Muitas vezes já foi discutido o que define um programador como junior, pleno ou senior
Para aqueles que não leram recomendo uma lida no blog do Sérgio Taborda
Basicamente um junior segundo ele seria aquele que se preocupa apenas em colocar o software funcionando, o senior ao contrário pensa na manutenção do mesmo no futuro e nas melhores práticas…
Interessante também como os dois encaram as horas extras e longas jornadas de trabalho
O que difere um junior de um senior além de ser a experiencia é o nível de formação.
Andre_Fonseca
Segundo o Sérgio não é nem a experiência nem o nivel de formação E eu concordo com ele…
P
phillip666
Então você acha que pode existir numa empresa um técnico em infomatica programador nivel senior e um engenheiro nivel junior ???
Andre_Fonseca
acho sim, senioridade para mim não está relacionado a anos de experiência, existem muitas pessoas por ai que tem anos de exp e se preocupam apenas em deixar o código funcionando, nao se importam com a qualidade, claro que isso depende muito do ambiente do projeto, suas práticas, decisões da gerencia/coordenação, etc…
P
phillip666
coisas que um tecnico dificilmente irá fazer.
Tchello
Acredito que, se agirem como tal, sim.
mais do que ter um título de Sênior, ou Júnior ou o escambau é ter atitudes e comportamentos que lhe corresponda ao título.
yorgan
Então se seguirmos a linha de pensamento do phillip666 todos os engenheiros formados seriam contratados diretamente como seniors? Não sei se é essa a realidade da maior parte do mercado, mas não é o que eu vejo no dia-a-dia. Tem um monte de gente formada que ta entrando por baixo mesmo, e na maioria dos casos é justamente por não ter experiência.
[]´s
Daniel
Tchello
coisas que um tecnico dificilmente irá fazer.
Exatamente, se ele não fizer, não será.
Simples assim
anurb.coimbra
Adorei.
Conheço gente com 5 ou 6 anos de experiência que faz um código nojento, extremamento porco.
Eu sou junior, tenho 1 ano e pouco no mercado de trabalho, esses dias eu estava vendo o código de um cara com mais de 5 anos no mercado de trabalho, era um código recente dele.
Deu muito nojo do código dele, parecia código de quem não entende nada de OO e estava tentando fazer algo em java. Além do mais ele não tratava as exceções, tinha o método a chamando o b que chama o c que chama o d até o z. O z lançava uma exceção e o a não ficava sabendo de nada para dizer para o usuário que o ocorreu um erro. Daí vinha uma mensagem de erro do z e uma de sucesso do a… Super tosco.
Enfim, concordo com o Sérgio Taborda.
Até mais.
Marky.Vasconcelos
Achei excelente essa definição.
Pelo que li aquilo me descreveu bastante. Toda a questão é a pratica.
E eu vi um código esses dias que… nossa… precisava refazer o código inteiro… não usava nenhum objeto. Todos os parametros que deviam ser uma classe são passados por parametros de um método para o outro inclusive para gravar no banco. E para ler era necessario pegar o ResultSet e fazer uma list pra cada atributo e saber que cada objeto é uma posição de cada list.
Incrivel o.0
P
phillip666
yorgan:
Então se seguirmos a linha de pensamento do phillip666 todos os engenheiros formados seriam contratados diretamente como seniors? Não sei se é essa a realidade da maior parte do mercado, mas não é o que eu vejo no dia-a-dia. Tem um monte de gente formada que ta entrando por baixo mesmo, e na maioria dos casos é justamente por não ter experiência.
[]´s
Daniel
Não porque não são todos os engenheiros que partem para essa área. E outra engenheiro nem precisa ser classificado como junior ou senior, simplemente pelo fato dele ser engenheiro ela já mostra que é superior, só peder pra medicina.
celso.martins
phillip666:
yorgan:
[]´s
Daniel
Não porque não são todos os engenheiros que partem para essa área. E outra engenheiro nem precisa ser classificado como junior ou senior, simplemente pelo fato dele ser engenheiro ela já mostra que é superior, só peder pra medicina.
???
Como assim superior? Como o Sérgio Naya?
Concordo em genero, número e grau com as opiniões na linha do André Fonseca e do Taborda.
P
phillip666
Pena que só quem é engenheiro entende…pra min assuto acabado, a menos que apareça um engenheiro pra discutir sobre o assunto.
