Programador Junior

35 respostas
W

Quais são os requisitos necessarios para ser considerado um programador Junior?

35 Respostas

fredericomaia10

Bom em Goiânia para se conseguir uma vaga para desenvoledor Júnior você precisa ter bons conhecimentos em JavaSE e Orientação a Objetos, JSP e Servlets, HTML, Javascript, básico de SQL, e básico de frameworks, aqui os mais requisitados são JSF, Hibernate e Spring.

Aqui tem um bom vídeo de uma palestra que teve no Profissão Java que a GlobalCode promoveu indicando como começar.
http://www.profissaojava.com.br/edicoes/2010/videos/desenvolvimento-java-como-se-preparar-para-boas

ViniGodoy

Estar formado.

Felagund

até agora nunca entendi essa bagaça de junior pleno e senior, é só mais uma maneira de se aproveitar dos programadores? não é melhor ter somente o programador? programador com experiencia ganha tanto, programador sem ganha tanto. isso ai de junior, pleno e senior é frescura.

otaviojava

Ter conceitos básicos de orientação e java e experiência de 0 até 2 anos.

E

Cada empresa trata essa nomenclatura de forma diferente. Então, não procure ser junior, pleno ou senior. Somente estude, tire certificações, pós-graduações…etc.!!!

Anime

Gente estamos no Brasil… :roll:

Para tirar certificações e fazer pós,tem que ter dinheiro,além de que isso não é garantia de emprego…

V

um nivel acima do estagiario
:S

brincadeira…

acredito, q para ser jr
vc não pode ser cru,
tem q ter conhecimento na linguagem,
curso,
etc.

Leozin

Em qual planeta?

EDIT: Na verdade faz sentido o teu post. Se o cara não é formado e tem 7 anos de XP, quer dizer que ele “pulou” o cargo de jr?

Jesuino_Master

Eu fiz um ano de estágio e depois me tornei Júnior \o/

(mas sou júnior até hoje, dois anos depois :’( )

otaviojava

A verdade é que não existe nenhum padrão de cargo para nossa área.
E por conta disso isso varia de empresa para empresa.

W

Obrigado pelo esclarecimento, a duvida surgiu pois muitas pessoas acabam comentando em topicos, e mesmo no dia a dia

é um pouco complexo mesmo medir o nivel de conhecimento de uma pessoa.

perguntei tambem, pois acabei o Curso Técnico em Informática - SENAI ( Programação Java ).

e estou começando agora Sistemas da Informação, e vi uma vaga de emprego que necessita de um programador nivel junior.

eu tenho 3 meses de experiencia ( estagio obrigatório ).

Sera que eu posso me abilitar a vaga?

Anime

WalkMan:
Obrigado pelo esclarecimento, a duvida surgiu pois muitas pessoas acabam comentando em topicos, e mesmo no dia a dia

é um pouco complexo mesmo medir o nivel de conhecimento de uma pessoa.

perguntei tambem, pois acabei o Curso Técnico em Informática - SENAI ( Programação Java ).

e estou começando agora Sistemas da Informação, e vi uma vaga de emprego que necessita de um programador nivel junior.

eu tenho 3 meses de experiencia ( estagio obrigatório ).

Sera que eu posso me abilitar a vaga?

Vou dar minha opinão…

Estagiário-Alguém que está fazendo algum curso e trabalha ao mesmo tempo.

Junior-Recém formado ou alguém que tem conhecimento mas nunca trabalhou.

Então você pode se candidatar a vaga… :wink:

RafaFloripa

cara
nao existe fixo pra isso

isso vai de empresa pra empresa
jr em uma empresa pode ser X
na outra Y

abraços

Anime

RafaFloripa:
cara
nao existe fixo pra isso

na outra Y

abraços

Oi,

Você gosta de confundir as pessoas…Realmente não existe regra,mas é mais ou menos como eu disse,temos que incentiva-lo… :wink:

ViniGodoy

Em todas as empresas que trabalhei, esse era o único requisito para se contratar júniores.
Mas claro, já vi muito RH pedir “júnior” com conhecimento de senior, ou encher de sopa letrinha só para ver se acha um perfil mais alinhado.

Se o cara não é formado, geralmente ele já tem grandes dificuldades de conseguir um emprego. Ele vai ter que provar que é bom primeiro, do jeito difícil.
Muitos tocam desenvolvimento próprio, e acabam não sendo “júnior” em empresa nenhuma. Na verdade, todos que conheço que estão empregados realmente “pularam” esse cargo.

Anime

Opa,falta de atenção e interpretação,já entendi… :wink:

ViniGodoy

É a sigla americana para “eXPerience”. Todo RPGista conhece. :slight_smile:

Anime

É a sigla americana para “eXPerience”. Todo RPGista conhece. :)

rsrs…agora não sei…seria experiência e RPGista está relacionado ao jogo…?

