Programador Java : Design Patterns, Hibernate, JSF e UML é MOSCA-BRANCA?

43 respostas
chayimamaral

Caros, boa tarde.

Estou procurando um BOM programador Java que conheça as tecnologias acima, que tenha vivencia em CRM e ERP, e que tenha, no mínimo, uns 5 anos de experiência.
Uma consultora de R.H. me disse que é quase impossível achar um programador neste perfil, que este tipo de profissional é considerado uma ‘mosca branca’…
Alguem tem alguma opinião a respeito ? É verdade ?

Obrigado

43 Respostas

M

Muito prazer meu nome é Marcos Mosca Branca,rsrsr

a não ser que vc quera um profissional assim e pagar R$ 1.500,00, ai eu não me chamo Mosca Branca

luistiagos

De que Cidade vc e?

maquiavelbona

Pode ser algum desses motivos:

• Tem bastante mas todos estao muito bem empregados;
  • Talvez esteja procurando o cargo errado, talvez procurar analistas ou desenvolvedores ao inves de programadores;
  • Tudo tem seu preco e cargo, dificil um programador junior saber isso e/ou algum programador que aceite ganhar pouco;
  • Realmente pode ser mosca branca;

Qual dos motivos voce acha mais provavel?

ate!

P

Cara,

Acredito que profissionais com estes conhecimentos sejam poucos no mercado, mas que não cheguem a ser “moscas-brancas”. Os “moscas-brancas” devem ser os bons programadores Java que conheçam as tecnologias citadas, tenham vivencia em CRM e ERP, tenham, no mínimo, uns 5 anos de experiência e aceitem ganhar salário de programador júnior, se você entende o que estou dizendo…

luistiagos

A grande maioria sabe isto que vc esta procurando…
isto tem de enchame porai…
o que torna ou não a mosca branca é o quanto pretende pagar…

chayimamaral

Meu, eu to em Sampa e a vaga é pra Alphaville…
O Salário não está 1.500,00… na realidade é 1.499,99… Brincadeira… Algo próximo a 3.000,00 ou 4.000,00

Mas a consultora garante que não se encontra profissional com este perfil em São Paulo…

luistiagos

pango:
Cara,

Acredito que profissionais com estes conhecimentos sejam poucos no mercado, mas que não cheguem a ser “moscas-brancas”. Os “moscas-brancas” devem ser os bons programadores Java que conheçam as tecnologias citadas, tenham vivencia em CRM e ERP, tenham, no mínimo, uns 5 anos de experiência e aceitem ganhar salário de programador júnior, se você entende o que estou dizendo…

Então acho que eu sou uma mosca branca… :roll:

fantomas

chayimamaral:
Estou procurando um BOM programador Java que conheça as tecnologias acima, que tenha vivencia em CRM e ERP, e que tenha, no mínimo, uns 5 anos de experiência.
Uma consultora de R.H. me disse que é quase impossível achar um programador neste perfil, que este tipo de profissional é considerado uma ‘mosca branca’…
Alguem tem alguma opinião a respeito ? É verdade ?
Ou será que a consultoria dela é que está sem profissionais qualificados cadastrados ?

E que ainda conheça CRM + ERP? Certamente aumenta bem o filtro mas os caras existem.

Se for em São Paulo certamente é o valor da proposta, e pode ter mais, além do valor ter que ser compatível a oportunidade tem que ser interessante (local de trabalho adequado, ambiente civilizado e etc…) porque boa parte das vagar pedem este perfil, se o cara não gostar do local ele troca rapidamente; acredite as consultorias sabem (ao menos as que conheço) bastante sobre estas questões.

flws

fantomas

Dizem que moscas brancas com olhos azuis são bem mais raras. :shock:

São, vamos dizer assim, bem mais dificeis de serem encontradas e seduzidas.

flws

chayimamaral

fantomas, voce me preocupou…
e se eu pedir apenas CRM (mesmo porque só entraremos em ERP dentro de um ano), facilita ?

porque se um programador java hibernate+jsf+design patterns não conhecer pelo menos isto, então que tipo de aplicativo ele desenvolve ?
Não estou sendo irônico, por mais que pareça… é que estou sem parâmetros mesmo…
Sempre desenvolvi em Delphi e optamos por java recentemente… mas parece que programadores java não tem vivência em desenvolvimento de aplicativos comerciais… Estou realmente sem chão neste sentido .

chayimamaral

hehehehe… meu, a cor da mosca é o que menos importa… pode ser mosca mulata, mosca negra, mosca cafuza, mosca mestiça ou mosca mameluca… só estou precisando de uma mosca… aliás, de um bom programador java.

