Programador php ganha bem?

54 respostas
S

E aí galera alguem pode me informar a quanto anda a hora do programador php junior, pleno ou senior?
é que estou pensando em contratar um programador php e quero ver se conpensa desenvolver aplicações mais simples em php ou fazer tudo em java.

54 Respostas

smota

Para TUDO … antes de mais nada precisamos que fique claro que a hora é do programador nao da linguagem, meu salario nunca foi muito atrelado ao que eu to usando e sim ao que eu to fazendo (ou seja, programando)…

:wink:

PS: ou seja, tanto faz, contrate um bom programador e ele sera capaz de usar a linguagem certa no lugar certo …

Rafael_Nunes

Se o cara vai ‘só’ programar, eu até concordo que é meio que indiferente a linguagem.
Mas se o cara as vezes(ou quase sempre omo meu caso) tem de participar da análise e modelagem, eu acredito que varia e muito o valor/hora.
Eu ao menos ganho mais desenvolvendo em Java do que em ASP.

smota

Entonces … é exatamente o contrário disso que eu quis dizer … eu ganho o mesmo valor pra programar em Java e em PHP :shock:

(sim, eu programo nos dois no meu servico … cada projeto tem um estudo do que se encaixa melhor nos seus requisitos)

marcelomartins

Mas o cara que sabe somente PHP provavelmente vai ter um salário mais baixo do que um que sabe PHP e Java. Ou estou errado?

Então acho que nivela por cima, se tu sabe Java, esse é teu nível, indiferente se vai programar em Java, PHP, ASP ou BOO.

fiabani

Mas o cara que sabe somente PHP provavelmente vai ter um salário mais baixo do que um que sabe PHP e Java. Ou estou errado?

Então acho que nivela por cima, se tu sabe Java, esse é teu nível, indiferente se vai programar em Java, PHP, ASP ou BOO.

Cara, posso estar errado sim, mas esse negócio de “programo em php mas sei java” não influi mto no salário não, dependendo do seu cargo. Pense comigo: se você for contratado para ser programador PHP e não java mas tem conhecimentos desejáveis em java, a empresa vai querer te pagar salário de programador PHP pq é o que vc vai fazer na empresa, ou seja, “provavelmente” ela vai preferir pagar R$ 1000,00/mes para um que programe em PHP do que pagar R$ 1500,00 para um que programe em PHP mas sabe java.

Já se você for trabalhar como analista, gerente de projetos ou algo parecido, com certeza todo o seu conhecimento agregado vai contar bastante.

juarezna

Acho que tão importante quanto saber programar com qualidade é ser um bom negociador no momento em que vc entra numa empresa. Porque depois fica difícil alterar cargos e salários…

CarlosEduardoDantas

a questão é que, como até para fazer serviço porco Php é bem mais fácil de aprender do que Java, então provavelmente o empregador encontrará facilmente muito recurso barato para preencher a vaga.

Programador bom é programador bom independente de tecnologia, porém, se a demanda é relativamente simples, não precisará do famoso “canhao para matar a mosca”…

é ai que entram programadores php iniciantes que só colocam codigos <? e ?> juntos com html pra todo lado, e programadores delphi iniciantes que so sabem programar orientado a eventos, etc… etc…

Marcio_Nogueira

infelizmente aqui no Rio de Janeiro um programador PHP ganha muito pouco. As melhores oportunidades (em termos de remuneração) são para Java.
Algumas pessoas não consideram o PHP uma linguagem de programação, (particularmente não concordo) acho que este fator colabora para uma baixa remuneração de quem trabalha com esta linguagem. :wink:

fredferrao

PHP é para fazer “sites”, Java para fazer Aplicações. Sistemas, etc. :twisted:

Leozin

meu deus…

richardpeder

fredferrao:

meu deus ++…

ate mais…

Rubem_Azenha

Acho que o programador PHP que só sabem fazer sites porcos com arquitetura client-side like, abrindo a conexão e fazendo as operações no mesmo código que gera o HTML que vai ser apresnetado provavelmente não conseguirá uma boa remuneração (ou pelo menos não tanto quanto um cara que faz a mesma coisa em Java, devido a demanda de “analistas-programadores java”).

