Programar causa muito estresse?

38 respostas
vanzella

Sera que programar causa estresse?
Venho notando que desde que quando comecei a trabalhar com programação ando mais estressado, dando bordoada sem dó, não sei se o real motivo é esse mesmo.

Aqui no Guj mesmo tem cada pergunta de programador experiente que da vontade de esganar o cara, sempre fujo do topico pra não falar besteira.
Outra coisa que acho que estressa e analisar codigo de outras pessoas, vc pega cada buraco negro no codigo. (“ainda bem que o programador que fez nunca esta por perto”).

Sera que programar causa estresse mesmo ou todos os trabalhos estressam do mesmo jeito? ou sera que to precisando ir pescar :smiley: ?

38 Respostas

maquiavelbona

Qualquer trabalho que necessite de uso intenso do raciocínio pode, e vai, gerar um cansaço mental que por conseqüência vai se manifestar por estresse.

Mas isso não ocorre sem motivo. De vez em quando, você é cobrado em demasia, é desrespeitado como humano, o ambiente te depreda entre outros, então isso é só uma reação sua.

Aqui no fórum, tem vezes que tem reais motivos para dar respostas grossas, pois as perguntas ou são cretinas ou demonstram preguiça pela pessoa que pergunta. Aí fica a questão:“Será que não podemos ter um momento de desestresse?” Um fórum é um bom lugar para isso.

Até!

jjose

maquiavelbona:

Aqui no fórum, tem vezes que tem reais motivos para dar respostas grossas, pois as perguntas ou são cretinas ou demonstram preguiça pela pessoa que pergunta. Aí fica a questão:“Será que não podemos ter um momento de desestresse?” Um fórum é um bom lugar para isso.
Até!

Pensamento covarde…
A diferença do cavalo e a égua?
O cavalo da coice em quem merece e a égua em quem pode.

nbluis

jjose:
maquiavelbona:

Até!

Pensamento covarde…

eric_jf

vanzella:
Sera que programar causa estresse?
Venho notando que desde que quando comecei a trabalhar com programação ando mais estressado, dando bordoada sem dó, não sei se o real motivo é esse mesmo.

Aqui no Guj mesmo tem cada pergunta de programador experiente que da vontade de esganar o cara, sempre fujo do topico pra não falar besteira.
Outra coisa que acho que estressa e analisar codigo de outras pessoas, vc pega cada buraco negro no codigo. (“ainda bem que o programador que fez nunca esta por perto”).

Sera que programar causa estresse mesmo ou todos os trabalhos estressam do mesmo jeito? ou sera que to precisando ir pescar :smiley: ?

Não só causa stress como acho que é uma atividade insalubre… devia ter um adicional de insalubridade

T

Preciso achar aquela notícia que diz que as profissões mais estressantes são, pela ordem, a medicina e a programação.

mueller

Eu acho que isso depende muito do ambiente de trabalho onde tu trabalha.

Pode ser um local extremamente estressante ou um local em que tu consegue trabalhar e se divertir

jjose

Aqui no fórum tem motivos para não se envolver ou não ajudar, esse negocio de ser ignorante quando acha-se que deve é o principal causador de violência no transito, domésticos, danceterias… etc.

Têm-se problemas de ira? Procure um psicólogo

maquiavelbona

jjose:

Pensamento covarde…

Que isso? Ou a galera está com um baixo nível de cirscunspecção ou com um humor muito baixo. Não entender a última parte como piada e ainda me chamar de algo que nunca fui é desrespeitoso por demais. A galera precisa ler mais o que eu escrevo aqui antes de sair tendo “liberdades” que não se podem ter.

Até!

maquiavelbona

Esse cara é a real prova que esse trabalho estressa.

Cada vez mais tomo desgosto pelo que está ocorrendo com o fórum.

Até!

T

Cara estressante é vc usar JDeveloper, OC4J e oracle para desenvolver com 512 de memória… huahuahua

nbluis

maquiavelbona:

Cada vez mais tomo desgosto pelo que está ocorrendo com o fórum.

maquiavelbona++

T

maquiavelbona:
jjose:

Pensamento covarde…

Que isso? Ou a galera está com um baixo nível de cirscunspecção ou com um humor muito baixo. Não entender a última parte como piada e ainda me chamar de algo que nunca fui é desrespeitoso por demais. A galera precisa ler mais o que eu escrevo aqui antes de sair tendo “liberdades” que não se podem ter.

