Programador Java - Como ingressar no marcado de trabalho?

Ola a todos!

Desde já agradeço de coração a todos aqueles que por ventura percam um tempinho dos seus dias a fim de ajudar ou orientar alguém
que sequer conhecem. Obrigado mesmo. Tentarei ser o mais breve possível:

Tenho 29 anos, tenho 2 cursos tecnicos em informatica um em Processamento de Dados e outro em Redes (este último no SENAI).
Possuo nível superior, porém devido a diversas circunstãncias impostas pela vida, nâo na área de informática. Estou DECIDIDO a regressar à área de informática por ser realmente o que gosto (decidi tarde é verdade!).

Atualmente trabalho com vídeos digitais, trabalho com o qual me sustento.

Estou estudando Java em casa, ingles e espanhol.

Gostaria de ingressar como programador java em alguma empresa, porém tenho algumas dúvidas:

1. Até que ponto uma faculdade na área de informática é realmente imprescindível para que eu entre no mercado de trabalho
    e consiga crescer profissionalmente?? Será que um curso específico tem mais valor? PAra começar o que eu deveria fazer?
    Uma faculdade, um curso específico e mais curto, ou estudar por si em casa é razoável? Uma certificação sem faculdade na área realmente
    abriria portas?

2. Até que ponto minha idade e falta de experiência com programação (conheço programação, ja utilizei Clipper, Pascal e até Basic no passado,
    conheço VB.NET mas não tenho experiência em uma empresa, algo com carteira assinada, apenas sei algo)
    seriam obstáculos para eu ingressar na área?

3. Caso seja interessante realmente fazer uma faculdade, onde fazer? uma pública? uma particular? ou uma fora do país? Qual?

4. Se alguém tiver casos para compartilhar, sugestões de cursos interessantes, oportunidades favor me informar.

O fato é que, TO DECIDIDO que quero trabalhar com isso, tenho vontade de aprender, porém esbarro na falta de nível superior NA ÁREA, falta
de experiência e na idade, afinal estarei começando algo com 29 anos…será que vale a pena? ou seria loucura?

Mais uma vez,
Muito Obrigado a todos aqueles que colaborarem!
Grande Abraço!

Ola,

Cara eu vou ti dar uma pequena ajuda na questão 2.

[color=blue]2) Até que ponto minha idade e falta de experiência com programação (conheço programação, ja utilizei Clipper, Pascal e até Basic no passado,
conheço VB.NET mas não tenho experiência em uma empresa, algo com carteira assinada, apenas sei algo)
seriam obstáculos para eu ingressar na área? [/color]

Eu comecei a trabalhar com informatica em 1988, com 22 anos de idade e descobri, no mesmo ano que queria ser programador. Hoje aos 43 continuo programando (free lance) e não tenho dificuldade para conseguir trabalhos, basta dizer que estou disponível. Quanto ao curso superior, acho importante e recomendo, mas estude bastante a tecnologia com a qual voce pretente trabalhar. Conhecimento é tudo. A experiencia vem com o tempo.
Não sei se fui muito claro, mas resumindo. Idade nao é problema. Conhecimento é tudo. A experiencia vem com o uso do conhecimento.

Boa sorte.

Eu ainda estou encucado, porque só agora tu descobriu que quer ser programador.

Com certeza facul eh importante mas nao eh extremamente necessario. Nao eh impossivel ver bons profissionais sem graduacao trabalhando em otimas empresa. Aqui na minha empresa mesmo, o nosso lider de projeto nao tem faculdade, aprendeu tudo trabalhando.
Se voce quer programar em java eu poderia sugerir o seguinte, estude sozinho por um tempo, compre alguns bons livros de java e de design patterns quando vc ja tiver uma certa “bagagem” procure um curso, parece que esses curso da Caelum por exemplo sao bons. Acho que fazendo isso provavelmente vc tera mais change de comecar a trabalhar com java. Ai em paralelo voce pode tentar comecar uma faculdade.

De novo, claro que sao obstaculos, eh so ver a quantidade de anuncios mirabolantes que tem por ai, eles querem contratar estagiario com 10 anos de experiencia heheh. Mas nao eh impossivel, so tentar!

Ai vai mais de voce, se vc pode pagar uma particular tem particulares boas (se vc eh de Sao Paulo). Se vc tem tempo pra perder e se matar pra passar no vestibular de alguma publica, faca a publica.