Tchello
phillip666:
yorgan:
[]´s
Daniel
Discordo completamente.
O tanto de gente escrota e burra (pra não dizer outra coisa, fui ameno, acredite) que já encontrei nesses dois cursos (muitos formados) me obriga a discordar da sua afirmação.
Isso sem contar a quantidade de uni-esquinas que você encontra aos MONTES por ai “formando” gente que sai com um diploma debaixo do braço dizendo “çou engeneiru meol1!”.
Espero que isso não gere flame =Z
Tchello
celso.martins
Cara… igora… ele acabou de provar nas duas últimas mensagens que é um troll…
Mas como eu ai dizendo, pessoal, só pra me juntar ao couro, concordo o Taborda, é bom ler textos escritos por mentes sãs.
Jose111
estou no caminho de virar senior :roll:
eu achava que tinha aprendido alguma sobre como programar em java na faculdade mas… vendo os topicos do guj descobri quem tem muita coisa que facilita sua vida,
como refactoring, que nunca tinha visto falar…
Então agora é estudar pra valer pra incorporar essas praticas no meu código. Um dia chego lá.
Tchello
Jose111:
estou no caminho de virar senior :roll:
eu achava que tinha aprendido alguma sobre como programar em java na faculdade mas… vendo os topicos do guj descobri quem tem muita coisa que facilita sua vida,
como refactoring, que nunca tinha visto falar…
Então agora é estudar pra valer pra incorporar essas praticas no meu código. Um dia chego lá.
Tocou num ponto importante.
Tem muita gente que “vê” Java na faculdade e acha que se resume aquilo.
Muitos,senão a maioria, sequer aprendem orientação a objetos.
Jose111
acho que deveria ter na faculdade uma cadeira sobre “Boas praticas de programação” e ela podia ser em uns 3 semestres ou mais :lol:
C
clone_zealot
sou contra esse ideia
pq, senão, vai ser igual ao java nas universidades: tem neguinho que passa 3 semestre estudando java, e acho que sabe tudo de java…
Tchello
Jose111:
acho que deveria ter na faculdade uma cadeira sobre “Boas praticas de programação” e ela podia ser em uns 3 semestres ou mais :lol:
Na minha estão propondo algumas mudanças na grade curricular, que inclue no primeiro semestre uma disciplina chamada “Orientação a Objetos”.
Assuntos como Design Patterns já fazem parte do currículo em algumas disciplinas.
Estou curioso pra saber o conteúdo e o docente!
CarlosEduardoDantas
Phillip, eu sou engenheiro e discordo totalmente da sua afirmação…
o mercado exige experiencia, exige produtividade… e uma boa faculdade te fornece (ou deveria fornecer) bons conceitos que sempre serão úteis em determinados casos … agora experiencia e produtividade para resolver problemas de mercado não se consegue apenas com seu diploma…
odair.bonin
Muito bom o post dele. A idéia é essa mesmo.
Mas, no próprio post, ele faz uma referência á idade (indiretamente): Senior tem uma família e Junior quer sair no final de semana com a namorada.
Já vi muitas pessoas que tem familia e é Junior ainda. E tbm o contrário, Sênior bem novo, que estudou muito e sempre trabalhou (desde criança, rs) com a tecnologia, alêm de fazer um ótimo trabalho e reconhecido.
Mas, acho que a idéia de que a diferença “Está na maturidade técnica e na maturidade profissional” é com certeza a melhor definição.
CarlosEduardoDantas
phillip666:
yorgan:
[]´s
Daniel
mamãe, estão ofendendo o meu curso :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
se liga cara… no mercado, a sua competência fala muito mais alto que seu título…
Ken Thompson é lembrado por ser engenheiro ou por ter feito o UNIX?