Até!

relaxa cara rs, isso é falta de vivência no fórum por parte de alguns participantes.

eric_jf

mueller:
Eu acho que isso depende muito do ambiente de trabalho onde tu trabalha.

Pode ser um local extremamente estressante ou um local em que tu consegue trabalhar e se divertir

Realmente depende mesmo de onde vc trabalhar… se vc trabalha em um local que tem as antigas visões de engenharia de software… de linha de montagem … ai vc vai ter um stress absurdo

vanzella

Divinhão, to usando essas ferramentas obrigatoriamente. :smiley: sera que isso ajuda?

esb

O ministério da saúde adverte, usar o JDevil faz mal à saúde.

clodoaldoaleixo

Também, tem gente aqui que vive TI, é tudo na vida do cara, se torna estressante mesmo, vejo mensagens aqui no fórum com data de sábado, domingo, madrugada, eu saio do escritório sexta às 18 horas, só quero ver a cara de um pc de novo na segunda.

Que tal deixar o videogame de lado e praticar algum esporte nas horas vagas, ajuda bem.

fsquadro

vanzella,

Na minha opinião, o que mais estressa é a empresa, quando você tem um periodo de tempo muito curto para fazer algo, e te colocam na parede por exemplo. Geralmente isso acontece por diversos motivos, mas em muits casos é que ou existem pessoas que não sabem gerenciar projetos (pensam que o projeto pode ser feito em menos tempo que o real), na minha opinião isso acontece quando pessoas que não são da área, e muitas das vezes não sabem a complexidade do sistema que está se negociando para fazer, tratam e dão prazos no negócio. Isso estressa.

Por que programar mesmo, pra mim é uma satisfação. Programar em si não me estressa (com algums exceções).

felipeguerra

Se ficar estressado, tenho uma dica:

Hata Yoga

T

Divinhão, to usando essas ferramentas obrigatoriamente. :smiley: sera que isso ajuda?

Com toda certeza do mundo… huahua

T

Vanzella

vc tb tem só 512 de memória pra brincar com isso? rs

vanzella

Tecnoage:
Vanzella

vc tb tem só 512 de memória pra brincar com isso? rs

sim, exatamente como vc falou, até parecia que me conhecia, rsrs

nbluis

Mas…
tentem rodar JBoss IDE + JBoss + Office 2003 (Word w Outlook) ao mesmo tempo em uma maquina de um 1GB.
Ela ta gritando aqui.

Por isso fico no fórum… quando mando dar um build… a única coisa que funciona na maquina é o firefox
Heehe…

vanzella

Acho que o negocio é descançar a cabeça mesmo, tenho varios amigos que até sonham que estão programando, rsrs.

Tentar relaxar mais, viver um pouco fora desse mundo tecnologico, ir pescar, ou fazer Hatha Yoga como o felipeguerra comentou.

maquiavelbona

Eu relaxava melhor no boxe. Ainda começo a fazer savate para dar uma tranquilizada!

Até!

Marck

:smiley: Massagem Tailandesa deve ser uma boa p desestressar hein!!? rs :smiley:

:roll: Ouvi dizer que aqui na Barra Funda tem. Alguém conhece?

thokk

Creio que o stress é normal neste area, como já foi dito.
Agora concordo que se vc quer relaxar, vc deve esquecer de programação e outras coisas, nos finais de semana, eu vejo que se futebol e coisas deste tipo pode ajudar a relaxar.

nbluis

Uma namorada também é muito bom.

Isso também ajuda a tirar a gente da frente do computador.

lina

Acho que todo trabalho estressa…
seja ele qual for… as vezes é bom jogar Counter-Strike ou chegar em casa depois do trabalho e gritar!!! cara, faz bem isso!!

