Projeto de Agenda

8 respostas
T

Galera estou estudando Java faz um ano, não tenho experiência em programação, nunca desenvolvi nenhum projeto e quero fazer o meu primeiro! È uma agenda telefônica!

E eu não tenho nenhuma idéia de como começar… Por isso gostaria da ajuda de vocês para me darem dicas e um horizonte do que devo fazer, quais os passos eu de devo seguir… e eu ainda não sei banco de dados, mas espero que vocês possam me ajudar!

Meu e-mail é [email removido]… Conto com a ajuda de vocês! Desde já agradeço! :slight_smile:

8 Respostas

nextuser

cara vc tem que descidir se vai ser desktop ou web!!

sobre o banco para facilitar acho que vc pode usar o javaDB que é o apache Derby vai facilitar pq naum precisa instalar nada!!

T

Então nextuser vai ser pra desktop mesmo…

nextuser

cara para desktop, como é basico e tudo mais acho melhor vc usar o netbeans pq vai te ajudar muito nas telas!

este projeto tb vai te ajudar!
https://beansbinding.dev.java.net/

Jair_Rillo_Junior

Partindo do príncipio que você já conhece algo em Java, eu indicaria os segiuntes caminhos:

• Como será um sistema Desktop, então você deve estudar Swing (acho que é o primeiro passo).

• Como você ainda não conhece banco de dados, então aconselho a estudar SQL (a sintaxe). Pegue um banco de dados como o MySQL por exemplo (existem outros também).

• Após entender um pouco de banco de dados, estude JDBC (responsável pela comunicação entre a sua aplicação e o banco de dados).

• Caso você queria algo um pouco mais avançado, aconselho fortemente a estudar o framework Hibernate.

E não se esqueça de ir dando um olhada nos padrões de projetos, como MVC, DAO e etc.

• caso você não tenha ouvido falar de algum termo/framework que eu citei, aconselho pesquisar no google sobre eles :slight_smile:
T

Será que eu tenho que estudar mais antes de tentar fazer esse projeto?

A linguagem eu já tô pegando, eu estudei pelo livro Use a cabeça!

E alguns outros livros. vídeo aulas, fiz um curso. Mas nada de banco de dados, framework, ainda não estudei padrões de projetos…

Agora eu fiz a encomenda de um livro Java como programar do Deitel… então Jair será que eu tenho que estudar mais pra tentar fazer?

Jair_Rillo_Junior

Em todos os projetos novos (seja o pessoal novato ou os mais experientes) sempre é um desafio novo. Dificilmente você vai saber TUDO antes de começar um novo projeto. Assim sendo, você não precisa manjar de tudo antes de começar o um projeto novo, porém é bom ter uma mínima noção.

No seu caso, eu aconselho a começar pelo Swing. Assim, você já vai conseguir fazer as primeiras telas do seu sistema. Em paralelo, você pode ir estudando banco de dados e alguns padrões de projetos.

T

Obrigado Jair! Vou seguir sua orientações, Muito obrigado pela ajuda! :smiley:

bestlinux

Estudar o padrão DAO também é uma otima referencia

http://javafree.uol.com.br/artigo/871452/Introducao-ao-pattern-DAO.html

Criado 6 de março de 2009
Ultima resposta 7 de mar. de 2009
Respostas 8
Participantes 4