Programador junior

Boa Tarde

Pessoal to estudando bastante java e pretendo pegar vagar de programador junior logo,então eu gostaria de saber o que eu tenho que saber para ser programador junior em java?
Li a apostila de caelum-java-objetos-fj11 e to lendo livros usando a cabeça e quero começar ler o como programar,mais queria saber a oponião de vocês ai o que consideram que um programador junior saiba?
só para me ver se sei esses assuntos,e se não sei vou estudar eles.
Também faço faculdade to no começo mais a metéria de programador orientador objeto em java passei bem,agora vou começar a poo2,e trabalho com suporte de sistema a 1 ano mecho com banco de dados oracle se do suporte em um sistema que foi desenvolvido em java.

obrigado pela ajuda.

Isso vai depender da empresa onde você conseguir entrar. A empresa trabalha com projetos pra web? Então aprenda java pra web, apache/tomcat, e blá blá blá.

Na verdade o interessante é você aprender a aprender, e não se assustar com o que as vagas pedem por aí ( em geral, nem mesmo as pessoas que escrevem os requisitos pras vagas sabem do que estão falando).

Se você gosta de Java, vai fundo, aprende tudo o que puder, e tire os certificados da Sun. Mas esteja pronto pra se adaptar e atender às necessidades do mercado, aprendendo sempre novas tecnologias.

Outra coisa, um cursinho de português também vai te ajudar muito. :slight_smile:

Como outro amigo disse em outro post, existe um cargo abaixo de Júnior: Estagiário. Para atuar no mercado, você precisa, primeiro, entrar. =)

Ficaria assustado com a quantidade de pessoas fracas que existem, cospindo besteiras e com carteira assinada como pleno.

Se você não tiver o QI, acho que a melhor opção é cair dentro como estagiário.

Conheço alguns estagiários que são melhores que muitos plenos, mas estão respeitando a ordem natural das coisas e, provavelmente, serão promovidos logo assim que se formem.

Estude sempre, tenha coragem, pro-atividade e caia dentro de um estágio.

Conselho (vendido, depois deposita na minha conta): Não seja do tipo que, diante de um problema, bate na mesa, “bufe” e vai choramingar para o gerente. Resolva a bagaça, com bom humor e satisfação (mesmo que esteja se corroendo por dentro), leve para o gerente da forma mais ética possível (tentando não queimar o imbecil que fez a besteira). Assim você crescerá no conceito do gerente e de todos a sua volta. Lembre-se que, tirando alguns felizardos, você passa mais tempo com as pessoas de trabalho que com a sua família. Então tente criar um ambiente o mais favorável possível. Se sair queimando todo mundo, nem o seu gerente vai te olhar com bons olhos.

Depois, se ainda estiver revoltado, saia da empresa, tome um café e fume um cigarro, conversando com o segurança sobre as últimas peripércias do Márcio Braga no Flamengo. Geralmente isso alivia um pouco o stress.

Essa é a minha visão.

Abraços.

Realmente vc ira precisar enfrentar um estagio antes de querer ser um programador java Jr, estagio é importante para a carreira de programador, nao queiras pular esta fase de sua vida. Da uma olhada nas tecnologias que as empresas estao pedindo e entra de cara. se fizeres isto sera um otimo programador.

Abraços !

certo é bom tirar a certificação antes de pegar o estágio?

tem várias e várias discussoes sobre a importância da certificação no fórum… mas para sua pergunta, a resposta é não!

Quanto a vaga… não se preocupe com essas nomenclaturas… já vi empresa que qualifica como Júnior gente que faz serviço de Sênior em outras empresas… portanto o que vale é o que você sabe, o que você vai aprender e quanto você vai ganhar, pura e simplesmente…

Pode er que eu esteja errado, mas acredito que com isso aqui http://jnaldo.com/index.php/programa-e-cronograma você já consegue uma vaga de júnior.

Qualquer coisa, se quiser estudar mais, acompanha por aqui: http://jnaldo.com/index.php/guia-de-estudos-java

Abraços e boa sorte

então cara…
eu sou programador junior, e to passando pra pleno em breve

olha só
95% das empresas que trabalhão com java, trabalhão com java em web
então principalmente…

Padrões de Projeto (dao, dto, pojo, vo… )
Hibernate Annotations
Spring
Struts
JSF (ajax, richfaces, facelets…)
JasperReport / IReport
Tomcat

eu dei bastante sorte, estágiei somente 3 meses… achei um QI bom e mudei de empresa… agora sou CLT.

Olá, vi outro dia uma vaga sobre Prog. Jr, pediam dominio em JEE, Oracle, Engenharia de Software, UML e Inglês Avançado. O que você pode fazer é estudar Java e também ler livros sobre assuntos como Segurança de Software, coisas voltadas para á area de Desenvolvimento, pois quanto maior for seu conhecimento sobre isso, você terá mais chences de ser contratado, um prof. ja dizia na época do meu Téc. em Informática, saber não so o conhecimento técnico, mas também as regras de negócio para saber como o software ira funcionar…

[quote=bsatrianim]Olá, vi outro dia uma vaga sobre Prog. Jr, pediam dominio em JEE, Oracle, Engenharia de Software, UML e Inglês Avançado. O que você pode fazer é estudar Java e também ler livros sobre assuntos como Segurança de Software, coisas voltadas para á area de Desenvolvimento, pois quanto maior for seu conhecimento sobre isso, você terá mais chences de ser contratado, um prof. ja dizia na época do meu Téc. em Informática, saber não so o conhecimento técnico, mas também as regras de negócio para saber como o software ira funcionar…
[/quote]

A coisa tá assim mesmo…

Pra sênior, tem vaga pedindo 2 milagres comprovados, telepatia nivel 5 e todos os idiomas falados pelo c3po…

Brincadeiras à parte, o que não tem de empresa querendo explorar não é brincadeira…