Mas um cara que manja muito de PHP (e outras linguagens\conceitos) e utiliza seus conhecimentos para fazer sites em PHP bem feitos (como os 10237120937812 exemplos de sites populares feitos em PHP), provavelmente ganha mais.

CarlosEduardoDantas

Rubem Azenha:
Acho que o programador PHP que só sabem fazer sites porcos com arquitetura client-side like, abrindo a conexão e fazendo as operações no mesmo código que gera o HTML que vai ser apresnetado provavelmente não conseguirá uma boa remuneração (ou pelo menos não tanto quanto um cara que faz a mesma coisa em Java, devido a demanda de “analistas-programadores java”).

Mas um cara que manja muito de PHP (e outras linguagens\conceitos) e utiliza seus conhecimentos para fazer sites em PHP bem feitos (como os 10237120937812 exemplos de sites populares feitos em PHP), provavelmente ganha mais.

concordo em gênero, número e grau…

pena que para o empregador (ou pelo menos a maioria dos sangue-suga), não interessa o meio, mas sim o resultado… pelo menos de imediato claro … ou seja, entre quem faz porco e quem faz bem feito, se ambos conseguem fazer o treco funfar… logico que o empregador vai pegar o recurso barato… o que acontece mto no mercado, infelizmente desvalorizando ainda mais algumas tecnologias que têm “aprendizado básico rápido”.

CarlosEduardoDantas

Marcio_Nogueira:
infelizmente aqui no Rio de Janeiro um programador PHP ganha muito pouco. As melhores oportunidades (em termos de remuneração) são para Java.
Algumas pessoas não consideram o PHP uma linguagem de programação, (particularmente não concordo) acho que este fator colabora para uma baixa remuneração de quem trabalha com esta linguagem. :wink:

com certeza a maioria dessas pessoas falam … “não passa de uma linguagem de script” :wink:

Rubem_Azenha

Um empregador que pensa assim nunca terá condições de desenvolver um produto excelente como esses sites populares em php. Pode ser que eles nem tenham essa necessidade. Não sei se é um pecado tão grande assim. Não é toda empresa que necessita desenvolver um site super-escalável. É claro, boas práticas fazem bem a qualquer projeto e ignora-las é um tiro no pé na maioria dos casos.

fredferrao

meu deus…

Calma gente, nao viram o emoticon da sacagem! Nao precisam botar fogo no topico! Nao sabe brincar nao brinca 8)

Mas que tem muito site php que só tem <? ?> dentro das paginas por ae tem hehehe :!:

fabiozoroastro

Eu acho que depois que você já é um funcionário da empresa, você vai programar em PHP, JAVA, Delphi, com o mesmo salário…
Isso, em casos de empresas grandes que utilizam diversas tecnologias…
Agora, se vc pesquisar vagas para programador Java ou PHP, COM CERTEZA, Java vai pagar beeeem mais. Pelo menos hoje é assim e já faz uns 5 anos que tenho essa percepção.

fiabani

Nossa meu tu manja hein? quando eu crescer quero ser bom programador que nem você, se eu conseguir chegar lá é claro. me espantei com seu nível de conhecimento, é algo de outro mundo, muito elevado mesmo cara, acima de todos aqui no forum…

Zz

fredferrao

Nossa meu tu manja hein? quando eu crescer quero ser bom programador que nem você, se eu conseguir chegar lá é claro. me espantei com seu nível de conhecimento, é algo de outro mundo, muito elevado mesmo cara, acima de todos aqui no forum…

Zz

Olha ae, mais um que nao sabe brincar! :?

T

meu deus…

Calma gente, nao viram o emoticon da sacagem! Nao precisam botar fogo no topico! Nao sabe brincar nao brinca 8)

Mas que tem muito site php que só tem <? ?> dentro das paginas por ae tem hehehe :!:

Tirando a bricadeira de lado. PHP pode e é utilizado em alguns sistemas “de verdade”, caso do SugarCRM (www.sugarcrm.com). Mas com certeza Java como plataforma de desenvolvimento e linguagem de programação dá a oportunidade de desenvolver sistemas MAIS ROBUSTOS, o que conta muito para grandes empresas. As vezes um . na em um arquivo que algum estagiário editou errado quebra todo o sistema PHP, já em Java… nem passaria na compilação. Sem contar as capacidades que só o Java possue, e todas as outras que o PHP também possue mas 99% dos Pogers não conhecem nem o cheiro.

