Programador

Gostaria de um conselho:
Estou cursando o 1º semestre de Sistemas de Informação (TI).
Consegui estágio na área de testes, porém a empresa tem como principal trabalho o desenvolvimento de sistemas
Pelo que vi e ouvi o pessoal trabalha com JAVA, HIBERNATE, ECLIPSE, CSS.
O meu curso tem apenas 4 semestre.Devo continuá-lo (complementando com cursos de programação, se sim quais?)
ou optar por Ciencias da Computação (mais 4 anos).
Detalhe já tenho mais de 30 anos

Eu faria o curso de Ciências da Computação, mesmo sendo mais longo, pois a evolução na carreira é facilitada com um diploma de bacharel. Infelizmente já vi vários bons profissionais que fizeram cursos sequencias de apenas dois anos de duração perdendo boas oportunidades porque não tinham a graduação de quatro anos ou mais.

Sistemas de Informacao de 2 anos? Nossa… pra mim Sistemas de Informacao era bacharelado em qualquer lugar, e não tecnólogo…

Bom, o roger_rf disse que ja viu gente perdendo vaga por nao tem um curso bacharel ao inves de tecnologo, eu ja nao vi isso nao. Pra pessoas mais velhas e ja com experiencia, recomendo fazer um tecnologo mesmo, apenas pra ter o titulo de graduado.

Mas é claro que um curso bacharelado será sempre melhor, se tiver tempo, e vontade, vai em frente…

Vale a pena seguir no Tecnólogo, creio eu. Nunca vi preconceito em relação a isso, se o profissional é realmente qualificado, o título não faz diferença para quem trabalha com programação.

Realmente Igor_ks esse curso que estou fazendo dura mesmo 2 anos quatro semestres.
Mas ele habilita para testes de software e a empresa que faço estágio me pede um pouco mais.
Há poucos minutos meu gerente perguntou-me se eu poderia desenvolver algo em html.
E não posso ficar respondendo não.
Obrigado pelo conselho.

Se for tecnólogo, faça este mesmo e inicie uma pós em desenvolvimento. Você mata dois coelhos com uma única “caixa d`água”.
Se for pós médio, esqueça, parta para uma graduação já.

O curso que faço é graduação.
Tentarei equilibrá-la com o estágio e cursos paralelos,
Após a conclusão farei a pós.
Grato.

[quote=drsmachado]Se for tecnólogo, faça este mesmo e inicie uma pós em desenvolvimento. Você mata dois coelhos com uma única “caixa d`água”.
Se for pós médio, esqueça, parta para uma graduação já.[/quote](não conhecia pós em desenvolvimento)

[quote=Grundrisse][quote=drsmachado]Se for tecnólogo, faça este mesmo e inicie uma pós em desenvolvimento. Você mata dois coelhos com uma única “caixa d`água”.
Se for pós médio, esqueça, parta para uma graduação já.[/quote](não conhecia pós em desenvolvimento)[/quote]
Alguns exemplos:
http://www.pucpr.br/especializacao/cursos.php5?curso=3368&processoSeletivo=237 - Desenvolvimento web semi presencial
http://www.pucpr.br/especializacao/cursos.php5?curso=3518&processoSeletivo=237 Desenvolvimento de jogos digitais (se não me engano, o ViniGodoy leciona pra este curso)
E tem outros, estes foram só dois pequenos exemplos.

Não se engana. :slight_smile:

[quote=Grundrisse]Realmente Igor_ks esse curso que estou fazendo dura mesmo 2 anos quatro semestres.
Mas ele habilita para testes de software e a empresa que faço estágio me pede um pouco mais.
Há poucos minutos meu gerente perguntou-me se eu poderia desenvolver algo em html.
E não posso ficar respondendo não.
Obrigado pelo conselho.[/quote]

Html, css… Dá para aprender boa coisa em casa mesmo, dependendo o que for desenvolver, não irá necessitar de um curso. Claro, se tu quiser mudar de emprego um curso é indispensável, agora se o caso for para não “dizer não para seu chefe”, você pode estudar em casa mesmo, ou fazer alguns cursos de curta duração.

eu tenho 33 anos e estou terminando o bacharelado em sistemas com 4 anos.
a idade não é impecilio para fazer nada.

eu acocelharia o de longa duração pois abre mais portas e te da suporte para seguir para uma especialização ou mestrado(se você tever disposto).

Cara existe bons cursos de formação Tecnólogo, geralmente em Universidades Federais, eu faço bacharelado em Análise de Sistemas (Sistemas de Informação em outras instituições), aqui entre outros cursos de Informática/Computação existe o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com duração de 3 anos, é um bom curso.

Você deve verificar se seu curso é bom, ou é como a maioria que existe por ai (infelizmente), caso seja bom talvez seja até vantajoso continuar nele dependendo do que você almeja, caso contrario mude para um Bacharelado em uma boa Instituição, lembrando que os cursos de Bacharelado lhe permitira maior facilidade em entrar em programas de Pós, e existe alguns concursos que não aceitam Tecnólogos.

Espero ter ajudado.