Projeto Adobe Flex + BlazeDS [Procura-se interessados]

Olá, Boa Tarde

Ao ler esse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/113661.java, vi que havia muitas pessoas dispostas a ajudar no projeto, porém, todas se questionavam quanto a utilidade que esse teria e quais vantagens elas iriam adquirir.Ao mesmo tempo, estou iniciando meus estudos com o Flex e vejo que há uma falta de aplicações que sirvam de exemplo para iniciantes(Existe o showcase no site flex.org, mas não contém os códigos-fontes).Então venho um propôr o seguinte:

Idéia: Desenvolvimento de um sistema utilizando as tecnologias Adobe Flex para o front-end, e o BlazeDS como back-end.

Qual Sistema? Isso seria discutido entre os interessados.Um projeto que englobaria tudo sobre o flex.E explorando ao máximo seus componentes.Com a parte de java envolvendo hibernate, spring e quem sabe até spring security.Conhecimento suficiente para você desenvolver seus próprios projetos.Ou então conseguir um bom emprego.

Quem Participaria? Todos aquelas pessoas interessadas em aprender mais sobre o Flex, visto que ele tende a ser a mais nova “sensação” em relação a desenvolvimento tanto web quanto desktop.Inclusive empresas em um curto espaço de tempo procurarão pessoas capacitadas em flex.

Objetivos:
1)Obter conhecimentos “modernos”, com as novas tendencias do mercado.
2)Divulgar o flex à comunidade.Podendo inclusive conforme o desenvolvimento do projeto, elaborar tutoriais de como isso foi feito e quais as vantagens isso trará ao projeto.
3)Divulgar seu nome dentro da comunidade, talvez, para quem sabe chamar a atenção de alguma empresa.

Distribuição: Seria um aplicativo apenas para testes sem fins comerciais.Código-fonte 100% livre, seria utilizado para estudos.

Bem essa idéia, se houver interessados se pronunciem :slight_smile:

Eu tenho interesse. Principalmente na parte do Flex (front-end). Não conheço bem o BlazeDS mas gostaria de conhecer também. O importante é que o back-end com Flex pode ser desenvolvido em qualquer linguagem (Java, PHP, ASP).

Fico no aguardo.

Ok, estou de saida agora, vamos ver quantos interessados terá para defirmos o que será feito.

Minha experiência:Estou a 1 semana estudando o flex e só fiz a parte front-end por enquanto.Vou começar a estudar daqui uns dias o BlazeDS.

Seria interessante a todos postarem suas experiências com o flex, com o blazeds e com as linguagens.

Cara, acho que é uma idéia bem legal, apesar de estar sem tempo pra participar.

Uma boa pedida é colocar no github ou no sourceforge mais tarde :slight_smile:

Abraço.

Boa tarde.

RafaelViana achei a ideia legal e gostária de participar.
Conheço um pouco de flex e um pouco de java, mais é bem pouco.
Quanto ao Flex + BlazeDS sei fazer sei fazer um crud.

Me interessei se poder ser um dos participantes agradeço pois não conheço muito das tecnologias.
Mais estou morrendo de vontade de aprender.

Aguardo Resposta
Tchal

:slight_smile: :smiley: :frowning: :-o

/* 
Ah.. eu achei muito interessante!

Rafael, eu sei um pouco de c++, delhpi e orientação à objetos e to cursando faculdade! 

De java eu sei um pouquinho, sera que, Tem como me incluir nesse projeto?

*/

Fala pessoal,

Rafael, como falamos meio por cima no outro tópico(aquele das loucuras :D) eu estou interessado
em aprender mais sobre JAVA, e novas tecnologias tbm são sempre bem vindas !

Eu gostaria muito de participar, estou um pouco sem tempo até dia 12/01/09, é o dia que vou prestar minha SCJP, então estou me ralando :slight_smile:

A questão é seguinte, não sei se posso entrar ou não, não sei se tenho conhecimentos suficientes ou não.

Aqui vai meus conhecimentos:
Linguagens - c, c++, php (noções básicas), python, e JAVA (mas nada de J2ee =/).
Flex - não conheço nada (só o que andei pesquisando antes de responder o tópico :slight_smile: )
BlazeDs - não conheço nada tbm.

Em JAVA Já desenvovli alguma coisa para desktop, mas nada envolvendo J2EE.

