Boa tarde!
Primeiro preciso dizer que nunca mexi em nada no Linux. Eu realmente não sei nada de Linux. Apenas instalei uma vez o Mandrake para testar. Foi o único contato que tive com essa plataforma e tenho interesse em, um dia, utilizá-la no dia-a-dia.
Estou fazendo a aquisição de um novo celular. Vou comprar o celular Motorola Z6 que contém a plataforma MOTOMAGX que é um sistema da Motorola baseado totalmente no Linux.
Além de Java (que é um dos meus objetivos para programação em relação a este aparelho), o celular suporta programação direta para o Linux, ou seja, para a plataforma nativa do celular.
Ocorre que, devido à minha falta de contado com o OS citado, não sei nem por onde começar. Tenho grande interesse em adquirir noções sobre a plataforma Linux (ou pelo menos no que se refere à programação para dispositivos móveis) a fim de produzir utilitários ou talvez até pequenos sistemas para celulares baseados na linguagem da plataforma do aparelho (neste caso, o Linux).
O que venho pedir, então, é que, se possível, vocês me indiquem tutoriais, artigos, apostilas, ou apenas dêem dicas mesmo, me mostrem qual o caminho que devo seguir para chegar à programação para celulares com Linux, pois eu estou totalmente perdido, entretanto, muito interessado em correr atrás e aprender de verdade.
Desde já agradeço qualquer ajuda que me for direcionada.