Programas ( De padaria) Gratuitos

Qual a opinião de vocês a respeinto de programas ( vamos dizer de padaria ) gratuitos. estava olhada no baixe aqui e vi alguns disponiveis. Eu sou um usurio de programas free , uso firefox,eclipse,mysql,openOffice etc sem falar no google,wikpedia . Acho incrivel estes serviços serem oferecidos de forma gratuita, mas a maioria das pessoas não sabe que por tras deste sistema todo existe um verdadeiro exercito trabalhando para manter tudo funcionando. a algum tempo atraz, eu estava na faculdade e ouvi duas moças conversando falando sobre o openOffice e que ele nao funcionava no pc delas, e que esse programinha provavelmente deveria ser feito na faculdade mesmo ( e claro que elas estavam fazendo direito :smiley: ) falaram com um certo tom de desdenho , elas nao entendiam a complecidade que e para produzir um software. Agora vamos ao nosso caso , mesmo um programinha de gerenciamente de locadora , controle de estoque etc e algo muito complexo para se produzir. eu recentemente montei uma video locadora e como passa tempo resolvi desenvolver um sisteminha de gerenciamente para ela , antes dei uma olhada no superdowloads e achei um tal de locar , baixei achei muito bonito mas meio complexo, deixei para la e comecei meu sisteminha de padaria do 0 , estou usando o (nao me linchem) VB 6 + access , apesar de estar estudando java nao sou capaz ainda de fazer nada profissional com ela mas uma dia eu chego la , aqui na regiao onde eu moro existem varias pequenas locadoras nem uma e informatizada estou pensando em logo que meu sistminha estiver 100% oferecer para estas. sao pessoas que nao entenden nada de informatica e nem sabem o que e google. Agora o que me impediria de simplesmente copiar esse programa pronto disponivel no baixe aqui e vender para essas pessoas como se fosse meu ? , sabe isto desvaloriza a profissão e prejudica principalmente quem esta começando !
A alguns dias atraz um cara dono de uma escola de informatica vendeu um programa para um comerciante por 400,00 reais o programa era trial, depois que o cara tinha cadastrado toda a mercadoria ele simplesmente travaou e o cara sumiu, O comerciante entrou em contado comigo para ver o que estava errado, espliquei para ele o caso, descobri o site do fabricante e passei o telefone para ele nao sei o que se sucedeu. Mas essas pessoas ficam com a impressao de que contruir um sistema e o mesmo que digitar um texto no world - a minha opinão e que programs free devem ser para as pessoas da comunidade da informatica e para quem tem
interesse em informatica. se nao dermos valor em nosso trabalho ninguem vai dar.
Isto me lembrou um caso de um amigo meu que estava fazendo estagio em uma empresa, ela tava no suporte quando uma mulher de la(formada em direito) o chamou para resolver um problema ate ai tudo bem , mas ela o tratou como um badeco qualquer e foi muito rud com ele, ele grilou e maltratou a dona e saiu do estagio , conheco varias pessoas que fazem curso superior e tratam a informatica como algo simplorio e apesar de a utilizarem a todo momento vivem dizendo que a odeiam - engracado nao ?

Uma coisa é ser gratuito , outra é parecer ser gratuito, e outra mais diferente ainda é ser open source.

O que eu vejo hoje em pequenas e médias empresas é ainda um grande preconceito pelo software open source, as pessoas preferem pagar pelo software para poder usar.

Numa loja como Kalunga por exemplo, você encontra um software de Livro Caixa feito em VB/Access por 60 reais, sem manual com suporte por email de 1 mês.

Usando uma opção open source, seria não só mais barato, mas também mais garantido… é questão de procurar um pouco nos portais open source e ter tempo para testar alguns dados.

Mias o erro começa conosco, poxa, parece estranho mais vivemos num pais onde a informática é tratada como coisa de criança, quantas vezes eu não vejo gente que fez um desses cursos de microlins(nada contra a escola) e sai formatando pc, fazenco cagada, ou então desenvolvendo “sistemas porcos” que sempre dão pau.

