Sou programador autodidata em Clipper, VBA (tô fazendo até chover com POO… ja dei até curso com matérial próprio), estudo Java pelas apostilas do Caelum (muito obrigado) e pelo Java HTP 6ª ed., que adquiri depois que o analista de sistemas da empresa se enteressou pelo meu trabalho e me recomendou que estudasse Java, na eminencia de trabalhar com ABAP (meu sonho, bicho!!!). Até aí, tudo bem.
Mas olha só: sou auxiliar de escritório de uma metalúrgica, em uma cidade pqna no norte de Minas Gerais, com curso científico, sem grana pra pagar uma facul (até pq, por aquí só tem um curso a 180km), e pra piorar, a diretoria da empresa não me dá oportunidade devido justamente a falta de formação.
Já desenvolvi programas que apuram informações fiscais (DAPI, DAMEF, DIPJ…), usando os querys do SAP como base (Excel) e outras ferramentinhas que auxiliam no dia-a-dia do pessoal, mas não recebo nada a mais por isso.
Na opinião de vocês, que estão no ramo, talvez não tão bem sucedidos quanto gostariam, mas trabalhando com o que gostam, será q tô perdendo tempo?
Perdão pelo desabafo, mas acho que só neste meio q vou conseguir resolver esse dilema… obrigado.
olha meu caro amigo tudo depende do anglo que se olha vcê esta aprimorando o seu conhecimento em outra linguagem e podendo testar no seu trabalho, isto parece pouco mas ja é de alguma valia. mas pelo outro lado pode ser que a empresa esteja perdendo um grande potencial, acho que vce deve estudar um pouco mas e procurar o responsável da area de TI e propor que ele te ajude a pagar um facu ou curso mostre que vce tem interesse de crescer na empresa.
isto é se vce quiser e se tiver possibilidade.
Já pensou na possibilidade de mudar de cidade?
Bem, pelo que você falou de si mesmo você me parece ser uma pessoa bastante esforçada, além de auto-didata.
Porque você não dá uma olhada em algumas vagas de emprego, manda alguns curriculos, sei lá.
Não sei se você tem familia para sustentar ou algo do tipo.
Bem, é uma situação complicada…mas acho que se você correr atrás você consegue o que quer.
Se quiser, me mande uma mp para que conversamos mais em particular.
É, realmente parece que a empresa pode perder muito caso você venha a sair. Me parece o tipo de empresa que não valoriza o bom profissional, e não sabe reconhecer um quando tem.
Como o pessoal falou, se você não tiver família (esposa e filhos), seria interessante procurar outras oportunidades…
Agradeço os comentários. Espalhei curriculos por todo lado mas nem recebo resposta, talvez devido a falta de formação, sei lá… qto ao caso da empresa subsidiar mu curso, já tentei, e a resposta que dão é q informática não é a minha área… é mole???
Me interesso em procurar outras oportunides fora daquí, mesmo tendo uma filha e pagando pensão. Alguém se interessaria em analisar meu curriculo pra ver se me encaixo no que o mercado pede, fora a fomação é claro?
Obriado mais uma vez.
Uma das vantagens de se morar em um pais como o nosso que não é do “primeiro mundo” é o fato de haver oportunidades de tudo quanto é tipo, inclusive para quem não tem nível superior; logo acho possível que vc encontre alguma oportunidade por ai.
Geralmente pessoas que estão em sua situação constroi curriculos bem ruins e que não chamam a atenção dos entrevistadores da àrea de TI, exemplo: sou auto-didata => visão do entrevistador ao perceber que vc não fez nenhum curso na àrea: O rapaz é um curioso, provavelmente bastante superficial na melhor das hipóteses.
Outro exemplo é o seu proprio post, repare bem este detalhe: [quote=mcarvalho]tô fazendo até chover com POO… ja dei até curso com matérial próprio[/quote], talvez vc seja realmente um iluminado mas nem o tiozinho que criou o Java diria algo assim, mesmo sendo em um forum.
Resumindo…o seu curriculo deve realmente estar com problemas, na internet tem várias dicas de como montar seu curriculo, antes de passar para alguem dar uma olhada verifique as dicas encontradas.
