mais, não consigo enxergar uma área que não tenha que cumprir com prazos de entrega e cobranças e isso é normal e completamente compreensível. Se isso persistir e afetar teu desempenho, talvez seja o caso de procurar um auxílio psicológico, seria bem interessante.