Programador Java - Primeiro emprego/Estágio

Olá, amigos.

Estou fazendo faculdade de ADS e já cursei lógica de programação I e II ( aplicado a linguagem C) e agora estou aprendendo por fora JAVA. Estou no básico ainda, tipo: if - else; swich-case; for; while. Estou intensificando bastante para em um tempo breve eu esteja em um nível razoável na linguagem Java.

Pretendo conseguir em breve um emprego ou estágio. Só com o que relatei é possível conseguir um estágio ou emprego?? o que mais eu deveria saber?? Tipo, o mínimo que um programador deve saber para conseguir concorrer algum estágio.

Sei que essa pergunta é complexa, pois depende de onde atuar ( desktop, web, moble, etc), mas queria sugestões de caminho a seguir, não o necessariamente o caminho mais fácil, mas o suficiente para poder começar na área. Grato.

Você ainda tem um caminho a seguir para conseguir seu primeiro emprego como Dev Java.

Na minha opinião esses são os requisitos:

1. Orientação a Objeto
  2. Collections
  3. Generics
  4. Threads
  5. JDBC
  6. JPA/Hibernate
  7. HTML
  8. CSS
  9. JavaScript
  10. 1 Framework Web (JSF ou Spring, existem outros mas esses são os mais usados)

Desktop -> Se você quer trabalhar dando manutenção, estude Swing ou JavaFX. Principalmente Swing pois tem pouquíssimas coisas em JavaFX.

Hoje em dia boa parte das aplicações são Web/Mobile.

1 curtida

Vamos la

1. arrume amigos programadores
  2. crie um curriculo e mande pra toda as empresas, para todas as vagas que vc quer. aguarde.
  3. se te chamarem pra entrevista, ouça atentamente as perguntas e estude o que vc não sabe.

se vc quer uma dica, veja a apostila de java para web da caelum: https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-fj21.pdf

tente fazer os exemplos vc mesmo. hoje em dia é bastante comum vc encontrar sistemas em java com interface web, então tudo o que vc souber que ajude, melhor.

um pouco de html, javascript e css, um pouco de banco de dados/sql, uma pitada de J2ee, e por ai vai.

se vc quer entrar no mercado de trabalho de qq forma, amplie a sua busca procurando por outros cargos que não apenas dev, que não apenas java. Eu, por exemplo, comecei como Testador (QA) e isso me ajudou bastante.

desafie a si mesmo a fazer algumas coisas e programe-as. seja um jogo, uma “lista de coisas para fazer” (ToDo list), etc.

1 curtida

Obrigado pelas dicas!!

Obrigado peczenyj!! ótimas dicas!!

Tbm recomendo esse artigo :slight_smile:

2 curtidas

Estou no mercado a muito pouco tempo, também fiz ADS(ou melhor estou fazendo tranquei faltando 2 matérias, estou voltando esse semestre).

Inicialmente o mercado é bem complicado, difícil de entender, porém as contratações de estágio estão aumentando vou colocar aqui oque funcionou para eu conseguir o primeiro estágio.

Aprenda orientação a objetos, JDBC, Collections e como aplicar MVC e DAO, um pouco de Generics e se tiver tempo sobrando veja um pouco de hibernate.

Acho de extrema importância focar em HTML, css e javascript, aprenda o importante para se virar e saber buscar informações na net, e não se esqueça de olhar oque é AJAX.

Foque em um banco de dados e treine com pouco com ele.
Também aprenda o básico de GIT isso de dará um diferencial.

Pra mim isso daí bastou, mas fiquei bastante tempo procurando, acredito que hoje esteja mais fácil, tem um monte de conteúdo bom e grátis no youtube e até na udemy

2 curtidas

Não se esqueça, é possível entrar como Junior sem ao menos ter feito estágio ou trabalhado na área de TI.