chayimamaral

complementando : só não curto moscas yankees (se de onde forem). Mas sendo mosca brasileira, sem problemas.

luistiagos

bem para achar uma mosca basta vc por a mão pra fora que vem um enchame… ainda mais se tratando de java…

santoro

chayimamaral:
O Salário não está 1.500,00… na realidade é 1.499,99… Brincadeira… Algo próximo a 3.000,00 ou 4.000,00

Mas a consultora garante que não se encontra profissional com este perfil em São Paulo…

Sinceramente, neste salário eu acredito que fica difícil encontrar mesmo…

M

deixa eu te falar…

você está procurando mosca branca.

Pelo menos eu não iria.

Eu conheço bem CRM (Muito bem), já trabalhei com ERP (dois modulos) tenho 5 anos em java, (ou seja, sou um profissional no perfil que você está procurando)

Trabalho em Alphavile,

mas não aceitaria o seu valor de jeito nenhum.

chayimamaral

santoro e mark…
agradeço demais realmente a interação de voces… não estou melindrado… pelo contrário, voces estão me ajudando e muito…

Dentro deste perfil, qual seria o salário ideal então ?

luistiagos

acima de 5K…

M

Minha humilde opinião

CLT: R$ 6500
PJ 45/Hora

com esses valores você até consegue achar, mas vai ser difícil, se vc melhorar este valor fica mais facil.

Quanto mais você oferecer, mais fácil de achar o profissional (Lei da Oferta e da Procura).

Abraço

Rubem_Azenha

Mesmo quem tem menos de 5 anos de experiência e nunca mexeu com CRM e ERP não aceitaria ganhar 3k.

luistiagos

Meus amigos vcs realmente me convenceram…
vou me mudar pra SP…

Guitar_Men

Opa calma la, você pode dizer isso pelo mercado de São Paulo, porque em outras cidades encontra-se tranquilamente profissionais bons que aceitem ganhar até 3k…

M

luistiagos,

o emprego hoje também não está facil aqui em são paulo, mas no perfil que o nosso amigo está procurando é alguém que já está empregado e se for mudar de emprego é para ganhar mais.

Então se você vir para são paulo, tente fazer entrevistas antes de vir, para você ver como está o mercado.

Acredito que o mercado tende a melhorar no começo do proximo semestre.

M

Opa calma la, você pode dizer isso pelo mercado de São Paulo, porque em outras cidades encontra-se tranquilamente profissionais bons que aceitem ganhar até 3k…

Em outras cidades rege a mesma lei que rege aqui em são paulo , a “lei da oferta e da procura”.

normalmente em cidades menores tem menos vaga e mais profissionais se um profissional pede 5k e outro pede 3k a empresa vai contratar o que pede menos, logo em pouco tempo todos estão pedindo menos, a realidade de são paulo é que tem vaga e não tem profissionais e para pagar 5k o 6k a empresa tem que fazer um pente fino muito grande para garantir o investimento.

dm_thiago

luistiagos:
Meus amigos vcs realmente me convenceram…
vou me mudar pra SP…

Depois desse tópico também estou indo.
Quer rachar um ap lá? :stuck_out_tongue:

luistiagos

mark_domi:
luistiagos,

o emprego hoje também não está facil aqui em são paulo, mas no perfil que o nosso amigo está procurando é alguém que já está empregado e se for mudar de emprego é para ganhar mais.

Então se você vir para são paulo, tente fazer entrevistas antes de vir, para você ver como está o mercado.

Acredito que o mercado tende a melhorar no começo do proximo semestre.

Pelo que o povo do guj costuma falar de SP… la ganha facinho facinho acima de 15K…

e sinceramente… nosso amigo não esta pedindo la grande coisa… garanto que a maioria deste forum tem o perfil que ele quer… pra mim é pouca coisa… aqui em ctba ja vi muitas vagas com exigencias realmente cabulosas… estes dias vi uma que exigia o cara ter certificação PMP para atuar como desenvolvedor e ganhar não mais que 2k… e outra vez eu vi uma vaga onde exigia Mandarim fluente… e o pior e que tinha varios candidatos pra ela… :shock:

Guitar_Men

Em outras cidades rege a mesma lei que rege aqui em são paulo , a “lei da oferta e da procura”.

normalmente em cidades menores tem menos vaga e mais profissionais se um profissional pede 5k e outro pede 3k a empresa vai contratar o que pede menos, logo em pouco tempo todos estão pedindo menos, a realidade de são paulo é que tem vaga e não tem profissionais e para pagar 5k o 6k a empresa tem que fazer um pente fino muito grande para garantir o investimento.