T

samurai:
E aí galera alguem pode me informar a quanto anda a hora do programador php junior, pleno ou senior?
é que estou pensando em contratar um programador php e quero ver se conpensa desenvolver aplicações mais simples em php ou fazer tudo em java.

Aqui aonde trabalho que é uma empresa bem pequena o salário para PHP é o seguinte:
Jr. 2000
Pl. 2500
Sr. +ou- 4000

isso para CLT e não por hora.

Tem que ver a complexade do sistema que você quer, se for algo simples qualquer Poger iniciante faz e aceita 1250…

renatosilva

Melhor ser porco assumido do que esconder a porcaria embaixo de patterns e frameworks :smiley:

fiabani

Toni_Fatec:
samurai:

Aqui aonde trabalho que é uma empresa bem pequena o salário para PHP é o seguinte:
Jr. 2000
Pl. 2500
Sr. +ou- 4000

isso para CLT e não por hora.

Tem que ver a complexade do sistema que você quer, se for algo simples qualquer Poger iniciante faz e aceita 1250…

O meu, me diz o que precisa p/ trab nessa empresa ai, gostei do salário, huahauhau
são da onde? qual o site da empresa?

lrpfeliciano

Meu Deus +++
E os todos os santos, anjos e arcanjos tb.

Jeanioz

Meu Deus +++

Vocês não têm amor a camisa?!

Sejam patriotas!

PHP é inimigo! Salve o Java!!! :lol:

Jeanioz

A próposito, já trabalhei com Java, ASP e coldfusion e meu salário nunca foi diferenciado de acordo com a linguagem na qual programei.

M

Você podia estudar um pouco mais o PHP…
Reveja seu comentário quando da oportunidade!
Cordialmente,
San

M

caduengenheiro:
Rubem Azenha:

concordo em gênero, número e grau…

pena que para o empregador (ou pelo menos a maioria dos sangue-suga), não interessa o meio, mas sim o resultado… pelo menos de imediato claro … ou seja, entre quem faz porco e quem faz bem feito, se ambos conseguem fazer o treco funfar… logico que o empregador vai pegar o recurso barato… o que acontece mto no mercado, infelizmente desvalorizando ainda mais algumas tecnologias que têm “aprendizado básico rápido”.

Seu comentário é consciencioso. Tem muito empregador assim, mas é um comportamento aceitável para quem desconhece a tecnologia subjacente. Isto é mais comum contudo em empresas que não são da área de TI, mas que precisam de um “minino” para escrever um “pograminha simpris”.
Fuja destes caras! Tem muita empresa boa prá trabalhar!
:slight_smile:

fredferrao

Meu Deus +++

Vocês não têm amor a camisa?!

Sejam patriotas!

PHP é inimigo! Salve o Java!!! :lol:

A idéia da brincadeira era essa Jeanioz, mas pelo visto alguns programadores PHP ae nao gostaram :lol:

ranniely

bom dia caros colega, estou para começar um curso de programado e gostaria d saber qual a melhor area para fazer este curso

dlt

Um dos caras que eu conheco que cobram mais pelo seu valor/hora é um programador PHP.

Ele sabe bastante de programacao, analise, modelagem, usa bons frameworks (code igniter, symphony, doctrine) e sabe conversar/negociar com os clientes.

Z

Acho que depende do grau de especialização .

Isso serve para qualquer linguaguem , profissão .

Giulliano

É incrível como as pessoas conseguem destruir um tópico tão simples…eu cliquei no link na esperança de descobrir o valor do programador PHP e até a segunda página só tem baboseira.

