Programador java junior , pleno , Senior

106 respostas
LPJava

ae pessoal, ver a info desse mes, vi a faixa salarial de programador java:

junior = R$ 1298,13 Media por hora = 12,58
pleno = R$ 2467,06 ‘’ = R$ 22,03
Senor = R$ 4732,59 ‘’ = 41,42

mas minha duvida eh o seguinte o que é preciso para ser considerado programador em java junior, pleno e senor quais certificações o senor seria o engenheiro? sempre leio artigos do genero mas n sei o q seria um junior, pleno e senor… o perfil exato… vlw quem puder esclarecer :slight_smile:

quero aproveitar e colocar aqui o salario de gerente de projeto de sistemas o salario para senor está ~ 11 mil, acredito que tenha ver com a certificação de desenvolvedor na linguagem java… po a info deste ta massa! n vi tanta babaquice… e o velho puxa-saco!!

106 Respostas

akumaldo

camilolopes:
ae pessoal, ver a info desse mes, vi a faixa salarial de programador java:

junior = R$ 1298,13 Media por hora = 12,58
pleno = R$ 2467,06 ‘’ = R$ 22,03
Senor = R$ 4732,59 ‘’ = 41,42

mas minha duvida eh o seguinte o que é preciso para ser considerado programador em java junior, pleno e senor quais certificações o senor seria o engenheiro? sempre leio artigos do genero mas n sei o q seria um junior, pleno e senor… o perfil exato… vlw quem puder esclarecer :slight_smile:

quero aproveitar e colocar aqui o salario de gerente de projeto de sistemas o salario para senor está ~ 11 mil, acredito que tenha ver com a certificação de desenvolvedor na linguagem java… po a info deste ta massa! n vi tanta babaquice… e o velho puxa-saco!!

Ah…tá parecendo matéria paa hein???SERÁ?

rodrigousp

IMHO,

1. Esses valores estão baixos demais. Como aqui no Brasil o programador também é analista, eu diria que o senior deve ganhar R$50,00/hora (pelo menos).

2. Junior é quem sabe J2SE. Pleno sabe desenvolver uma aplicação Web em Java de complexidade média (quer dizer, a pessoa não precisa saber de cabo a rabo a especificação J2EE mas se vira bem). Senior o cara sabe muito de Java e espera-se que seja um exemplo de produtividade.

3. no jarguão do RH, Saber = Ter experiência (de preferência, comprovada)

LPJava

entao junior seria a certificação Java 1.5?SCJP?

R

Tbm tenho essa info, rsrs.
No qual, meu salário está errado… como vou pedir um aumento ? rsrs
No geral ele está certo, mas se for contar por hora, estão me devendo e muito,rsrs.

Grinvon

Quem dera se a realidade de Salvador fosse essa!

R

Putz, nem aqui em Sampa está assim, pelo menos pra mim, rs

ramilani12

Tbm li a reportagem sobre os salários mas não especificou se é CLT ou PJ …prq o oba,oba de agora é contratar PJ :twisted:

akumaldo

PJ é crime!
maldito seja o capitalismo!:S

ramilani12

Pois é , qndo sairá os conselhos regionais de T.I ? , ate agora nossa profissão não é regulamentada tem vários projetos de leis mas nada …se tivessemos um conselho com certeza essa prática de PJ não existiria …

PJ é crime!
maldito seja o capitalismo!:S

LPJava

ae que va mal a pergunta o que CLT e PJ… tradução as siglas?

So para fechar o assunto:

junior = certificado em 1.5?
e demais categorias seria as outras certificações? respectivamente?

ramilani12

Depende camilo , junior pode ser estagiario …
CLT é trabalho com carteira assinada , regida pelas leis trabalhistas
PJ : é pessoa juridica , vc para trabalhar precisa ser sócio ou dono de empresa que preste serviços ligados a T.I , vantagem só para empresa que foge dos impostos , fico imaginando a pessoa que trabalha como PJ , tira ferias como ?

camilolopes:

dudaskank

PJ = Pessoa Jurídica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessoa_jur%C3%ADdica)
CLT = Consolidação das Leis do Trabalho (http://pt.wikipedia.org/wiki/CLT)

hehe PJ também pode ser:

* Polícia Judiciária, uma força policial em Portugal
* [b]Pearl Jam[/b], uma banda famosa dos anos 90.
* Pastoral da Juventude, uma grande organização jovem da Igreja Católica latino-americana.

[edit] epa demorei muito… sobre ser certificado pela Sun ou não isso não tem nenhuma relação, já que a pessoa pode por exemplo ter feito algum curso técnico e aprendido a linguagem por exemplo, ou ser auto-didata, sei lá…

flw

T

ramilani12:

Depende camilo , junior pode ser estagiario …
CLT é trabalho com carteira assinada , regida pelas leis trabalhistas
PJ : é pessoa juridica , vc para trabalhar precisa ser sócio ou dono de empresa que preste serviços ligados a T.I , vantagem só para empresa que foge dos impostos , fico imaginando a pessoa que trabalha como PJ , tira ferias como ?

em teoria, como o cara tem sua propria empresa ou eh socio de uma, ele tira ferias a hora que ele quiser (e trabalha para quem quiser tb, etc etc)…
na pratica, o que eu tenho visto, eh que o cara fica funcionario da empresa para a qual presta servicos, sem os beneficios (a menos que a empresa contratante se ponha a faze-lo) mas com salário a mais…
mas a pessoa tem que emitir nota e pagar os impostos…
em mts lugares aqui em sao paulo, eh dessa maneira que mts pessoas trabalham (nao soh na nossa area)

J

Por favor, você poderia confirmar esses valores?
Isso é PJ ou CLT? E que conta é essa que resultou Senor = R$ 4732,59 = 41,42 ?? Não fala nada disso na revista??
Não entendi…

Pois R$ 4732,59 dividido por R$41,42 dá 114 horas no mês. É isso mesmo?

