Eu sou programador java, mas totalmente noob com respeito à sistemas desktop.
Eu sabia q tinha AWT e Swing, mas nunca ouvi falar desse SWT.
Eu pretendo começar a desenvolver desktop, mas preciso da ajuda de vcs para saber como iniciar.
Qual a UI mais utilizada/recomendada hoje em dia ?
Swing ainda ?
Existe algum framework, API ou qqr outra coisa q é indicado para utilizar na UI ou no desenvolvimento em geral ?
Atualmente a biblioteca padrão, e utilizada na maioria das aplicações desktop em Java, é o Swing.
Mas estamos em meio a um processo de migração para o JavaFX… Então se ainda não conhece nenhuma das tecnologias desktop da plataforma Java, aconselho que volte seus estudos neste sentido, que é o que o futuro nos reserva, e a Oracle pretende tornar o próximo padrão de fato para interfaces gráficas.
Já o SWT é uma alternativa ao AWT/Swing que foi desenvolvida pela IBM, e é utilizada na construção da IDE Eclipse, por exemplo.
Dando uma pesquisada aqui no fórum e na Internet você encontrará muita informação sobre o assunto.
[quote=lavreh]Atualmente a biblioteca padrão, e utilizada na maioria das aplicações desktop em Java, é o Swing.
Mas estamos em meio a um processo de migração para o JavaFX… Então se ainda não conhece nenhuma das tecnologias desktop da plataforma Java, aconselho que volte seus estudos neste sentido, que é o que o futuro nos reserva, e a Oracle pretende tornar o próximo padrão de fato para interfaces gráficas.
Já o SWT é uma alternativa ao AWT/Swing que foi desenvolvida pela IBM, e é utilizada na construção da IDE Eclipse, por exemplo.
Dando uma pesquisada aqui no fórum e na Internet você encontrará muita informação sobre o assunto.[/quote]
Muito obrigado lavreh !
Eu tinha ouvido falar do JavaFX.
Mas o q ouvi não era muito legal.
Dizia q ele seria um concorrente do flash e do silverlight, mas q com essa onde da barrar flash nos dispositivos moveis, o JavaFX já chegaria em um “mundo morto”.
E o JavaFX não seria voltado apenas pra navegadores ?
Pra desktop tb ?
Claro q vou pesquisar, mas quem quiser contribuir…
fdiaz2011 , estou me referindo ao JavaFX 2, que praticamente é uma nova tecnologia, não tendo muito em comum com as versões anteriores do JavaFX.
Quanto a ter o foco restrito a Web… é exatamente o contrário! Além do desktop, a Oracle pretendo portá-lo para mobile e, em um futuro próximo até televisões e outros dispositivos.
O grande diferencial desta versão é sua simbiose com a plataforma Java, sendo agora uma API nativa do Java 7, e não mais uma extensão.