Programador Java x Viver

Um amigo meu acabou de ser promovido a sr em .Net. 3,5 anos de profissão e ele me falou algo que me deixou pensativo “Se vc se dedicar como se dedica em java p/ .net em menos de 2 anos é sr”.

Nos entramos no mundo da programação na mesma epoca, fui p/ java pq alem de ter mais vagas o salario era maior e ele foi p/ .net pq era mais facil de aprender tão logo os concorrentes poderiam ser meia boca (Hj ele fala que alguns plenos pensam que java script roda no servidor ou nem sabem a diferença entre servido ou cliente).

Eu falo que os concorrentes java sao foda… ingles de intermediario p/ fluente, sabem como funciona cliente, servidor e aplicacoes distribuidas, diversos d. patners… trocam cerveja e mulher por pilhas de livros, video games, brincar de desenvolver fw ou estudar p/ linguagens que praticamente nao tem mercado (ruby).

Essa é a segunda empresa dele em .net.

O cv do cidadão fala bem pouco:
-[color=red] mais de 3 anos em .net (C#, aspx), NHibernate, ingles intermediario, sql server, postgres.[/color]
O meu cv:

• [color=red]mais de 3 anos em java web e desktop, hibernate, struts 1 e 2, jsf, spring, vraptor, ajax,ejb 2 e 3, window, linux e unix, estudando p/ mobile e android, ingles intermediario, certificacao scjp ,mysql, postgres, oracle.[/color]

O salario de java e .net estao iguais, na apinfo os dois ralam em vagas, em .net o retorno é mais facil e a dedicacao é menor…

Apareceu uma oportunidade na empresa onde ele trabalha, um aplicacao nova de apenas um modulo em java que deve ser migrador p/ .net e desenvolver mais 2 modulos em c#.

Vou ter o mesmo salario e pretendo ralar nos 6 primeiros meses p/ pegar o negocio e depois ter mais tempo p/ viver distante de um pc, no dpto dele tem 3 mulheres no perfil na LINA moderadora e onde eu trabalho tem uma no perfil Whoopi Goldberg.

Parece ser o paraiso ir p/ C#… alguem conhece o perfil do programadores .net?

[color=red]* Dos programadores e nao de 1 ou 2 programadores, nao adianta falar “nao é assim pq o meu amigo é…” estatisticamente falando 1 nao é nada diante de todos.[/color]

Eu tinha prazer de programar até conhecer o que é fazer viagens, ter carro do ano (carro de verdade), morar em lugar bacana, ter uma garota top do lado e tempo e dinheiro p/ me manter e curtir tudo isso…

[]'s

Estava no Java, fui no .net, não fez diferença.

Bom eu tenho vivido muito bem com Java, mesmo :slight_smile:

Alguns ficam muito decepcionados com a profissão, mas isso tem em todas as profissões.

Abraço

[quote=ViniGodoy]Estava no Java, fui no .net, não fez diferença.
[/quote]

Em empresa diferente ou apenas troca de projeto?

Nunca trabalhei com .NET, mas conheço algumas pessoas que trabalham e ganham salarios, no geral, compativeis com salarios pagos em Java.

Acho que isso nao se escolhe, tem que ver qual voce gosta mais e se sente mais desafiado :slight_smile:

[quote=guime]Nunca trabalhei com .NET, mas conheço algumas pessoas que trabalham e ganham salarios, no geral, compativeis com salarios pagos em Java.

Acho que isso nao se escolhe, tem que ver qual voce gosta mais e se sente mais desafiado :slight_smile:

[/quote]

Eu falei isso na abertura da thread, salario compativel com menos dedicacao, menos dedicacao sobra mais tempo p/ outras coisas…

Eu trabalhei com .net por algum tempo, até sair o vs2005, depois disso nunca mais usei, ao meu ver, a grande diferença entre .net e java (para uso, dia a dia, nao estou entrando em méritos técnicos) é o visual studio, agora, a dedicação e esforço devem ser os mesmos, já que assim como java, .net não é uma linguagem e de novo, assim como o java, não é nada simples, existe uma plataforma por tras da coisa toda, o fato de você conhecer java (por ser O.O.) pode te ajudar a entender o .net, que tem muitas particularidades tambem.

acho estranho isso do pessoal ficar reclamando da profissao aqui… vira surfista profissional, sei la, vai fazer qualquer coisa que realmente lhe de satisfação total… acho dificil mudar de linguagem te ajudar a pegar mais mulher… rsrs

O mundo dos programadores .NET é bem diferente do Java apesar das linguagens terem uma semelhança. A maioria dos desenvolvedores .NET que conheço no mercado
são fracos. Pra ser bem sincero, os melhores que encontrei na verdade estudavam ou já trabalharam com Java :slight_smile:

Todo mundo aqui sabe que o .NET é menos trabalhoso para realizar tarefas simples (na maioria dos casos), e consequentemente, as pessoas mais leigas tendem a simpatizar
com as coisas mais simples. O problema é que algumas etapas conceituais acabam sendo perdidas pq as pessoas encontram “tudo pronto” e nem fazem idéia de como aquilo
funciona.

Já mechi com Java, dai mudei pra .NET e voltei pra Java.

Sabe o que percebi do .NET, meus colegas que mechiam com Java antes de .NET, programavam de maneira mto elegante, porém os programadores que sempre mecheram com .NET, só faziam gambiarras, o codigo deles tinha que ser ajustado a acada poco.