Como eu disse, talvez seja dificil com 29 anos e sem experiencia MAS nao eh impossivel, se vc realmente tem vontade de trabalhar com programacao va em frente, tenta, eu quando comecei a trabalhar com java nao tinha experiencia nenhuma anterior com java, aprendi no trabalho. Hoje eu trabalho com .NET e nunca tive experiencia anterior com .NET tudo eh questao de meter as caras e ver no que vai dar.

//Daniel

[quote]Até que ponto uma faculdade na área de informática é realmente imprescindível para que eu entre no mercado de trabalho
e consiga crescer profissionalmente?? Será que um curso específico tem mais valor? PAra começar o que eu deveria fazer?
Uma faculdade, um curso específico e mais curto, ou estudar por si em casa é razoável? Uma certificação sem faculdade na área realmente
abriria portas?
[/quote]

Cara, nesse mercado de programação a faculdade não conta muito não. A faculdade é importante mais como uma realização pessoal mesmo, conheço muitos ótimos programadores que não tem faculdade. Porém se você tiver com disposição eu recomendaria, pois existe muita coisa teórica importante que vai te ajudar a desenvolver seu raciocínio lógico e vai te dar mais bagagem e conhecimentos. Você pode cogitar também um curso técnico (uma FATEC da vida), em 2 … 3 aninhos vc ta com o diploma.

[quote]Até que ponto minha idade e falta de experiência com programação (conheço programação, ja utilizei Clipper, Pascal e até Basic no passado,
seriam obstáculos para eu ingressar na área?[/quote]

Uma coisa é certa, em quase toda entrevista de Java vão te questionar sobre orientação a objetos e um conhecimento básico de UML. Como você trampou com essas várias linguagens procedurais (exceto VB.NET), seria bom estudar bastante sobre orientação a objetos e um pouco de UML, pois isso pode ser questionado e vc vai ter q saber enrolar o entrevistador.

[quote]Caso seja interessante realmente fazer uma faculdade, onde fazer? uma pública? uma particular? ou uma fora do país? Qual?
[/quote]

Se eu tivesse na sua pele, com essa idade eu optaria por um curso técnico de 2…3 aninhos, tipo uma FATEC que é de graça e o mercado não tem nada contra.

[quote]O fato é que, TO DECIDIDO que quero trabalhar com isso, tenho vontade de aprender, porém esbarro na falta de nível superior NA ÁREA, falta
de experiência e na idade, afinal estarei começando algo com 29 anos…será que vale a pena? ou seria loucura?[/quote]

Dependendo da sua vontade de estudar, vc pode começar a trampar com 29 anos, e chegar aos 32 sabendo mais que um zé mané acomodado que trampa desde os 20.

É isso ae cara, não desiste não… estuda bastante e com força de vontade, como vc está demonstrando, que assim vc conseguirá alcançar seus objetivos, essa área é muito farta de oportunidades.

Um abraço,

Gilberto Holms

29 anos nos dias de hoje ainda é um menino rsrsrs.

Faculdade não é imprescindível mas acho importante; sem o curso/cursando o entrevistador ficara um pouco temeroso em apostar em vc sem conhecer suas habilidades.

Com 29 anos apesar de jovem, as espectativas das pessoas aumentam um pouco; responsabilidade, comprometimento, determinação ao buscar respostas etc…

Se possível tente entrar em projetos que esteja dentro de suas condições técnicas no início, para que vc consiga alto confiança.

P.S Aprendemos mais nas horas vagas do que no banco da escola e no trabalho, aproveite estes momentos.

flws

Muito Obrigado a todos que contribuiram.

Está sendo muito importante para mim ouvir quem já está ou esteve trabalhando com java, e tem uma boa noção do mercado de trabalho.

Ainda voltarei outros dias aqui, portanto, quem ainda quiser acrescentar algo… será ótimo!
Valeu mesmo pessoal.

No momento to pensando em fazer FATEC ou (mais ainda) TI na UFSCAR (modalidade EAD), mas o ideal seria começar a trabalhar na área e depois fazer a faculdade…concomitantemente…

grande abraço a todos

Cara, vc ja tem formação superior e cursos Afins?