Aqui na empresa o cálculo é feito sobre 188 horas num mês.

akumaldo

Esse negócio de pj é ridiculo! é mais uma das formas das empresas explorarem você mais e mais!
acho isso uma grande injustiça…uma maneira das empresas driblarem os impostos e jogarem nas suas costas o que devia ser reponsabilidade dela…
Eu tenho certeza que tem uma certa dose de ilegalidade nesse procedimento adotado pelas empresas, mas como sempre quem tem dinheiro acaba ficando por cima!
:evil:

Rafael_Nunes

Fale por vocês, eu sempre trabalhei como PJ, e agora estou com CLT. Puta atraso de vida, particularmente prefiro PJ.

ramilani12

quais as vantagens ? , estou quase entrando nesse ramo …

rodolfodev

Primeriamente achei que os valores estão bem razoaveis com a realidade de um PJ claro que tem uns que conseguem ganhar mais outros menos…

Segundo eu acho que tanto no PJ como no CLT tem seus pros e contras.
No CLT vc costuma ganhar menos mais tem os beneficios, como ferias VR, VT plano de saude, odontologico um monte de coisa que acabão descontando do seu salário

Já o PJ os salarios costumão ser bem mais atrativos porem vc na maioria das vezes não tem nenhum beneficio. ai vc escolhe qual plano de saude quer…
e no quesito ferias a maioria das empresas mesmo o cara sendo PJ dão umas ferias recebendo ou não.

Grinvon

PJ só vale apena se o salário for BEM alto, se não, ao fazer as contas no final do mês, você terá os mesmos ou mais gastos do que antes.

plentz

PJ te da mais liberdade pra negociar valores e benefícios. Mas recomendo ficar como CLT até você chegar num nível de conhecimento bastante razoável (que é quando a maioria das empresas começa a pensar 2 vezes antes de te dar aumento).

Rubem_Azenha

antes disso a maioria das empresas da aumento sem pensar duas vezs? :lol:

Daniel_Quirino_Olive

rodrigousp:
IMHO,

1. Esses valores estão baixos demais. Como aqui no Brasil o programador também é analista, eu diria que o senior deve ganhar R$50,00/hora (pelo menos).

É possível, mas vai depender muito da sua experiência e de onde você vai pedir isso.

Jr, Pl ou Sr. são graduados a partir do tempo de experiência com projetos de porte similar aos com que a empresa contratante lida. Se você vai procurar por uma vaga em uma empresa que só trabalha com projetos grandes, ela vai buscar saber quais são suas experiências anteriores com projetos de porte equivalente aos projetos dela. E isso independe se fulano sabe “só J2SE” ou se cara manda bem em J2EE. O ponto é experiência e ponto final (nem vou entrar no mérito da questão se esta é a melhor maneira de se avaliar alguém, só estou dizendo como funciona em todos os lugares em que trabalhei).

Rafael_Nunes

ramilani12:

Para mim é que você tem mais dinheiro bruto em mãos no final do mês. E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.

rmarin

Rafael Nunes:

E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.

Engraçado que as empresas de RH sempre usam essa frase pra te convencer a aceitar uma proposta como PJ…

akumaldo

Rafael Nunes:
ramilani12:

Para mim é que você tem mais dinheiro bruto em mãos no final do mês. E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.

Acho bastante relativo isso de o pj ganhar mais…se você fazer um balanço vai ver que é a empresa quem lucra mais com essa bobagem de PJ, no final não creio que você REALMENTE tenha toda essa liberdade de controle sobre seu dinheiro…
Quem diz se você realmente tem ou não controle do seu dinheiro…???
é tudo dominação…só muda o nome…de CLT para PJ, e o dinheiro continua na mão dos oiutros…

rodolfodev

Outra coisa trabalhar como PJ só seria legal se você tivesse liberdade de prestar serviços para mais de uma empresa, mas na maioria das vezes vc é “contratado” como PJ onde tem que cumprir 8 horas diarias de segunda a sexta, isso significa que você é funcionario da empresa não um prestador de serviço para a mesma.

akumaldo

Exatamente!! na maioria das vezes como você tem que prestar 8 horas de “serviço” como você fica??? estranho não?
é como você falou, você é FUNCIONÁRIO e não prestador de serviços…
PJ é algo completamente ilegal ao meu ver…

Rafael_Nunes

akumaldo:
Acho bastante relativo isso de o pj ganhar mais…se você fazer um balanço vai ver que é a empresa quem lucra mais com essa bobagem de PJ, no final não creio que você REALMENTE tenha toda essa liberdade de controle sobre seu dinheiro…
Quem diz se você realmente tem ou não controle do seu dinheiro…???
é tudo dominação…só muda o nome…de CLT para PJ, e o dinheiro continua na mão dos oiutros…

Por exemplos:
Se você é registrado com 7mil em carteira, aí tira x% de IR, x% de fundo de garantia, mais x% de outras contribuições. Líquido no final do mês, você vai ter menos de 5 mil na mão.Sem contar os gastos da empresa com FGTS e outros impostos.
Em um esquema de PJ, a empresa não tem estes gastos, e com esses 2 mil mais, eu particularmente conheço investimentos muito mais seguros e rentáveis que FGTS e INSS

F

CLT tem 1 mes de ferias
13
quando voce sai de ferias… ganha 1/3 do salario

ou seja… mesmo com os descontos… vale a pena ser PJ só se:

salario PJ > seu salario CLT + (Decimo terceiro/12) + (1/3 do salario/12) + beneficios(Não descontados como alimentacao, transporte, saude) por 11 meses de trabalho…

isso nao é regra… é uma media… muito PJ nao consegue tirar ferias… depende da negociacao… tem gente q se submete a nao ter ferias…

se vc conseguir como PJ um valor maior doq essa soma toda… vale a pena sim… como ja falaram… tem investimentos muito mais rentaveis, e emocionantes (como a bolsa de valores por exemlpo) doq essa porcaria de FGTS

grprado

Rafael Nunes:

tira x% de IR, x% de fundo de garantia

FGTS não desconta do funcionário. Trata-se de uma vantagem, um “plus”, pago exclusivamente pelo Empregador, sobre o seu salário bruto.

Normalmente quando aparece no Holerith, é para indicar o quanto a empresa depositará na próxima competência em sua conta.

Se a sua empresa desconta o FGTS do seu salário, procure uma delegacia do trabalho e faça uma denúncia.

akumaldo

grprado:
Rafael Nunes:

tira x% de IR, x% de fundo de garantia

FGTS não desconta do funcionário. Trata-se de uma vantagem, um “plus”, pago exclusivamente pelo Empregador, sobre o seu salário bruto.