Sou filho de uma professora de português, ela acha que tudo na informática pode ser feito com o clicar de um botão, ela queria que eu ensinasse um grupo de alunos dela a desenvolver um site com cadastro a panz, em uma semana, sabe, é complicado meu, o que mais me revolta é aqui no interior de sp, a galera não se valoriza, se vende por qualquer “10 real” que oferecem, é foda, você pode até desenvolver um sistema bom, mais, nunca vai ser valorizado aqui, é isso que me deixa puto, a galera leva tudo na informática como se fosse simplesmente digitar no word, como nosso amigo mesmo citou acima, ta na hora de lutarmos por um espaço melhor, sermos vistos como gente e não como aqueles “nerds esteriotipizados” por novelas como malhação, que mostram uma visão que na informática você abre uma janela do word e tudo funfa, quantas vezes eu nao ouvia de uma ex minha:“Fazer o que você faz é facil, ficar na frente do pc é facil, quero ver trabalhar de pé”

mais poxa as pessoas não querem nem entender o extress que se passa nesta área…

além de todos os problemas como por exemplo sempre dependermos de sindicatos de outras áreas, não termos piso e tetos salariais fixos, ou seja, informática no Brasil, é realmente um bixo de sete cabeças se você quer fazer disso seu ganhapão

O problema não é tão simples não. Porque, mesmo que nossa grande maioria tome consciência e se “valorize” sempre vai ter um “fdp” que irá pensar assim - “AH… ELE TA COBRANDO TANTO, VOU COBRAR METADE PRA GANHAR DE TODO MUNDO”.

Ai fica foda. Pois quem não tem o entendimento do que é a TI em si, vai comprar esses programinhas “porcos” mesmo a preço de banana e vai continuar achando que é uma merda mesmo.

Salve as empresas e as pessoas que investem e reconhecem o valor da TI, que sabem que mesmo pagando “caro” o retorno a curto ou longo prazo será alto. Mesmo que não seja um retorno financeiro o beneficio de um trabalho de qualidade é indiscutível.

Nós temos que ser não só desenvolvedores, mas também vendedores. Temos que saber mostrar o valor de nosso produto e o porque que pagando mais caro no nosso irá beneficiar e trazer um resultado melhor para o cliente.

[]'s.

infelizmente em nossa area isto e muito lamentavel… os vulgos leigos não fazem ideia da complexidade envolvida em um sistema… acham que e so escrever no word, fazer planilhas no excel ou acess… tem gente q ate pensa q access e um SGDB… outros acham que se programa com drag and drop… tudo culpa do tio bill que fez eles pensarem que as coisas são assim… e o pior são essas empresas atraz de estagiarios seniors… q se preucupam apenas com o seu $$… depois reclamam da qualidade dos softwares… do mercado de TI… a cada dia que passa vejo a area de TI do brasil virando uma India… isto e lamentavel…

não sei pq tanta preocupação com que os outros pensam. se o cara quer ficar fazendo “programa de padaria” e ser chamado de inteligente ou reconhecido por isso tem mais é q se fuder.

[quote=boaglio]
Uma coisa é ser gratuito , outra é parecer ser gratuito, e outra mais diferente ainda é ser open source.

O que eu vejo hoje em pequenas e médias empresas é ainda um grande preconceito pelo software open source, as pessoas preferem pagar pelo software para poder usar.

Numa loja como Kalunga por exemplo, você encontra um software de Livro Caixa feito em VB/Access por 60 reais, sem manual com suporte por email de 1 mês.

Usando uma opção open source, seria não só mais barato, mas também mais garantido… é questão de procurar um pouco nos portais open source e ter tempo para testar alguns dados. [/quote]

eu faco um sistema
ele eh open mas naum free
vendo p/ padoca e a padoca joga no emule
depois de 1 mes varias pessoas vao ter meu sistema sem pagar nada
e os mais espertos mudam 1 ou 2 linha e falam que eh dele e vende tb
assim nunca vou ser um bill gate$

tem certas coisas, que nao tem, jeito mesmo, por exemplo criar um programinha de locadora com vb e acess, nao tem nada de errado sendo q o mesmo é para ser algo simples, seria estranho se vc quise-se usar java, hibernet, struts e tals pra fazer um programinha destes. Nao se pode matar passarinho com um bazuca, pessoal, nem elefante com estilingue cada tipo de sistema tem a arquitetura certa e os desenvolvedores certos. Sendo assim um programador formado certificado sun e tudo mais nao pode querer ganhar a vida com sistemas de padaria, tem q deixar pro pessoal q fez cursinho de programação de 6 meses ai.