luistiagos
algo que realmente me deixa desanimado é o fato como o mercado enxerga os cursos na area de TI… se um cara se formou tecnologo em Analise de Sistemas e o outro se formou Cientista da Computação e ambos tem o mesmo tempo de experencia e as mesmas competencias (ou seja tirando todos os fatores e só deixando o fator faculdade…)
para o mercado ambos são equivalente o que é um grande absurdo ja que o ciêntista estudou muito mais tempo e com uma profundidade bem maior que o tecnologo… claro que isto não significa que este seja melhor que o tecnologo e tenha mais experencia que ele, pois a muitas outras coisas a se levar em conta… mas se formos colocar apenas os cursos em uma balança no mercado de trabalho infelizmente ele pensa que ambos são equivalentes o que é uma grande mentira… em um curso de CC vc estuda muito mais, se ferra muito mais que cursos como SI, Analise dentre outros… isto é um dos fatores que levam no final do curso de CC se formarem tão poucos… CC é realmente pra quem gosta da coisa e não pra quem quer algo apenas para ganhar dinheiro… aliais se a intenção do cara e algo para ganhar bastante dinheiro TI definitivamente não é a area pra ele… ele que vire deputado, advogado ou algo do genero…
Andre_Fonseca
Eu só penso uma coisa, para classificar o programador como junior ou senior tem que ver tb o contexto do projeto dele
ele não sabe mesmo
é junior
ele não sabe e não quer saber
é preguiçoso
ele sabe mas por preguiça não coloca em prática
ele é desonesto
ele sabe, mas por circustâncias do projeto não consegue colocar em prática
essa é a parte mais complicada, o cara pode até jurar para o chefe dele que testes são importantes, mas se não for uma política da empresa não tem nada o que ele possa fazer, ou até tem, ou faz por conta própria, ou toca conforme a música ou então procura outro emprego…
CarlosEduardoDantas
luistiagos:
algo que realmente me deixa desanimado é o fato como o mercado enxerga os cursos na area de TI… se um cara se formou tecnologo em Analise de Sistemas e o outro se formou Cientista da Computação e ambos tem o mesmo tempo de experencia e as mesmas competencias (ou seja tirando todos os fatores e só deixando o fator faculdade…)
para o mercado ambos são equivalente o que é um grande absurdo ja que o ciêntista estudou muito mais tempo e com uma profundidade bem maior que o tecnologo… claro que isto não significa que este seja melhor que o tecnologo e tenha mais experencia que ele, pois a muitas outras coisas a se levar em conta… mas se formos colocar apenas os cursos em uma balança no mercado de trabalho infelizmente ele pensa que ambos são equivalentes o que é uma grande mentira… em um curso de CC vc estuda muito mais, se ferra muito mais que cursos como SI, Analise dentre outros… isto é um dos fatores que levam no final do curso de CC se formarem tão poucos… CC é realmente pra quem gosta da coisa e não pra quem quer algo apenas para ganhar dinheiro… aliais se a intenção do cara e algo para ganhar bastante dinheiro TI definitivamente não é a area pra ele… ele que vire deputado, advogado ou algo do genero…
é sempre bom lembrar que, muitos dos que formam em CC caem no mesmo nicho de mercado que os formados em SI, Analise e outros… ou seja, aprendem mais conceitos mas caem no mesmo lugar, nos mesmos problemas, mesmas soluções que os formados de outros cursos…
a questão é tentar entrar em um lugar aonde ao menos precise explorar um pouco mais do seu potencial de cientista… projetos que requerem uma criatividade um pouco diferente de elaborar CRUDs e algumas rotinas assíncronas… dessa forma acharia um pouco mais justo o que você citou acima…
P
phillip666
Ou porque ao invés de ficar falando você não colocam a mão na massa…engenheiro é foda mesmo o resto é merda…
luistiagos
CarlosEduardoDantas:
luistiagos:
é sempre bom lembrar que, muitos dos que formam em CC caem no mesmo nicho de mercado que os formados em SI, Analise e outros… ou seja, aprendem mais conceitos mas caem no mesmo lugar, nos mesmos problemas, mesmas soluções que os formados de outros cursos…
a questão é tentar entrar em um lugar aonde ao menos precise explorar um pouco mais do seu potencial de cientista… projetos que requerem uma criatividade um pouco diferente de elaborar CRUDs e algumas rotinas assíncronas… dessa forma acharia um pouco mais justo o que você citou acima…