Normalmente quando aparece no Holerith, é para indicar o quanto a empresa depositará na próxima competência em sua conta.

Se a sua empresa desconta o FGTS do seu salário, procure uma delegacia do trabalho e faça uma denúncia.

Exatamente…não existe isso de descontar FGTS

marcushlm

tb prefiro a ideia do CLT, PJ é muito arriscado…

qual seria a media de $$ por hora de um programador junior com clt trabalhando 8 hrs?

F

nao sei a media…
eu ja conheci um pessoal junior CLT q ganhava em torno de 1800 (sem descontos)

Rafael_Nunes

Errata, substitua x% de fundo de garantia por x% de INSS

rmarin

Onde trabalho é assim no regime CLT:

Programador Junior em torno de R$ 2000,00.
Estágio entre R$ 800,00 e R$ 1200,00.

Ricardo_Siqueira

Ainda não saquei a diferença entre estagiário e junior

F

estagiario pode fazer 6h… nao pode fazer hora extra…
tem carteira assinada…

teoricamente… nao pode ser mandado embora… o contrato é de 6 meses
nao tem ferias… nao tem 13… nao tem descontos inss e ir

e por ai vai…

K

felipecruz:
tem carteira assinada…

e por ai vai…

Estagiário tem carteira assinada? Onde?
Pelo menos todos os estágios que fiz na época de graduação não assinaram carteira, no máximo ofereceram uma anotação, no final da carteira de trabalho.

E o contrato pode ser rescindindo a qualquer momento.

akumaldo

felipecruz:
tem carteira assinada…

e por ai vai…

Ainda bem que você escreveu TEORICAMENTE!
ahahahaha

F

klebergf:
felipecruz:
tem carteira assinada…

e por ai vai…

Estagiário tem carteira assinada? Onde?
Pelo menos todos os estágios que fiz na época de graduação não assinaram carteira, no máximo ofereceram uma anotação, no final da carteira de trabalho.

E o contrato pode ser rescindindo a qualquer momento.

vc ja ouviu falar no CIEE?

centro de integração empresa escola

quando eu disse carteira assinada… nao estava me referindo a CLT… até porque estagio nao é um vinculo empregaticio… MAS fica registrado na carteira de trabalho q voce estagiou… alguma empresa faz isso com PJ por exemplo?

e esta escrito no documento de leis de estagio do CIEE

b) carga-horária, duração e jornada de estagio curricular, que não poderá ser inferior a 1 (um) semestre
letivo;

http://www.cieerj.org.br/programas/lei_estagio.pdf

se seus estagios nao cumpriam essas exigencias… ai é outra historia…

eu tentei mostrar algumas diferenças de ser analista junior (CLT) e ser estagiario… mesmo q em muitas vezes o trabalho realizadfo seja o mesmo…

Ricardo_Siqueira

eu me referia á diferença em conhecimento. De estágio eu conheço bem pq sou um rs

F

ahuehua

po cara… sinceramente… muitas vezes um estagiario ja é junior, a nao ser q a pessoa seja muito iniciante na tecnologia…

eu fiz 2 anos de estagio e fui contratado como pleno… depende do seu empenho em crescer… tem gente q estagia 4 anos… vira junior… fica amis 3 anos… nao foi meu caso… mas eu me esforcei bastante pra “evoluir” comprei alguns livros… li muito tutorial… pdf…

tem empresa que contrata estagiario esperando um conhecimento de junior… no caso de JEE é saber Servlet, JSP, struts… (ao meu ver…)

Ricardo_Siqueira

felipecruz:
ahuehua

po cara… sinceramente… muitas vezes um estagiario ja é junior, a nao ser q a pessoa seja muito iniciante na tecnologia…

Então eu tbm achava isso mas vi muita gente por aí(não só nesse tópico) falando algo como o rmarin

Programador Junior em torno de R$ 2000,00.
Estágio entre R$ 800,00 e R$ 1200,00.

Daí fiquei confuso em saber quais critérios uma empresa usaria pra dizer a diferença entre um e outro.

F

cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

algumas pessoas atingem um nivel junior… mais rapido q outras… isso depende por exemplo do estagio… se voce foi bem orientado, direcionado ou se vc ficou fazendo html e javascript…

o criterio varia muito de empresa… da vaga… negociação… e da imagem q vc vai passar pra quem ta te contratando
também, se voce ta se formando ou apesar de ser bom ta no inicio da faculdade
idade… experiencia profissional…
tem muito de negociação nisso…

eu vejo assim… se for pra fazer 8h e voce ja tiver um bom dominio da tecnologia q vc vai trabalhar… nao vale a pena ser estagiario…
eu estagiei 2 anos… fazendo 6h pra poder fazer 6h de faculdade por dia e ter uma vida mais normal heeh mesmo sendo muito puxado… imagina 8h + 6h

Ricardo_Siqueira

Acho q agora entendi, valeu :slight_smile:

akumaldo

felipecruz:
cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

algumas pessoas atingem um nivel junior… mais rapido q outras… isso depende por exemplo do estagio… se voce foi bem orientado, direcionado ou se vc ficou fazendo html e javascript…

o criterio varia muito de empresa… da vaga… negociação… e da imagem q vc vai passar pra quem ta te contratando

eu vejo assim… se for pra fazer 8h e voce ja tiver um bom dominio da tecnologia q vc vai trabalhar… nao vale a pena ser estagiario…
eu estagiei 2 anos… fazendo 6h pra poder fazer 6h de faculdade por dia e ter uma vida mais normal heeh mesmo sendo muito puxado… imagina 8h + 6h

Imagina eu então…trabalhava 8 horas(alias 9 por que tinha o horário do almoço) e estudava a noite ainda!! imagina se eu conseguia estudar? IMAGINA?
muito deshumano…horrível

F

akumaldo:
felipecruz:

Imagina eu então…trabalhava 8 horas(alias 9 por que tinha o horário do almoço) e estudava a noite ainda!! imagina se eu conseguia estudar? IMAGINA?
muito deshumano…horrível

se sua carga horaria era 6h era desumano… em algumas facul sao 4h…
mas é uma escolha de cada um né… hehe
eu aceitei estagios com salarios mais baixos, 500, 600 reais mas pra fazer so minhas 6h

falow

akumaldo

felipecruz:
akumaldo:
felipecruz:

muito deshumano…horrível

se sua carga horaria era 6h era desumano… em algumas facul sao 4h…
mas é uma escolha de cada um né… hehe
eu aceitei estagios com salarios mais baixos, 500, 600 reais mas pra fazer so minhas 6h

falow

AGORA IMAGINA VOCÊ trabalhar as 8 horas, e ainda ganhar 500 reais!!!
era essa minha realidade…
infelizmente…

F

heheh
bad hein cara!
mas essa fase de estagio/facul passa hehehe

louds

Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.

Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.

akumaldo

Acho que o cara é dono de empresa gente…todos quietos…encerra o assunto! 8)

Rubem_Azenha

louds:
Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.

TEve problemas com estagiários esses dias? :lol:

Z

Quando eu estagiei, sob o regulamento de estágios da minha universidade, eu poderia ser mandado embora a qualquer hora, poderia ir embora quando bem quisesse e também não tinha responsabilidade nenhuma com a empresa.

Estágio é somente para fins educacionais, o estagiário tá lá pra aprender. Empresas que exigem que estagiário façam trabalho de funcionário fixo, mesmo pagando mais do que a média, está escravizando e abusando para ter mão de obra barata. E estagiário não tem salário, tem bolsa pra auxiliar nos gastos.

Programador júnior é um programador em início de carreira. Eu concordo com o Daniel Quirino, usar a experiência em projetos é a melhor medida pra decidir se um cara é junior, pleno ou senior.

Luca

Olá

Provavelmente esqueci alguma coisa nas funções abaixo. Na prática nem sempre é assim, mas pode acontecer em alguma empresa:

estagiário - codifica Java, Javascript, html, shell script, agora mandaram estudar Ruby, instala softwares na empresa inteira, troca placas de rede, faz compras na Santa Ifigênia, dá suporte de Corel Draw e Photoshop à filha do diretor. Trabalha 8 horas como o junior mas ganha como estagiário. A vantagem dele existir é que além de trabalhar ele responde por todas as cagadas. Geralmente é o queridinho das meninas que valem à pena na empresa. Entra sem saber nada e 3 meses depois sabe um pouco de cada das funções acima dele quando seu salário sobe mais 100 “real”. Em algumas empresas, ele e mais um ou dois colegas, representam o departamento inteiro de TI que é chamado de CPD. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

estagiário do suporte, help desk - pessoa de extrema habilidade para ouvir reclamações do cliente, traduzir para o linguajar e a capacidade de trabalho interna da empresa, se entender com os nerds pois ele sonha ser um, explicar para o Diretor o porque de tantos palavrões do cliente e que sempre é espinafrado se o outro cliente reclama que esperou muito para descarregar seus palavrões no telefone. Ganha 600 “real”.

programador Junior - sabe JSP, struts, hibernate, um pouco de sql, html, javascript e um mínimo de j2se. Como é o que mais sabe HTML, se entende com o web designer e se mete a definir como deve ser a cara da empresa para o mundo. Faz quality assurance (testes de aceitação e regressão). Conhece testes unitários, API de logs, sabe usar SCM (CVS ou subversion) e sistema de acompanhamento de tarefas. Todo dia faz builds do sistema. E precisa arranjar tempo para dar serviço para o estagiário. Faz faculdade à noite e ainda estuda para certificação. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

web designer - manja para caramba de flash, faz curso de PHP à noite, sonha em aprender ASP.NET, usa a máquina mais cheia de software pirata da empresa, tenta parecer porra louca porque é da profissão mas no fundo é quadradão e não tolera a namorada dele falando com o estagiário. Sua maior felicidade é a intimidade com o Diretor de Marketing que é cunhado do dono da empresa. Sempre fica triste quando as modificações que sugere para trocar tudo para Flash não são bem recebidas. Seu orgulho é o logotipo que criou chupando um CD que comprou na Santa Ifigênia. O unico que se dispõe a conversar sobre layout sem reclamar do que já foi feito é o programador junior.

analista programador pleno - sabe tudo do junior e mais como não fazer uma aplicação, patterns, servlets, as vezes ejbs, modelar sql. Certificado, conhece j2se mais a fundo porém muito menos do que ele pensa. Conhece um pouco do negócio mas já sabe como as coisas funcionam na empresa. É o Configuration manager ( faz deployment de aplicações e coordena versões). Resolve eventuais merges no SCM. Pode fazer reuniões com cliente e liderar equipes. Namora a moça da contabilidade. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

analista programador senior - sabe tudo do senior e mais metodologia de desenvolvimento, tem especialização em alguns tópicos. Análisa e projeta sistemas pelo menos parte dele. Tem todas as certificações que não servem para nada no seu dia a dia. Faz pós graduação em marketing porque não tem grana para o MBA. Conhece bem o negócio, sabe como as coisa funcionam na empresa mas faz pose de que tudo vai dar certo. Lidera equipes, coordena projetos, responsável pela segurança do servidor (que passa para o estagiário), responde à gerência, acompanha cronogramas, atende cliente (reclamando disto com os colegas), só codifica casos difíceis de desenvolvimento. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

arquiteto de sistemas - quando existe, analisa e projeta o sistema tanto quanto ao desenvolvimento como em questões de segurança e rede. Faz capacity planning (chuta pois nunca ouviu falar no assunto). Configura toda metodologia de desenvolvimento. Acompanha o desenvolvimento de modo que siga o projeto. É também DBA caso não exista um específico. É geralmente o primeiro a ser mandado embora quando o projeto se torna deficitário. Manja para caramba de JINI mas é pena que não deu certo neste projeto. É o cara de XP, Scrum e outras metodologias que a empresa no próximo projeto talvez possa experimentar. Algumas vezes está subordinado a um programador senior que coordena o projeto e que responde à gerência. Vejam mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_sistemas

DBA - temporário, um cara legal mas que enche o saco, cria o maior caso e ainda bem que depois de algum tempo não está nem aí se tem gente criando tabelas, triggers, stored procedures, worms e time bombs. Às vezes é apenas mais um estagiário mas em outras é o tiozinho que não tem saco para aprender Java.