A primeira coisa que é levada em conta é o custo de vida. Com 3k um cara consegue morar sozinho tranquilamente em Curitiba (onde eu moro por exemplo) ja em sampa quero ver o cara sobreviver com esse salário…

Marcio_Nogueira

Um bom profissional ganha mais do que 3k. Acho incrível a capacidade que as empresas tem em exigir uma capacitação absurda, na hora h paga merreca! Isso não cobre os custos das atualizações constantes as quais temos de fazer em um período de tempo cada vez menor.

M

15k???

isso eu duvido, 15k é salário de executivo de algumas empresas.

sendo realistas, salário de até 8k (Isso, o cara MUITO BOM e em um ótima empresa) acredito possível, mais que isso eu não acredito.

Não conheço ninguem que passou deste salário.

P

Sinceramente, qual a diferença fundamental em pegar um bom programador que fez sistemas diversos e alguém que saiba CRM e ERP?
Uma pessoa que aprende algo complexo pode aprender qualquer coisa e no final das contas, software é software.

As particularidades podem ser aprendidas rapidamente, mas numa visão mais macro, o desenvolvedor necessita saber escolher bem ferramentas, tecnologias e identificar e tratar os pontos de sempre como escalabildiade, usabilidade, resiliencia, perfomance, redundância, padroes de mercado…

Não menosprezo o fato de ser CRM ou ERP mas posso assegurar que um bom programador que já fez sistemas baseados em gravar e escrever em banco com as qualidades acima dará conta, se vc necessita que ele tem visão processual para implentar esse tipo de sistema (sim, pq eles exigem conhecimentos de processo do arquiteto) você pode muito bem fornecer um auxiliar na atividade ou mesmo treinar rapidamente para saber conceitos de tickets, wbs, fluxo, sla… etc.

Eu vejo que o mercado impoe barreiras a bons profissionais simplesmente pq acham q alguém que tenham experiencia em algo específico vai ser infinitamente melhor… ao contrário (na minha opnião), você só chegará aonde todos já foram pelo mesmo caminho. Mas veja bem, não estou mandando desprezar alguém com conhecimento caso vc esteja dando o kick-off do projeto agora.

Prograva assembly para sistemas embarcados de centrais telefônicas, sem nenhum auxilio de nada de auto-nível como try, catch etc. tudo era feito no braço, tive muita resistência para conseguir vaga no mercado java e ficava me questionando, se lidava com algo tão mais complexo e sem recursos, pq não sou visto como alguém que pode mexer em algo que tem ferramentas facilitadoras? Alegar que era foco era errado, afinal, tudo baseia-se em estudar pra fazer o melhor e colher dados, manipulá-los e gravá-los. Parece simplista, mas em macro é isso, o que vc precisa relamente é alguém que vai se dedicar, somado a experiencia de fazer bem feito e consegue aprender rápido.

Estou hoje no meu 4 emprego com java, nunca fiz nada repetido e em todos fiz muito bem feito e sai de assembly proprietário para telecomunicações, tratando interrupções , sinais e alocações em registradores! Vai por mim, esquece o erp/crm, procure alguém bom…o resto funciona. Agora verifque sua necessidade: vc precisa de um programador ou um arquiteto ???

Espero que não seja visto de forma polemcia meu post, é a apenas um incentivo a abertura de idéias e quebra de paradigmas.

Outra coisa, 5 anos de java é relativo…tem gente que faz isso em 2 de tanta extra q teve que fazer na vida devido aos prazos mal calculados…tem muita gente ai q sofreu no intensivo…não exija 5…exija alguém que saiba 5 independente de quão rapida e intensa foi sua curva de aprendizado.

M

paulo.f.rodriguez:
Sinceramente, qual a diferença fundamental em pegar um bom programador que fez sistemas diversos e alguém que saiba CRM e ERP?
Uma pessoa que aprende algo complexo pode aprender qualquer coisa e no final das contas, software é software.

As particularidades podem ser aprendidas rapidamente, mas numa visão mais macro, o desenvolvedor necessita saber escolher bem ferramentas, tecnologias e identificar e tratar os pontos de sempre como escalabildiade, usabilidade, resiliencia, perfomance, redundância, padroes de mercado…

Não menosprezo o fato de ser CRM ou ERP mas posso assegurar que um bom programador que já fez sistemas baseados em gravar e escrever em banco com as qualidades acima dará conta, se vc necessita que ele tem visão processual para implentar esse tipo de sistema (sim, pq eles exigem conhecimentos de processo do arquiteto) você pode muito bem fornecer um auxiliar na atividade ou mesmo treinar rapidamente para saber conceitos de tickets, wbs, fluxo, sla… etc.