Será tão difícil assim, apenas, responder uma pergunta :confused:

Eu imagino que um cara de PHP ganhe em torno de R$ 3.000,00 - Mas não sei te dizer a realidade do mercado.

juliofsn

Giulliano, ninguém respondeu, simplesmente porque depende de muita coisa, até mesmo se você perguntasse o salário para programadores Java, ninguém iria saber dizer com certeza.

A Info sempre divulga uma tabela com essa informação:
http://info.abril.com.br/professional/salarios/, só não sei se está atualizada.

Gabriel

Só pra constar: vocês estão postando em um tópico de 2 anos atrás.

UMC

kkkkkkk
foi bom lembrar!
:smiley: :smiley:
vlw

karlmarx

Há 2 anos atrás o salário mínimo de um programador PHP variava muito dependendo do grau de exploração no qual era submetido. Hoje em dia o salário está melhor, vejam a tabela da info: o mínimo para programador PHP é de R$ 2500.

http://info.abril.com.br/professional/salarios/

Se você for bom e lhe oferecerem valor menor, recuse. Não seja explorado, valorize-se!

adriano_si

Você já Postou num de 2 anos e 6 meses atrás…

Aff…

Agora uma coisa que me intrigou, foi que quando lí o Post do FredFerrao entendi na hora a malícia da brincadeira… aí vem um monte de gente xingando e debatendo… PQP… o nível de bom senso na leitura tbm é bom adquirir…

Abs []

O

Galera a Partir do Php 4.0 já é O.O deixando o código completamente separado do HTML :lol:

R

Bom todo mundo acha que sabe de tudo sobre php, sou Webmaster, mais frequentemente temos que aprender todos os códigos para aprender o php todo num é? num adianta julgar o outro por ter um conhecimento inadequado fora de sua área atuada ok?:slight_smile:

Bom vou falar, que eu estudei muito sobre preços, e sistemas integrados por isso. E nada mais é um conhecimento da linguagem e o que ela ganha programando a sua área.
Veja só alguns sistemas que desenvolvedores ganharam milhões desenvolvendo.

Joomla
Drupal
Oscommerce
Magento
etc… …

agora sim eu digo, a maioria dos CMS e dos sistemas que desenvolvem, ou seja, sistemas de rádios etc… são normalmente desenvolvidos em php, ou seja, FRamework
agora sim que vem a explicação, todos são montados em php,css,java,html. Está ai a explicação já! As empresas e os desenvolvedores fazem a sua carreira, suas atitudes e idéias eles que contratam e pagam por isso, só tem que ver uma empresa que vai investir em você, pro que eu vejos designers lixos layouts formado em tableless e imagens adicionadas normalmente por ferramentas ganhando R$ 1,200 + freelancer? Onde já se viu isso? pois é, mais é a empresa que faz seu futuro e que paga seu salário. Estude, vai fundo na linguagem, por que nem todos tem a idéia de demorar desenvolvendo um sistema online que pode ser reconhecida no mundo todo. :slight_smile: agora a idéia de desenvolver o software não fica só por conta de uma pessoa, mais sim por conta de que aquela pessoa sabe a linguagem toda, num adianta só estudar server side includes, echo, require que n vai aprender nada, tem que estudar ela por enteiro, por que assim você poderá entrar em uma equipe forte e quem sabe o sucesso vir em R$ 20,000.00? Abraço! Se é essa linguagem que você goste pode ir a frente, pois lembre-se nem todas as empresas pagam um salário devidamente ao seu estudo Web.

Marcio_Nogueira

Se não me engano, o valor para um programador PHP, deve estar entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00

L

karlmarx:
Há 2 anos atrás o salário mínimo de um programador PHP variava muito dependendo do grau de exploração no qual era submetido. Hoje em dia o salário está melhor, vejam a tabela da info: o mínimo para programador PHP é de R$ 2500.

http://info.abril.com.br/professional/salarios/

Se você for bom e lhe oferecerem valor menor, recuse. Não seja explorado, valorize-se!

Cara,
essas tabelas da info…pra mim nunca estam certa.

Marcio_Nogueira

Não podemos tomar como base a tabela publicada pela info, pois não condiz com a realidade do mercado.

