Programador Java Junior?

1 resposta
E

Programador Java Junior :?: :?: :?:

O mercado de trabalho falta mão de obra de programadores Java porem o que não entendo é, por que a maioria das empresas colocam anuncio de programador Java Junior com um monte de exigência, por exemplo este anuncio:

Programador Java Junior
Necessário ter experiência com SQL Server 2005 , MySQL 5 . x , Java 1 . 6 . x ( JDK ) , Apache Ant 1 . 7 . x , Apache Tomcat 5 . x , Apache Commons , Spring 2 . x ( Schema , annotations ) , Hibernate , JSP 2 . x , Servlet API 2 . x , XFire , Adobe Flex ( nice to have Projeto para ser desenvolvido em nove semanas ( término em maio ) , o projeto é desafiador , bem focado . (eu só copiei e colei, não alterei nada neste anuncio de emprego)

Eu postei este anuncio em particular pois foi um dos poucos que não exigiu experiência( talvez esqueceram :!: ), normalmente para Java Junior pedem no mínimo 1 ano de experiência, mas o mais absurdo é quando colocam que querem Java Trainee e pedem 1 ano de experiência com bagagem de Java Senior e se é isso que exigêm para Junior imagine para Senior.
Moro na capital de São Paulo sou recém formado em Ciência Da Computação e resolvi seguir a área de programação já estudei o livro da Kathy (Head First Java) e pretendo tirar o Certificado SCJP, falo inglês e estou estudando espanhol, eu estou procurando vagas de emprego Java e todas que vejo pede experiência de no mínimo 1 ano e já estou ficando preocupado pois como vou começar a trabalhar se não existe emprego que não exija experiência, uma nova Lei entrou em vigor que uma empresa não pode exigir mais que 6 meses de experiência, porem e quem não tem experiência o que fazer.

Nova Lei : http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,MUL347874-9654,00.html

Normalmente a experiência vem de um estagio que as vezes se torna efetivo, e as vezes é o famoso QI ( Quem Indica ) que as pessoas conseguem o primeiro emprego e partir deste que se consegue experiência.
Eu gostaria de perguntar ao colegas do fórum de como conseguiram ou até como conseguir o primeiro emprego como programador Java sem experiência!

1 Resposta

L

Eh realmente complicado, vc tem que aparecer, o QI vale muito, as pessoas tem que saber que vc existe. Por experiencia, eles podem ateh pedir tudo isso, vc pode nao saber muito sobre esses frameworks e tecnologias, mas se alguem dizer: “olha, esse cara eh bom, ele aprende rapido”, pode ter certeza que vai valer mais do que vc conhecer tudo aquilo.

Mas, vc tb nao pode ser um completo ignorante nas tecnologias, uma vez chegou um cara que disse que tinha usado JPA, mas soh em testes e tal, pensei: “beleza, ele naum sabe a fundo, mas ja sabe o que eh”. Ai ele me solta: “Soh que testei com o firefox, nao sei se roda certo no IE”… bah, nao dava neh, afinal o cara nao faz ideia do que eh. Tem muitas coisas que eles colocam na oferta que vc naum precisa ser expert, soh precisa saber o que eh, dizer que precisa saber sql server tal, vc naum sera o DBA, provavelmente soh precisa ter uma nocao do que eh o SQL server e tambem saber sql claro.

Existe (para mim) tambem algumas coisas nas vagas que indicam se o que eles querem eh realmente serio ou eles soh colocaram um monte de tecnologias nada a ver para ficar bonito parecendo que eh algo complexo. Por exemplo nessa vaga colocar java 6 eh dispensavel (afinal ja estao procurando um programador java, agora se eles colocasse java 6 por que usa tal coisa especifica, ai tudo bem), colocar o apache ant eh nada a ver tambem (o ant serve para fazer coisas para vc, vc pode chegar ao mesmo resultado sem usar ele), servlet e jsp pode ser traduzido como programador java web (afinal para o cara ser considerado um programador java web o minimo que ele precisa saber eh jsp e servlet), os banco de dados podem ser traduzidos como “conhecer SQL”, apache commons eh saber que existe esses projetos (http://commons.apache.org/components.html), naum precisa saber usa-los a fundo (acho que ninguem eh expert em todos os projetos commons hehe.
Na minha visao essa vaga pode ser traduzida como:
Procurasse programador java junior para desenvolvimento de sistema WEB. Necessario SQL, Spring 2, Hibernate, XFire e Adobe Flex.
:razz:

Por fim, da uma lida nisso
http://blog.fragmental.com.br/2007/10/22/sobre-entrevistas/

Criado 13 de março de 2008
Ultima resposta 14 de mar. de 2008
Respostas 1
Participantes 2