Eu vejo que o mercado impoe barreiras a bons profissionais simplesmente pq acham q alguém que tenham experiencia em algo específico vai ser infinitamente melhor… ao contrário (na minha opnião), você só chegará aonde todos já foram pelo mesmo caminho. Mas veja bem, não estou mandando desprezar alguém com conhecimento caso vc esteja dando o kick-off do projeto agora.

Prograva assembly para sistemas embarcados de centrais telefônicas, sem nenhum auxilio de nada de auto-nível como try, catch etc. tudo era feito no braço, tive muita resistência para conseguir vaga no mercado java e ficava me questionando, se lidava com algo tão mais complexo e sem recursos, pq não sou visto como alguém que pode mexer em algo que tem ferramentas facilitadoras? Alegar que era foco era errado, afinal, tudo baseia-se em estudar pra fazer o melhor e colher dados, manipulá-los e gravá-los. Parece simplista, mas em macro é isso, o que vc precisa relamente é alguém que vai se dedicar, somado a experiencia de fazer bem feito e consegue aprender rápido.

Estou hoje no meu 4 emprego com java, nunca fiz nada repetido e em todos fiz muito bem feito e sai de assembly proprietário para telecomunicações, tratando interrupções , sinais e alocações em registradores! Vai por mim, esquece o erp/crm, procure alguém bom…o resto funciona. Agora verifque sua necessidade: vc precisa de um programador ou um arquiteto ???

Espero que não seja visto de forma polemcia meu post, é a apenas um incentivo a abertura de idéias e quebra de paradigmas.

Outra coisa, 5 anos de java é relativo…tem gente que faz isso em 2 de tanta extra q teve que fazer na vida devido aos prazos mal calculados…tem muita gente ai q sofreu no intensivo…não exija 5…exija alguém que saiba 5 independente de quão rapida e intensa foi sua curva de aprendizado.

Oi paulo, tudo bem?

Vou colocar meu ponto de vista, não estou querendo bater de frente com você, é apenas um outro ponto de vista.

Normalmente quando uma empresa requer conhecimento em CRM/ERP/Já Tenha trabalhado em Bancos, ets…, normalmente ele não quer um profissional que receba a instrução e saia fazendo, a empresa quer um profissional que alem de conhecer bem o negócio, possa ajudar a orientar a a organizar a empresa, ou seja, não seria um programador expert em ferramentas e frameworks, seria sim alguem que de sua opinião sobre o negócio e e saiba justificar as suas escolhars.

agora sobre a experiência de 5 anos, as vezes o que a empresa quer não é o TEMPO em si, mas sim a Maturidade.

O que se espera de um profissional desse porte é uma Maturidade e Postura diferenciada de um profissional que tem 3 anos de experiencias.

ou seja, quando uma empresa exige 5 anos e conhecimento em uma determinada área, ela não quer um programador com todas as certificações, ela quer um profissional que seja um “LIDER”.

luistiagos

Então ela esta buscando o profissional errado… ela precisa de um administrador e não de um desenvolvedor… pois a função do desenvolvedor não é organizar a empresa… e sim criar sistemas para que isto seja possivel se baseando nas informações passadas pelos administradores…

Rafael_Nunes

Também concordo que você está pagando pouco, ao menos para a realidade de SP.

E concordo também que esse tipo de perfil é mosca branca, no começo desse ano fiz mais de uma dúzia de entrevistas e não encontrava alguém que conhecesse o mínimo aceitável de RichFaces e Hibernate. E o salário era bom.

luistiagos

O problema e q tem muita empresa que quer um sujeito que faça td… administre, programe, gerencie… ou seja invez de contratar 10 caras pra 10 funções diferentes querem pegar 1 que faça td e pagar 2k por isto… dai nao tem jeito…

M

luistiagos:

Então ela esta buscando o profissional errado… ela precisa de um administrador e não de um desenvolvedor… pois a função do desenvolvedor não é organizar a empresa… e sim criar sistemas para que isto seja possivel se baseando nas informações passadas pelos administradores…

luistiagos,

coloque um profissional de Administração que não conhece Programação para liderar uma equipe de desenvolvimento e veja o que vai acontecer.

