Programar sem frameworks

Pessoal, atualmente desenvolvo sem o uso de frameworks, pois não me adaptei muito bem. Uso jsp e servlets.

pergunta: É errado não utilizá-los? Ou é uma questão de escolha e adaptação.

Valeu

Questão de escolha.

Veja essa resposta.

O ponto é, com um framework, você perde flexibilidade mas ganha produtividade. Tem que ver se abrir mão dessa flexibilidade é algo que você quer.

Marcos,

Não vejo nenhum problema em desenvolver sem framework.
O livro Core Servlets e Javaserver Pages de Marty Hall e Larry Brown ensina a aplicar o padrão MVC utilizando Servlets e JSP. Segundo o livro, utilizar um framework como Struts é às vezes benéfico em aplicações muito complexas.
Entendo que usar um framework pode aumentar a produtividade, mas é sempre uma coisa a ser avaliada e não acho que seja obrigatório.
Coloco abaixo um link para a versão on-line do livro (em inglês). Na página 436 ele fala sobre a questão do framework.

http://pdf.coreservlets.com/MVC.pdf

Cara, na [color=red]MINHA OPINIÃO[/color] é uma questão de escolha. Frameworks servem para ajudar em problemas rotineiros bem como adicionar novas funcionalidades, desse modo auxiliando no desenvolvimento do software bem como na sua manutenção!

Mas é possível construir um software sem uso de frameworks, mas acredito que vale a pena investir um tempo e ter perseverança e um pouco de esforço extra!

Frameworks são bons para evitar de fazer um trabalho pesado.

Validar se campos estão preenchidos. Facilitar a navegação da sua aplicação. Realizar Injeções de dependência se necessário. Validar campos com lógica de negócio (email, cpf, cnpj).

Não tem problema algum em não se utilizar Frameworks, mas tu vai ter que fazer um trabalho manual absurdo para tarefas citadas acima. [=

Obrigado pessoal pelas opiniões.

Compartilhar opiniões e conhecimento é sempre muito bom para o crescimento pessoal e profissional.

Valeu.

[quote=digaoneves]Questão de escolha.

Veja essa resposta.

O ponto é, com um framework, você perde flexibilidade mas ganha produtividade. Tem que ver se abrir mão dessa flexibilidade é algo que você quer.[/quote]
Se o framework nao da flexibilidade ou eh um pessimo framework, mal projetado ou nao pode ser considerado um framework.

Pra mim hoje em dia a unica razao de nao usar um framework eh se vc ou empresa que vc trabalhar quer ter total controle sob a implementacao de um sistema e nao quer depender de terceiros para ter bug fixes, atualizacoes, suporte e etc. Ai alguem fala : “mas se o framework eh open source, voce pode ir la adicionar alguns patches”, claro que pode, porem a cada nova versao do framework vai ser um verdadeiro pesadelo para atualizar.

//Daniel