Programador vs Língua Portuguesa

45 respostas
guscoppi

Por que programador destrói tanto a lingua portuguesa? Se vc der uma navegada no forum do GUJ, ou em outros foruns ou listas de discussão, vc vai ver pérolas de fazer o Aurélio remexer no túmulo.

45 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Porque C/Java/Pascal/Heskell/Assembly 6502/<sua linguagem favorita> é muito mais fácil de se aprender do que o português. :wink:

Dennys

:smiley:

É parece que o Daniel Quirino Oliveira tem razão…

hehehe

cv1

E, curiosamente, não saber usar a língua nativa (seja ela Portugues, Ingles, Espanhol, Mandarim, Frances ou o que for) esta diretamente relacionado com nao saber programar direito… afinal, programar nada mais eh do que construir um vocabulario, e depois usar esse vocabulario pra mandar o computador fazer alguma coisa. :smiley:

Daniel_Quirino_Olive

Não só isso, Carlos. Mas pessoas que escrevem mal, se expressam mal. Hoje em dia, é muito importante que o programador saiba se expressar devidamente, pois muitas vezes isso é fundamental para fazer um contato com um cliente ou com um gerente.

p.s.: Sugestão: parem de ler livrinhos técnicos-chatos e leiam livros de verdade. O Rodrigo (louds) sugere, na sua assinatura, Lord Byron, escritor britânico romântico da segunda geração. Eu sugiro Goethe, escritor alemão, e Graciliano Ramos, brasileiro modernista, autor de Vidas Secas. Mais sugestões?

guscoppi

Eu sugiro que leiam. Escolham um livro que vocês se interessem e leiam. Ou pelo menos consultem um diciónario antes de escrever algo, façam uso correto das palavras. Chega de “fasso, pesso, uzar, mecher, finaliso” se eu for citar (ou como muito escrevem “sitar”) tudo oque eu já li, esse post vai ficar muito grande.

Uma sugestão (e não sujestão) para aqueles que não gostam de livros “do tipo vestibular” como os que o Daniel citou é ler livro de “moda”, como Cidade de Deus, Estação Carandiru, ou qualquer outro Campeão de Venda do momento.

Ah… em último caso, utilizem o corretor ortográfico do Word ou qualquer outro.

smota

Eu indico com 5 estrelas BERNARD CORNWELL, em especial sua trilogia sobre o Rei Artur (que não era rei, leiam e entendam), o primeiro livro é O Rei do Inverno. Vale cada segundo de leitura, a descrição das batalhas é riquissima … e pelo tópico, a tradução também está muito bem feita.

louds

O cv um dia me falou de um artigo Guy L. Steele Jr, Growing a language, me disse que era muito bom, leitura de primeira. Na dúvida, apesar do cetissismo, lí o tal artigo. E não perdi meu tempo, leitura obrigatoria para qualquer programador.

Sobre literatura, recomento o mestre do horror, do nefasto, do inominavel terror, senhor H. P. Lovecraft; “A cor que caiu do ceu”, terminei recentemente de ler esse, muito, muito bom.
Caso esteja afim de uma leitura mais ardua, ou for mineiro, leia Guimarães Rosa, comece por Sagarana que é mais facil de entender que Contos Inacabados.[/i]

luiz_ross

Para quem gosta de filosofia tem o Mundo de Sofia de JOSTEIN GAARDER e a Viagem de Téo que não me lembro o autor

dreamspeaker

Concordo com o Daniel, o modo como o sujeito escreve reflete no seu modo de se expressar. É claro que aqui no fórum é até insensato levar todas as regras sintáticas e gramaticais ao pé da letra, mas imaginem um e-mail de negócio escrito com algumas das palavras já citadas aqui? Afe… :shock:

Quanto aos livros, sugiro “A Longa Jornada”, de Richard Adams. “O Exorcista” é muito bom, também, e, na linha dos livros da moda, a trilogia do “Senhor os Anéis”. Nos brasileiros, qualquer coisa do Luis Fernando Veríssimo é bom!!!

E em todo caso, sempre tenha um gibi da Turma da Mônica em mãos… :stuck_out_tongue:

kuchma

Woody Allen, George Orwell, Isaac Asimov, Julio Verne.