Consultor - a gente conhece um cara muito bom naquilo que está dando merda mas não pode chamá-lo porque custaria muito caro. E depois o diretor já gastou uma puta nota contratando aquela moça que na semana que vem falar de “Como acordar todo dia sorrindo mesmo ganhando esta merreca” mas com outro título (des)motivacional.

gerente de desenvolvimento - PMI quase certificado, odeia ouvir falar de XP. Faz o project, mostra para diretoria e passa o resto do tempo se explicando, tomando esporro de cima e dando esporro em baixo porque o cronograma do project nunca bate.

Diretor de TI - no tempo dele tudo funcionava a contento, os prazos sempre eram cumpridos à risca e as coisas eram tão complexas que às vezes não davam para ser descritas em um único almoço. É o cara que é amigo de todo mundo, principalmente os acima dele. Diz para todos os clientes que as transações são 100% seguras e que o desenvolvimento já está quase nível 3 CMM. Ele nunca entende porque atualmente com tanta tecnologia as coisas demoram mais do que o Diretor Comercial prometeu ao cliente. Sempre que alguém vai na sala dele não volta mais.

Diretor de marketing - nunca tem tempo, mas no elevador tem ótimas idéias. Pena que seu cunhado que é dono da empresa nunca as aprove. Quando não está ao telefone, está no cliente, principalmente quando não tem cliente.

[]s
Luca

LPJava

so uma pergunta aonde achou tudo isso uhaauhauh!!

louds

microfilo:
louds:

TEve problemas com estagiários esses dias? :lol:

Recentemente não, mas já tive que encaram muita roubada feita por stags.

O fato é, você vale quanto produz, estagiários no geral não produzem muito, então é justo receber menos. O problema é o que ZehOliveira comentou, as empresas exploram como forma de subemprego, não dando qualquer forma de subsídio para o estagiário crescer e aprender.

F

eu discordo q estagiario seja mao de obra de baixa qualidade.

tem muito estagiário bom por ai, assim como tem muita gente ruim.

um bom estagiario geralmente é um bom junior. um estagiario ruim, as vezes vira junior porque se formou ou por experiencia mas nao necessariamente ele é um bom analista e/ou programador.

eu ja vi muita empresa com projetos onde existia um pleno e bons estagiarios abaixo tocando projetos

por isso q pra mim… muitas vezes(não todas…) estagiario e junior podem ser quase a mesma coisa praticamente…

Roger75

louds:
…mas já tive que encaram muita roubada feita por stags.

Que tipo de roubada? O que aconteceu?

Luca

Olá

Muitos anos de praia!

Mas a intenção principal do meu post foi deixar claro que programador tem muito mais coisa para fazer do que somente programar.

[]s
Luca

akumaldo

Luca:
Olá

Muitos anos de praia!

Mas a intenção principal do meu post foi deixar claro que programador tem muito mais coisa para fazer do que somente programar.

[]s
Luca

Eu achei isso uma gozação tremenda…isso sim! :lol:

louds

felipecruz:

um bom estagiario geralmente é um bom junior. um estagiario ruim, as vezes vira junior porque se formou ou por experiencia mas nao necessariamente ele é um bom analista e/ou programador.

eu ja vi muita empresa com projetos onde existia um pleno e bons estagiarios abaixo tocando projetos

por isso q pra mim… muitas vezes(não todas…) estagiario e junior podem ser quase a mesma coisa praticamente…

Estagiarios, assim como juniors, em geral, não tem experiência para resolver problemas mas complexos, tão pouco tomar decisões arquiteturais sobre qualquer projeto de media/grande complexidade.

Concordo que com uma pessoa mais experiênte e capacitada mentorando eles, é possivel usá-los para tocar projetos mais complexos.

Já ví várias vezes em que um estágiario/júnior, por não ter uma boa visão do todo e falta de experiência não soube fazer, ou fez muito mal, coisas que fugiam um pouco do trivial.

F

louds:
felipecruz:

Estagiarios, assim como juniors, em geral, não tem experiência para resolver problemas mas complexos, tão pouco tomar decisões arquiteturais sobre qualquer projeto de media/grande complexidade.

Concordo que com uma pessoa mais experiênte e capacitada mentorando eles, é possivel usá-los para tocar projetos mais complexos.

Já ví várias vezes em que um estágiario/júnior, por não ter uma boa visão do todo e falta de experiência não soube fazer, ou fez muito mal, coisas que fugiam um pouco do trivial.

concordo com voce! mas acrescento algumas observações

a função de um estagiario ou um junior não é resolver problemas complexos, muito menos tomar decisoes arquiteturais… considerando isso a mão de obra deles é muito importante…

foi isso que eu quis dizer… hehe…

resumindo…

ser bom != ser experiente… sempre vao existir situações onde cada caracteristica dessa irá se sobressair

eu realmente nunca trabalhei com estagiários ruins… quando eu estagiei… levei comigo amigos que também eram interessados e motivados entao sempre consegui aprender bastante com os estagios… e dps q fui efetivado… vi uma nova leva de estagiarios da minha facul que eu vejo que tem um futuro maneiro também…

mas tem muita gente da minha faculdade q realmente é fraca e estagiava por bons salarios… porem nao faziam trabalhos legais e preenchiam planilhas de excel (trabalho administrativo chato)

os fracos… serao fracos estagiarios… fracos juniors… fracos plenos…
existem jogadores de seleção e jogadores de clube hehe
o mundo é assim

marcushlm

akumaldo:
Luca:
Olá

Muitos anos de praia!

[]s
Luca

Eu achei isso uma gozação tremenda…isso sim! :lol:

eu já acho que é a realidade :wink:

LPJava

eita ate onde vai o topico?

Ricardo_Siqueira

Até onde vai eu não sei, mas tá interessante.

akumaldo

Ah…mexeu com dinheiro o pessoal fica doidão…e sai postando…:smiley:

F

hauehua
mas é proibido sair postando num forum? ahuehuaheua

:smiley:

T

1-Como qualificar um programador Jr. ?

2-Quais os requisitos básicos que as empresas buscam (exigem) ?

3-Tenho experiência com J2SE. OO, enfim… mas nuinca participei de um projeto ou um desenvolvimento profissional como uma aplicação web grande ou um ERP. Sou um programador Jr.? Ou nem me encaixo nisso?