O problema e que o Brasil e uma merda para o ramo cientifico… infelizmente o Brasil e um pais que come merda de outros paises… não investe nada em produção técnologica… não conheço sequer 1 empresa que seja brasileira que envista em ciencia e tecnologia… isto é lamentavel…
F
Felipe_Kan
André Fonseca:
Oi
Muitas vezes já foi discutido o que define um programador como junior, pleno ou senior
Para aqueles que não leram recomendo uma lida no blog do Sérgio Taborda
Basicamente um junior segundo ele seria aquele que se preocupa apenas em colocar o software funcionando, o senior ao contrário pensa na manutenção do mesmo no futuro e nas melhores práticas…
Interessante também como os dois encaram as horas extras e longas jornadas de trabalho
Vale a pena dar uma lida…
Pela minha experiência, o que define se é junior ou sênior é bem simples:
“Salário”
…
Rubem_Azenha
luistiagos:
não conheço sequer 1 empresa que seja brasileira que envista em ciencia e tecnologia… isto é lamentavel…
Ta precisando conhecer um pouco melhor o mercado então
bsmachado
Olha depende, a experiência conta muito hoje em dia, tem téc. em informática que ganha até 4.000, mas ele fez investiu em curso e certificações, agora um cara que só fez Faculdade e é formado e nunca trab. na área, ai é CLARO que na hora de um selecionador escolher para uma determinada vaga, ele vai ver a experiência…
Pode ate se denominar um programador Senior nesse caso, pela experiencia…
luistiagos
Rubem Azenha:
luistiagos:
não conheço sequer 1 empresa que seja brasileira que envista em ciencia e tecnologia… isto é lamentavel…
Ta precisando conhecer um pouco melhor o mercado então :)
Me diga uma então… mas que não seja empresa que faz CRUDs… e sim atue no mesmo ramo de negocios como: IBM, Oracle, Google, Microsoft…
peerless
“envista” é lamentável.
Marcio_Duran
Junior ou Senior ? Preferia ser profissional já é o suficiente.
LPJava
muito bom o post do sergio.
Aproveitando falei alguns meses atras sobre o que seria um bom junior tecnimanete para uma companhia.
Acho que eu não passaria em uma entrevista de emprego com você… rs, nem full junior eu acho que sou… hehe
Eu acho que para ser considerado junior ou pleno ou senior ou o que seja não basta mais hoje você analisar apenas o perfil técnico da pessoa, qualquer pessoa com um pouco de vontade - claro que ai vai do tempo de cada um - consegue aprender a fazer qualquer coisa usando o google e perguntando …
t+
sergiotaborda
Com certeza pode. Não só pode, como existe.
Um programador tem nivel sênior não porque se graduou numa boa faculdade ( seja lá o que isso signifique) ou está martelando o teclado à 5 anos. Um programador tem nivel sênior quando sabe resolver problemas de forma simples, duradoura e barata. Fazer gambiarra é simples e barato, mas não é duradouro. O sênior sabe disso.
O Sênior procura conhecimento para o ajude a resolver problemas, o junior procura receitas que aumentem o seu currículo. Por exemplo, para um junior EJB é uma tecnologia em desuso e prefere aprender Spring. Para o sênior EJB é uma ferramenta que resolver um problema que o Spring nunca resolverá : transações distribuíveis em ambiente heterogénio. Sim, hoje os ambientes são mais homogénios e por isso o EJB está em desuso. O sênior conclui isto, o junior é informado disto.
Um engenheiro nivel junior… claro. Normalmente quando a pessoa é honesta consigo mesma e com os outros ela sente que não está preparada. Todos sabemos que a prática é o que realmente dá experiencia e isso leva a pessoa a pensar que se praticar mais ela terá mais experiencia. Isso é correto. O problema é que o junior confunde “praticar mais” como “permanecer no trabalho mais horas” e por consequência “ganhar mais”. Isto é aplicável em qualquer profissão, mas é mais visivel em desenvolvimento porque normalmente o programador ganha por hora.
Trabalhar mais tempo, ganhar mais ou ter um curso superior do tipo X não lhe garante nada nem impede de você cometer erros ou preferir driblar as regras. E driblar as regras é o que o torna um junior, mesmo se tiver 60 anos, ganhar 12 mil por mês , trabalhar 10 horas e for formado pela melhor universidade do mundo.
Se você ainda continuar pensando como um junior: você ainda é um junior.
P
phillip666
Com certeza pode. Não só pode, como existe.
Um programador tem nivel sênior não porque se graduou numa boa faculdade ( seja lá o que isso signifique) ou está martelando o teclado à 5 anos. Um programador tem nivel sênior quando sabe resolver problemas de forma simples, duradoura e barata. Fazer gambiarra é simples e barato, mas não é duradouro. O sênior sabe disso.