E outros desconhecidos, como os titulos:

• O Talentoso Mr. Ripley: o livro eh muito mais legal que o filme.

• Outsiders: desconhecido, escrito por uma garota de New Orleans, se nao me engano - sobre os greasers nos EUA (adolescentes e gangues dos tempos da brilhantina). Quase chorei no fim desse livro. :lol:

• O Crime Perfeito: putz, esse livro conta a historia de um plano de assalto perfeito, cujo mentor era “El Sordo”, um cara surdo. Li apenas uma vez e nunca mais encontrei - se alguem ja leu esse livro e sabe o ISBN, autor, editora, sei la, entre em contato por favor.

• Missao Terra e Campo de Batalha: Terra, de L. Ron Hubbard. Li resenhas antigas que apontam a serie “Missao Terra” como a obras de ficcao cientifica mais hilariante de todos os tempos - infelizmente nao tive oportunidade ter algum desses titulos em maos para comprovar (algum rato de biblioteca/sebo tem acesso a estes livros? entre em contato! :)).

• E se voce gosta, qualquer policial barato pode oferecer boa diversao, como aqueles livros fininhos de series com nome de armas (serie Beretta, serie Glock, etc) ou ainda aqueles da Agatha Christie…

• Se voce gosta de suspense/terror: Lovecraft, Poe, Stephen King - pow, pena que o SBT cortou as partes mais interessantes do “Tempestade do Seculo”… peguem o legendado na locadora pra ver no sossegado do sa sua casa :wink:

• E varios outros, como Tolkien, Mark Twain, etc… Ah, a Biblia tambem eh valida - se voce nao tem interesse pelo lado espiritual, o lado historico e de aventura pode interessar. :slight_smile:

As possibilidades sao enormes - passe num sebo ou biblioteca publica, a diversao eh garantida. Pena que hoje em dia ja nao tenho mais tanto tempo pra isso - saudosos tempos de adoslescencia. :smiley:

Marcio Kuchma

guscoppi

Ainda bem que o livro é mais legal pq o filme eu achei muito ruim.

Daniel_Quirino_Olive

Putz!! Dois dos meus livros favoritos. A autora de “Viagem de Théo” é Cathérine Clément. Livro fascinante.
Da série de livros do Gaarder, tem “O dia do curinga”, que é tão bom quanto o “Mundo de Sofia”, mas pouco conhecido.

cariocathi

Leiam o livro Ócio Criativo, o nome já diz tudo.

Heheheh

marciolx

eu sugiro qualquer um do Humberto Eco ou Gabriel Garcia Marquez

maresp

Quantos tópicos sem resposta nós temos por eles não expressarem com clareza a dúvida ou dificuldade do programador. Aí o cara ainda fica bravo porque ninguém do fórum responde a sua dúvida.
Se vc não tem muita paciência para ler livros de contos, literaturas, trilogias, ficção, então leia Veja, ISTOÉ, jornais, etc. Com algumas ressalvas, a maioria traz texto de qualidade. Só não vale ler revistas de fofoca e telenovelas…
Leia textos que provoque seu interesse fora da área de informática. Isto permite que você amplie seu vocabulário e não seja um bitolado. Já percebeu um nerd de informática que só abre a boca quando o assunto gira em torno de pc´s, programação, internet… sendo outra coisa o cara até parece mudo. Também vai falar o quê, se abrir a boca só sai abobrinha, berinjela…

Dicionário On-line da língua portuguesa:

Marcelao

Ler, ler, ler… Nada melhor.
Depois eu posto minha lista de livros, mas já podem ir começando pelo meu site mesmo: Anacrônicas.com. Não sou escritor coisa alguma, mas arrisco uns parágrafos…
Sim, isto foi um spam pessoal no fórum do GUJ. :mrgreen:

kuchma

“guscoppi”:
“kuchma”:

• O Talentoso Mr. Ripley: o livro eh muito mais legal que o filme.

Ainda bem que o livro é mais legal pq o filme eu achei muito ruim.

Ah sim - decepcionante. Eu fiz o maior cartaz do filme (pensando no livro) pro pessoal e quando aluguei a fita… que depecao. :slight_smile:

Tudo bem - voce (no sentido generico - essa maneira oral de escrever nao eh boa… preciso mudar isso :)) pode ate nao achar o livro grande coisa, mas o filme eh muito fraco.

