Pessoal. Trabalho no ramo do desenvolvimento fazem 6 anos. Outro dia um amigo comentou que a nossa mão de obra de verdadeiros programadores está escassa e não tem tanta qualidade. No inicio eu descordei mas depois parei para pensar …
A maioria de nós que trabalhamos com desenvolvimento acumulamos diversar funções como:fazer a análise do sistema,programar, em alguns casos como aplicações web até fazer o HTML. Nossa que absurdo …
O que eu vejo de problema nisso ??
A cada dia que passa diminui o numero de profissionais especializados em programação ja que se criou uma escala onde o analista é superior ao programador e todo programador vira analista muito rápido devido ao salário e acaba juntando duas atribuições gerando necessidade de estudo de 2 coisas diferentes tornando assim a especialização por uma delas praticamente impossível.
Eu sei que em empresas grandes isso acontece mas nas médias para pequenas já tem esse problema e quando o profissional de uma empresa média/pequena tem a oportunidade de ir para uma empresa grande ja enfrenta dificuldades devido a essas questões.
Imaginemos que o analista fizesse apenas a análise e o programador a programação … Ambos se especializariam com maior qualidade naquilo que fazem e teriamos melhores códigos escritos e análise mais corretas.(é claro que o salário teria que ser no mesmo nível)
Eu entendo que ambos os trabalhos tem importâncias iguais.
Acho que a única industria que isso não se aplica é a industria de jogos onde o programador é bem valorizado.
Eu particularmente sou Analista mas na empresa que eu trabalho faço as 2 funções e quase em toda minha carreira ate hoje foi assim.
E pra finalizar preferia ser Programador apenas e me especializar a fundo mas o mercado não me permite devido ao “Salário” e a sua visão.
Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre o assunto … :!: :?: :!: :?: