Programar em linguagem natural ("n" minúsculo mesmo...)

Alguém aqui, digamos, “sabe” programar em linguagem natural (em oposição a codificada)?

E aí, pessoal, há quem o faça?

Se sim, tem algum exemplo?

Obs.: Não é a linguagem Natural (nome)…

Falou…

Abraço!

[quote=Caucasian]Alguém aqui, digamos, “sabe” programar em linguagem natural (em oposição a codificada)?

Falou…

Abraço!
[/quote]

Não sei se entendi… você quer dizer “pseudocodigo”?
se for isso, sim. Eu uso, mas guardado o codigo na mente. Somente quando codifico prefiro utilizar o java ou C#.

Ou se refere a outra coisa?
Os advogados possuem bom entendimento da linguagem natural, e com base nela “programam” a defesa ou ataque.

Você se refere a expressar uma solução em linguagem natural apenas para facilitar a comunicação da ideia entre pessoas (o “pseudocódigo” que o Luiz se referiu), ou está falando de efetivamente construir um software em linguagem natural, que seria interpretada pelo computador?

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Caucasian]Alguém aqui, digamos, “sabe” programar em linguagem natural (em oposição a codificada)?

Falou…

Abraço!
[/quote]

Não sei se entendi… você quer dizer “pseudocodigo”?
se for isso, sim. Eu uso, mas guardado o codigo na mente. Somente quando codifico prefiro utilizar o java ou C#.

Ou se refere a outra coisa?
Os advogados possuem bom entendimento da linguagem natural, e com base nela “programam” a defesa ou ataque.
[/quote]

Realmente são parecidos, mas são diferentes. O pseudocódigo, pelo menos ao que parece (se não for exatamente isso), é o q. muitos chamam de Portugol ou Português Estruturado (isso em nosso idioma)… ^^

Informando mais aos amigos: Na Lei 9.609/98 tem menção à linguagem natural (Art. 1º - Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.) Pois é, no caso de alguém que não saiba alguma linguagem codificada, pode usar a natural para (")codificar(")…

É, a questão dos advogados tem a ver… Heheh! : )

Conhece alguém que use linguagem natural ao invés de codificada?

Abraço. :slight_smile:

É mais ou menos isso do primeiro caso. : )

Há mais informações na postagem acima.

Abraço. :slight_smile:

Abraço. :)[/quote]

Vale quem usa pascal?

Vale quem usa pascal?[/quote]

Assim como pseudocódigo, Pascal já entra como linguagem codificada. o.o

Especificação de Caso de Uso te atende? O que deseja na prática pra realidade?

???
O que busca? Algo assim?

eemplo:
eu preciso pegar o balde, encher com água da torneira e esvazia-lo em uma bacia 4 vezes

EU eu = new EU(); BALDE balde = new BALDE(); BACIA bacia = new BACIA (); TORNEIRA torneira = new TORNEIRA (); eu.pegar(balde); for( int i=0; i<4; i++) { eu.encher(balde).com(torneira) eu.esvaziar(balde).em(bacia) }

O pseudocódigo pode ser Português Estruturado, mas não precisa ser necessariamente. Ele pode ser baseado em uma linguagem de computador; é comum em tutoriais por exemplo usar pseudocódigo em Java, só que incompleto e possivelmente com erros de compilação; serve só para mostrar algum conceito e não é um programa de verdade.

Não entendi bem o que essa passagem da lei quer dizer. Será que significa que uma descrição do software em linguagem natural já pode ser considerada Software dentro do contexto dessa lei?

Se for isso, a idéia do javaflex (Especificação de Casos de Uso) é um ótimo exemplo de uso da linguagem natural para descrever o software.

Tem um erro aqui, o correto seria:

EU eu = EU.getInstance();
//..

EU é um Singleton! :slight_smile:

???
O que busca? Algo assim?

eemplo:
eu preciso pegar o balde, encher com água da torneira e esvazia-lo em uma bacia 4 vezes

EU eu = new EU(); BALDE balde = new BALDE(); BACIA bacia = new BACIA (); TORNEIRA torneira = new TORNEIRA (); eu.pegar(balde); for( int i=0; i<4; i++) { eu.encher(balde).com(torneira) eu.esvaziar(balde).em(bacia) }
[/quote]

É tipo isso, só que “não se sabe/eu estava querendosaber/…” se há “padrões”, sejam eles obrigatórios/indicáveis/… para linguagem natural em programação, por mais estranho que possa parecer, já que o próprio nome sugere, “linguagem natural”… Talvez não haja padrões, mas por ser que para alguns casos exista algo recomendável…

Espetacular ter lembrado! Muito grato! Mas n. sei se o INPI aceita para registrar dessa forma… : |

O ponto é o seguinte: que forma seria mais prática/rápida/… para registrar sem problemas quando se está, digamos, com pouco tempo? Linguagem natural? Linguagem codificada? Ambas (mistas, caso possa…)? Outra(s) forma(s)…?

Outra coisa, às vezes, não se lembrando de determinadas coisas quanto a Java, por exemplo, ou revê, ou faz em Portugol, ou… Etc…

Saber o nível de detalhamento (sem problemas qto. a isso) tb. seria uma boa… É livre?