Marcio Kuchma

bandrade

nó galera, vc colocaram uma pancada de livro bacana, só que eu acho q ainda faltam alguns que eu acho interessantissimos:
Xogun do Clavell, e todas as continuações
Musashi, esqueci o autor, tb é ótimo… sou fã desse livro… ehehehe
sobre livrim do rei artur q alguem aí citou eu sugiro As Brumas de Avalon da Marion Zimmer Bradley, é beeeeem melhor q o filme.

alem dos livros de literatura tb é bacana uns livros “tecnicos” tipo Ecologia da informação do davenport… ou então breve historia do tempo e universo em uma casca de noz, do hawking…

bom, é isso.

smota

O universo em uma casca de noz é muito bom … um livro muito interessante é O mundo assombrado pelos demônios do Carl Sagan …

Uma pergunta - Alguem leu “Contato” ?!? Vale a pena? O filme eh bem legal … o livro eh melhor?

E finalmente pra quem gosta de relatos o livro Karluk: a Extraordinária Expedição ao Ártico em 1913 vale a pena (é melhor do que os livros do Amyr Klink)

B

Isso é que eu chamo de Off-Topic de qualidade…

Bom, eu sou do tipo que lê quase tudo… mas minha tara maior é por filosofia. Minha vida mudou quando li Nietzsche pela primeira vez. É incrível como um cara de um século atrás ainda é extremamente atual, interessante e te faz PENSAR…

Recomendo Shakspeare, Goeth, Nietzsche (é claro), Mario Quintana, Cruz e Sousa(ótimo poeta catarinense)…

Além de escrever bem, é também necessário PENSAR… ver as coisas acontecendo ao redor e ter uma opinião crítica… não ser o bitolado

Gustavo Guilherme BacK

N

Preciso ler mais, o último que eu li foi Irmandade do Crime, já esté com uns 2meses.

Eu achei aqui em casa foi o O Advogado do Diabo, mais ainda não comecei a ler. Alguém já leu??? É bom???

E quanto a Nietzsche, eu comecei a ler os livros:
O AntiCristo
Assim Falou Zarathustra

Mas ainda não terminei. Vou tentar lê-los até o fim do ano.

rigolin

Doutores,

realmente escrever não é algo fácil… e ler ajuda muito…

a realidade é que nosso país tem muitos profissionais medíocres…

profissionais medíocres, país medíocre…

Se expressar através de simbolos exige prática… somos a elite da sociedade… imagine a fatia da população que não tem o que comer??

marciolx

“rigolin”:

Se expressar através de simbolos exige prática… somos a elite da sociedade… imagine a fatia da população que não tem o que comer??

elite da sociedade? soa meio exagerado você não acha?
a não ser que você ande vendo Matrix demais…

cancao

Eu recomendo João Cabral de Mello Neto e tambem a biografia de François Truffaut, o cineasta francês. É muito interessante ver que Truffaut era tão realizador quanto pensador.

Até.

B

Falando em ciências… estou lendo “História concisa das Matemáticas”. É muito bom… apesar de eu não ter um grande conhecimento na matéria, estou ficando mais empolgado com as minhas aulas de matemática assim que comecei a ler o livro…

Gustavo Guilherme BacK

Daniel_Quirino_Olive

Tem um filme do Truffaut que virou livro. Chama-se “O homem que amava as mulheres”. É pequeno, leitura fácil, perfeito para aquelas horinhas perdidas no ônibus/trem/metrô/avião.

maresp

Clássico da estratégia i[/i]:
A Arte da Guerra - Sun Tzu

Bíblia
66 livros em um, histórias riquíssimas, personagens extraordinários e alimento para alma.

RodrigoSol

Querendo alguma coisa mais leve? Que tal as crônicas do Luiz Fernando Veríssimo.

