Programador x Designer (ou ambos?)

Comunidade,

Gostaria de saber de vocês, a respeito de um programador/desenvolvedor atuar também como Designer.
É interessante esse casamento ? ou não tem nada a ver, pode até atrapalhar a evolução tanto como programador … desenvolvedor … arquiteto … , e do lado do designer ?
O mercador é mais focado numa linha apenas ou não?

Gostaria de ouvir opniões de vocês que sei que tem já alguma formada!

Assim como programar, um bom designer nao eh “bom” simplesmente por querer.

Eu vejo assim: o carinha que quer fazer tudo eh igual ao cara que faz bicos de pedreiro, eletrecista, encanador e, qdo sobra um pouco de tempo, mecanico (aka, voce confiaria a ele a sua casa?)

Rafael

[color=red]Bom eu sou desenvolvedora e naum levo muito jeito pra designer, acho legal as coisas bonitinhas mas falta criatividade. E geralmente, pelo menos pelo q vejo e acompanho no ambiente de trabalho, desenvolvedores e designers se unem, mas cada um faz a sua parte, um faz funcionar e outro da o charme!
Mas de repente se o cara é bom, se manja dos dois, se gosta dos dois, da um casamento legal. Me avise se conseguir essa proeza!!!
Beijos[/color]

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Ou o cara é designer ou é programador. A própria essência de cada profissão já diz isso: quem programa tem um perfil técnico. Quem faz design geralmente tem um perfil artístico. A formação de cada profissão também é totalmente diferente uma da outra.

Ano passado eu trabalhei em uma empresa onde eu imagino que vi o ápice disso: os designers são entendiam uma vírgula do que eu fazia, mas mandavam MUITO em DreamWeaver, Photoshop, Flash, Corel Draw etc. Deu pra ver claríssimamente que são carreiras totalmente diferentes, mas que andam em paralelo.

Eu concordo com o que o Rafael disse: quem faz as duas coisas provavelmente tá atirando pra todos os lados.

Designer?

Sai pra lá, eu sou espada! :smiley:

[]'s
Marco Campêlo

:lol: :lol:

Designer não, Programador Visual, como eles mesmos dizem :stuck_out_tongue:

Ahn, eu trabalho um pouco como designer, quando são projetos pequenos e com layouts simples… Nem me passa pela cabeça tentar concorrer com os profissionais da área, mas é bom variar um pouco…

É engraçado mas algumas soluções para problemas de programação eu descubro trabalhando como designer… :shock: Wired !

Mas sinceramente, é muito difícil ser um bom designer tem que ter uma percepção de mundo que, nós técnicos, não temos… :lol:

Mesmo nao sendo designer (e minha teoria e que se voce quiser ser os dois nao vai fazer nenhuma coisa bem), estude usabilidade.

http://www.usabilidoido.com.br/

[]'s
Marco Campêlo

Não acho não, eu sou programador e músico (nas horas vagas, claro) :smiley:

Eu acho que as pessoas pensam que programador é aquele cara que vive na frente do PC 24 horas por dia (não dá tudo isso, mas chega perto :shock: ) e que não faz mais nada na vida. Eu conheço muito programador que trabalha “direitinho” com Flash e Photoshop, só não trabalha melhor porque eles realmente não tem como levar as duas coisas, que são áreas que exigem muito do profissional, com uma reciclagem praticamente eterna.

Eu acredito que, como já disseram, se você quiser ser os dois, não vai fazer nada direito, mas não custa nada dar uma olhadinha em algumas coisas básicas, como teoria das cores, um pouquinho de publicidade, comunicação visual e, como o Phillip já disse, usabilidade.

Todo programador deveria dedicar um tempinho dos seus estudos de programação pra aprender usabilidade, é por isso que o Google é o que é, os cérebros de lá não se preocupam só com o programa não, se preocupam com quem vai usar aquele programa!

isso é quase uma regra: excelente programador, péssimo designer…

web design é uma coisa muito “sistemas de informação” pro meu gosto…
prefiro fazer a parte que ninguém vê… até consigo fazer uns sites apresentáveis, mas para editar imagem reconheço que me falta talento…

Eu conheço (a mesa dele fica do lado da minha no trabalho) um excelente programador/analista de sistema, que também é um ótimo designer.

Há bons programadores que são excelentes músicos, poetas e etc…, então não rola esse papo de perfil técnico e perfil artistico.

O que eu vejo é que a maioria dos programadores detesta as frescuragens de designer, daí fica dizendo que uma coisa não funciona com a outra. :smiley:

Eu conheço alguma coisa de usabilidade e trabalho direitinho com Photoshop (flash já trabalhei… :cry: )… Mas meu foco é programação, gosto muito da parte visual das coisas, mas não tenho toda a “sensibilidade” (no bom sentido) que é necessário pra realizar trabalhos magníficos, como vi em alguns sites.

Além disso, depende do que se quer ser: especialista ou generalista, ao meu ver nenhum dos dois é melhor só depende do foco que se dá… Eu me considero um generalista… E vcs ?

E quando a aplicação é Swing? Como faço para conseguir um Designer?? :smiley:

Thiago

[quote=Maurício Linhares]Não acho não, eu sou programador e músico (nas horas vagas, claro) :smiley:

Eu acho que as pessoas pensam que programador é aquele cara que vive na frente do PC 24 horas por dia (não dá tudo isso, mas chega perto :shock: ) e que não faz mais nada na vida. Eu conheço muito programador que trabalha “direitinho” com Flash e Photoshop, só não trabalha melhor porque eles realmente não tem como levar as duas coisas, que são áreas que exigem muito do profissional, com uma reciclagem praticamente eterna.[/quote]

Bom, vocês generalizaram o que eu falei. Eu disse que “quem faz design GERALMENTE tem um perfil artístico”. As exceções existem, pra tudo. Mas uma carreira definitivamente não tem NADA a ver com a outra.

PS.: também estudei música durante bom tempo e ainda mantenho meu ouvido aguçado :smiley:

Geralmente alguém que cuida de design faz um esboço do que quer, em Html (DreamWeaver), Photoshop etc, e repassa pro técnico. É o que eu mais vejo.

[quote=Rafael Steil]
bicos de pedreiro, eletrecista, encanador e, qdo sobra um pouco de tempo, mecanico (aka, voce confiaria a ele a sua casa?)[/quote]
heheheheheehehehhehehehee
conheco um trabalhador, que eh tudo isso, menos mecanico …
e o fidapeste eh o cao …
faz tudo bem feito e sempre presta servico pra meu pai.

Eu discordo da maioria. Se você quer ser designer E programador, essa pressão “não dá” que os outros fazem é o que mais diminui sua capacidade, não você mesmo.

Vocês não vão entender, mas isso me lembra a Matrix (que de certa forma existe).

Quando deixamos de olhar para o que os outros dizem descobrimos que somos muito mais capazes do que achávamos.

Profundo isso, estou vendo apenas 0’s e 1’s… :lol:

Mas entendi o que vocês quiz dizer… E tens razão.

Cheers,

Acho que a Matrix não usa sistema binário huhuahuahauhuha

Tá mais pra sistema Japonário :lol:

Mas sobre as competencias, realmente é, se você quer, você faz, mas o trabalho realmente vai ser grande. Eu prefiro me dedicar apenas a desenvolvimento porque é a área que eu me identifico mais, além de ter um zilhão de coisas pra serem aprendidas :wink: