Programador x Analista

8 respostas
E

Pessoal. Trabalho no ramo do desenvolvimento fazem 6 anos. Outro dia um amigo comentou que a nossa mão de obra de verdadeiros programadores está escassa e não tem tanta qualidade. No inicio eu descordei mas depois parei para pensar …

A maioria de nós que trabalhamos com desenvolvimento acumulamos diversar funções como:fazer a análise do sistema,programar, em alguns casos como aplicações web até fazer o HTML. Nossa que absurdo …

O que eu vejo de problema nisso ??

A cada dia que passa diminui o numero de profissionais especializados em programação ja que se criou uma escala onde o analista é superior ao programador e todo programador vira analista muito rápido devido ao salário e acaba juntando duas atribuições gerando necessidade de estudo de 2 coisas diferentes tornando assim a especialização por uma delas praticamente impossível.

Eu sei que em empresas grandes isso acontece mas nas médias para pequenas já tem esse problema e quando o profissional de uma empresa média/pequena tem a oportunidade de ir para uma empresa grande ja enfrenta dificuldades devido a essas questões.

Imaginemos que o analista fizesse apenas a análise e o programador a programação … Ambos se especializariam com maior qualidade naquilo que fazem e teriamos melhores códigos escritos e análise mais corretas.(é claro que o salário teria que ser no mesmo nível)

Eu entendo que ambos os trabalhos tem importâncias iguais.

Acho que a única industria que isso não se aplica é a industria de jogos onde o programador é bem valorizado.

Eu particularmente sou Analista mas na empresa que eu trabalho faço as 2 funções e quase em toda minha carreira ate hoje foi assim.

E pra finalizar preferia ser Programador apenas e me especializar a fundo mas o mercado não me permite devido ao “Salário” e a sua visão.

Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre o assunto … :!: :?: :!: :?:

8 Respostas

R

Cara, tive uma aula ontem que me abordou sobre isso.
Tem um cara que eu não me lembro o nome completo, que criou um teorema conhecido como
Teorema de Paurence. Este teorema diz que todo mundo é imcopetente inclusive vc…

Ex:
Seu superior é um incopetente, pq?
Pq, em todas as empresas do Brasil, se vc tem um grupo de desenvolvedores e há uma vaga
para analista, qual programador vc seleciona para o cargo, o melhor ou o pior? O melhor.
Só que aí que começa o problema, pois a pessoa escolhida pode ser ótimo em programação, mas não se dar muito
bem com analise.
Resumindo, seu superior é um incopetente pois não sabe tudo o que deveria saber de analise, só aceitou a proposta
pensando no aumento salarial, só que como ele não pensa nas consequências. Ele pode ser demitido após 3 meses
por não render como analista. E assim sucessivamente para os cargos acima.

O Teorema trata disso, como ter jogo de cintura para saber o que vc quer da vida, como decidir seu futuro profissional,
saber dizer sim e não e como não ser descriminado pela empresa de acordo com suas respostas.

Em certa parte eu concordo com este Teorema, pois se por exemplo eu gosto de programar, eu quero ser programador, não me
envolver com análise.
Tudo o que vc faz com prazer, tem melhor rendimento do que vc faz por obrigação.

Flw

R

[color=“darkblue”]Olá à todos!
Eu sou analista programador e concordo que se a nossa classe fosse dividida em programadores e analista teríamos um rendimento muito maior em nível de analise e de programação.
Porém caimos em um problema, se eu tenho um analista, esse cara deve ter um bom conhecimento, não precisando ser um excelente, na área de programação, pois partindo das particularidades de linguagens o analista fará uma analise. Digo isso pq já fiz documentações para Java, Delphi e C/C++ e não é a mesma coisa :(. Partindo desse princípio o analista deve ter tido uma experiência em programação pelo menos.
Já o programador ele deve ter conhecimento em documentação também, pois ele precisa ler e entender oq está escrito e seguir. Caso ele não saiba ele não pode desenvolver baseado na docmentação.
A minha conclusão é a seguinte, uma depende da outra ultimamente, acho que isso é uma tendência de mercado mesmo que está mudando, pois houve uma evolução na documentação e hoje em dia está tudo muito próximo um do outro.
Antes tinhamos a analise estruturada e agora temos a UML e a tendência é sempre evoluir conforme a tecnologia aumenta.
Pra mim vai chegar um dia que analista e programador serão apenas um diante de tal evolução!

