Programador JR Java Curitiba - Quanto pedir de $$$

Olá gujeiros, atualmente estou no último ano de faculdade, já fiz o TCC e fiz um E-Commerce em Java usando Hibernate 3 + V-Raptor 3, estou trabalhando numa grande empresa em Curitiba que trabalha com desenvolvimento de sistemas WEB, o meu cargo é como Analista de Testes JR,. Basicamente a empresa usa Java, JSP e Servlets, JSF, Spring, Hibernate 3. Tenho conhecimento básico em Hibernate, Java intermediário, CSS, Javascript e HTML intermediário e estou estudando Spring à alguns dias. Trabalhei pouco tempo como programador, cerca de 4 meses em C#. Surgiu um projeto grande usando Hibernate 3, são poucos os que sabem hibernate 3 e que possuem conhecimento, sendo assim o arquiteto sabia dos meus conhecimentos e que eu sempre quis trabalhar com desenvolvimento e agora estou temporariamente na equipe dele, é quase certeza que ele me chame para Programador JR.

Agora minha pergunta: Qual o salário que peço? Uns dizem 1,5k outros 1,8k. Estas faixas salariais estão de acordo com meu nível de conhecimento?

Oi cristianogro,

Acho estranho você pedir…Penso assim,eles vão oferecer x,ai sim vc vê se vale a pena ou não…Se for entre esses valores que vc citou,eu aceitária… :wink:

Cara desculpa minha sinceridade, mais acredito que para você começar, dentro da empresa que investiu em você como estagiário já está bom, ainda mais se tiver part. nos lucros, e tudo mais.

Não entendi, e o que você vai fazer com a empresa grande? Na empresa atual você tem carteira assinada?

Geralmente não vale a pena sair de uma grande empresa para embarcar num projeto como PJ.
Mesmo como junior, algumas empresas grandes aqui na cidade vão te pagar pelo menos 2.2k, em CLT.

[quote=ViniGodoy]Não entendi, e o que você vai fazer com a empresa grande? Na empresa atual você tem carteira assinada?

Geralmente não vale a pena sair de uma grande empresa para embarcar num projeto como PJ.
Mesmo como junior, algumas empresas grandes aqui na cidade vão te pagar pelo menos 2.2k, em CLT.
[/quote]

Será que entendi errado?Pensei que fosse na mesma empresa… :roll:

Pois é, anime, também fiquei na dúvida.

Os salários de jr. com carteira assinada em grandes empresas aqui em Curitiba variam de 1.8k (HSBC/GLT) até 2.5k (Siemens).
Se você já tem abertura e é conhecido desse arquiteto, você pode perguntar a ele qual é a faixa salarial do jr. aí.

Outra coisa. Leve em consideração que uma grande empresa é geralmente porta para outras, e que muitas vezes existem benefícios além do salário, como plano de saúde, refeitório e estacionamento no local.

[quote=ViniGodoy]Pois é, anime, também fiquei na dúvida.

Os salários de jr. com carteira assinada em grandes empresas aqui em Curitiba variam de 1.8k (HSBC/GLT) até 2.5k (Siemens).
Se você já tem abertura e é conhecido desse arquiteto, você pode perguntar a ele qual é a faixa salarial do jr. aí.

Outra coisa. Leve em consideração que uma grande empresa é geralmente porta para outras, e que muitas vezes existem benefícios além do salário, como plano de saúde, refeitório e estacionamento no local.[/quote]

Oi Vini,então ai em Curitiba é bom heim…rsrs… :stuck_out_tongue:

[quote=cristianogro]Olá gujeiros, atualmente estou no último ano de faculdade, já fiz o TCC e fiz um E-Commerce em Java usando Hibernate 3 + V-Raptor 3, estou trabalhando numa grande empresa em Curitiba que trabalha com desenvolvimento de sistemas WEB, o meu cargo é como Analista de Testes JR,. Basicamente a empresa usa Java, JSP e Servlets, JSF, Spring, Hibernate 3. Tenho conhecimento básico em Hibernate, Java intermediário, CSS, Javascript e HTML intermediário e estou estudando Spring à alguns dias. Trabalhei pouco tempo como programador, cerca de 4 meses em C#. Surgiu um projeto grande usando Hibernate 3, são poucos os que sabem hibernate 3 e que possuem conhecimento, sendo assim o arquiteto sabia dos meus conhecimentos e que eu sempre quis trabalhar com desenvolvimento e agora estou temporariamente na equipe dele, é quase certeza que ele me chame para Programador JR.

Agora minha pergunta: Qual o salário que peço? Uns dizem 1,5k outros 1,8k. Estas faixas salariais estão de acordo com meu nível de conhecimento? [/quote]

Não gente, o projeto grande que surgiu foi na mesma empresa onde ele está trabalhando. Antes ele trabalhava como Analista de Testes JR, mas o arquiteto sabe dos conhecimentos dele na área de desenvolvimento e ele está temporariamente trabalhando com a equipe de desenvolvimento…

Olha cara, se te oferecem essa faixa de salário eu aceitaria se fosse comigo… já deu pra notar que o arquiteto da sua empresa gosta de você por ter te chamado ao invés de contratar um cara de fora pra ajudar no projeto.

