Programador == Peão

Olá amigos programadores.

Há tempos ocorre essa discussão lá na faculdade e hoje venho aqui tratar com vocês pra saber o que a comunidade java acha sobre o assunto.

Vocês consideram programadores como peões no projeto?

Dito eles seriam apenas alguem que receberia ordem de um engenheiro e faria tudo o que está escrito sem sair da logica feita anteriormente?

Depende… Muita empresa faz isso, e tem gente que ainda aceita.

Recomendo duas leituras:
http://blog.fragmental.com.br/2008/08/09/analista-pedreiro/
http://blog.fragmental.com.br/2008/07/25/uh-eme-ele/

É muito fácil mandar alguém fazer alguma coisa como se pra vc fosse facílimo fazer aquilo.

O “engenheiro” ou “arquiteto” que adota essa postura provavelmente não sabe executar nada. Caga regra mas na hora de fazer não deve entregar nada.

É sempre fácil para quem não está fazendo.

[quote=Pe]Olá amigos programadores.

Há tempos ocorre essa discussão lá na faculdade e hoje venho aqui tratar com vocês pra saber o que a comunidade java acha sobre o assunto.

Dito eles seriam apenas alguem que receberia ordem de um engenheiro e faria tudo o que está escrito sem sair da logica feita anteriormente?

[/quote]

Olá amigos contribuidores da enciclopédia de física quântica subatômica.

Há tempos ocorre essa discussão lá na faculdade e hoje venho aqui tratar com vocês pra saber o que a comunidade de física nuclear quântica acha sobre o assunto.

Vocês consideram contribuidores da enciclopédia de física quântica subatômica como peões no projeto?

Dito eles seriam apenas alguem que receberia ordem de um idealizador da enciclopédia e faria tudo o que está definido sem sair dos cálculos feitos anteriormente?

Ótimo trocadilho :slight_smile:

[quote=Pe]Olá amigos programadores.

[/quote]

Isso depende de que tipo de programador você quer ser.

As coisas começam com o programador inexperiente. O cara não é ruim. Só inexperiente.

Daí este evolui e se transforma num PROGRAMADOR, que contribui para o projeto com seu trabalho criativo, que soluciona problemas complexos, que inventa e é feliz.

Ou ele evolui para um POGRAMADOR, que contribui para o projeto com seu trabalho MUITO criativo e pouco convencional, utilizando, muitas vezes, elementos limitados para criar soluções criativas e pseudo-temporárias de difícil reproduçãom por uma mente não engajada na arte da improvisação cientifica (AKA GAMBIARRA). Ainda assim ele é feliz. E sim, muitas vezes é útil também. E se bem orientado, pode se tornar um ótimo programdor, caso não seja consumido pelo Lado Negro do Código.

Ou o cara evolui (ou seria involui) para um code monkey, cuja única função é parasitar o conhecimento alheio em forma de especificações e diagramas e regurgitar esse conhecimento em forma de uma gosma que alguns chamam de código. Tal gosma apenas reflete um projeto, vindo de um “analista”, que muitas vezes não faz a minima idéia de como implementar a solução imaginatória-criativa-psicodelica-resultade-baygon-mal-fumado que ele criou. Assim, o Code Monkey (peão de obras) faz um par perfeito com o Analysis Monkey (aquele que sabe apenas adaptar diagramas uml feitos anteriormente) em suas macaquices.

Se programador pode ser só um peão? Sim!

Graças a Deus, em todos os projetos que trabalhei, nunca me deixei atuar apenas como peão. E vocês? Que caminho querem para suas carreiras?

Peão, Qualquer analfabeto pega um monte de tijolos e levanta um muro.
Assim como qualquer moleque de 12 anos pega o DW e faz um site.

No entanto bons programadores (REALMENTE CAPACITADOS) não podem ser comparados a um peão.

[quote=victorwss][quote=Pe]Olá amigos programadores.

[/quote]

Olá amigos contribuidores da enciclopédia de física quântica subatômica.

Há tempos ocorre essa discussão lá na faculdade e hoje venho aqui tratar com vocês pra saber o que a comunidade de física nuclear quântica acha sobre o assunto.

Vocês consideram contribuidores da enciclopédia de física quântica subatômica como peões no projeto?

Dito eles seriam apenas alguem que receberia ordem de um idealizador da enciclopédia e faria tudo o que está definido sem sair dos cálculos feitos anteriormente?[/quote]

Ahnn??

false

Desenvolvedores são trabalhadores do conhecimento. Em nosso dia a dia vendemos o capital intelectual, e não o esforço de digitar.