ViniGodoy

Isso. Seria experiência.

E RPGista é sim, o jogador de um gênero de jogos, os Role Playing Games.

Nada a ver com “Realinhamento Postural Global”, nesse caso.

Anime

Isso. Seria experiência.

E RPGista está sim, relacionado a um gênero, o Role Playing Game.

:stuck_out_tongue: Obrigada!

Anime

Desculpe minha ignorancia,mas o que é Realinhamento Postural Global… :roll:

Realmente vc é culto…http://www.reeducacaoposturalglobal.com.br/rpg_original.asp

ViniGodoy

É uma técnica de fisioterapia para alinhamento da postura, criada por um médico francês.
Muitos anuncios que vemos por aí sobre “fazer RPG” referem-se a isso, e não ao jogo.

Anime

É uma técnica de fisioterapia para alinhamento da postura, criada por um médico francês.
Muitos anuncios que vemos por aí sobre “fazer RPG” referem-se a isso, e não ao jogo.

Ok… :wink:

RafaFloripa

Anime:
RafaFloripa:
cara
nao existe fixo pra isso

na outra Y

abraços

Oi,

Você gosta de confundir as pessoas…Realmente não existe regra,mas é mais ou menos como eu disse,temos que incentiva-lo… :wink:

Ola…
O que vc disse nao faz o menor sentido

O que é um curso???
eh faculdade??
se sim um cara nao for formado nao pode chegar a pleno???

e eu nao entendi
eu nao tenho que incetivar ngm, ainda mais com uma coisa tao boba como niveis de carreira

abraços

Anime

RafaFloripa:
Anime:
RafaFloripa:
cara
nao existe fixo pra isso

na outra Y

abraços

Oi,

Ola…
O que vc disse nao faz o menor sentido

O que é um curso???
eh faculdade??
se sim um cara nao for formado nao pode chegar a pleno???

e eu nao entendi
eu nao tenho que incetivar ngm, ainda mais com uma coisa tao boba como niveis de carreira

abraços

:shock: Não tem que incentivar…nossa,em que mundo vc vive…incentiva-lo a se canditadar a vaga,não ao nivel de carreira… :roll:

Curso,poderia ser um técnico,como o que eu tenho,ou um de especializacão em java ,não necessariamente uma formação academica.Desculpe,mas com minha expêriencia de vida,sei muito bem que diploma pode até ajudar,mas não garante nada.

Se ofendi de alguma forma,peço desculpa,não era a intenção…

A

Muito dificil conseguir oportunidades sem ter experiência :frowning:

A

Se sua pergunta é no sentido de conseguir uma posição no mercado como júnior, minha resposta é “sorte”.

Já ví juniors com 0 até 2 de experiência;

Já ví juniors sem conhecimento algum de JavaSE e OO;

Já ví juniors apenas com inglês fluente e muito pouco de JavaSE e OO;

Já ví juniors piores que estagiários em conhecimento técnico de JavaSE e OO e

já ví juniors melhores que muitos plenos por aí…
A

Se sua pergunta é no sentido de conseguir uma posição no mercado como júnior, minha resposta é “sorte”.

Já ví juniors com 0 até 2 de experiência;

Já ví juniors sem conhecimento algum de JavaSE e OO;

Já ví juniors apenas com inglês fluente e muito pouco de JavaSE e OO;

Já ví juniors piores que estagiários em conhecimento técnico de JavaSE e OO e

já ví juniors melhores que muitos plenos por aí…

É amigo, estou precisando de sorte…e muita!

maior_abandonado

a realidade é que isso varia de empresa para empresa… eu já vi empresa com júnior que eu não contrataria nem pra estagio, também já vi júnior com mais conhecimento que muito sênior por ai… nem sempre as empresas usam o bom senso, umas abusam, outras afrouxam os requisitos, de repente contratando assim amiguinho daquele gestor…

eu imagino que a média para ser junior seria ter conhecimentos em JSE, OO, servlets, jsp e uns 6 meses até 1 ano de experiência… aki em sp.

alucardeck

isso é coisa de RH…

não é possível medir conhecimento de uma pessoa através de números (anos de exp)
duas pessoas não tem a mesma capacidade de aprendizado e força de vontade
fora que os desafios dentro de uma empresa fazem toda a diferença no aprendizado
tem quem goste de trabalhar em locais “tranquilos até demais”, porem todos sabemos que você aprende mais quando você é desafiado todo dia…

o teste aplicado aqui na minha empresa é voltado ao esforço de encontrar as respostas utilizando a internet…
aplicamos coisas simples e avançadas, e todas as respostas são facilmente achadas no google…
deixo avisado que a internet é livre para consulta…
e então analiso o tempo que ele demorou para solucionar…

incluindo o teste teórico básico sobre Java, que é feito sem consulta,
e a entrevista técnica…