Está coleção da editora objetiva está ótima.
Recomendo As mentiras que os homens contam.

http://www.submarino.com.br/books_more.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ArtistId=66760&Type=1&ST=CM11854

Bani

Vocês notaram que a maioria dos livros citados não foram de autores brasileiros? Não sei quanto a vocês, mas quando a língua original é inglês eu prefiro ler diretamente em inglês mesmo. E portanto vou esquecendo como escrevem-se as coisas em português dia-a-dia :cry:
Minha lista de recomendações:

Ficção:

• Qualquer um do Asimov, especialmente The End of Eternity, Robot Dreams e a “heptologia” (será que é assim que escreve 7 livros?) Fundação
  • The List of 7, do Mark Frost
  • O Iluminado, Stephen King (e se você assistiu o livro ou a minissérie, não se preocupe, o final é diferente de ambos!)
  • Livros do Sherlock Holmes, do Arthur Conan Doyle
  • A Rainha dos Condenados, da Anne Rice (não é nem parecido com o filme, que na verdade é baseado no O Vampiro Lestat, que é o livro anterior)

Semi-ficção:

• O Mundo de Sofia e O Pássaro Raro, do Gaarder
  • The Cuckoo’s Egg, do Cliff Stoll

Ainda menos ficção:

• Gödel, Escher, Bach - An Eternal Golden Braid, do Douglas R. Hofstadter
  • Labyrinths of Reason, do William Poundstone (este estou lendo atualmente)

Entre os autores nacionais, meu preferido é Machado de Assis.

R

bom minha contribuicao sobre os livros…

Uma breve historio do tempo: do Big Bang aos Buracos Negros - Stephen Hawking

todos da colecao do Sidney Sheldon…o cara escreve mto bem…

Jurassic Park - Michael Chricton…o cara manda mto bem no suspense… :evil: :evil: :evil:

sei q vao me censurar, mas ai vai, pela visao q o cara teve qdo escreveu o livro…

A Estrada do Futuro - Bill Gates

valew

B

Concordo com você Bani, mas o problema é que pra você comprar um livro destes em inglês (pelo menos aqui em Floripa) o preço praticamente triplica. Não há cristão que aguente pagar R$ 55,00 num livro de bolso do King sem nenhuma qualidade grafica e editorial…

Eu quero ir pra fora do país!!! Alguém aí tem uma vaginha em um ap na Alemanhã pra compartilhar comigo??? Tenho de aprender alemão…

Gustavo Guilherme BacK

black_fire

Eu aconselho
:arrow: A trilogia: O Senhor dos Anéis

e… é… humm…Pessoal sem tira sarro hein…

:arrow: Todos os Harry Potter…

Sim, sou infatil sim… :oops: :?

um abraço :smiley:

Bani

Tem que pesquisar os preços… Livros técnicos costumam ser muito mais caros mesmo, mas outros livros, não.
É engraçado na Livraria Cultura. A maioria dos meus do Asimov eu comprei lá, e muitas vezes eles tinham duas edições diferentes: uma importada da Inglaterra e outra dos EUA. Em alguns casos acontecia de uma ser muito mais barata que a outra e ainda chegar mais rápido!

Umlauf

Ei, eu fis td certu mais minhas classes naum compilarão :stuck_out_tongue:

Eu sou fã do Gaarder e Milan Kundera :slight_smile: . No momento estou lendo “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, e o próximo será “A Dança do Universo”, de Marcelo Gleiser.
Pra quem quiser algo mais “light” e pra dar umas risadas recomendo algum livro do Nick Hornby.

K

Olha o que vc escreveu :stuck_out_tongue:
batendo o olho contei uns 6 erros :twisted:

[list]
:arrow: um e com agudo sao duas teclas, leva o dobro do tempo pra digitar
:arrow: spell check foi inventado pra que?
[/list]

kuchma

Eh mesmo. Memorias Postumas de Bras Cubas, dentre outros dele, eh interessante (e divertido, uma coisa IMHO dificil na literatura “classica” brasileira - quem 'guenta ler coisas como “Tronco do Ipe” ou “Senhora” que atire o primeiro post ;)).

Ao vencedor as batatas! :smiley:

Marcio Kuchma

cancao

“kuchma”:
quem 'guenta ler coisas como “Tronco do Ipe” ou “Senhora” que atire o primeiro post ;)).

Cara, o periodo romantico da literatura brasileira é realmente muito chato. “O Guarani”, por exemplo, é tão chato quanto esses outros dois. Acho que foi por isso que inventaram o Realismo: ninguem devia aguentar mais. :lol:

Até.