Eu entendo da seguinte forma, ele está te dando chance de crescer na área que você gosta… então aproveite amigo, nem todos tem a sorte que você teve, e outra, o salário você vai conhecendo com o tempo… se achar que ganha pouco com o que faz se empenhe mais e peça um aumento…

o/

Bom, deu confusão na cabeça de todo mundo, não fui bem claro :frowning: mas vamos lá.

Vamos facilitar, tenho um ano de experiência como testador, entrei fazem três meses na Stefanini(presta serviço pro HSBC) como Analista de Testes JR, quando entrei eles me perguntaram quanto eu queria, negociei o valor, desde então estou estou esses três meses registrado como CLT no cargo de Analista de Testes JR, mas conheci um arquiteto Java e em conversas comentei sobre meu projeto de TCC que usei Java, V-Raptor e Hibernate, daí ele decidiu me chamar pra ajudar na equipe dele por eu já ter um conhecimento razoável em Java/Hibernate, então temporariamente estou na equipe dele.

Segundo esse arquiteto amigo meu é 90% de chances de o gerente me contratar para a equipe de desenvolvimento. Então o que vai acontecer é que vou sair da equipe de testes e entrar na equipe de desenvolvimento também com contrato CLT. Fiquei encucado com o salário de Programador JR aqui, pois tem um rapaz que está com salário de 1,5K e o cara é praticamente um TRAINEE, pois não sabe quase nada, daí fiquei pensando como já tenho um conhecimento em WEB meu salário deve ser maior.

Agora não sei se devo ou vou conseguir entrar com salário de Programador JR, pois não tenho todo o conhecimento necessário como por exemplo JSF(só tenho um conhecimento básico) e Spring(ainda estou aprendendo). VINI obrigado pela informação da faixa salarial dos Juniors aqui em Curitiba, eu já achava que era abaixo disso.

[quote=Rafael Mesquita Moura][quote=cristianogro]Olá gujeiros, atualmente estou no último ano de faculdade, já fiz o TCC e fiz um E-Commerce em Java usando Hibernate 3 + V-Raptor 3, estou trabalhando numa grande empresa em Curitiba que trabalha com desenvolvimento de sistemas WEB, o meu cargo é como Analista de Testes JR,. Basicamente a empresa usa Java, JSP e Servlets, JSF, Spring, Hibernate 3. Tenho conhecimento básico em Hibernate, Java intermediário, CSS, Javascript e HTML intermediário e estou estudando Spring à alguns dias. Trabalhei pouco tempo como programador, cerca de 4 meses em C#. Surgiu um projeto grande usando Hibernate 3, são poucos os que sabem hibernate 3 e que possuem conhecimento, sendo assim o arquiteto sabia dos meus conhecimentos e que eu sempre quis trabalhar com desenvolvimento e agora estou temporariamente na equipe dele, é quase certeza que ele me chame para Programador JR.

Agora minha pergunta: Qual o salário que peço? Uns dizem 1,5k outros 1,8k. Estas faixas salariais estão de acordo com meu nível de conhecimento? [/quote]

Não gente, o projeto grande que surgiu foi na mesma empresa onde ele está trabalhando. Antes ele trabalhava como Analista de Testes JR, mas o arquiteto sabe dos conhecimentos dele na área de desenvolvimento e ele está temporariamente trabalhando com a equipe de desenvolvimento…

Olha cara, se te oferecem essa faixa de salário eu aceitaria se fosse comigo… já deu pra notar que o arquiteto da sua empresa gosta de você por ter te chamado ao invés de contratar um cara de fora pra ajudar no projeto.

Eu entendo da seguinte forma, ele está te dando chance de crescer na área que você gosta… então aproveite amigo, nem todos tem a sorte que você teve, e outra, o salário você vai conhecendo com o tempo… se achar que ganha pouco com o que faz se empenhe mais e peça um aumento…

o/[/quote]
Então, pensei em fazer algo parecido com isso, caso eles me ofereçam um valor abaixo de Júnior já combinar que depois de um certo tempo como 3 a 6 meses para me avaliarem e ver se o $$$ aumenta mais.

Olha, do que eu conheço dessas empresas, você vai trocar de função e ficar por isso mesmo até você reclamar. Aí vão te enrolando e por aí vai.

