Programando portais, o que devo estudar

6 respostas
D

Ola galera, gostaria de saber qual caminho trilhar para poder desenvolver aplicações para web, websites, portais, estudo J2SE, estava vendo servlets e JSP, mas o que uma pessoa deve saber para ser capaz de desenvolver websites dinamicos, quais assuntos eu devo estudar e quais livros vocês me recomendariam?

6 Respostas

P

Criar sistemas web dinamicos vc pode fazer com N linguagens de programaçao…PHP, ASP, .NET, JSP…

se vc quer fazer com java vc tem um bom caminho pela frente para estudar…

primeiramente vc tem q saber OO…dps vc apnrede JAVA, Servlets e JSP, caso queira facilitar um pouco seu trabalho com framework, tem alguns no mercado, hibernate (ORM), struts(View), spring(view), JPA (bd), JSF(view)…

ficou assustado?rs…

olha tem mtos topicos aki no GUJ q falam sobre isso…use a busca q vc encontrará mta coisa legal sobre o q vc quer saber…

primeiramente, aprenda OO e JAVA…:wink:

D

Sim, em Java mesmo, já estudo J2SE a algum tempo e gostaria de passar para a programação web usando Java, pensei que seria nescessario mais do que sevlets e JSP, obrigado broder.
Algum livro recomendado?

P

Head First Servlets e JSP…

P

Do ponto de vista técnico “Portal” é um termo amplo, que pode tanto designar soluções proprietárias quanto aquelas que com a especificação JSR-168. Desta forma, comece pelo que vc. tem disponível em mão e, com o tempo, veja outras alternativas.

No lado funcional, um Portal normalmente age como integrador de informações disponíveis em sistemas espalhados em uma empresa, consolidando-os para apresentação aos usuários finais. Neste sentido, procure dar uma olhada nos mecanismos de integração, tais como SOAP/REST/ETL/ESB.

jMacaxera

A princípio servlet/jsp. Aí parta para frameworks que auxiliam e automatizam certos procedimentos como JSF ou Struts.

D

Obrigado galera :slight_smile:
Agora já sei por onde começar ^^

Criado 1 de dezembro de 2007
Ultima resposta 2 de dez. de 2007
Respostas 6
Participantes 4