P

mark. concordo com você em todos os aspectos, e por isso levantei a questão no final: o vc precisa? programador? arquiteto ? lider? São coisas diferentes. Liderança é ponto concorrente para qualquer função, pode co-existir, mas se vc quer um programador com 5 anos de experencia e pagar 4k pra ter leadership acho o perfil de profissional como em busca está errado (como levantou luistiagos ), voce não quer programador e precisa aumentar a grana.

Não podemos confundir pro-atividade e o ‘empowerment’ como liderança. Esses aspectos são características profissionais presentes em qualquer função, do faixineiro ao presidente. Se vc procura líder, tem q ter a função e os rendimentos como tal,não contrata-lo como programador.

A verdade é que temos no brasil a figura do ‘cara’. E isso mata o time. Ter profissionais bons é essencial, mas querer um faz tudo é erro na certa: Bom e barato não existe.

M

paulo.f.rodriguez:
mark. concordo com você em todos os aspectos, e por isso levantei a questão no final: o vc precisa? programador? arquiteto ? lider? São coisas diferentes. Liderança é ponto concorrente para qualquer função, pode co-existir, mas se vc quer um programador com 5 anos de experencia e pagar 4k pra ter leadership acho o perfil de profissional como em busca está errado (como levantou luistiagos ), voce não quer programador e precisa aumentar a grana.

Não podemos confundir pro-atividade e o ‘empowerment’ como liderança. Esses aspectos são características profissionais presentes em qualquer função, do faixineiro ao presidente. Se vc procura líder, tem q ter a função e os rendimentos como tal,não contrata-lo como programador.

A verdade é que temos no brasil a figura do ‘cara’. E isso mata o time. Ter profissionais bons é essencial, mas querer um faz tudo é erro na certa: Bom e barato não existe.

Concordo.

luistiagos

mark_domi:
luistiagos:

luistiagos,

coloque um profissional de Administração que não conhece Programação para liderar uma equipe de desenvolvimento e veja o que vai acontecer.

para isto nao colocaria nem um nem outro… e sim um Gerente de Projeto PMP…

M

luistiagos:
mark_domi:

luistiagos,

para isto nao colocaria nem um nem outro… e sim um Gerente de Projeto PMP…

Eu concordo que o Ideal seria um PMP.

Porem, alem de ser mais dificil ainda encontrar um profissional PMP, ele custa o dobro do valor, e a empresa tem que fazer o salário dele valer a pena, normalmente um PMP toma conta de vários projetos ao mesmo tempo, e o PMP precisa ter um braço constante na equipe (O Lider Técnico).

eu ACHO que é este o perfil que nosso amigo quer, pela qualificação que ele sugeriu (conhecimento de negócio, conhecimento técnico e maturidade).

fantomas

Isto já aconteceu comigo, a vaga éra para “analista desenvolvedor”. Quando comecei a trabalhar os caras vieram com a conversinha de que eu tinha que liderar / organizar etc… Eu disse que entendi a idéia mas que os parametros deveriam ser alterados (um deles era o valor hora), eles se recusaram a alterar o valor mas insistiram que eu colocasse o “chapeu” de lider, claro que não estou mais nesta empresa.

Este golpe foi bastante aplicado e as vezes percebo que alguns ainda tentam este tipo de coisa, portanto fiquem alerta e de olho em seus objetivos. Se vc quer desempenhar o papel de lider entre em oportunidades que queiram um lider.

flws

Marcio_Nogueira

Concordo com o fantomas, as empresas estão querendo alguém que aceite acumular responsabilidade mas recebendo o mesmo salário.
Fiquem atentos a oportunidades que tem como pré rquisito “perfil de liderança”, normnalmente é a maior fria.

Don

santoro:
chayimamaral:

Sinceramente, neste salário eu acredito que fica difícil encontrar mesmo…

pois é com 5 anos de experiência eu consegueria salários melhores

Marcio_Nogueira

Com 5 anos de experiência só com salário de R$ 5.000,00 para cima.

JMan

Ctza que é mosca branca, e não é.

Falando de grana, por 3k concerteza é.

Agora, ctza que não é mosca branca, ctza também que no mínimo (mínimo mesmo) um cara desse cobra o dobro do que vc comentou no post (CLT). Se vc achar alguem com essas qualificações que aceita trampar por 3k, das duas uma, ou ele não é bom como diz ser, ou vai ficar na sua empresa somente uns meses, até achar algo melhor, o que nesse caso não será nada difícil. ( financeiramente falando ).

[]'s

Criado 14 de agosto de 2009
Ultima resposta 17 de ago. de 2009
Respostas 43
Participantes 15