Os ganhos podem ser os menos e não vejo por que não ser, a diferença é que em .NET não existe muito o que aprender e melhorar, vc aprendeu aquilo, e quando sair nova release vc esqueçe tudo e aprende tudo de novo, pelo menos foi o que eu vi do 2.0 para o 3.0 e para o 3.5, sinceramente, isso é maçante, não é nada novo, e reescrever o que vc vez com classes e propriedades diferentes. Ninguém merece. Prefiro mto mais Java mesmo.

Parece java…

Vc conhecer Struts?Nos utilizamos WebWork… Conhece WW? Nos utilizamos JSF

[quote=jjose][quote=ViniGodoy]Estava no Java, fui no .net, não fez diferença.
[/quote]

Em empresa diferente ou apenas troca de projeto?[/quote]

Empresa diferente. Mas um colega meu fez só troca de projeto, e também deu na mesma.

[quote=jjose]Parece java…
Vc conhecer Struts?Nos utilizamos WebWork… Conhece WW? Nos utilizamos JSF
[/quote]

Se você fez a coisa direito, não deixando seu modelo/regras de negócio implementados em Actions e ManagedBeans, a transição é bem suave. Só um conjunto de tags e o modelo de request/response para se aprender.

Vai fazer isso do VB6 para o VB.NET.

É… com a Oracle passando o rodo geral… a tendência é uma galera ir pro .NET mesmo.

[quote=mochuara]
É… com a Oracle passando o rodo geral… a tendência é uma galera ir pro .NET mesmo.[/quote]

Num entendi.
Por que isso?

[quote=Rafael Nunes][quote=mochuara]
É… com a Oracle passando o rodo geral… a tendência é uma galera ir pro .NET mesmo.[/quote]

Num entendi.
Por que isso?[/quote]

Agora que Java é Oracle, não tem mais o argumento de “ser aberto”. A coisa ficou entre a Oracle e Microsoft. Para o programador, a MS tem varios atrativos, a linguagem é bem avançada em recursos, e tem a larga experiencia em ambientes RAD tb da Microsoft.

[quote=mochuara][quote=Rafael Nunes][quote=mochuara]

Num entendi.
Por que isso?[/quote]

Agora que Java é Oracle, não tem mais o argumento de “ser aberto”. A coisa ficou entre a Oracle e Microsoft. Para o programador, a MS tem varios atrativos, a linguagem é bem avançada em recursos, e tem a larga experiencia em ambientes RAD tb da Microsoft.[/quote]
Você está dizendo que java não é “aberto” ? De um modo geral, qual a diferença entre a sun e a oracle ?

Sempre ouvi muita gente dizendo maravilhas do Visual Studio e acreditei que seria uma IDE muito boa pra desenvolvimento.
Até certo dia que tive que fazer um pequeno projeto no VS. Odiei usa-lo até o fim, talvez por estar tão acostumado ao NetBeans/Eclipse e não tenha tido tempo de adaptação, mas não gostei do VS.

[quote=Tchello][quote=mochuara][quote=Rafael Nunes][quote=mochuara]

Num entendi.
Por que isso?[/quote]

Agora que Java é Oracle, não tem mais o argumento de “ser aberto”. A coisa ficou entre a Oracle e Microsoft. Para o programador, a MS tem varios atrativos, a linguagem é bem avançada em recursos, e tem a larga experiencia em ambientes RAD tb da Microsoft.[/quote]
Você está dizendo que java não é “aberto” ? De um modo geral, qual a diferença entre a sun e a oracle ?

Sempre ouvi muita gente dizendo maravilhas do Visual Studio e acreditei que seria uma IDE muito boa pra desenvolvimento.
Até certo dia que tive que fazer um pequeno projeto no VS. Odiei usa-lo até o fim, talvez por estar tão acostumado ao NetBeans/Eclipse e não tenha tido tempo de adaptação, mas não gostei do VS.

[/quote]

Odiei VS++

O mesmo ocorreu comigo, eu realmente tentava descobrir o que tinha de tão bom, que todos tanto falavam, mas eu só achava o contrario, coisas que o netbeans fazia pra mim e la não tinha ou era ruim.

Talves, pq eu estava fazendo uma DLL e não estava usando o DnD, talvez o bom seja o drag and drop dele :twisted:

[quote=fredferrao]

Odiei VS++

O mesmo ocorreu comigo, eu realmente tentava descobrir o que tinha de tão bom, que todos tanto falavam, mas eu só achava o contrario, coisas que o netbeans fazia pra mim e la não tinha ou era ruim.

Talves, pq eu estava fazendo uma DLL e não estava usando o DnD, talvez o bom seja o drag and drop dele :twisted: [/quote]

Odiei Java

Se eu criar um topico sobre mulher e cerveja vcs vao falar que java é melhor…

vc não gosta do que faz (odeia java), ganha mal (vide outro topico) e compara tudo com cerveja e mulher

vc so pode ser o Homer Simpson

[quote=jjose][quote=fredferrao]

Odiei VS++

Talves, pq eu estava fazendo uma DLL e não estava usando o DnD, talvez o bom seja o drag and drop dele :twisted: [/quote]

Odiei Java

Se eu criar um topico sobre mulher e cerveja vcs vao falar que java é melhor…

…[/quote]
Se você detesta tanto assim java e detesta como os desenvolvedores java são tratados (pelo menos onde você trabalha), eu tenho uma única pergunta pra você:
O que diabos você ta fazendo aqui???