Concordo em parte com o ArtesaoDeSoftware,eles não devem ter planos de aumento,além do mais não sei se percebeu,mas parece que isso é um “teste”,talvez volte ao seu cargo anterior…ou não,sei lá…paga pra ver… :wink:

Pelo meu ponto de vista isso é relativo pelo seguinte fato:

• Muitas empresas só aumentam seu cargo levando em consideração o tempo de experiência que você tem com as tecnologias., ou seja, se você tem bastante conhecimento e domínio sobre as tecnologias mas não tem a dita “experiência na carteira de trabalho” infelizmente você vai ter de esperar um tempo pra subir de cargo.
  • Outras aumentam seu cargo se você demonstrar ser pró-ativo e demonstrar que o seu perfil lhe permite aumentar de cargo mesmo com pouco tempo de experiência.
    Então do jeito que vejo as coisas tudo depende do modo de avaliação da empresa e de seus gerentes.

Bom, plano de cargos não existe mesmo, mas o que ocorre é de sempre que surge algum projeto usando alguma tecnologia nova ou fora do comum o gerente sempre sai pela empresa inteira perguntando se tem alguém que sabe, eles sempre preferem alguém de dentro da empresa, esses dias por exemplo ele passou perguntando que programava em C estruturado. Pelo que parece é um teste mesmo. O jeito é deixar as coisas acontecerem e ver no que dá.

Bom, plano de cargos não existe mesmo, mas o que ocorre é de sempre que surge algum projeto usando alguma tecnologia nova ou fora do comum o gerente sempre sai pela empresa inteira perguntando se tem alguém que sabe, eles sempre preferem alguém de dentro da empresa, esses dias por exemplo ele passou perguntando que programava em C estruturado. Pelo que parece é um teste mesmo. O jeito é deixar as coisas acontecerem e ver no que dá.[/quote]

Sim, é o mais correto a se fazer. Com relação ao salário, ao meu ponto de vista para cada promoção que você recebe, seu salário deve ser elevado de acordo com o cargo. Então se hoje você ganha, 1,3k e o seu arquiteto decide te contratar para a equipe, seu salário aumentará também.

No meu ponto de vista, é uma questão de negociar. Tudo que podemos conseguir na empresa temos que ir conversando com as pessoas responsáveis. Olha o meu caso, a empresa onde trabalho fornece dois tipos de bolsa de estudos, uma para idioma e uma para graduação.

Eu decidi fazer um curso de inglês, pra completar o que eu já tenho, então consegui ganhar a bolsa de estudos no valor de 104,00 por mês, mas encontrei um curso de Java pelo dobro do valor total, fui no RH perguntar se eu poderia usar aquele dinheiro pra investir num curso melhor, e eles disseram que sim.

Resultado, não vou pagar nada, depois da conversa a gerente do RH junto com meu gerente, decidiram pagar o curso todo ;D

Então, se você for promovido, de uns 2 ou 3 meses, se seu salário não aumentar, converse com seu gerente ;D

[]´s

No começo é sempre duro mesmo. Mas como vc disse q o cara vai te chamar, bate um papo com ele, não custa nada.
Vc tem q analisar varias coisa, por exemplo ambiente é algo que pesa também, como vc está na empresa já conhece e sabe se irá ser legal ficar.
Agora sair para outra empresa para “praticamente começar a carreira em java” é algo q pode dar certo como errado.
Mas no fim você precisa entrar no mercado só, pq do resto vai de você correr atrás, pelo que disse já está entrando no mercado.
Mas ambiente para júnior é tudo, pq se vc ficar em um ambiente legal é tudo.
Mas o que seria um ambiente legal para júnior?
“Aonde você pudesse adquirir experiencia, colocar em pratica todo seu conhecimento, se aperfeiçoar, os pleno’s e seniors iriam te ajudar”.
.
Fica ai meu conselho, agora se você já se sente no nivel de plenio ou um júnior já com experiencia ai é outro 500.
falow

Detalhe: Ele está falando de uma grande empresa.

Elas costumam a ter planos de cargos e salários. E acho difícil que seu chefe até consiga te pagar abaixo do mínimo do junior. Geralmente as faixas são definidas pelos RHs. O máximo que pode ocorrer é você ser o júnior menos remunerado da empresa, o que também não seria injusto para alguém recém formado, com praticamente nenhuma experiência.

E leve muito em consideração o fato de ser uma empresa grande.
Sem sacanagem de PJ, sem rotatividade tão alta, sem atraso de salário, e certamente uma boa adição ao currículo, que te facilitará entrar em outras empresas grandes.
Além disso, leve em conta os benefícios. Se a empresa é grande, eles certamente existem.

Concordo com o ViniGodoy, pra isso existem os manuais de cargos e salário que geralmente ficam disponibilizados nas Intranets das empresas (pelo menos, na empresa onde trabalho, é possível consultar os cargos e os respectivos salários). Claro que isso pode variar um pouco, mas nunca vai sair tanto da média estipulada pelo manual de cargos e salários.

E como dizem, empresas grandes querem qualidade, se você entrar nessa área e se der bem, significa que você é um profissional qualificado para outras empresas, caso você saia da que está trabalhando atualmente.

:wink: