Até pouco tempo aqui na empresa os programadores era dividos como, programador Delhpi, programador Oracle e assim vai.
Eu ainda estou como Programador Oracle, mas entrou um novo superintendente de TI e o cara vai mudar isso. Disse que vai padronizar todos programadores como Junior, Senior ou Pleno.
Minha duvida reside como se faz essa distinção? Como sei se estão me colocando no nivel certo? Quando um programador Junior vira um Programador Pleno e assim vai??
Com certeza isso depende do seu nível de exepriência, mas por outro lado já vi isso variar bastante de empresa para empresa.
Espero que você tenha sorte com esse superintendente
C
Carlos_H
Isso varia muito de empresa pra empresa… já vi “programadores senior” que, com seu conhecimento e experiência, seriam apenas juniores em outra empresa… acontece que eles realmente eram quem mais entendiam no assunto e tinham mais tempo de empresa, daí o título. Muitas vezes leva-se mais em conta o conhecimento que a pessoa tem do sistema que está sendo tratado, do que a tecnologia.
Seu superintendente deverá criar uma política definindo pré-requisitos para uma ou outra posição… se você se encaixar corretamente (sua posição bate com sua situação), ótimo, e é nessa política que você deve se basear ao verificar se esta na posição correta. (Agora… se a política for mal feita… isso é oooutra história).
Boa sorte!
V
Vegetto
Em todos os casos, a melhor coisa a ser feita, é ficar muito amigo desse superintendente.
marciolx
“oazuc”:
Com certeza isso depende do seu nível de exepriência, mas por outro lado já vi isso variar bastante de empresa para empresa.
vixi… eu conheço empresa por aí onde um júnior hoje só vira senior quando a NASA conseguir mandar um ser humano pra Marte :alien!:
F
fabio.patricio
Esse é meu medo…bom mas pelo jeito isso vai mais de empresa do que uma regra fixa. E ai ta o problema acho eu, ela pode simplesmente dizer que todos programadores dela são junior. O que nós poderiamos alegar?
[]'s
Ironlynx
Estagiário-Quando faz merda,leva culpa,quando não faz,leva tb!
Programador Junior-indivíduo q quando faz merda põe a culpa no estagiário!
ProgramadorPleno-indivíduo q quando faz besteira(afinal,um pleno jamais cometeria uma m…-tá bom…-)põe a culpa no Junior.
ProgramadorSenior-indivíduo q quando comete um engano(tipo botar uma aplicação de análise de BD para rodar num servidor de processamento de transações bancárias e paralisar milhares de clientes pagando contas na Caixa econômica por ter alocado uma fatia de 70% do servidor durante 30min… :shock: )põe a culpa em todos os demais por não terem lhe avisado q o servidor eh exclusivo para transações…
cv1
Algumas ideias:
Eu tenho x anos de experiencia nessa merda! (a mais obvia, claro)
Sua mae me chama de ‘nenem’, mas nao eh por isso que vc vai me chamar assim tb!
Entao eu me demito!
Eu exigo recontagem dos votos!
Entao cade os SEUS diplomas e certificacoes? As minhas tao aqui! (diploma e certificacao soh servem pra isso, mesmo… entao use!)
Se o meu salario continuar o mesmo, eu nao dou a minima…
F
fabio.patricio
Algumas ideias:
Eu tenho x anos de experiencia nessa merda! (a mais obvia, claro)
Sua mae me chama de ‘nenem’, mas nao eh por isso que vc vai me chamar assim tb!
Entao eu me demito!
Eu exigo recontagem dos votos!
Entao cade os SEUS diplomas e certificacoes? As minhas tao aqui! (diploma e certificacao soh servem pra isso, mesmo… entao use!)
Se o meu salario continuar o mesmo, eu nao dou a minima…
;)
Gostei das idéias…mas quanto ao salario é ai que mora o perigo…se eles me colocarem como pleno ( que é onde eu imagino estar ) eles terão que aumentar meus R$ pq conforme o nivel que eles criaram meu salario hoje esta acima do Junior mas abaixo do Pleno…argggg que confusão vai da hehe
[]'s
guscoppi
Aqui onde trabalho eles veem isso de acordo com a faixa salarial. Por exemplo, eu entrei aqui em conhecer nada do produto, mas como programador pleno.
Para diferenciar os salarios entre os plenos que existem, por exemplo, eles usam o critério de Programador Pleno I, II e III. O mesmo ocorre para Junior e Senior. Porém, esse I, II e III nós não sabemos em que nível estamos, só o pessoal que manda sabe.
No seu caso, aqui, vc seria um programador Junior x, tal que x pertence aos Reais e x >= 1 e x <= 3.
F
fabio.patricio
Junior…pq? Quem entra ai de cara vira um programador Junior?
Andei falando com uns amigos e eles me disseram que mesmo que empresa alegue qql motivo um cara com mais de 2,5 anos de experiencia não deve trabalhar como junior o que vcs acham?
[]'s
cv1
Correto.
F
fabio.patricio
Correto. :D
UFA…
L
Lucashgt
E ae fabgp2001, tudo tranquilo, se não me engano no site da info, existe uma explicação para esta classificação.
Info não, info fede… revista mais manipulada que essa não existe
Acho que essa tabela não tem nada haver, de acordo com ela eu teria que ser gerente de sistemas e eu sou apenas um programador :evil:
marciolx
Info não, info fede… revista mais manipulada que essa não existe
Acho que essa tabela não tem nada haver, de acordo com ela eu teria que ser gerente de sistemas e eu sou apenas um programador :evil:
a boa é a da apinfo
Luca
Olá
Segundo a INFO:
Gerente de sistemas:
mín. = 12.125
médio= 14.063
máx. = 17.515
Putz, como eu ganhava mal! E achava que era bem mais do que programador.
Vegetto, que os Deuses conservem seu emprego!
[]s
Luca
V
Vegetto
“Luca”:
Olá
Segundo a INFO:
Gerente de sistemas:
mín. = 12.125
médio= 14.063
máx. = 17.515
Vegetto, que os Deuses conservem seu emprego!
[]s
Luca
Valew mesmo… mas eu tava sendo irônico só! Não ganho tudo isso não
oazuc
“Luca”:
Olá
Segundo a INFO:
Gerente de sistemas:
mín. = 12.125
médio= 14.063
máx. = 17.515
Luca
Será que existe um programador (apenas codificador) no Brasil que ganha essa média?
F
fabio.patricio
Muito loca essa tabela…
La um Analista de Sistemas ganha mais que um Analista Prog. de Sistemas não seria o contrario?
Na boa ou eu ganho muito mal ou essa lista ta muito fora do mercado…hehehe espero que a 2° opção seja a verdaderia…
[]'s
Luca
Olá
Pera aí Fábio. Os analistas de sistemas estão passando para analistas programadores mas a função de análise ainda é mais valorizada do que programador. Há programadores que não sabem nada de análise mesmo com formação universitária.
[]s
Luca
Rodrigo_Carvalho_Aul
Faz tempo que deixei de acompanhar essas listas de salários. Sempre me deixava em depressão…
Um dia eu descubro de onde que esse povo da Info tira esses valores…
[]'s
F
fabio.patricio
“Luca”:
Olá
Pera aí Fábio. Os analistas de sistemas estão passando para analistas programadores mas a função de análise ainda é mais valorizada do que programador. Há programadores que não sabem nada de análise mesmo com formação universitária.
[]s
Luca
Ixi pelo jeito viajei aqui…eu achei que Analista Prog de Sistemas seria o individuo que trabalha como Analista e ainda programador…pelo jeito errei. É isso?
Qual a diferença?
[]'s
Luca
Olá
A diferença é que o analista decodifica o problema para o programador. O analista participa de reuniões com quem entende do negócio e produz documentos que virarão trechos do sistema. As vezes o analista não sabe nada de performance ou de melhores práticas, mas sabe tudo sobre o sistema com informações que conseguiu extrair do cliente ou do analista de negócios. Um sistema mal analisado vai para o lixo mesmo que bem codificado.
Antigamente o analista era uma função totalmente diferente do programador. Os sistemas eram desenvolvidos em cascata com atividades completamente separadas. Um analista jamais escrevia código, quando muito apenas pseudo código.
Hoje restam poucos analistas como antigamente. Geralmente fazem mais do que antes e muitas vezes codificam alguma coisa. A adoção de XP mistura bem as funções na equipe. Mas o cara que só codifica nunca foi muito valorizado.
[]s
Luca
F
fabio.patricio
“Luca”:
Olá
A diferença é que o analista decodifica o problema para o programador. O analista participa de reuniões com quem entende do negócio e produz documentos que virarão trechos do sistema. As vezes o analista não sabe nada de performance ou de melhores práticas, mas sabe tudo sobre o sistema com informações que conseguiu extrair do cliente ou do analista de negócios. Um sistema mal analisado vai para o lixo mesmo que bem codificado.
Antigamente o analista era uma função totalmente diferente do programador. Os sistemas eram desenvolvidos em cascata com atividades completamente separadas. Um analista jamais escrevia código, quando muito apenas pseudo código.
Hoje restam poucos analistas como antigamente. Geralmente fazem mais do que antes e muitas vezes codificam alguma coisa. A adoção de XP mistura bem as funções na equipe. Mas o cara que só codifica nunca foi muito valorizado.
[]s
Luca
Por essas e outras que eu prefiro a designação de Desenvolvedor e não Analista e nem Programador
[]'s
cv1
Se o cara so codifica pq o emprego dele nao o deixa fazer nada muito alem disso, acho uma pena ele nao ser mto valorizado, mas quem nao sabe entender um problema de negocio e traduzir a coisa em codigo nao tem mesmo mto valor pra uma empresa - ele se torna uma ferramenta na mao de analistas. E esse eh o pior lugar que se pode ocupar em TI… talvez depois de suporte tecnico da AOL
L
Lucashgt
Existe alguma outra tabela mais convincente? Citei está, pois era a única que conhecia e sinceramente, fica difícil conseguir ganhar o que a tabela estipula em empresas de pequeno e médio porte.
F
fabio.patricio
ufa ufa ufa
Conversei com meu chefe hoje…me colocaram como desenvolvedor pleno…gostei e pra minha sorte vão me colocar como funcionario da mtz onde os beneficios são melhores…
Grande noticia…mas tb falei pra ele que o que eles querem que eu faça se não fosso pleno ele tava meio loco heheheheh
Moh foda…desenvolver um novo projeto, dar manutenção e melhorias em mais dois e ainda ser DBA de 3 banco…ufa…
Vlw pelas dicas da galera ai…me abriram os olhos pra algumas coisas…deu pra conversar bem com a galera la de cima…