Trabalho desde 2006 porting de jogos para celular. Embora seja java, nunca precisei mexer com jsp, html ou qualquer outra tecnologia comum no trabalho com java web.
Estou tentanto migrar para a área web, mas estou encontrando dificuldade na hora da experiência, já que as agências parecem utilizar os anos de trabalho como principal critério para selecionar o povo.
Ja fiz projetos academicos utlizando servlet, jsp;
Estou terminando o curso FJ21 da Caelum (jsp,servlet,struts,hibernate…);
Também estou estudando para tirar certificação SCJP;
E talvez venha a fazer os cursos FJ26 e FJ31 da Caelum (java web avançado).
Minha pergunta é:
Esses cursos irão fazer a diferença na hora de procurar um emprego? Por que pela minha experiência recente, eu posso rechear meu currículo com oque é pedido nas vagas e ainda nao serei selecionado pela falta de experiência na área…
Ou então devo omitir o tempo de experiência para ao menos ter uma chance?
Eu passei pelo mesmo problema,
porém felizmente existem algumas empresas que fazem testes de conhecimentos para contratar o profissional. No começo eu fiquei até desanimado, pois em algumas entrevistas o pessoal de RH só verifica o tempo de experiência mesmo. Por isso não desanime e continue enviando CV, pois uma hora aparece.
Quanto a aumentar o CV, omitir algum dado ou mascarar o periodo de experiência eu sou contra, mas as vezes isso dá certo e aumenta as suas chances de chegar a uma entrevista técnica, que é o mais interessante na hora da seleção.
[quote=adriano_si]Porque quer sair de Mobile cara ??? eu já estou começando a pensar em Ingressar… e vc querendo sair…
Falows ;)[/quote]
Então…
Estou no meu segundo emprego com jogos java.
No primeiro emprego, infelizmente sai por que devido a má gestão da matriz nos EUA, fecharam a filial no brasil (justo na época que eu ia ser efetivado )
No meu emprego atual bom… sou clt, tenho uma renca de benefício mas no final, a soma de tudo não chega perto da remuneração de um programador junior de java web…
Tem gente aki que ganha melhor, mas são bem poucos.
Infelizmente, a média de salário de um programador de jogos para celular no Brasil, ainda é baixo em relação com as outra áreas.
Multinacionais afim apenas de lucrar com a mão-de-obra boa e barata daqui, aliado a operadoras que comem quase todo o dinheiro ganho com a venda dos jogos diminuem a perspectiva de ganho da gente…
Também tenho interesse em me tornar um desenvolvedor java WEB. Pra suprir a falta de experiência nessa área, estou estudando pra certificação SCWCD. Há quem diga que não substitui a experiência. De fato, quando estiver sendo avaliado por um representante de RH que não sabe nada de tecnologia não vai fazer muita diferença mesmo. Mas eu acredito que certificações fazem (e muita) diferença na hora de uma entrevista técnica.
Aew pessoal…
realmente a area de mobile no Brasil não esta muito boa (uma pena!), assim como o adriano eu não acho legal você tirar a experiencia que você tem em mobile do curriculo…
hoje não esta muito dificil conseguir um emprego com java web basta você conheçer java (claro!!) uma framework MVC e uma ORM que você ja consegue um trabalho como jr!
abrs boa sorte!!
Diferente de outros acho que voce tem razao em querer sair do Mobile. Depois que chegou o iphone creio que a demanda dos “joguinhos” em Java sofreram uma queda significativa. Depois que o android chegar com certeza vai cair mais ainda.
E outra. Com a alta tecnologia que existe hoje; ao programar para web você está programando junto pra celular porque todo mundo sabe que com 3G e Wi-Fi isto é uma realidade necessária.
Não faço nem ideia de como será o futuro de aplicações e tecnologias “específicas” para aparelhos móveis.
Enfim. Tente enfatizar que você conhece sobre estrutura de dados, lógica de programação, alguns padrões de projeto, entre outros tópicos que são comuns tanto para web como para o que você faz. Isso + todo o conteúdo que você irá aprender nos cursos que você descreveu com certeza lhe trarão o impulso necessário para lhe darem ao menos uma chance de começar em projetos web.
Minha situação é parecida. A diferença é que hoje programo em Delphi (risos)…
Mês que vem vou começar o curso FJ-21 da Caelum, espero que eu adquira conhecimentos necessários pra poder conseguir uma oportunidade para trabalhar com Java…
O problema, como já disseram, é que a grande maioria das vagas pedem experiência, as vezes até para uma vaga de Programador Júnior constumam pedir dois anos de experiência…