Pois é…

Valeu, amigos! : )

[quote=gomesrod][quote=Caucasian]
O pseudocódigo, pelo menos ao que parece (se não for exatamente isso), é o q. muitos chamam de Portugol ou Português Estruturado
[/quote]
O pseudocódigo pode ser Português Estruturado, mas não precisa ser necessariamente. Ele pode ser baseado em uma linguagem de computador; é comum em tutoriais por exemplo usar pseudocódigo em Java, só que incompleto e possivelmente com erros de compilação; serve só para mostrar algum conceito e não é um programa de verdade.
[/quote]

Suspeitei, mas valeu, tirou dúvidas… ^^

[quote=gomesrod][quote=Caucasian]
Lei 9.609/98 tem menção à linguagem natural (Art. 1º - Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.)
[/quote]
Não entendi bem o que essa passagem da lei quer dizer. Será que significa que uma descrição do software em linguagem natural já pode ser considerada Software dentro do contexto dessa lei?
[/quote]

Segundo uma determinada pessoa do INPI, sim. E se for verdade mesmo, parece justo, pois alguém que não é da área ou que não é habituado, etc., pode registrar programa(s)… Mas não sei se alguém já registrou algo assim… : )

Falou e disse, mas n. sei se o INPI “permite”… Se bem que…

Valeu!

O exemplo do Luiz Augusto Prado foi interessante (inclusive pelo fato de comparar e, digamos, comprovar que pode ser vantajoso registrar em linguagem natural…). Assim como a opção do javaflex (show de bola tb., se encaixando em linguagem natural ou não, mas seria uma boa saber se pode, se é completo, etc… Se estiver tudo blz., ótimo…).

Um ponto tb. é saber se vale mais a pena (entre essas opções…):

1. fazer em linguagem natural (vendo nível de detalhes, etc…),
  2. fazer em linguagem codificada com pseudocódigo (Português Estruturado ou não, mas fica, como anteriormente, sem poder compilar, “ao que parece”…),
  3. fazer em linguagem codificada com código (Java, por exemplo, e sim, podendo compilar, mas…)…
  4. (inexiste?)…

Se alguém souber de alguém que já programou em linguagem natural, ou tiver outras informações… : )

Valeu, vou lá… : )

Abraço!

Programação com/em linguagem natural, só que em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Natural_language_programming

Para o caso de alguém ver exemplo em inglês desse tipo de programação, de repente lembrar de ter visto algo assim em Português e possivelmente postar algo…

Estou quase para, se linguagem natural, ir pela lógica mesmo; ou, se linguagem codificada, escolher… Fora que tvz. possa registrar de forma mista (natural e codificada)… …ou não… …será…?

Fui…

Abraço! : )

[quote=Caucasian]O exemplo do Luiz Augusto Prado foi interessante (inclusive pelo fato de comparar e, digamos, comprovar que pode ser vantajoso registrar em linguagem natural…). Assim como a opção do javaflex (show de bola tb., se encaixando em linguagem natural ou não, mas seria uma boa saber se pode, se é completo, etc… Se estiver tudo blz., ótimo…).
[/quote]
É interessante utilizar a linguagem natural pela simplicifade e facilidade, mas acho que não que seja possivel pra tudo.
Ela pode ter interpretações diferentes.

eu.pegar(balde);
for( int i=0; i<4; i++)
{
    eu.encher(balde).com(torneira)
    eu.esvaziar(balde).em(bacia)
}
for( int i=0; i<4; i++)
{
    eu.pegar(balde);
}

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Caucasian]O exemplo do Luiz Augusto Prado foi interessante (inclusive pelo fato de comparar e, digamos, comprovar que pode ser vantajoso registrar em linguagem natural…). Assim como a opção do javaflex (show de bola tb., se encaixando em linguagem natural ou não, mas seria uma boa saber se pode, se é completo, etc… Se estiver tudo blz., ótimo…).
[/quote]
É interessante utilizar a linguagem natural pela simplicifade e facilidade, mas acho que não que seja possivel pra tudo.
Ela pode ter interpretações diferentes.

eu.pegar(balde);
for( int i=0; i<4; i++)
{
}

for( int i=0; i<4; i++) { eu.pegar(balde); eu.encher(balde).com(torneira) eu.esvaziar(balde).em(bacia) } [/quote]

Falou e disse! Por isso minhas preocupações com nível/is de detalhes, por exemplo…: ‘ambiguidade(s)’ e/ou ‘buraco(s)’… Tem-se de ver esses dois lados (do LP? kkk, A e B…)… ^^

Estou quase para ligar pro INPI perguntando coisas como: alguém no Brasil já registrou em l. n. (não LP, kkk ^^)? Sério, voltando outra pergunta: tem algum guia para programar em linguagem natural? Etc…

Muito obrigado, amigos!

Se fizer isso não deixe de compartilhar aqui o que descobriu!

O que é linguagem ACE?

Essa linguagem me permite realizar computação?
Alguem poderia dar outros exemplos de como utilizar?

A lei já está se prevenindo para quando o HAL ou o Jarvis existirem…

Não existe programação em linguagem natural… ainda.