O Sênior procura conhecimento para o ajude a resolver problemas, o junior procura receitas que aumentem o seu currículo. Por exemplo, para um junior EJB é uma tecnologia em desuso e prefere aprender Spring. Para o sênior EJB é uma ferramenta que resolver um problema que o Spring nunca resolverá : transações distribuíveis em ambiente heterogénio. Sim, hoje os ambientes são mais homogénios e por isso o EJB está em desuso. O sênior conclui isto, o junior é informado disto.
Um engenheiro nivel junior… claro. Normalmente quando a pessoa é honesta consigo mesma e com os outros ela sente que não está preparada. Todos sabemos que a prática é o que realmente dá experiencia e isso leva a pessoa a pensar que se praticar mais ela terá mais experiencia. Isso é correto. O problema é que o junior confunde “praticar mais” como “permanecer no trabalho mais horas” e por consequência “ganhar mais”. Isto é aplicável em qualquer profissão, mas é mais visivel em desenvolvimento porque normalmente o programador ganha por hora.
Trabalhar mais tempo, ganhar mais ou ter um curso superior do tipo X não lhe garante nada nem impede de você cometer erros ou preferir driblar as regras. E driblar as regras é o que o torna um junior, mesmo se tiver 60 anos, ganhar 12 mil por mês , trabalhar 10 horas e for formado pela melhor universidade do mundo.
Se você ainda continuar pensando como um junior: você ainda é um junior.
Manda ele vir aqui que eu provo que ele não é…
CarlosEduardoDantas
Ronáldo :roll:
Andre_Fonseca
hehe
LPJava
André Fonseca:
LPJava:
muito bom o post do sergio.
Aproveitando falei alguns meses atras sobre o que seria um bom junior tecnimanete para uma companhia.
Acho que eu não passaria em uma entrevista de emprego com você… rs, nem full junior eu acho que sou… hehe
Eu acho que para ser considerado junior ou pleno ou senior ou o que seja não basta mais hoje você analisar apenas o perfil técnico da pessoa, qualquer pessoa com um pouco de vontade - claro que ai vai do tempo de cada um - consegue aprender a fazer qualquer coisa usando o google e perguntando …
t+
opa, mas nao fui eu que criei aquilo, sao os requisitos de boa parte das vagas para junior. infelizmente muitas empresas de TI ai ainda sente muita carencia de profissionais na parte tecnica. Naquele post o objetivo foi apenas apresentar a parte tecnica necessaria outras caracteristica. daria um novo post.
flw.
Marcio_Duran
Se o profissional é senior, eu diria que ele consegui interpretar situações (entre cenários tecnologicos distintos) e tomar decisões rapidas e objetivas, no entanto se o profissional é Junior, cabe a corporação que o contratou fazer investimentos e aprimorar a mão de obra deste, propondo interatividade com colaborares experiêntes, e gradualmente elevar seu conhecimento e prestação de serviço.
'Fora isso, tudo não passa de puro cambalacho"
J
jeferson_c
Esse negócio de junior e senior é muito relativo isso gerou uma tremenda discusão aqui na minha região pois tem empresa querem pagar junior exigindo curriculo de pleno e senior, um triste sonho para as empresas pois com o que pedem o cara com certeza estará muito bem empregado, infelizmente como não existe regulamentação e controle para quem atua em TI a unica coisa que conta mesmo é a lei da oferta e da procura, em minha região a média salarial é meio baixa então o cara tem saber vender seu peixe e saber quanto vale, pra se ter idéia chegou uma empresa nova e arrancou uns 40 profissionais das empresas locais eu mesmo fiz entrevista numa empresa e o cara fazia uns 15 dias que estava procurando um programador java e ninguem aparecia eu como tinha pós fui contratado, eu até poderia exigir mais, mas como tenho bom senso ético prefiro começar como aprendiz mesmo até provar o meu valor e com certeza serei bem valorizado, a questão de junior ou senior é muito relativa e extensa formação acadamica conta mas não é tudo e outra coisa não vamos misturar engenharia com tecnologo pois cada uma tem um foco se o o engenheiro quer programar tudo bem mas infelizmente isso não garante que o trabalho dele será melhor o que irá definir se é realmente é melhor será o retorno que ele irá mostrar para a empresa eu só acho triste um engenheiro com um nível tão grande de conhecimente não ser melhor aproveitado em sua propria área de atuação.