a partir disso, que definimos o perfil que se encaixa dentro da empresa (Jr, Pl, Sr),
o tempo de experiência no final das contas, não serve de nada…

se fosse aplicar o método falho do RH da empresa, o Marcio Duran estaria trabalhando aqui… (medo!)
ele veio fazer o teste, disse que tinha 6 anos de exp em Java e 8 em SQL… (sendo que ele mesmo disse aqui no forum que não programava)…
e foi pior na prova teórica que vários caras de 1 ano de exp, tanto que nem chamei ele pra fazer a prova prática e entrevista técnica…

douglaskd

alucardeck:
isso é coisa de RH…

não é possível medir conhecimento de uma pessoa através de números (anos de exp)
fora que os desafios dentro de uma empresa fazem toda a diferença no aprendizado
tem quem goste de trabalhar em locais “tranquilos até demais”, porem todos sabemos que você aprende mais quando você é desafiado todo dia…

o teste aplicado aqui na minha empresa é voltado ao esforço de encontrar as respostas utilizando a internet…
aplicamos coisas simples e avançadas, e todas as respostas são facilmente achadas no google…

e a entrevista técnica…

a partir disso, que definimos o perfil que se encaixa dentro da empresa (Jr, Pl, Sr),

se fosse aplicar o método falho do RH da empresa, o Marcio Duran estaria trabalhando aqui… (medo!)
ele veio fazer o teste, disse que tinha 6 anos de exp em Java e 8 em SQL… (sendo que ele mesmo disse aqui no forum que não programava)…
e foi pior na prova teórica que vários caras de 1 ano de exp, tanto que nem chamei ele pra fazer a prova prática e entrevista técnica…

posta uma prova anterior, pro pessoal ter noção do que é importante saber…

abs.

A

douglaskd:
alucardeck:
isso é coisa de RH…

e a entrevista técnica…

posta uma prova anterior, pro pessoal ter noção do que é importante saber…

abs.

Boa…

Abraços,

alucardeck

Infelizmente não posso postar as provas, pois é propriedade da empresa.

Mas a parte teórica é relacionada aos frameworks necessários de acordo com a vaga a ser preenchida,
e a dificuldade da prova é sempre igual para todos os candidatos, conforme o conhecimento o candidato vai fazendo o que sabe.
Por exemplo Spring, tem perguntas básicas desde “O que é Spring?” até coisas mais especificas como “Definir a função de annotations” ou “Explicar o ciclo de vida da transação”.

A prova teórica mede algo importante alem do conhecimento, avisando o candidato que terá uma prova teórica/prática sobre Spring/Struts/etc…
E chega na prova o candidato não responde nem a pergunta básica “O que é Spring?” significa que ele não teve o minimo interesse em aprender ou ler sobre o framework antes de vir fazer o teste… Isso é eliminatório… já que na nossa área pesquisa é fundamental…
Agora as outras perguntas teóricas mais específicas não são eliminatórias, são comparativas na hora de desempatar candidatos.

A prova prática, pode variar, dependendo de como ele foi na entrevista técnica, e o valor pretendido, aplicamos uma dificuldade diferente, adoro aplicar a prova mais difícil quando o candidato chega falando um monte, dizendo que sabe tudo, e etc… Não dá 1h e ele inventa uma desculpa que está sem tempo de fazer o teste e tem um compromisso importante. heheh
Sendo que a prova é feita com consulta livre na internet, no meio da sala com o pessoal trabalhando (assim ele já sente o ambiente da empresa), e eu tb me disponho a tirar dúvidas técnicas caso o candidato precise, é assim que você avalia se ele sabe fazer perguntas coerentes.

Lógico que isso é apenas o processo seletivo da onde trabalho (que é uma empresa pequena), como eu mesmo acabo fazendo as entrevistas e já vi tanta gente que fala demais e pede muito, tivemos que realmente adaptar o processo dessa maneira.

E um fato, nunca confie somente na avaliação do RH. Já acabei contratando algumas pessoas que não passaram no teste do RH, e são ótimos funcionários.

caiomalheiros

alucardeck:
isso é coisa de RH…

e a entrevista técnica…

Isso sim que é um booom Processo Seletivo!
abraço

WellingtonRamos

Creio haver um certo concenso em termos de quem é junior e senior (pleno, na minha opinião, é aquele em que é injusto enquadrar como junior mas não não tem a desenvoltura de um senior).

Na minha visão:
Um profissional junior é aquele que tem alguma familiaridade com a tecnologia que vai utilizar mas tem dificuldade com atividades que requerem maior complexidade (como criar um algorítmo otimizado para uma busca numa base gigantesca) mas é capaz de criar um crud básico com pouca intervenção de alguém mais experiente.

Criado 28 de janeiro de 2011
Ultima resposta 28 de jan. de 2011
Respostas 35
Participantes 18