Galera, antes de mais nada esse não é um daqueles tópicos sobre qual linguagem escolher para desenvolver, minha dúvida é mais específica e sobre um projeto em questão vou falar o geral para vocês.
O projeto é um sistema web que contém um modulo de controle e gerencia de clientes e funcionários, e um módulo com um site do estabelecimento. Esse site não é simples, vai ter funcionalidades para pedidos, cadastros de clientes etc. Inicialmente eu e mais as duas pessoas que vão participar definimos fazer com php, html, css e mysql. A ideia foi fugir da forma como alguns frameworks não dão liberdade e facilidade para entender e modificar algumas propriedades da aplicação, e com php e html não tem isso. O problema é que não temos tanto conhecimento em php igual temos em java, principalmente em oo no php. Estamos pesquisando para ver o que usar, ai estou aqui pedindo a ajuda de vocês.
Sei que a escolha é de acordo com o projeto e conhecimentos, mas estamos com dificuldades em identificar o que é melhor para o projeto. Se alguém puder ajudar eu agradeço.
[quote=prjava]Galera, antes de mais nada esse não é um daqueles tópicos sobre qual linguagem escolher para desenvolver, minha dúvida é mais específica e sobre um projeto em questão vou falar o geral para vocês.
O projeto é um sistema web que contém um modulo de controle e gerencia de clientes e funcionários, e um módulo com um site do estabelecimento. Esse site não é simples, vai ter funcionalidades para pedidos, cadastros de clientes etc. Inicialmente eu e mais as duas pessoas que vão participar definimos fazer com php, html, css e mysql. A ideia foi fugir da forma como alguns frameworks não dão liberdade e facilidade para entender e modificar algumas propriedades da aplicação, e com php e html não tem isso. O problema é que não temos tanto conhecimento em php igual temos em java, principalmente em oo no php. Estamos pesquisando para ver o que usar, ai estou aqui pedindo a ajuda de vocês.
Sei que a escolha é de acordo com o projeto e conhecimentos, mas estamos com dificuldades em identificar o que é melhor para o projeto. Se alguém puder ajudar eu agradeço.
[/quote]
Se o servidor onde isso ficasse hospedado fosse meu, eu faria em php de boa de boa. Mas se não… faria em java mesmo, pois além de compilar o fonte, vcs possuem mais experiência com java. já sabe o que vai utilizar para o front-end? ajax, libs em javascript e css?
Sou suspeito para falar porque gosto de fazer tudo na unha. Pelo mesmo motivo que vc citou: A maioria dos frameworks realmente não nos dão liberdade, além de terem curvas de aprendizado longas. Se demorar um pouco mais desenvolvendo tudo na mão, vai ter um código bem enxuto e exatamente na medida do que deseja e sabendo como resolver o problema se aparecer algum. Já com qualquer outro framework (ou lib) poderá ter resultados mais rápidos fazendo o feijão com arroz que ele oferece, mas terá que esquecer aquele evento JavaScript genial que pensou em colocar no seu site. vc quem deve pesar essas vantagens e desvantagens.
Se ficar na duvida, faz o front end em javascript com ajax e o back-end em servlet, que desta forma poderá ser facilmente substituível pelo php se precisar. Assim, vc poderá manter o front-end sem precisar altera-lo.
Já passei por dilema assim. A solução foi resolvida com extJs 3.11 e ajax com back-end em csharp (httphandler) e java (servlet).
dá uma olhadinha nestes exemplos:
No link acima é um exemplo de command.
Existem outros patterns e exemplos em php e java.
[quote=prjava]Galera, antes de mais nada esse não é um daqueles tópicos sobre qual linguagem escolher para desenvolver, minha dúvida é mais específica e sobre um projeto em questão vou falar o geral para vocês.
[/quote]
Eu particularmente tambem gosto de desenvolver código por código, linha por linha pois me dá a sensação de controle sobre o que estou fazendo e prazer sobre isso, tecnologia como Rails, Python e mesmo o PHP pregam esta filosofia de simplicidade no desenvolvimento. Na empresa onde tralhei, havia uma intranet muito bonita e funcional, entrega o que prometia mesmo em horário de grande volume de transações da empresa, possuia um front-end moderno e funcional, ou seja, um grande software. Na época eu não trabalhava com desenvolvimento e era fan boy do Java e direcionei a qualidade da intranet em questão à performance da JVM, para minha surpresa todo o back-end do aplicativo foi desenvolvido em PHP. Ou seja o que você quer pode ser desenvolvido tranquilamente na duas linguagens, sua decisão dese ser baseada em sua experiência com a tecnologia, e com base na vida útil do software. Para que serve um canhão para matar um mosquito.
Não sei de quais frameworks você se refere quanto a falta de liberdade, mas tanto em Java, .NET, PHP, existem frameworks que nos ajudam sem perder liberdade e sem obscuridades no lado server. No Java por exemplo o Spring MVC, no .NET o ASP.NET MVC.
Pode ser que você esteja se referindo a JSF, que realmente é bizarro.
Se quiser customizar sua paginação, por exemplo, ou aceita a limitação do framework, ou faz em javascript (que nos leva a pensar… pra que esse framework mesmo?).
Qualquer Framework = aceitar apenas o feijão com arroz sem inventar moda
Não sei de quais frameworks você se refere quanto a falta de liberdade, mas tanto em Java, .NET, PHP, existem frameworks que nos ajudam sem perder liberdade e sem obscuridades no lado server. No Java por exemplo o Spring MVC, no .NET o ASP.NET MVC.
Pode ser que você esteja se referindo a JSF, que realmente é bizarro.[/quote]
Acho que ele esta se referindo ao ambiente de desenvolvimento que esses frameworks estão inseridos, e não um framework específico, mas posso estar enganado.
Todo mundo sabe que linguagens dinâmicas são mais produtivas que linguagens como Java, C#, Scala… que são estáticas.