Entao faz um bom curso de Java (Caelum por ex), mete a cara, apanha e em 2 anos no maximo dependendo do seu interesse e dedicação, somado a MUITA leitura de artigos e discussoes em forum farao de vc um bom desenvolvedor Java.

Você é de São Paulo?
Se for, dá uma olhada nesse evento:
http://www.profissaojava.com.br/

O mais importante você já tem, que é determinação e força de vontade. Agora é só ir em frente.

[quote=shark22h]Muito Obrigado a todos que contribuiram.

Ainda voltarei outros dias aqui…

grande abraço a todos[/quote]

Faça isso mesmo, aqui vc consegue tirar várias dúvidas suas sobre problemas que outras pessoas já resolveram =)

Cara se vc ja tem curso superior acho que o ideal seria vc fazer algum curso de java, de preferência em alguma escola que seja vista com bons olhos pelo mercado(Ex: Caelum ou Globalcode) mesmo que vc tenha facilidade em aprender sozinho pois isto incrementaria seu currículo, certificação tb ajuda bastante e abre portas.
Voltando ao assunto da faculdade, conheço pessoas que trabalham na área de TI mas tem formação em outras áreas, meu chefe por exemplo é formado em engenharia mecânica e o cara manja muito de informática!, um outro cara que trabalhou nesta empresa antes de mim era formado em música :shock: e por sinal era tb um bom programador. Mas se vc quiser fazer uma faculdade na área tente entrar na FATEC, pois além de ser pública, em 3 anos vc ja ta com o diploma na mão.
É isso aí, as idéias ja foram dadas e a escolha agora está em suas mãos :wink:
Boa sorte!!

Valeu galera
Muito obrigado a todos vcs que me deram essa força sobre a realidade do mercado de trabalho!
Semana que vem passarei no fórum novamente, caso algúem ainda quiser dizer algo…agradeço!

Obrigado a todos + uma vez!!!

A minha situação é parecida com a tua, shark. Estou quase completando 26 anos, trabalho em um banco desde os 20 e desde então não fiz nada de útil na minha vida. Só batendo ponto e recebendo o meu salário “garantido” de concursado. Acho que foi a maior cagada da minha vida. Estava no último semestre de um curso técnico em sistemas quando fui chamado e chutei tudo pro ar em nome de um salário maior… grande erro. Agora estou querendo refazer tudo de novo… em março inicio um curso técnico em redes e já estou estudando programação em casa autodidata também. Acho que me faltou maturidade na época… eu não sabia o que queria da minha vida. Agora estou mais focado… e estou percebendo que o tempo passa e a gente fica velho também. Agradeço a quem respondeu ao shark… a ajuda foi-me útil também hehe.

*mal posso esperar pra chutar o meu emprego “público” e começar tudo do zero, ganhando pouco mas correndo atrás de alguma coisa. Bem melhor que o meu emprego estático. Sem falar que programar é muito mais prazeroso e desafiador que ficar “fazendo a fila andar” em uma porra de banco.

Ter um curso superior é um requisito mínimo exigido pelo mercado hoje em dia. Investir em uma Pós-Graduação (especialização) é um diferencial.
Agora, se você investir em uma Pós-Graduação + 1 certificação profissional (SCJP) e buscar experiência prática, você será imbatível.
Um abraço, boa sorte! :wink:

essa é uma duvida que eu tenho tambem…
vocês que ja trabalham a um tempo, não sei como era quando vocês estavam começando
mas eu nunca acho nada em java pra quem está começando…
até pra estágio querem que vc saiba uma porrada de coisas
pra quem não esta fazendo faculdade nunca vai conseguir pegar vaga de estágio
pois precisa estar estudando, e trainee é extremamente rara de se ver
acho que eu só vi até hoje umas 3 vagas
e eram em são paulo e eu moro no RS…
pode ser que eu esteja procurando em lugares errados? talves…
mas fico realmente preocupado… pois só vou poder começar a facul quando estiver trabalhando,
pois minha mãe nao tem condiçoes de bancar uma facul
[mode drama on]tenho 19 anos e ja acho que estou velho e que nunca vou conseguir emprego [/mode drama off] hehe
abraços galera

Sou de Porto Alegre tb.

