Olá pessoal. 
Bem, é o seguinte: eu tenho que fazer um aplicativo que funciona como uma central de jogos, ou seja: eu crio toda uma plataforma, com ranking, timer, usuários, etc… E com isso, se pode criar jogos para se implementar nessa plataforma, como por exemplo: caça-palavras, sudoku, forca… Essas coisas.
Estou penando um pouco pra conseguir começar o projeto. Estou pesquisando como fazer para meu programa pegar esses aplicativos (jar) e integrá-los. Pesquisei sobre a classe ServiceLoader e Lookup (Netbeans), e me parece o que eu preciso por enquanto, mas não existem muitos tutoriais em portugues para me ajudar. Então peguei uns em ingles mesmo (http://java.sun.com/developer/technicalArticles/javase/extensible/index.html) e tentei fazer, mas to apanhando de 10x0.
Primeiramente, não eestou conseguindo fazer esse jar do jeito que ele pede, com uma pasta META-INF/services, e não to entendendo direito como funciona essa bagaça. Minha ultima alternativa é vir até aqui ao GUJ pedir ajuda pra pessoas mais experientes do que eu.
Se puderem ajudar, agradeço muito.
Obrigado.
acho que a solunção mais simples é os jogos implementaren uma interface comun
Sim, é a mais simples, mas eu preciso dessa mais elaborada.
Comece especificando que tipos de serviços você vai fornecer para os jogos que forem integrados para o seu projeto. E aí pense como um jogo faria para usa-los.
No caso de fazer um .jar externo funcionar, use um UrlClassLoader. Outra possibildade é trabalhar com as classes de jogos em uma linguagem de script, como o Groovy.
Hmm… Me parece que esse ClassLoader funciona bem como eu quero. Vou fazer uns testes aqui e depois eu retorno 
Deixa ver se entendi. Vc quer criar um aplicativo java que instala e executa outros aplicativos java?
Probleminha complicado vc escolheu hein…
malconL
Isso mesmo. Como se fosse um Steam (pra jogos simples)
Então… Não consegui entender direito como funciona esse URLClassLoader. Como que eu faço pra abrir todos os JAR de uma pasta? Como que eu usaria as classes que estão dentro desse JAR?
Só consegui achar exemplos da URLClassLoader abrindo *.class, e não é bem isso que eu quero…
Ninguém? 
Gostaria de saber também como que os jogos fariam pra acessar as classes da plataforma de jogos, ja que ela ficaria num jar totalmente separado.