Sinceramente, qual a diferença fundamental em pegar um bom programador que fez sistemas diversos e alguém que saiba CRM e ERP?
Uma pessoa que aprende algo complexo pode aprender qualquer coisa e no final das contas, software é software.
As particularidades podem ser aprendidas rapidamente, mas numa visão mais macro, o desenvolvedor necessita saber escolher bem ferramentas, tecnologias e identificar e tratar os pontos de sempre como escalabildiade, usabilidade, resiliencia, perfomance, redundância, padroes de mercado…
Não menosprezo o fato de ser CRM ou ERP mas posso assegurar que um bom programador que já fez sistemas baseados em gravar e escrever em banco com as qualidades acima dará conta, se vc necessita que ele tem visão processual para implentar esse tipo de sistema (sim, pq eles exigem conhecimentos de processo do arquiteto) você pode muito bem fornecer um auxiliar na atividade ou mesmo treinar rapidamente para saber conceitos de tickets, wbs, fluxo, sla… etc.
Eu vejo que o mercado impoe barreiras a bons profissionais simplesmente pq acham q alguém que tenham experiencia em algo específico vai ser infinitamente melhor… ao contrário (na minha opnião), você só chegará aonde todos já foram pelo mesmo caminho. Mas veja bem, não estou mandando desprezar alguém com conhecimento caso vc esteja dando o kick-off do projeto agora.
Prograva assembly para sistemas embarcados de centrais telefônicas, sem nenhum auxilio de nada de auto-nível como try, catch etc. tudo era feito no braço, tive muita resistência para conseguir vaga no mercado java e ficava me questionando, se lidava com algo tão mais complexo e sem recursos, pq não sou visto como alguém que pode mexer em algo que tem ferramentas facilitadoras? Alegar que era foco era errado, afinal, tudo baseia-se em estudar pra fazer o melhor e colher dados, manipulá-los e gravá-los. Parece simplista, mas em macro é isso, o que vc precisa relamente é alguém que vai se dedicar, somado a experiencia de fazer bem feito e consegue aprender rápido.
Estou hoje no meu 4 emprego com java, nunca fiz nada repetido e em todos fiz muito bem feito e sai de assembly proprietário para telecomunicações, tratando interrupções , sinais e alocações em registradores! Vai por mim, esquece o erp/crm, procure alguém bom…o resto funciona. Agora verifque sua necessidade: vc precisa de um programador ou um arquiteto ???
Espero que não seja visto de forma polemcia meu post, é a apenas um incentivo a abertura de idéias e quebra de paradigmas.
Outra coisa, 5 anos de java é relativo…tem gente que faz isso em 2 de tanta extra q teve que fazer na vida devido aos prazos mal calculados…tem muita gente ai q sofreu no intensivo…não exija 5…exija alguém que saiba 5 independente de quão rapida e intensa foi sua curva de aprendizado.