Felizmente algumas empresas (claro que não as gigantes) estão tentando mudar essa visão.
Esse modelo de analista -> desenvolvedor nunca funcionou.
O difícil (ainda) é conseguir trabalhar em um empresa ou equipe que abomine esse “esquema de fábrica”
http://mentalmorphosis.wordpress.com/

quem diz isto é um ignorante de primeira linha… então todos são peões… o advogado cumpre com requesições de seus clientes então é peão, o engenheiro tbm… eu digo quero que vc faça uma casa então ele e peão pq quem mandou ele fazer a casa sou eu… o medico mais ainda pois qdo for me consultar com ele mando ele me ver o que eu tenho para me curar do que eu tiver… vendo por este lado do como vc disse então todos somos peoes pois todos fazemos algo para alguem… quem não é o peão nesta historia é o cliente…
peão para mim é quem faz algo que não precisa muito de esforço mental de planejamento… que so segue um planejamento ja feito… programadores não se encaixam como peão… pois programar é planejar… mesmo que tenha uma pancada de uml e de documentações estas documentações apenas transpoem o que o cliente quer… e so falam de requisitos de negocios… e um sistema tem requisitos funcionais e não funcionais… cabe ao programador definir a maioria dos não funcionais e a melhor forma de implementação dos funcionais… cabe ao programador definir a melhor forma que atenda ao cliente com seus requisitos e ainda sim sera algo de facil manutenção, alta performace com baixo acoplamento… todas estas atribuições é de responsabilidade do programador… e é algo que precisa de uma boa estrategia, habilidade e planejamento… para cada algoritimo que vc implementa vc precisa de td isto… porem é lamentavel que algumas empresas e faculdades pensam assim… isto prova a total falta de conhecimento sobre a area… e sobre os profissionais…
se seu professor que disse algo assim pode ter certeza que não serve pra dar aula de TI… alguem que tem este tipo de pensamento não serve para fazer nada em informatica pq é um completo leigo na area… talvez corte e costura seja a melhor area para tal… ou construção civil dai sim ele vai ver o que é um peão de verdade… ou então trabalhar com o maker ou algum tipo de POGenerator plus porai…

Salve,

Bem se você gosta de programar então seja um bom programador mas não se atente somente a programação.

No desenvolvimento de software hoje em dia o profissional deve ter um conhecemento do projeto como um todo e não ficar aguardando especificações chegarem, principalmente se o projeto resolver adotar práticas ágeis em seu desenvolvimento.

Por experiência, seja um bom programador/desenvolvedor mas não pare por ai.

[]'s

O bobmoe sempre anima o dia! :slight_smile:

Do jeito que está difícil encontrar talentos na área de codificação, daqui a pouco quem vai mandar nos projetos são os peões. :smiley:

experiencia propria… principalmente em época de faculdade muita gente usa esse termo “programador é peão” simplesmente porque não sabe programar e nunca vai entender a lógica certa para programar de verdade…

quando iniciei minha carreira digamos como programador, passaram-se alguns meses e um ex-colega de faculdade me chamou para fazer entrevista na empresa em que ele trabalhava, porque segundo ele programador era emprego de segundo grau, etc… cheguei lá, e o serviço que o meu ex colega de faculdade fazia era formatar maquinas, configurar servidores windows nt, crimpar cabos de rede, etc… não dá pra entender.

Qualquer comparação da engenharia de software com a engenharia civil é infeliz.

Isso se deve ao fato do termo “Fábrica de Software”, que na realidade é mais uma dessas analogias infelizes.

O nome ideal seria “Agência de Software”, já que assim como uma agência de propaganda, o desenvolvimento é algo criativo e não um processo simples e automático.

Esse mito de faculdade é antigo, onde muitos pensam: Quando me formar quero ser Analista de Sistema, só dando ordens, sem por a mão na massa como um programador.

Tem o pessoal (alguns conhecidos) que cursavam Sistemas de Informação que pensavam que quando eles formassem iriam ser Analistas e o pessoal que cursava Ciência da Computação (no meu caso) iriam ser os programadores deles. Teve ainda alguns colegas que iniciaram o curso de Ciência da Computação e foram cursar Sistemas de Informação porque não queriam programar, falaram que queriam ficar mexendo com a parte de análise, uml, rsssss… mas na verdade estavam fugindo do pau.

Na minha opinião todo Analista é um excelente programador e é quase que impossível participar de um desenvolvimento como Analista e não por a mão na massa nem uma vez.

Agora, com em toda profissão existem bons e maus peões. Um bom pedreiro é disputadíssimo para trabalhar em obras e assim se encaixa o bom programador também.

Agora fica a perqunta:
O que quer dizer esse termo Peão?

Quer dizer que é um cargo que não precisa pensar, que é um cargo que não precisa ter conhecimento ou um cargo que executa serviço braçal e repetitivo?

Em nenhuma das situações acima um programador se encaixa, não é mesmo? :wink:

[]'s

Então pq sera que em uma empresa que eu trabalhei a maioria dos analistas não sabiam nem o que era um if???

[quote=luistiagos][quote]
Na minha opinião todo Analista é um excelente programador e é quase que impossível participar de um desenvolvimento como Analista e não por a mão na massa nem uma vez.
[/quote]

Então pq sera que em uma empresa que eu trabalhei a maioria dos analistas não sabiam nem o que era um if???[/quote]

E os projetos davam certo?

Se eses analistas não sabiam o que era um if, o que eles sabiam? (ou eram amigos/parentes do gerente de TI ou grandes puxa-sacos)