[]'s[/color]

A

“riqueneil”:
[color=“darkblue”]
Pra mim vai chegar um dia que analista e programador serão apenas um diante de tal evolução![/color]

Concordo com o riqueneil, hoje as duas funções estão tão próximas, e esta distância vem diminuindo, e irá chegar um ponto em q não haverá mais diferenças entre um e outro.

[]'s

D

Também concordo, porém para ser um bom analista precisa-se ter muito conhecimento teórico e claro prática de programação. Eu por exemplo era programador e somente programador hoje estou mudando minha expecialização para análise, porém sem perder de vista a programação.

Um dos principais problemas que encontro é ter que estudar e conhecer todas as metodologias para análize e isso vc não aprende do dia para a noite. Isso acaba sendo uma evolução natural do cargo.

Em algumas fábricas de software ainda existe as divisões de cargos bem definida, onde o programador é programador, analista é analista, dba é dba e testador é testador… Porém quem aqui já não teve que ser ou ainda é tudo isso ao mesmo tempo???

M

De certa eu também concordo com o fato do profissional ligado tanto a análise quanto a programação se fundir em um só. Até porque, do jeito que foi exposto aqui até parece que um cargo é totalmente diferente do outro. Concordo que existem diferenças, mas são complementares dentro de um mesmo contexto.

Eu particularmente, gosto de participar de ambos os processos, de análise e programação, pois gosto de ter um controle maior sobre aquilo que estou desenvolvendo. Muitos acreditam que não, isso vai de cada um.

Agora, quanto ao assunto salarial, não acredito que seja bem por aí como foi falado. É um assunto delicado. Eu gosto de analisar essas diferenças salariais em alguns aspectos: Experiência, qualidade e principalmente responsabilidade. “Experiência” e “qualidade” acredito que seja óbvio o motivo, e quanto a “responsabilidade” o profissional que possui maiores responsabilidades e digamos assim maiores “riscos” deve receber um melhor salário SIM. Por exemplo, vc também é daqueles que acham que seu chefe por saber menos de tecnologia e de linguagem de programação e´um burro e não merecia estar aonde está? Desculpe, mas existe a possibilidade de você estar 95% enganado. Para cada cargo existem diferentes níveis de exigência em diferentes áreas… Mas divagar sobre isso aqui vai ser chover no molhado. Então só pra completar, creio que o melhor antes de julgar se o analista ganha mais que o programador seria analisar quais são as exigências do cargo, qual é a quantidade de profissionais capacitados hoje em dia no mercado entre outras coisas…

A

Hoje em dia isto ja virou bagunça… pois hoje quem é formado em Analise de sistemas, acaba trabalhando tbem como programador e quem é formado em processamento de dados tbem acaba trabalhando com Analise, isto sem citar os Cientistas da Computação…rs

Isto é determinado pelo mercado(a area que esta pagando melhor chama mais a atenção dos profissionais… ), nós por não termos um orgão q rege o q cada formação e especialidade deve fazer,acabamos indo para o area que esta dando mais dinheiro… Eu ja fiz de tudo, até hoje não sei se sou analista ou programador…

E

Hoje em dia eu sou Analista/Programador/HTMLer. Até HTML eu faço :grin:

So acho que a pessoa que faz a analise e programa também nunca vai conseguir ser exelente nas 2 coisas. Não da para abraçar o mundo … :grin:

É igual aquelas ofertas de emprego que pede ASP,JSP,PHP,Servlet,C++,UML,Rational RUP,Experiência com Apache e tudo mais. Agente acaba virando um faz tudo.

O Que faz piorar é que hoje em dia não existe praticamente ótimos programadores mais. Tem aquele pessoal que comprou um GUIA de Referência de ASP e ja se diz programador … Os Bons programadores mesmo ja começam a virar analistas para poder ganhar mais pois se ficarem so na programação o salário chega uma hora que para de crescer porque as empresas acham o trabalho do analista mais importante que o do programador. Na minha opinião cada um tem sua importância e uma boa análise e uma boa programação são fundamentais tornando assim as 2 coisas no mesmo nivel de importância.

M

na minha tb, disse tudo oq eu acho nessa frase.

Criado 15 de setembro de 2004
Ultima resposta 15 de set. de 2004
Respostas 8
Participantes 8