Tchauzin!

lrpfeliciano

Com certeza, todas as vezes que eu marco reunião com os desenvolvedores terceirizados, eu preciso de uns três dias para amansar o meu vocabulário, porque puxa vida, eu tenho vista cada coisa, que se alguém visse, diria que eu deveria ser menos sutil.

jjose

maquiavelbona:
jjose:

Pensamento covarde…

Até!

Que isso, eu dei um exemplo

Sou 100% relax

Kenobi

Bom, realmente todo trabalho que exige raciocínio constante, pressão vai desgastar o indivíduo.

Agora o q podemos fazer para combater isso ? Talvez adotar uma postura mais amena, praticar esportes e talvez algo como Yoga, uma vez por semana ao menos para relaxar.

Claro que namorar tb…como já dizia nossa ministra do turismo : Relaxa e Goza :slight_smile:

L

Quando comecei a programar uns 8 anos atras, ficava com muito sono a noite e quando chegava nos finais de semana, ficava dormindo 36 horas direto, aprendi a controlar o sono, na epoca tive que ir no medico ver o que pegava em mim, e nesta epoca conheci um guri chamado cafeh. Agora estou fazendo tratamento estomacal, pois tomei muito cafeh e coca-cola.

aleck

Programar não estressa.

Pessoas estressam.
Código mal feito dos outros estressa.
Burrice estressa.
Gerentes sem noção estressam.
Pseudo-programadores estressam.

Programar é só alegria, claro que com seus devidos limites.

[]'s

roadhouse

lina:
chegar em casa depois do trabalho e gritar!!! cara, faz bem isso!!

errr… eu sempre achei que eu era um exemplo único da espécie que ia pra janela e ficava gritando aos quatro ventos…

e concordo com a Lina, relaxa sim (e acaba com a garganta)

Licuri

O melhor remédio para o estresse é praticar algum esporte no final de semana, sair com os amigos, esquecer um pouco daquele maldito código que não funciona, etc…
Com certeza isso é dificil, eu nunca vou embora enquanto o fonte não funciona, pois eu quero chegar em casa e relaxar e não ficar pensando em agluma solução…

rbamartins

programar não estressa não.

agora uns bugs que, as vezes, dão na IDE estressa pra p… hehehe :smiley:

resenha…

estressa um pouco, dependendo de quantas horas seguidas vc passa programando.
agora…
… DA UMA FOMEEEEE E UMA VONTADE DE TOMAR UMAS CERVEJINHASSS… hehehe…

abraços

A

velinho do céu!!! q q é isso eu to com uma insonia do baralho!!! naum durmo nem tomando surra!

programar naum stressa o que stressa são os chefes!!!

Empresa = Compradora de mão de obra
Empregado = Principal vendedor de mao de obra (ferramenta case tbm serve)
Chefe = ta la para atrapalhar a negociacao dos citados anteriores…

cara programo porque gosto! muito msm… o que estressa:

PRAZO: o tal do prazo jack bouer 24 horas para resolver o problema
TRABALHO: horario jack bouer 24 direto tomando conta de servidores
ROTINAS: passar todo o tempo disponivel no horario de trabalho(se é que existe) verificando se tudo esta “ok” (a coisa mais cruel… se funciona naum mexe ta la e vai ficar assim hehehehe)
FIM DE SEMANA: ficar no aeroporto por conta do “relaxa e goza” ao inves de namorar bater um futibolzinho…

eu passo mais tempo com o meu pc do que comigo msm…
ps: o pc tem monitor 21" tela plana para desenvolver… mas nem assim ele ta me convencendo mais :frowning: :twisted:

andreengesoft

NA MINHA OPINIÃO, acho que quando se tem boa vontade mesmo, e se divertir programando praticamente o stress pelo menos comigo e varios companheiros e passado despercebido, mas quando a pressão e gigantesca e os prazos sao curtos ai o stress aumenta mas não tanto, apenas razoalvemente.

valeu! e lembre-se quando se tem boa vontade se consegue muita coisa na vida valeu! :wink:

obs: antes de criticas se houver, isto é apenas minha opinião pq o forum aki ta pegando fogo de stress por parte de mto nego hehehehe valeu. :lol:

Criado 3 de julho de 2007
Ultima resposta 9 de jul. de 2007
Respostas 38
Participantes 24