L

No meu ponto de vista um bom programador PHP que tenha claro conhecimento OO ganha bem…
O que acontece é que o PHP permite que vc programe de maneira procedural que é mais fácil, com isto, muitas pessoas se “aventuram” a programar
em PHP o que acaba gerando códigos não muito satisfatórios e desvalorizando um pouco sua classe.

No mais, um bom programador sempre terá um bom salário.

Abraço

Lucas

Procurando oportunidades de TI? Veja http://www.portaldevagas.com acesso totalmente gratuito.

douglaskd

antes de ser programador php o caboclo tem que aprender java e seus conceitos

Marcio_Nogueira

PHP é totalmente diferente de JAVA, se o foco é o PHP, porque aprender JAVA antes?
Aprenda UML / Orientação a Objetos e PHP, esqueça o JAVA por enquanto.

douglaskd

java tem mais material sobre vários conceitos, em faculdades por exemplo, java é usado para isso

há muitas coisas que aprendi em java que não aprenderia se ficasse somente no php

muitos programadores java conhecem MVC, programação em camadas, padrões de projeto,webservices, mais poucos programadores php conhecem MVC.

aprender alguns conceitos em java te faz programar melhor em php.

hoje em dia com o Zend Framework e outros frameworks a história mudou um pouco, mais mesmo assim, aprender OO em php direto é muito dificil, há muito mais material em java, java te obriga de certa forma a se criar um código mais organizado, tudo dentro de classes e métodos,

não é necessário que o programador tenha experiência com java, mais pelo menos use para aprender os conceitos de forma mais fácil

digo isso da mesma forma que usam Prolog para ensinar inteligência artificial,

bom essa história foi a experiência que eu tive, as vezes mexo com php e tudo quanto é conceito que da pra aplicar eu aplico, tudo aprendido usando java.

fiabani

Sou da opinião que programador bom não é o cara que sabe 110% de uma determinada linguagem, mas sim o cara que conhece e sabe usar corretamente os conceitos de orientação à objetos, design patterns, usabilidade etc. No mundo do desenvolvimento de softwares, quem se dá bem é quem tem maior facilidade de adaptação à uma nova linguagem ou tecnologia, visto que é preciso inovar para evoluir. Sou programador PHP à cerca de 10 anos, sempre trabalhei com desenvolvimento web. Nessa minha caminhada tive que mudar quase 100% minha forma de desenvolver em virtude de várias boas tecnologias que ganharam popularidade nesse meio tempo. Por isso essa é minha opinião: os bons salários estão reservados aos que inovam, aos que transformam <? $codigos ?> em "numero$", aos que criam diferenciais em meio ao conservadorismo anti-tecnológico.

Eu, por exemplo, tinha raiva do FLASH e seus discípulos. Resolvi aprendê-lo para explorar novas oportunidades de mercado que apareciam na área de desenvolvimento web. Não vou expressar aqui minha opinião contra ou à favor do FLASH, mas foi ele quem me possibilitou evoluir de funcionário à empresário, e consequentemente me trouxe um salário muito mais satisfatório do que quando eu apenas programava em PHP.

Resumindo, se você tem bons diferenciais em meio aos seus concorrentes, sempre terá bons resultados. Hoje no Brasil os programadores PHP são muito explorados e desvalorizados. Conheço empresas que pagam ao programador PHP apenas 10% do lucro líquido por ele proporcionado. Agora, se você tem outros conhecimentos além de PHP, a história muda bastante. Se você for um profissional com certos conhecimentos em modelagem UML ou levantamento de requisitos, já tem chance à salários melhores, mesmo atuando como programador. Procure não se limitar e assim será melhor visto pelos empregadores.

S

[size=14][color=darkblue]A verdade é que o programador PHP ainda hoje não é bem valorizado pelo fato de que a linguagem é de fácil aprendizado.
Além disso temos o fato de ser uma linguagem ainda muito “nova” e que tem muito ainda que evoluir.
Trabalho com Java e com PHP e posso afirmar que cada uma das linguagens tem suas vantagens.
Quando bem trabalhado, o POO (PHP Orientado Objeto) é de igual usabilidade ao Java.
A programação, independentemente da linguagem, vai do bom senso do programador, do quanto o mesmo estudou e se dedicou ao projeto.
A valorização do profissional depende unica e exclusivamente do próprio profissional e do valor que o mesmo agrega aos trabalhos por ele desenvolvidos.[/color][/size]

natureza

Um cara com 1.600 posts escrever uma pérola dessas.