Se pudesse participar seria legal, mas de novo ainda não sei muita coisa para essa pesquisa :slight_smile:

Abraços
<><

AAhhh, mas isso sim é um tópico interessante!! Um ‘unofficial showcase’ pro Flex? Tô dentro!! :smiley:

Flex: Nunca usei, mas um dos produto utiliza na empresa então qualquer coisa eu pergunto pra um dos caras que manjam :roll:

BlazeDS: Nunca usei, mas não parece complicado. Já trabalhei com JEE e GWT.

Hibernate: Quem nunca usou? 8)

Spring: Idem ao Hibernate. Mas esse é um mais complicado de saber todas as nuances, ainda estou no nível ‘noob’.

Sugiro criar um projeto no Google Code pra fazer isso; lá as coisas são ágeis como precisam ser. No sourceforge o SVN deles é leeeento… também seria legal quem realmente for participar disponibilizar seu msn/gtalk (por MP, não por aqui).

Opa

Eu to dentro :smiley:

Flex: já trabalhei desenvolvendo o Front End

BlazeDS: já fiz chamadas bem simples de um front end para os controladores…toscas, mas fiz :smiley:

Hibernate: mexo faz uma carinha já

Spring: nunca mexi

[quote=Djonatah]Fala pessoal,

Rafael, como falamos meio por cima no outro tópico(aquele das loucuras :D) eu estou interessado
em aprender mais sobre JAVA, e novas tecnologias tbm são sempre bem vindas !

Eu gostaria muito de participar, estou um pouco sem tempo até dia 12/01/09, é o dia que vou prestar minha SCJP, então estou me ralando :slight_smile:

A questão é seguinte, não sei se posso entrar ou não, não sei se tenho conhecimentos suficientes ou não.

Aqui vai meus conhecimentos:
Linguagens - c, c++, php (noções básicas), python, e JAVA (mas nada de J2ee =/).
Flex - não conheço nada (só o que andei pesquisando antes de responder o tópico :slight_smile: )
BlazeDs - não conheço nada tbm.

Em JAVA Já desenvovli alguma coisa para desktop, mas nada envolvendo J2EE.

Se pudesse participar seria legal, mas de novo ainda não sei muita coisa para essa pesquisa :slight_smile:

Abraços
<><[/quote]

Estou no Mesmo barco.

Gostei de ver o interesse de muitos.

Participantes (por enquanto):Se esqueci algum nome avisem :smiley:
eu
thiago_algo
Oliveira.caio
is.matt.r
Djonatah
MarceloS
padcoe
truck1n

Ainda aberto para novos interessados.

Vi que a maioria está preocupado em não ter conhecimento suficiente, ou estar com pouco tempo.Isso agora não importa porque é para isso que estou criando esse projeto para adquirir esse conhecimento.Se todos soubessem sobre flex, isso não seria necessário.

Para aqueles que não sabem nada sobre Flex, aconselho a dar uma olhada nas video-aulas da Adobe “Learn Flex In a Week”: http://www.adobe.com/devnet/flex/videotraining/

Agora vamos ao que interessa

O que será desenvolvido?

Aberto a sugestões

Como será feito a comunicação entre os participantes?

Este tópico com o tempo começara a ficar grande, e já vai fugir um pouco do escopo do fórum.Então aconselho acharmos outro meio de comunicação, em um tópico acima foi sugerido o MSN, mas acho que para um contato rápido até poderia ser útil.Mas tem como desvantagem que as mensagens seriam perdidas assim que terminar a conversa e, também, os que não estão online ficariam por fora dos assuntos.Pensei em algo como um fórum, mas poderá surgir outras sugestões.

Onde o projeto ficará armazenado?

Havia pensado no SourceForge, mas tanto faz, pode ser no Google Code também, como foi citado acima.

O projeto ficará apenas em um repositório ou ficará também online em um servidor?A parte front-end é tranqüilo, pois é fácil achar host HTML grátis, mas para hospedar com o Blaze DS, precisaríamos de um servidor com suporte a JVM também(acho eu).

Esqueci de alguma coisa?

[quote=RafaelViana]Gostei de ver o interesse de muitos.
[/quote]
Isso é o que um tópico bem feito e com uma proposta boa proporciona :wink:

Sugiro começar com um ‘showcase’ de código aberto como o do GWT-Ext, para nos familiarizarmos com os componentes. Depois poderia ser adicionado um back-end, deixando o código visível no exemplo também.
Isso terminado, com o pessoal já sabendo mais ou menos como funcionam as coisas, dá pra pensar o próximo passo…

Um fórum é legal, mas pra comunicação de projetos prefiro lista de emails. Acredito que ambos GCode/SF disponibilizem os dois… MSN seria só para manter um contato mais rápido. Pra isso, uma sala no mIRC seria até melhor.