T

camilolopes:

Isso eu acho estranho…!!

CLT = “Consolidação das Leis Trabalhistas” => Você é o funcionário de uma empresa.
Veja que nesse caso você é protegido e estará fazendo parte de uma gama de recursos legislativos. Você poderá recorrer aos seus direitos se necessário, você será beneficiado com alguns benefícios que são especificos para o trabalhador “e não a empresa PJ”, apesar da empresa também ter seus recursos e direito. Mas são diferentes.

PJ=“Pessoa Jurídica” => Você é a empresa.!

Quando te contratam como PJ, na realidade estão contratando uma empresa para fazer o serviço. Que na maioria das vezes (no caso do TI) só possui uma pessoa que tem uma empresa aberta em seu nome como prestadora de serviços.!! Assim aliviando nos impostos também :slight_smile:

O que não me conformo é qualificar um programador Jr = Certificação.!!

Pq?

T

julianostr:
Por favor, você poderia confirmar esses valores?
Isso é PJ ou CLT? E que conta é essa que resultou Senor = R$ 4732,59 = 41,42 ?? Não fala nada disso na revista??
Não entendi…

Pois R$ 4732,59 dividido por R$41,42 dá 114 horas no mês. É isso mesmo?

Aqui na empresa o cálculo é feito sobre 188 horas num mês.

Na maioria das vezes um consultor trabalha menos que um efetivo CLT.!

É isso amigos.!?

F

terra.jr:
1-Como qualificar um programador Jr. ?

2-Quais os requisitos básicos que as empresas buscam (exigem) ?

3-Tenho experiência com J2SE. OO, enfim… mas nuinca participei de um projeto ou um desenvolvimento profissional como uma aplicação web grande ou um ERP. Sou um programador Jr.? Ou nem me encaixo nisso?

Bom…

1- junior pra mim tem q ter boas nocoes de JEE e JSE, não precisa dominar. OO é indispensavel. Mas geralmente o que caracteriza os juniors é que eles tem pouca experiencia profissional

2- Hoje o mercado Java no brasil é muito voltado pra JEE, principalmente sistemas web. Pelo que eu vejo de ofertas, as empresas buscam conhecimentos JEE, JSE, algum framework web(geralmente struts), , um de ORM como o hibernate e algum mais geral como spring. São os mais “famosos”. É legal saber os padroes JEE, assim como os padroes de projeto OO mesmo.

3- sim… voce é um programador junior (e perceba que programador != analista)

LPJava

ae felipecruz concordo com vc… todo analista ja foi um programador junior nem todo programador jr é analista sempre esse termo!! as vezes o pessoal acha q programador tem função de analista!!

F

Pessoal a respeito de valores de salario para programadores Junior, pleno e Senior, eu já vi programador junior contratado por regime CLT ganhar R$ 3.600, 00. Esse negocio de valor de salário e muito relativo, depende da empresa que está contratando, pelo menos este eh o meu ponto de vista, mas se eu estiver errado por favor me corrijao…

F

até hoje eu só vi isso na petrobras e via concurso… alem do mais… sao juniors que nao sao juniors… sao plenos ou seniors…

fora isso, + de 3000 CLT pra junior eu nunca vi…
se vc ja viu em outro lugar (que nao tenha concurso) diz o nome da empresa ai pra eu me candidatar ahuehuahuea

J

Eu entrei na empresa sem saber nada da tecnologia em que eu iria trabalhar. Na carteira estava Aux. Administrativo por causa do salário.

Estudei por um mês e já comecei a ajudar nos projetos.
Por 3 meses fui observado pelo meu desempenho. Quando o prazo de observação ia terminar me “efetivaram” como programador júnior, com um ganho 50% maior.

Após 6 meses nessa situação perguntei quanto eu ganharia sendo PJ. Me falaram que eu ganharia o dobro. Isso foi em 1998. Fiz a alteração e sou PJ até hoje.

benflodin

até hoje eu só vi isso na petrobras e via concurso… alem do mais… sao juniors que nao sao juniors… sao plenos ou seniors…

se vc ja viu em outro lugar (que nao tenha concurso) diz o nome da empresa ai pra eu me candidatar ahuehuahuea

não quero ser metido, sou junior, consegui sem concurso e sem esforso e meu salario bruto é isso ai!!

mesmo assim acho que é pouco o que estamos ganhando, deveriamos ser mais respeitados e esse salario que voces anunciaram ai é ridiculo parece até estrategia de marketing para baixar custo!

louds

info_god:
louds:

Fale por si só…
Se vc acha q estagiario é isso q pena.

pois fui estagiario durante dois anos e minha mão de obra não era nem baixo e nem muito menos muito baixa qualidade.

Infelizmente na epoca eu ja entrei sabendo no estagio, mais como estava cursando faculdade ainda tava dificil encontrar emprego de verdade.

Estagio é mao de obra barata isso sim. Exploração rola muito.

Cara, vou ser cruel, mas realista. Estágio é para quem não sabe trabalhar ou arrumar bom trabalho. Simples assim, estagiarios podem ser bons desenvolvedores, inexperiêntes, mas bons.

Só que uma pessoa que tem capacidade para ocupar cargo melhor que stag e não o faz, não sabe arrumar emprego. Faculdade não é desculpa, idade não é desculpa.

Tem nego nesse forum que a meia década tinha 16 anos e já era consultor ganhandomuito mais que um junior ganha hoje. Tem uma tonelada de gente desse forum em cargos de pleno e senior que ainda estão cursando a faculdade (e tem menos de 25).

Minha dica para todos estagiarios que acham que deveriam ser junior, coloquem teu chefe contra a parede ou troquem de emprego. Senão vocês serão efetivados apenas quando se formarem.

akumaldo

louds:
info_god:
louds:

Fale por si só…

pois fui estagiario durante dois anos e minha mão de obra não era nem baixo e nem muito menos muito baixa qualidade.

Infelizmente na epoca eu ja entrei sabendo no estagio, mais como estava cursando faculdade ainda tava dificil encontrar emprego de verdade.

Cara, vou ser cruel, mas realista. Estágio é para quem não sabe trabalhar ou arrumar bom trabalho. Simples assim, estagiarios podem ser bons desenvolvedores, inexperiêntes, mas bons.

