Programas com o NetBeans! HELP

Galera, estou tendo problemas para rodar o NetBeans em meu pc, e só no meu pc. Já fiz o procedimento de instalação em outras maquinas e tudo normal(win7), o meu pc é win10, não sei se tem algo haver, mas vamos lá.
O problema é o seguinte, abro o NetBeans, entro em new project, e abre a janela, mas quando abre, ali do lado esquerdo onde deveria aparecer as categorias para selecionar não aparece nada, e lá em baixo tem um balão de erro, que quando clico aparece a mensagem:
A java.io.FileNotFoundException exception has occurred.
However, the system should continue working without further problems.
Click Show Details for the stack trace.

Alguem poderia me dar um força, estou a tempos tentando resolver e não consigo.

Help! I need somebody! Heeeeeeeelp…
Cara, colocar “help”, “ajuda”, “urgente”, apelar para a religiosidade e etc não ajuda em porr@ nenhuma.
O que ajuda, então?
Um título claro e objetivo.
Um texto explicativo e bem escrito.
Um trecho de código (ou parte do código ou todo o código) em questão (quando cabível).

Já pensou em tentar instalar um eclipse da vida? E muito mais comum, em termos de mercado, o uso de eclipse e suas derivações: jboss tools, Spring Tool Suíte e afins.
“Ah, mas eu gosto mesmo do nb”. Bom, aí é um problema teu.

Not just anybody! Help!


Eu faço das palavras do @darlan_machado as minhas. Também dê uma olhada no post que está fixado na página inicial , que trata justamente sobre como fazer uma boa pergunta.

Vamos lá: Sobre a NetBeans, isso ocorre por que ou sua instalação está errada/corrompida ou você não tem o Java instalado. Você baixou o JDK ou tem a JRE no seu PC?

Dica: Existem IDEs mais produtivas (e, sendo um pouco ousado, melhores) do que o NB. Procure pelo Eclipse ou então pela IntelliJ Community Edition, da JetBrains (esta, em especial, minha favorita).

[]'s

Pra mim é a melhor ferramenta atualmente!

Estou sendo obrigado a usar o STS 3.alguma coisa.
Mas, prefiro o Eclipse ainda.

Utilizei Eclipse por um período muito pequeno, por este motivo não criei muita afinidade com a IDE, mas nunca vi ninguém reclamar dela e nem do IntelliJ, já o NetBeans…

O eclipse tem suas (várias) limitações e seus (muitos) problemas. Mas, o pior de todos é quando você tenta cancelar algo: ele continua executando, finaliza e depois executa uma espécie de rollback.
IntelliJ nunca vi reclamações mesmo.
Netbeans é o mais criticado e, no meu modo de ver, o mais fraco de todos.

1 curtida

Com o eclipse também tenho problemas para criação de projetos java. Mas não acredito que seja algo relacionado ao jdk ou jre. Já instalei e desinstalei eles varias vezes já, e verões diferentes, mas até agora nada. Atualmente estou com os mais atuais. jdk 12, jre 8.

Qual a necessidade de usar o jdk 12? Alguma coisa específica?
Eu uso eclipse 2019 2 com JDK 8 e não tenho tais problemas. Bem como, uso o STS 3 com o mesmo jdk e nenhuma dificuldade.

Eu particularmente gosto do Netbeans, comecei a usa-lo quando iniciei, tentei o eclipse mas não sinto conforto nele. O IntelliJ nem se compara, mas acho o Netbeans bem tranquilo de se usar… Mas mesmo utilizando ele, acredito também que seja o mais fraco dentre as 3 opções dadas aqui

porque já tentei usar a jdk 8 com o netbeans 8 ou eclipse, e mesmo assim não consegui.