Cara, tu é novo ainda. Qdo eu tinha a tua idade, estudata Sistemas de Inf. na Escola Técnica da UFRGS e estagiava no CPD da UFRGS… fiquei um ano lá. Ganhava só R$150, mas acho q vale a pena. Aproveita q tu é novo… estudar lá é d graça. E tem a própria univ. federal tb. Até tu chegar aos 25 (q é a minha idade) tu pode acumular MUITA experiência e com certeza vai estar ganhando uma boa grana. POA está recebendo investimentos pra se tornar um pólo tecnológico na América Latina… acho q se tu gosta da coisa, n vai t arrepender. Aproveita a tua juventude.

eh, pra quem tah na faculdade fica mais fácil arrumar estágio e consequentemente, ganhar experiencia

[quote=caiodorn]Sou de Porto Alegre tb.

Cara, tu é novo ainda. Qdo eu tinha a tua idade, estudata Sistemas de Inf. na Escola Técnica da UFRGS e estagiava no CPD da UFRGS… fiquei um ano lá. Ganhava só R$150, mas acho q vale a pena. Aproveita q tu é novo… estudar lá é d graça. E tem a própria univ. federal tb. Até tu chegar aos 25 (q é a minha idade) tu pode acumular MUITA experiência e com certeza vai estar ganhando uma boa grana. POA está recebendo investimentos pra se tornar um pólo tecnológico na América Latina… acho q se tu gosta da coisa, n vai t arrepender. Aproveita a tua juventude.[/quote]

mas como assim de graça?
não precisa passar no vestibular da UFRGS pra poder estudar lá não? o.o

É gente a coisa não é tão fácil assim não, tenho 32 anos e estou começando a programar em java, fiz o curso na (Impacta java I, II e UML) não me pedem para falar sobre o curso, mas enfim estou estudando muito em casa, faço downloads diretos de materias na internet pra estudos, até estou tendo um conhecimento muito bom, estou usando IDE netbeans que acho na minha opinião uma ferramenta fantástica para quem esta começando a programar.Mas para arrumar emprego estou com muitas dificuldades, pois querem realmente que vc já tenha muita experiência e certificações e já diplomado, até mesmo pra estágio, mas me digam se estou errado, estágio não é pra aprender, aperfeiçoar e tudo mais, porque exige de uma estagiário tanta coisa, ou as empresas querem burlar a lei, contratando um profissional como estagiário.Atualmente estou em uma empresa de consultoria, mas estou parado por falta de experiência e não dão oportunidade nem mesmo para sentar do lado do programador e aprender mais.Olha pessoal a pessoa tem que ter muita força de vontade em querer vencer, achar empresas boas que lhe dão uma oportunidade, não basta só recrutar vc, tem que investir para que você cresça e de retorno desse investimento. Aliás hoje na área de TI investimos muito, certificações, faculdades, cursos , não é nada fácil.Bom amigo sou mais velho que você e estou na luta,acho que vc não deve desistir já que vc escolheu ser um programador java, deve ter persistencia, querer realmente vencer,acho melhor vc fazer um curso específico em java, vejo que os cursos da CAELUM são ótimos vale realmente a pena,(só conseguir esse novo trabalho graças a cursos de java que fiz) , como vc já tem faculdade acho melhor não fazer, faça cursos específicos de java e UML e certificações , logo entrara no mercado de trabalho. Espero ter ajudado, falou grande boa sorte pra você.

[quote=divz]
mas como assim de graça?
não precisa passar no vestibular da UFRGS pra poder estudar lá não? o.o[/quote]

Ahaha ah cara, tá de brincadeira né? Quer tudo na mão? Tanta gente passa, pq tu tb n pode? E a prova da Escola Técnica é bem + fácil…

Caiodorn, se vc ta afim de seguir essa área, pelo q o pessoal (maioria) disse, é so estudar, e se certificar…ou seja, só “levantar as mangas” hehehehehehe…mas eu msm já pensei mto na estabilidade de um concurso público…sei lá, pense mto bem cara…a vida hj em dia ta mto dificil de se ganhar…e quem sabe vc nao consegue conciliar as 2 coisas… é só uma sugestão…

Agora qto a pós ou MBA na área de informática, nesse caso eu precisaria ter graduação na área de tecnologia, to certo?
Se bem que já vi MBA destinada a “profissionais da informática” sem exigir a princípio a graduação na área tecnológica. To falando bobagem?

Abração a todos!