Vc disse que fêz algumas coisas com ABAP, normalmente empresas pequenas não tem condições de possuir um software da SAP; logo acredito que a empresa em que vc trabalha é uma grande empresa com possibilidades de pagar melhor salário, ainda mais no norte de Minas, se isso for verdade talvez seja melhor vc apostar nesta empresa. Pelo que entendi vc conseguiu chamar a atenção do analista; vc poderia estudar um pouco mais sobre java e pedir para ele lhe passar alguns pequenos desafios quem sabe vc não muda de lado ai mesmo.
Fora isso tente fazer algum curso na àrea, prefira o curso superior; vc poderia aproveitar o sitema bolsa familia, parece fácil de entrar e idéia é bem simples; muita gente está fazendo curso superior sem pagar quase nada, a única obrigação é dar aulas em algum colégio nos finais de semana - pelo que vc contou isto deverá ser fácil pra vc.
realmente sem uma faculdade é mais complicado conseguir emprego.
Prém, vc pode tentar tirar uma Certificaçao Java que, mesmo sem a facul, pode lhe abrir as portas.
Pra tirar a certificação, nao precisa da facul…
E isso de fazer uns sistemas p teu trabalho de graça, não dá mto certo não…
Tenta negociar com os kras…
Sei, por exeriencia, que nenhum patrão gosta ou quer entender o nosso lado…
Na empresa que eu trabalho, tao com uma historia agora de que eu sou o PI = prof. de informatica.
Isso na pratica quer dizer: o faz tudo,: programador, design, webdesign, tecnico, analista, suporte, consultor…
No meu caso, to tirando devagar essa concepção da cabeça de meus chefes…
Pq, se fosse pra pagar por tdo, ganharai uns 10mil…
muto show… é protugües bem dizido, que ningüem correge…
É com muita satisfação que comunico a vocês, que foram bastante sinceros na avaliação do caso relatado, que hoje estou definitivamente no setor de TI da mesma empresa e depois de uma traca de idéias com a gerente de TI que FINALMENTE autorizou o início do meu treinamento em ABAP.
Como disse antes, para mim é a realização de um sonho, mesmo sabendo que ABAP é osso, chato, mas com jeitinho vou enfiar JAVA na idéia desse povo.
Valeu mais uma vez.
Ah… apareceu um curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas na minha cidade (EAD) e, mesmo sem grana, comecei a cursar esse ano… e vou meter a cara.
Gostaria de agradecer as manifestações e dizer que, e depender de mim, o JAVA vai ser a linguagem de desenvolvimento na empresa.
Tenho boas relações com o analista de sistemas e sei que ele tem a intenção de elaborar um projeto orientado a objetos do sistema.
Vou à luta e conto com vocês para me ajudar nos momentos de dúvidas sobre JAVA e espero um dia poder retribuir, ajundado outras pessoas também.
Bom gente, informo que vou começar meu treinamento em ABAP/4 na terça feira, dia 06/04 e venho mais uma vez agradecer o apoio e também as críticas recebidas, que igualmente me serviram como estímulo para não desistir, mesmo desacreditado entre meus colegas de trabalho, com somente o curso científico completo ( a facul tá em andamento) , oriundo de um setor de onde seria improvável surgir um profissional para trabalhar com TI, ainda mais com desenvolvimento, e o mais importante neste âmbito, sem puchar o saco de ninguem.
Como disse no meu último post, ABAP é só o começo, pois pretendo mandar bala com JAVA (XI, NetWeaver e o…mais sei lá o que…) e conto com ajuda dos colegas para sanar algumas dúvidas que surgirão e também pretendo que do estiver apto a contribuir com a Comunidade GUJ.
Estou precisando urgentemente de um curso intensivo, tipo segunda a sexta, 8 horas por dia, de ABAP, uma vez que o pessoal empresa se dispos a pagar, só que nessas condições, coisa de 1 ou duas semanas de duração.
Procurei várias instituições, porém somente encontrei uma com essas características só que em módulos, encarecendo demais o curso.
Achei também algumas com excelentes conteúdos, valores bacanas, só que aos sábados.
Vocês saberiam de alguma instituição ou algum que daria curso nesses moldes?