Bani

Foi o que eu sempre pensei! :smiley:

Do Machado de Assis meu preferido é Dom Casmurro, mas estou lendo o Memórias Póstumas agora (vestibular…) e tem uns capítulos que são incríveis!
Os contos dele também parecem ser muito bons, pretendo ler algum dia.

TedLoprao

Bom, eu recomendo o Senhor dos anéis e outros livros de Tolkien (o Silmarillion é muito bom, apesar de possuir um número infindável de personagens e se vc não ficar olhando o tempo todo o glossário acaba se perdendo). O Tolkien era um cara muito perfeccionista, Silmarillion ele levou mais de 10 anos para escrever e mesmo assim não chegou a lançar o livro (se não me engano foi lançado pelo filho após a sua morte). Esse livro ele chegou a escrever duas vezes pq não gostou de como tinha ficado a primeira vez :shock: !!! Louco, muito louco…

Eu não sou muito fã de leitura nacional, mas gostei de Cães da Província de Assis Brasil…

Ahh, e quanto a Harry Potter, acho q ninguém pode desmerecer os livros pois os mesmo fizeram com que a leitura se difundisse (será que é assim que se escreve???) muito no mundo todo e só por isso já tem o meu respeito!!!

Ps.: Eu relutei muito para ler Harry Potter mas confeço que quando li gostei bastante, apesar de algumas falhas na história o livro prende o leitor muito bem!!

Vallew

Bani

O que mais me irrita no Harry Potter é as pessoas querendo compará-lo com Senhor dos Anéis… talvez pelos filmes saírem mais ou menos juntos…
Enquanto no Senhor dos Anéis o Tolkien criou um universo completo, com todos os detalhes necessários para dar profundidade às histórias, no Harry Potter a J.K. Rowling simplesmente juntou um monte de idéias velhas. Atéo próprio Harry Potter é praticamente idêntico a um outro menino bruxo de histórias em quadrinhos. Mas as histórias são divertidas sim.

TedLoprao

Com certeza essa comparação nem deve ser feita, a diferença é muito grande!!! Tolkien deu sua vida a suas histórias, sem sombra de dúvida o cara era bom!!!

guscoppi

Olha o que vc escreveu :stuck_out_tongue:
batendo o olho contei uns 6 erros :twisted:

[list]
:arrow: um e com agudo sao duas teclas, leva o dobro do tempo pra digitar
:arrow: spell check foi inventado pra que?
[/list]

É… concordo com você (agora sem abreviar, hehehehe) que eu que postei o código devia ter revisado umas 500 vezes para não esquecer nem um acento ou algo do tipo, :lol:

dreamspeaker

A comparação pura e simples não faz sentido, na minha opinião. Agora, a autora de Harry Potter é fã declarada de Tolkien, e coisas como a luta do bem contra um mal “não encarnado”, um herói que não faz tudo sozinho, as marcas que ambos tem… e otras cositas… se fazem semelhantes, sim, bem coisa do tipo “me inspirei nisso”.

Marcelao

Assino embaixo! Senhor dos Anéis é mais completo e complexo do que Harry Potter. Isto não desmerece os livros do mago juvenil, mas mostra que é um livro mais limitado, sem o alcance do universo de Tolkien.
Acho que para quem está começando, uma boa dica é o Luis Fernando Veríssimo mesmo. Curto, direto, simples e bem escrito. Depois vá com calma que vc chega a Machado de Assis depois de algum tempo. :wink:

Ei, Bani, pelo que vc está citando, acho que vc gostaria tb de “Sonhos de Einstein”, do Michael Lightman. É fantástico!

B

Ah! Falando no Todo Poderoso, quase Deus, chamado Tolkien, saiu uma edição do The Hobbit em QUADRINHOS… o material de ótima qualidade… quase comprei, mas acabei levando o Desmundo pois não queria ficar com peso na consciência de não estudar coisas pro vestibular…

Se alguém já leu… dê a opinião aí… vou ter de levar um daqueles pra casa mês que vêm pra poder me divertir um bucado…

Gustavo Guilherme BacK

Criado 2 de outubro de 2003
Ultima resposta 3 de out. de 2003
Respostas 45
Participantes 25