Só que uma pessoa que tem capacidade para ocupar cargo melhor que stag e não o faz, não sabe arrumar emprego. Faculdade não é desculpa, idade não é desculpa.

Tem nego nesse forum que a meia década tinha 16 anos e já era consultor ganhandomuito mais que um junior ganha hoje. Tem uma tonelada de gente desse forum em cargos de pleno e senior que ainda estão cursando a faculdade (e tem menos de 25).

Minha dica para todos estagiarios que acham que deveriam ser junior, coloquem teu chefe contra a parede ou troquem de emprego. Senão vocês serão efetivados apenas quando se formarem.

Concordo com você no que apresentou!

LPJava

eh isso louds concordo plenamente com vc… se o cara é profissional e manda bem cara, entao poe o patrao na parede… se ela n aceitar cai fora…se vc for bom concerteza n vai passar 1 mes desempregado…claro se empenhar tb… ne ? n ficar em casa esperando o tel tocar! mas o mercado de informatica encontrar cara bom acha(as vezes) porem responsavel e honesto ai q ta o X da questao!!

F

não quero ser metido, sou junior, consegui sem concurso e sem esforso e meu salario bruto é isso ai!!

mesmo assim acho que é pouco o que estamos ganhando, deveriamos ser mais respeitados e esse salario que voces anunciaram ai é ridiculo parece até estrategia de marketing para baixar custo!

hum… se vc conseguiu sem “esforso” realmente é uma mamata e tanto ahuehua

vc deu sorte… é isso
nao é comum um junior ganhar tanto assim… ainda mais q as empresas tao ficando cada vez mais “muquiranas”

benflodin

Uma coisa interessante:

Cliente quer um software
Cliente contrata XYZ Tecnologia por 500k

XYZ nao tem os profissionais
XYZ contrata Consultoria ABC por 100k

Consultoria ABC
manda 10 profissionais para Cliente, todos funcionarios da ABC sao PJ

2 Senior 8k
3 Plenos 5k
5 Junior 3.5k

Cliente satisfeito, vai migrar todos seus sistemas para Java utilizando os serviços da XYZ Tecnologia.

500k virou 48,5k

o que acham disso ?

B

Bem gente, sou totalmente leigo nisso, to querendo fazer esse curso e gostaria de saber dicas de vcs sobre esse curso de programador java pq o curso é caro, minhas duvidas são do tipo se tem q ter algum curso prafazer ele, alguma noção, eu to fazendo montagem e manutenção no senac e se eu fizer o curso de programador de java sera pelo senac tbm e outra duvida é se o mercado é aberto, espero resposta de vcs, grato.

peczenyj

500k virou 48,5k

e os impostos?

rmarin

benflodin:
Uma coisa interessante:

Cliente quer um software
Cliente contrata XYZ Tecnologia por 500k

XYZ nao tem os profissionais
XYZ contrata Consultoria ABC por 100k

Consultoria ABC
manda 10 profissionais para Cliente, todos funcionarios da ABC sao PJ

2 Senior 8k
3 Plenos 5k
5 Junior 3.5k

Cliente satisfeito, vai migrar todos seus sistemas para Java utilizando os serviços da XYZ Tecnologia.

500k virou 48,5k

o que acham disso ?

UHauhauhauh eu acho que você merece 5 estrelas…
Belo resumo…

cv1

benflodin:
500k virou 48,5k
o que acham disso?

Desses 451.5k:

• 100k sao salarios de outras pessoas que trabalham na consultoria
  • 100k sao do aluguel dos escritorios e manutencao do espaco
  • 100k sao impostos
  • 51.5k sao lucro
F

Fora o risco que o dono da XYZ e da ABC do pessoal estimar errado, ou fazer alguma burrada e ficar mais 6 meses presos no projeto.

neohacker

e ai galera…sou novato aki no forum como tb na linguagem…
eh o seguinte eu fiz a pouco tempo um curso de certificação na SUN para a SCJP 1.5…ainda naum prestei a prova…e tb naum sou nenhum expert…to tentando aprender…
o seguinte tava vendo algumas vagas neh…e vi uma que pede Programador Java Júnior como PJ…quanto vcs acham q eu deveria pedri…pois naum tenho nenhuma base de quanto o pessoal esta “tirando”…
e tb estou numa empresa “quebrando o galho” pra pagar minhas contas e estou tendo q aprender PHP…e to me matando pq naum to conseguindo…e tb naum estou tendo nenhuma ajuda…e to como estou como estagiário…to querendo sair daki rapidinho
se puderem me ajudar vlw gente…
flws…

Luca

Olá

Seu nick não o ajudará muito a conseguir emprego.

[]s
Luca

rodrigousp

cv:
benflodin:
500k virou 48,5k
o que acham disso?

Desses 451.5k:

• 100k sao impostos
  • 51.5k sao lucro

Acho muito correto seu raciocínio. Me ocorreu pensar um pouco na relação entre valor e preço. Se pensarmos que cada uma dessas grandezas representa o trabalho materializado em cada uma dessas classes teríamos o seguinte:

Por tanto, para cada hora social dos consultores existem 2 horas sociais do resto da empresa! Não acredito nisso… as demais áreas não devem onerar tanto a produção.
    Também não acredito nisso. A empresa deve ter outros projetos para sustentar sua infraestrutura. E apenas imaginando valores… acho que podemos supor que o aluguel de um escritório não pode ser muito mais do que 10k (principalmente quando sustentado por um único projeto de 10 desenvolvedores).
  • 100k sao impostos.
    Acredito que os impostos para pagamento de pessoal já esteja nos primeiros 100k. Será que o imposto seria 2x o lucro líquido, sabendo que o imposto é calculado com base no lucro da empresa (e não no faturamento) !?

Acho mais fácil o lucro, ser 300K;representam o risco da empresa de não conseguir outros projetos e mesmo assim arcar com a manutenção do escritório (aluguel, aparelhos, funcionários, etc) mais o risco do nome e capital investido não se refletirem em lucro. É por fim, um estímulo para que as pessoas saiam da fatia dos 48.5 e vão para fatia dos 300k (que parece ser mais necessária).