Google Code ++ :stuck_out_tongue:
Tenho um projeto no SF e, honestamente, é bom - mas tem muita coisa pra melhorar. E já li várias críticas favoráveis ao GC… se não me engano, o Aurélio migrou um(ns?) projeto dele do SF pro GC e postou as impressões dele, só não acho o link agora.

Acredito que mais adiante será necessário um servidor com Tomcat sim… rodar só no localhost não dá visibilidade nenhuma ao projeto. Talvez alguém da Adobe patrocine um server se o projeto se desenvolver bem? A mensalidade pra servers Java é um pouquinho mais alta…
Mas no início acho que só no SVN tá de bom tamanho… e eu tenho quota no Tomcat da faculdade, daria pra rodar de lá por um tempo caso fosse necessário.

Pessoal,
Procurei o plugin do Flex para o Eclipse e achei somente o pago. Alguém sabe onde tem um free? Ou melhor, se existe um free pra Linux…

[quote=Andre Brito]Pessoal,
Procurei o plugin do Flex para o Eclipse e achei somente o pago. Alguém sabe onde tem um free? Ou melhor, se existe um free pra Linux…[/quote]

Pelo que eu li:

• O Flex Builder Pro pode ser usado em trial por 60 dias;
  • O Flex Builder Pro é gratuito para estudantes (aqui);
  • O Adobe Flex SDK é open source (aqui)

Plugin pra eclipse eu não procurei… vou escanear meu certificado da faculdade e pegar o Flex Builder mesmo.

[quote=MarceloS][quote=Andre Brito]Pessoal,
Procurei o plugin do Flex para o Eclipse e achei somente o pago. Alguém sabe onde tem um free? Ou melhor, se existe um free pra Linux…[/quote]

Pelo que eu li:

• O Flex Builder Pro pode ser usado em trial por 60 dias;
  • O Flex Builder Pro é gratuito para estudantes (aqui);
  • O Adobe Flex SDK é open source (aqui)

Plugin pra eclipse eu não procurei… vou escanear meu certificado da faculdade e pegar o Flex Builder mesmo.[/quote]

Que interessante essa abordagem aos estudantes :slight_smile:
Deve levar um tempo até que eles vejam e depois liberem o download.

O problema é que eu não vi se existe pra Linux. Eu vi que tem o AIR pra Linux (ou seja, pra executar aplicações). Eu estava vendo aqueles vídeos. Cara, é muito interessante isso. Sempre quis desenvolver essas interfaces bonitas (nunca me senti bem com Swing). Agora, aparentemente, é mais fácil usando Flex.

AUser,
Foi você que estava respondendo algumas questões sobre Adobe Flex?

Abraço.

Eu mesmo. :slight_smile:

E já lhe adianto, não existe plugin visual para Linux. Só pra Windows. E a licença pra estudantes é gratuita mesmo. Mas lembre-se, não pode produzir nada comercial com ela, só estudos.

Qualquer pergunta que tiverem, é só falar.

Pra Linux pode ser um problema mesmo…
Mas em plataforma RIA o JavaFX também promete muito mais facilidade que o Swing pra construção de interfaces bonitas. No Swing, apesar de possível, é fo** fazer uma interface legal como essas que a gente vê nos demos… JavaFX x Flex vai ser uma briga legal de ver.

[quote=MarceloS][quote=Andre Brito]
O problema é que eu não vi se existe pra Linux. Eu vi que tem o AIR pra Linux (ou seja, pra executar aplicações). Eu estava vendo aqueles vídeos. Cara, é muito interessante isso. Sempre quis desenvolver essas interfaces bonitas (nunca me senti bem com Swing). Agora, aparentemente, é mais fácil usando Flex.
[/quote]

Pra Linux pode ser um problema mesmo…
Mas em plataforma RIA o JavaFX também promete muito mais facilidade que o Swing pra construção de interfaces bonitas. No Swing, apesar de possível, é fo** fazer uma interface legal como essas que a gente vê nos demos… JavaFX x Flex vai ser uma briga legal de ver.[/quote]

Que eu saiba JavaFX só roda em Desktop ainda. E também, que eu saiba, é uma carroça no Linux.

Gostaria de participar do projeto com objetivo de aprofundar meus conhecimentos em relação ao Java e explorar o Flex que já tem me interessado há algum tempo.