[quote=Pe]Olá amigos programadores.
Há tempos ocorre essa discussão lá na faculdade e hoje venho aqui tratar com vocês pra saber o que a comunidade java acha sobre o assunto.
Vocês consideram programadores como peões no projeto?
Dito eles seriam apenas alguem que receberia ordem de um engenheiro e faria tudo o que está escrito sem sair da logica feita anteriormente?
[/quote]
Isso depende de que tipo de programador você quer ser.
As coisas começam com o programador inexperiente. O cara não é ruim. Só inexperiente.
Daí este evolui e se transforma num PROGRAMADOR, que contribui para o projeto com seu trabalho criativo, que soluciona problemas complexos, que inventa e é feliz.
Ou ele evolui para um POGRAMADOR, que contribui para o projeto com seu trabalho MUITO criativo e pouco convencional, utilizando, muitas vezes, elementos limitados para criar soluções criativas e pseudo-temporárias de difícil reproduçãom por uma mente não engajada na arte da improvisação cientifica (AKA GAMBIARRA). Ainda assim ele é feliz. E sim, muitas vezes é útil também. E se bem orientado, pode se tornar um ótimo programdor, caso não seja consumido pelo Lado Negro do Código.
Ou o cara evolui (ou seria involui) para um code monkey, cuja única função é parasitar o conhecimento alheio em forma de especificações e diagramas e regurgitar esse conhecimento em forma de uma gosma que alguns chamam de código. Tal gosma apenas reflete um projeto, vindo de um “analista”, que muitas vezes não faz a minima idéia de como implementar a solução imaginatória-criativa-psicodelica-resultade-baygon-mal-fumado que ele criou. Assim, o Code Monkey (peão de obras) faz um par perfeito com o Analysis Monkey (aquele que sabe apenas adaptar diagramas uml feitos anteriormente) em suas macaquices.
Se programador pode ser só um peão? Sim!
Graças a Deus, em todos os projetos que trabalhei, nunca me deixei atuar apenas como peão. E vocês? Que caminho querem para suas carreiras?