Feitos em PHP:
http://www.vtiger.com/ - Sistema de CRM altamente robusto feito em ??? PHP

http://www.facebook.com/ - Rede social (Nem preciso falar) Feito em ??? PHP

Da pra passar o dia listando…

Joomla é feito em php, é pra fazer sites? Olha o sistema envolvido por trás disso.

O que difere o valor de cada um é a sua qualidade profissional.

É só profissionais em php não se venderem por pouco.

Com certeza caras bons, ganham mais e não se vendem por pouco.

Se as empresas optarem por contratar pessoas que fazem um curso de php, mal conhecem a sintaxe e cobram pouco com certeza está é uma empresa que não devemos ter em mente na hora de buscar emprego.

Abç

Anime

Oi,

Tem que ganhar muito, por que é chato demais rsrs… Falando sério, ganha como qualquer outro, vai depender do programador e não da linguagem… :wink:

J

Um cara com 1.600 posts escrever uma pérola dessas.

Feitos em PHP:
http://www.vtiger.com/ - Sistema de CRM altamente robusto feito em ??? PHP

http://www.facebook.com/ - Rede social (Nem preciso falar) Feito em ??? PHP

Da pra passar o dia listando…

Joomla é feito em php, é pra fazer sites? Olha o sistema envolvido por trás disso.

O que difere o valor de cada um é a sua qualidade profissional.

É só profissionais em php não se venderem por pouco.

Com certeza caras bons, ganham mais e não se vendem por pouco.

Se as empresas optarem por contratar pessoas que fazem um curso de php, mal conhecem a sintaxe e cobram pouco com certeza está é uma empresa que não devemos ter em mente na hora de buscar emprego.

Abç

Nossa cara, você leu o tópico inteiro? Ele explica, nos outros posts, que ele está brincando…muita calma nessa hora. :smiley:

Ah e outra coisa, não é o número de posts que indica se a pessoa sabe o que fala ou não né?

rafaJacomini

Saudações à todos,

O fato é, assim como em qualquer mercado, oferta e procura.
Tu vai lá numa cidade com 2000 programadores disponíveis e loucos pra trabalhar, 1495 PHP , 300 .Net, 150 Java, 50 Python, 5 COBOL

a ordem é simples :
PHP -> Fácil de achar candidato mais qualificado pq eles vão se matar pela vaga, e você pode oferecer um salário médio-baixo que alguém há de aceitar.
COBOL -> Difícil de achar candidato qualificado e eles, se forem espertos, podem pedir o quanto quiserem que você vai ter que pagar por não ter escolhas.

basicamente eu vejo assim, mas óbvio que fatores como : custo de aprendizado, complexidade da linguagem e etc influenciam.

Acho que pagam mais pra Analista Programador JAVA por um motivo simples, nunca vi uma vaga dessa que não falasse (conhecimento em 50 frameworks, design patterns, inglês avançado, (quando WEB)+HTML+CSS+JavaScript etc etc etc). Já nos de PHP o máximo que comentam é AJAX+ Joomla OU cakePHP e agora a ZEND.

Sou programador PHP e quero ir pro JAVA, espero não estar com as noções distorcidas 8)

jpcasati

Trabalho no setor público e aqui no departamento era tudo feito em php, estou remodelando e refazendo o sistema todo mudando para Java, para maior integração com outros sistemas da USP.
Quanto ao salário não posso responder pois isso aqui não muda conforme o serviço e sim conforme o cargo que se tem, porém, vê-se que tem maior demanda nos concursos de maior salário de programadores java e de menor salário para php. FATO.

Criado 15 de março de 2005
Ultima resposta 28 de jun. de 2011
Respostas 54
Participantes 38