LPJava

pq nao Luca?

devido ao hacker.

bom hacker significa especialista… entao neoespecialista…hehe acredito que em uma empresa de TI com pessoas preparadas a palavra hacker nao é algo assustador, agora para os que houve a midia e repassa o q houve sem saber o significado como a empresa de moveis do seu josé aonde o gerente acha hacker é um cara mal caracter que pode rouba-lo ou roubar seus clientes ai eh algo diferente…

neohacker

:slight_smile: hehehe…vlw ja providenciei isso no curriculo…mas aki tem problema?? :?:

LPJava

bom o hacker vc deixar para quem vive na area poe especialista em X.
Ex. especialista em suporte hehehe! flw!

S

boas Pessoal

Estou a fazer um prog em java e necessito que o programa repita até eu carregar a tecla ESC. Algum sabe como se faz???
Ajudem se faz favor

rdgms

louds eu axo que nao é pq vc teve problema com estagiario que vc deve menospresar assim os mesmos…
Eu acabei meu estagio como programdor Java.
E humildimente era um dos melhores programadores da empresa.
Eu programava la :
PHP5/Msql
Java/Oracle
Jsp/Mysql
vb.net/sql Server.
Eu axo que vcs estao confundindo estagiarios de curso tecnico com etagiarios de faculdade…

Grinvon

Exato, acho que seria melhor dessa forma!

Grinvon

Infelizmente a visão de estágio é muito deturbada, estagiário é para aprender, e não para trabalhar, mais muitas empresas preferem usar dessa forma para pagar menos a seus “trabalhadores”. Pq orgãos como o IEL não fiscaliza melhor isso? Outra coisa, é para ter um regime de 4h máxima, mesmo que a lei permita 6h, acho isso um absurdo, o cara é estagiário e não funcionário da empresa, ele está lá teoricamente para aprender, ver os outros como trabalham, ensinando métodos e como funciona o processo, mas aqui sempre há o terrível “jeito brasileiro”.

cs.santos0

iai pessual, como estão??

estava fazendo uma busca na net…e acabei “caindo” nesse post, achei muito interessante, e resolvi dar um “UP” nele…

gostaria de saber como anda o mercado HJ (2008), ja que o post é de 2006…os salarios cairam ou aumentaram??..oq o mercado está exigindo por ai??..

na minha situação estou trabalhando a 7 meses diretamente com analise, codificação, documentação, testes, em java web…estou como estagiario…qual a media de salario para meu perfil??

vlw…

Marcio_Nogueira

Na minha opiniao, vale mais a pena investir em concurso público, os salários sao bons. :wink:

L

Olha, antigamente eu achava que virar funcionário publico era a melhor forma de desperdiçar sua carreira… hj em dia eu estou começando a mudar de ideia kkk :frowning:

Sorriso

Olha, antigamente eu achava que virar funcionário publico era a melhor forma de desperdiçar sua carreira… hj em dia eu estou começando a mudar de ideia kkk :(

Aproveita e faz um concurso na sua área.

alisson027

o que determina a hora de subir de estagiario para junior ,de junior para pleno e assim por diante
seria tempo de carteira , tempo em projetos , certificaçoes ou o que?

colosos_colossus

Tbm quero saber isso. Porque fiquei um ano de estagiário e quando formado fui efetivado daqui a pouco formo um ano efetivado.
To esperando minha carteira de trabalho mais no meu contracheck botaram como programador de INTERNETE sendo que eu sou desenvolvedor,
colocar internet tá me especificando só com uma coisa sem contar que estou desenvolvendo pra desktop,
(imagino que poderia ser uma tática pra não aumentar gradativo o meu salário) < ir mudando função> “ñ sei”.

Elizeu_Santos

pj é furada.
tá certo que no CLT sai IR, FGTS… mais no pj sai do seu bolso alimentação e vale transporte.ou seja, caso de um dos programadores aqui na empresa: gasta 2.80 de metro, 3.80 da barca e mais 2.50 do ônibus. ou seja gasta 18.20 por dia de passagem. multiplique por 22 dias uteis… 396 reais só de passagem!
sem contar a alimentação… almoçamos no mesmo restaurante… ele gasta 12 reais por dia. sem contar a providencia privada…
sem contar que ele não vai receber os adicionais da empresa (auxilio cesta, participação de lucro que aqui na empresa é de +/- R$1500 duas vezes por ano, décimo terceiro…)…
enfim, prefiro o pouco certo.

denislima

PJ não é furada. Por PJ ser tudo do seu bolso, voce tem q ter seu valor hora muuuuuuuiito mais alto do que seria no CLT.

Se for p vc ser PJ vc tem que supervalorizar… ja que eh tudo por sua conta… e as empresas sabem disso e pagam melhor pra PJ pq ela, a empresa, nao paga um tanto de imposto, como ela pagaria se vc fosse CLT.

Pj seria furada se te pagarem mal…ai realmente nao compensa… Ex: se com CLT vc ganharia uns 3500k. Com PJ teria q ser 5600k no minimo…(uns 35 a hora). Lembre tbem que CLT tem mtos descontos…

Eu ja fui CLT , fui PJ e agora voltei a ser CLT pq surgiu uma oportunidade boa p CLT entao peguei novamente…mas seria PJ novamente sem problemas… Tem seu lado bom sim… Eh muito mais grana no bolso… Eu tava guardando uma puta grana… e no CLT a grana que vc guarda obrigatoriamente, que no caso eh o FGTS, quem toma conta eh o governo… no PJ vc ganha mais e guarda e eh vc quem toma conta…

COm relacao a saber se vc eh estagiario, jr, pl ou senior…isso vai de voce, eh uma somatoria de variaveis:

• Qto tempo de experiencia.
  • Quanto vc confia no seu trabalho. Da conta do recado
  • Qto vc conhece tecnicamente.
  • Tem graduacao concluida.
  • Tem certificacao
  • Tem ingles, espanhol…
  • Pos, cursos, etc…

Enfim… eh vc qm sabe o seu nivel de acordo com o que citei acima…

Se a empresa que vc ta nao te reconhece, nao te valoriza…cai fora…oportunidade nao falta, pelos menos aqui em SP.

Abracos

colosos_colossus

vcs costumam ver os utimos post?

I

louds:

Fale por si só…

Criado 17 de julho de 2006
Ultima resposta 26 de jul. de 2006
Respostas 106
Participantes 43